Abajur: ele é muito importante para compor um quarto

abajur

Abajur: ele é muito importante para compor um quarto

Além de o abajur ser uma peça que ajuda na iluminação do ambiente, ele também pode ser essencial para compor a decoração de um cômodo, principalmente se tratando dos quartos.

Isso porque assim como qualquer outro item de decoração, o abajur deve combinar com o restante do ambiente, para quem o cômodo mantenha apenas uma proposta.

Entretanto, o abajur não funciona apenas como uma peça de decoração qualquer, já que ele tem uma função e isso faz dele ainda mais importante para um quarto, principalmente para as pessoas que não gostam de dormir em um cômodo totalmente escuro.

Hoje em dia, existem dezenas de modelos diferentes de abajures, feitos dos mais distintos materiais, cores e estampas, o que permite que eles sejam usados com qualquer tipo de decoração.

Porém, se você tem muita dificuldade em escolher o abajur ideal para seu quarto, pode optar por seguir algumas dicas que passaremos nesse post!

Qual o abajur ideal para cada tipo de quarto?

O quarto é um dos principais ambientes da casa, pois é um espaço destinado ao nosso descanso, sendo onde dormimos e muitas vezes passamos o tempo, seja ele sozinho ou acompanhado.

 

abajur

 

Entretanto, o quarto é um cômodo muito intimo, sendo o local onde os donos expressam a sua personalidade, tanto nos móveis, quanto na decoração.

O que devemos levar em consideração é que os abajures possuem modelos específicos para cada tipo de quarto, já alguns deles são mais bem vindos com certas decorações e propostas.

• Quarto de casal: a decoração de um quarto de casal é algo que traduz o gosto e estilo de ambos e, geralmente, também possui um aspecto mais romântico e maduro, do qual deve ser levado em consideração no momento de escolher o abajur.

O ideal é que em um quarto de casal tenha dois abajures, um em cada lado da cama, para que cada pessoa utilize o seu no momento que desejar. Além disso, eles não precisam ser exatamente iguais, permitindo que você inove nas idéias e para que cada pessoa dê seu toque especial, porém, sem fugir do tema proposto.

• Quarto feminino: no caso da decoração de um quarto feminino, os detalhes delicados e românticos e isso também devem prevalecer, levando sempre em consideração o estilo e o gosto da dona do cômodo.

No caso de a dona preferir uma decoração mais moderna e ousada, pode optar por abajures coloridos e aqueles que possuem tons mais neutros, dos quais também são ótimas opções para quartos clássicos.

Um abajur com estampa também é muito bem vindo em um quarto feminino.

• Quarto de bebê: o quarto em que o bebê irá ficar deve ser recheado de detalhes que o tornarão muito confortável para a criança, tanto em temperatura, quanto em claridade.

Por conta disso, a escolha do abajur para um quarto de bebê deve ser feita com atenção, pois além dele ter que combinar com a decoração do cômodo, não deve expandir muito a luz, para não incomodar a vista da criança.

Geralmente, o abajur do quarto do bebê fica posicionado ao lado do berço ou da poltrona de amamentação, entretanto, os olhos do neném são muito sensíveis, então deve-se evitar de deixar o objeto muito próximo dele.

O abajur pode ser uma ótima peça para manter o quarto da criança sempre com uma iluminação branda e aconchegante.

• Quarto infantil: os modelos divertidos são as melhores opções de abajures para os quartos infantis. Isso porque esses cômodos possuem uma essência infantil que combina com a criança.

Os formatos e estampas dos abajures infantis são diversos, permitindo que você encontre aquele que mais combine com a decoração do cômodo ou com o gosto do seu filho. É possível encontrar até mesmo opções com personagens de desenhos e jogos.

Como escolher o abajur para o seu quarto?

As opções de abajures no mercado são praticamente infinitas, o que pode ter seus pós e contras, já que essa quantidade pode ajudar a escolher a peça com mais facilidade ou até mesmo atrapalhar, por ter muitas delas.

Por conta disso, escolher um abajur para o seu quarto pode acabar se tornando uma tarefa muito difícil. Entretanto, existem algumas dicas que podem ser ótimas para serem consideradas nesse momento:

1. Leve sempre em consideração o estilo dos móveis e da decoração do seu quarto;

2. Caso deseje ter mais de um abajur no quarto e que eles tenham modelos diferentes, fique atento por escolher peças que “conversem” entre elas e com o restante da decoração do cômodo;

3. Opte por usar sempre a lâmpada amarela nos abajures de quarto. Isso porque elas trazem a sensação de conforto ao ambiente;

4. O abajur quando colocado em um quarto de bebê, na posição correta pode ser além de um objeto decorativo, um meio de deixar a criança mais calma e relaxa e também ser uma boa forma de distraí-lo;

5. Os modelos infantis são as melhores opções para os quartos infantis.

Quais as diferenças entre as opções de luminárias?

É muito comum que as pessoas acabem confundindo abajur com luminária ou imaginando que ambos se tratam do mesmo tipo de objeto decorativo. Entretanto, existem algumas diferenças entre eles.

• Lustre: o corpo do lustre conta com diversos braços unidos por uma estrutura que fica presa ao teto. Geralmente, eles são muito vistos em salas de jantar ou estar, já que não são muito eficientes quando se trata de iluminar o ambiente.

Por conta disso, os lustres são peças muito bonitas, porém não oferecem muito benefícios além de beleza e elegância.

• Pendente: já no caso dos pendentes, eles também ficam presos no teto pela sua base, porém não possuem braços. Você pode encontrar diversos modelos variando entre os que possuem cúpula e os que são apenas as lâmpadas.

Esse tipo de objeto é usado para oferecer uma iluminação focada ou difusa, podendo ser posicionado em cima de mesas de jantar ou escrivaninhas.

Ele também pode ser usado como uma opção de iluminação central ou ponto de luz indireta.

• Arandela: é o ponto de luz instalado na parte superior das paredes. Esse tipo de luminária é ideal para uma iluminação decorativa mais suave.

A Arandela também pode ser usada em cima de espelhos em quartos e banheiros e para iluminar mesas de cabeceira.

• Abajur: o abajur é uma luminária utilizada para criar pontos de luz suave das quais são vindas de alturas mais baixas.

Como dito antes, o abajur pode ser posicionado em diversos pontos da casa, sendo ainda mais convidativo para os quartos, em cima das mesas de cabeceira ao lado da cama.

Estilos de abajures

Os abajures podem ser encontrados em diversos estilos, fazendo com que eles combinem com qualquer tipo de decoração que o seu quarto possa ter.

• Clássico: os modelos de abajures clássicos são as opções mais adoradas pelas pessoas. Isso porque eles passam uma imagem de elegância e requinte para o ambiente.

Além disso, os abajures clássicos também oferecem uma facilidade muito maior para compor os elementos decorativos do quarto.

• Minimalista: os modelos minimalistas são responsáveis por priorizar a simplicidade em um espaço, sem cometer o pecado do excesso.

Os abajures desse estilo são indicados para pessoas que desejam passar a idéia de funcionalidade e praticidade, sem perder a sobriedade e o toque clean do cômodo.

• Vintage: peças do estilo vintage são focadas no estilo retro, responsável por deixar o cômodo mais romântico e aconchegante.

Qualquer abajur que possua esse tipo de idéia pode imprimir um jeito mais intimista e diferenciado para o seu quarto.

• Moderno: já no caso dos abajures modernos, as tendências da moda atual são seu forte. Esse tipo de objeto traz mais elegância para o quarto.

Esse tipo de estilo é um dos preferidos dentre as pessoas, isso porque ele pode oferecer diversas combinações com outros tipos de decorações, além de ser a peça chave para que seu quarto possua um toque de modernidade e beleza.

 

abajur

 

Em qual altura devo colocar o abajur em um quarto?

O tamanho dos abajures irá interferir diretamente na altura em que ele será colocado, pois os que são maiores acabam expandindo muito mais luz do que os menores.

Por conta disso, os modelos de abajures altos não são as melhores opções para dormitórios, já que mesmo quando colocados no chão, a luz do acessório acaba atingindo os olhos de quem está deitado na cama.

No caso dos abajures baixos, porém com a cuba maior, eles são recomendados para dormitórios mais espaçosos, pois eles podem espalhar mais a luz da lâmpada. Um boa idéia é apoiar o objeto decorativo a mais ou menos um metro da cama, evitando que a luz que chega até as pessoas não seja tão intensa.

Pelo contrário, o abajur baixo e menor é mais bem vindo em quartos pequenos, pois eles não são capazes de espalhar a luz com grande facilidade e podem ser acomodados bem próximos da cama.

No caso dos abajures baixos, eles devem sempre ser colocados em cima de algum móvel, como a mesa de cabeceira, para que sejam úteis, ficando na altura da cama.

Sem Comentários

Faça um Comentário