7 dicas para organizar o cantinho de costura

7 dicas para organizar o cantinho de costura

Manter todos os ambientes da sua casa é muito importante para o nosso bem estar e até mesmo para otimizar tempo quando for procurar algum item, por conta disso, também devemos saber como organizar o cantinho de costura.

Além de fazer com que todos os itens fiquem sempre em seu devido lugar, você também estará garantindo que o seu espaço de trabalho esteja com tudo à mão, facilitando no momento do uso.

Existem as mais diversas opções para quem deseja realizar esse tipo de trabalho e, para usá-las, basta usar um pouco a imaginação e se dedicar muito.

Para te ajudar com essa tarefa, separamos 7 dicas valiosas de como organizar o seu cantinho de costura e o melhor, sem gastar muito com isso.

 

SONY DSC

 

1- Use prateleiras

As prateleiras são as melhores amigas da organização. Além de serem super discretas, você pode usá-las em locais menores, pois elas só ocuparão as paredes.

Sem contar que você tem total liberdade para comprá-las nos mais diferentes tipos e tamanhos, o que permite que você as encomende exatamente da forma que desejar.

Elas são ótimas opções para guardar peças e retalhos de panos que geralmente ficam espalhados pelo chão.

2- Caixas organizadoras

As caixas organizadoras são peças cruciais para uma organização. Elas podem ser encontradas em diferentes tamanhos, cores, formatos e materiais.

Escolha a que mais combina com seu cantinho de costura e que vá atender às suas necessidades e comece a arrumação.

Elas podem ser usadas para guardar tintas, tesouras e pequenos retalhos de panos e você consegue facilmente encaixá-las nas prateleiras.

Para ficar ainda mais prático, etiquete todas elas com os conteúdos de dentro, para que assim você tenha uma visão de fora e otimize o seu tempo.

3- Carreteis

Em um cantinho de costura é muito comum encontrar diversas linhas espalhadas e desenroladas por toda a mesa.

Para evitar que elas se embaracem e atrapalhem o seu processo criativo, prenda-as separadamente em carretéis que você pode posicionar em algum canto da sua bancada de trabalho.

Assim você poderá encontrar as cores que precisa com maior facilidade e também deixará cada uma das peças em seus devidos lugares.

4- Utilize as gavetas

Muitas das bancadas de costura possuem gavetas acopladas nela. Aproveite esse benefício e as utilize para manter seu material sempre organizado e no seu devido lugar.

Elas podem ser usadas para acomodar peças de corte que não podem ficar em cima da mesa ou então, você pode acomodar os carretéis de linha dentro delas.

Se a sua mesa não tiver gavetas, vale a pena investir em um pequeno gaveteiro, apenas para manter as peças guardadas e evitar que fiquem perdidas no meio da bagunça.

5- Organizadores de gaveta

Se você pretende usar suas gavetas para guardar peças pequenas, opte por colocá-las em organizadores. Eles vão facilitar no momento de separar cada um dos itens em seu devido lugar.

Você pode encontrá-los em qualquer loja de departamento e também são vendidos em diferentes tamanhos, formatos e cores.

Com isso, você poderá escolher as peças que se encaixam corretamente em suas gavetas e que atendam às suas necessidades no momento.

6- Use as suas paredes

É muito comum que as pessoas façam o seu cantinho de costura em um local que está sobrando na sua casa e, geralmente, esse espaço não é muito grande.

Por conta disso, pode ser um pouco difícil conseguir guardar todos os seus materiais sem amontoá-los em cima da bancada.

Para evitar que isso ocorra, utilize as paredes que você tem disponíveis para manter todas as suas peças arrumadas, otimizando seu tempo.

Você pode usar as paredes para posicionar prateleiras, nichos e até mesmo placas com os seus carretéis de linha.

 

 

7- Porta trecos na mesa

Por fim, você também pode optar por guardar algumas das suas peças de costura em um porta trecos em cima da mesa.

Neste caso, o ideal é usá-los para colocar todos os itens que você precisar ter sempre à mão, como tesouras, estiletes e réguas.

Eles podem ser facilmente encontrados em diferentes lojas de departamento ou em papelarias.

Sem Comentários

Faça um Comentário