Criado-Mudo: como fazer dele um item decorativo?

Criado-Mudo: como fazer dele um item decorativo?

O criado-mudo é um item indispensável para o quarto, pois ele tem como função deixar itens essenciais à disposição das pessoas que estão na cama, além de ser uma forma de organizar o cômodo.

É possível encontrar criados-mudos de diversos modelos, tamanhos, cores e materiais, dando a liberdade de combiná-los com qualquer tipo de decoração ou móveis.

Além disso, você também pode optar por comprar um criado-mudo sob medida, que será feito de acordo com as dimensões do cômodo que ele será instalado.

Porém, o criado-mudo também pode ter uma função especial, que é se transformar em um item decorativo para o seu quarto ou qualquer outro cômodo da casa.

Apesar de já existirem diversos tipos de criados-mudos, você pode personalizá-lo para que ele dê um toque especial para sua casa.

 

criado-mudo

 

Em quais cômodos posso usar um criado-mudo?

Apesar de o criado-mudo ser feito para ser usado como um aparador ao lado das camas, ele tem tomado um espaço importante no restante da casa.

Hoje em dia é comum ver o criado-mudo fazendo conjunto com diversos móveis que não são apenas cama e guarda-roupa.

Você pode usar o criado-mudo na sala, por exemplo, como um pequeno aparador de enfeites e retratos.

Considere colocá-lo próximo ao sofá, e dessa forma ele também se tornará um apoiador para quem estiver sentado perto dele.

Outro bom lugar para colocar um criado-mudo é usando-o para complementar a decoração de um escritório ou de uma sala de leitura.

Eles podem ser usados para guardar papeis ou comportar revistas e livros.

Use sua imaginação no momento de escolher onde colocá-lo, além disso, leve em consideração se o lugar que você escolher para o criado-mudo não irá atrapalhar a passagem ou a utilidade dos outros móveis.

Que tipo de decoração colocar no criado-mudo?

Quando você possui um criado-mudo para usá-lo como item de decoração, as peças que ele comporta serão essências para sua composição.

O primeiro passo é decidir o modelo do criado-mudo que mais combine com sua decoração e com seu estilo.

 

criado-mudo

 

Existem diversos tipos de criados-mudos e eles podem ter uma ou mais cores em sua composição.

Após escolher aquele que deseja, chega o momento de decidir quais acessórios colocar nele.

Algumas idéias são:

• Abajures: apesar de parecer algo muito comum, os abajures são ótimos itens de decoração para os criados-mudos, tanto no quarto quanto em qualquer outro lugar da casa.

Os abajures podem ou não serem usados para iluminar o ambiente. Muitas pessoas escolhem modelos especiais de abajures, como os muito antigos, que servem apenas como enfeite.

• Flores: para quem ama ter plantas e flores dentro de casa, comportar um vaso bem bonito com suas flores preferidas no seu criado-mudo pode ser uma boa idéia para decorá-lo.

Você pode usar flores e plantas aromáticas, como a hortelã ou o alecrim. Eles deixarão seu ambiente bonito e perfumado.

Um criado-mudo com flores e plantas pode ser usado tanto no quarto, quanto na sala.

• Retratos: os retratos são usados para podermos lembrar-nos de momentos marcantes e pessoas especiais

Usá-los para decorar um criado-mudo em qualquer um dos ambientes da casa, é uma ótima forma de mantê-lo bonito e especial.

As fotos podem ficar a vista quando são colocadas no criado-mudo e assim, elas chamarão atenção de todos que passarem em frente ao móvel.

• Suvenires: uma boa maneira de recordar todos os presentes e enfeites de lugares especiais que possui, é colocando-os em um lugar de destaque.

Um criado-mudo que tem como finalidade a decoração é um bom lugar para expor todos os seus suvenires.

Quais são os tipos de criados-mudos que existem?

Existem vários tipos de criados-mudos que podem ser utilizados em casa, seja no quarto ou não.

Você tem a liberdade de escolher qual modelo e estilo combinará melhor com sua decoração.

Se você possui algumas dúvidas sobre qual tipo escolher para sua casa, vale a pena conferir alguns exemplos, como:

• Moderno: na maioria dos modelos de criados-mudos modernos, os puxadores deixam de existir, dando espaço para um visual mais clean.

 

criado-mudo

 

É muito comum encontrar esse tipo de móvel em cores mais claras como branco e cinza e eles combinam com decorações neutras, que possuam tons claros e escuros.

Os criados-mudos modernos contam com gavetas mais espaçosas e sempre possuem pés de apoio.
Luminárias e abajures dão um charme a mais nesse tipo de criado-mudo.

• Minimalista: assim como os criados-mudos modernos, os minimalistas são ótimos para compor um ambiente mais sofisticado e neutro.

Geralmente, esse tipo de criado-mudo é suspenso ao lado da cama ou de outro móvel, sendo fixado na parede, sem que precisem apoiar no chão.

Porém, por serem pequenos, raramente você encontrará um criado-mudo minimalista com gavetas. Isso se da pelo motivo de que a intenção do móvel é ocupar o menor espaço possível.

Apesar de ser um pequeno detalhe, o criado-mudo minimalista deve estar sempre harmonizando com cortinas, tapetes e todos os outros itens do cômodo.

O motivo disso é que nem todas as pessoas são fãs dos móveis quadrados e tradicionais, como os modelos mais comuns.

Os criados-mudos geométricos possuem formas desiguais e de diversas faces, como se fossem um desenho tridimensional.

Eles podem ser encontrados em modelos vazados ou não e alguns deles também podem possuir gavetas.

Diferente dos criados-mudos modernos e minimalistas, os geométricos possuem cores vibrantes ou um tom de madeira envelhecida, que remete, propositalmente, e a algo mais antigo e natural.

Esses criados-mudos possuem modelos exclusivos e, por conta disso, são mais caros do que os outros.

• Vintage: esse tipo de criado-mudo é os mais tradicionais e podem ser encontrados em cores e estampas diferentes.

Geralmente, os criados-mudos vintage possuem contornos mais arredondados e pés de apoio, além de terem algumas gavetas com puxadores em um estilo mais antigo.

Esses criados-mudos combinam com uma decoração mais delicada, com cores em tons pastéis e cores mais claras.

Se o cômodo possui um papel de parede com uma estampa com pequenos detalhes como flores, animais e bolinhas, ele ajudará a complementar a decoração junto do criado-mudo.

• DIY: a categoria de criados-mudos DIY é feita para quem gosta de criar coisas e se inspirar em outros modelos, artesanais ou não.

Muito comum em revistas, sites e canais de vídeo, os DIY ensina as pessoas a criarem um criado-mudo utilizando materiais que elas possuem em casa.

Com esse tipo de artesanato, você pode fazer criados-mudos que combinam com qualquer tipo de cômodo ou decoração.

Além disso, você também segue aquilo que você deseja em um criado-mudo, por exemplo: você pode fazer um móvel com ou sem gavetas e vazamentos.

Como fazer um criado-mudo?

Hoje em dia é possível encontrar criados-mudos dos mais diversos formatos, mas há quem prefira fazer o seu próprio móvel com objetos que não possuem mais nenhuma utilidade para sua casa.

Utilizar esses objetos é uma ótima maneira de ter um móvel novo, sem ter nenhum tipo de custo com isso.

Algumas dicas podem ajudar no momento de criar um novo móvel para sua casa.

• Criado-mudos antigos: se você tem um criado-mudo em casa, que já está desgastado, mas que tem algum significado para você opte por restaurá-lo.

Dependendo do estado que o móvel se encontra, um pouco de tinta já pode resolver o problema com sua aparência velha.

Se você gosta de móveis com aspecto vintage pode deixá-lo da forma que está. Use verniz para preservá-lo e evitar que sofra danos que tirem sua funcionalidade.

• Livros: Se você é uma pessoa que gosta muito de ler e tem dezenas de livros espalhados pela casa, opte por usar alguns deles para criar um criado-mudo.

 

criado-mudo

 

Livros que já não possuem tanta importância ou que não têm serventia para você podem ser empilhados e colocados ao lado da cama ou do sofá.

Se não quiser apoiar os objetos na capa do livro, prenda uma base no topo da pilha de livros, que pode ser de vidro ou madeira, dependendo apenas do seu gosto e da decoração do restante dos móveis do cômodo.

• Caixas organizadoras: as caixas organizadoras são ótimas aliadas no momento de manter a casa em ordem, porém, por conta do seu tamanho muitas delas acabam ficando sem lugar para serem guardadas.

Uma boa maneira de tirá-las do caminho sem abrir mão das caixas e da organização é usando-as como uma espécie de criado-mudo.

Caixas organizadoras estampadas são itens decorativos muito bonitos e podem compor a decoração de um ambiente e ainda apresentar uma funcionalidade: apoiar objetos.

Você pode colocar as caixas em qualquer cômodo da casa que preferir, basta que ela harmonize com todo o ambiente.

• Mesinhas antigas: você pode optar por restaurar mesinhas e pequenos aparadores da sua casa e transformá-los em novos criados-mudos.

Se você possui alguma mesinha de canto ou um pequeno aparador, mas que não possuem mais utilidade no lugar onde estavam antes, não se desfaça deles.

Restaure-os e dê uma nova função para eles ao lado da sua cama ou no seu escritório.