Acessórios de varal: como eles podem facilitar o seu dia a dia?

acessórios de varal

Acessórios de varal: como eles podem facilitar o seu dia a dia?

Os acessórios de varal são peças muito importantes para facilitar no momento de estender as suas roupas molhadas e até mesmo quando você precisar recolhê-las.

O varal é um item extremamente importante para uma casa, usado praticamente todos os dias, já que necessitamos dele para secar as roupas lavadas e assim como qualquer peça indispensável em uma residência, o varal precisa de acessórios que facilitem o seu uso.

Hoje em dia, existem diversos modelos desses acessórios que tem como função, facilitar o nosso dia a dia, porém, a maioria deles é pouco conhecido pelas pessoas. Por conta disso, temos algumas dicas sobre eles para você.

Tipos de acessórios para o varal

A corda do varal e alguns pregadores não são mais os únicos itens usados para secar as roupas lavadas. Existem diversas opções de acessórios no mercado que ajudarão ainda mais nesse momento da nossa rotina.

 

acessórios de varal

 

• Manivela eletrônica: esse é um dos acessórios que mais oferece comodidade para as pessoas de casa, já que ela permite regular a altura do varal de forma automática.

Essa manivela descarta a necessidade de manipular as cordas dos varais com o peso das roupas molhadas, além de suportar até 30kg.

• Prendedores: eles estão presentes nas maiorias da casa, já que servem para segurar as peças e evitar que elas caiam no chão e sujem novamente.

Porém, o ideal é dar preferência aos prendedores de plástico, pois eles não acumulam sujeira, diferente dos que são feitos de madeira.

Além disso, os prendedores de madeira também podem acabar esmorecendo com o tempo e quando entram em contato com a água, podem começar a soltar resíduos nas roupas.

• Suporte de prendedores: esse acessório é usado para ser preso no varal e guardar os prendedores de roupa.

Isso ajuda no momento de estender as peças e não precisar se preocupar em ficar indo de um lado para o outro pegando os prendedores.

Além disso, esse suporte ajuda a manter os prendedores sempre organizados, evitando que eles fiquem espalhados pela casa ou pelo quintal.

• Manivela manual: com uma boa resistência e praticidade, essa manivela ajuda a diminuir o peso das peças molhadas no varal em até 80%.

Esse acessório pode suportar até 15kg e traz comodidade e segurança no momento de estender e tirar as roupas do varal.

• Varal de peças íntimas: as peças mais delicadas como os sutiãs e as calcinhas, precisam de um varal próprio para elas.

Além de ser uma forma mais prática para pendurar e recolher essas peças, elas também não ocuparão o espaço do varal maior.

• Porta sapatos: uma espécie de cabide que é presa no varal, usada para comportar os pares de sapatos que foram lavados.

Essa opção de acessório é móvel e pode ser utilizado em qualquer lugar da casa que possua um varal ou um gancho para pendurar o item.

• Varal de cabide: esse é um tipo de varal que possui pequenas divisórias para que você possa pendurar cabides por toda a sua extensão, evitando que as peças fiquem amontoadas na corda.

Essa é uma boa opção para secar camisas sociais e peças de seda que acabam amassando muito.

Tipos de varais

Hoje em dia, as pessoas estão se interessando por casas menores e apartamentos, porém, por conta disso, o espaço para pendurar as peças de roupas molhadas, acaba ficando comprometido.

Porém, existem diversas opções de varais para você escolher aquele que mais atende á sua necessidade.

• Varal tradicional: esse é o modelo mais utilizado nas casas, já que é o mais comum nos mercados também.

O varal tradicional conta com cordas presas de uma parede á outra em um local de boa ventilação. As peças são penduradas nele, porém, não há nenhuma facilidade para o processo, já que o varal é completamente fixo das paredes.

Porém, por se tratar de uma corda, devemos ficar atentos ao peso usado nela, já que como qualquer outro material, existe um limite suportado por ela.

• Varal individual: esse modelo exige um espaço que possua paredes laterais, para fixação dos seus comandos que são pequenos anéis que movimentam cada uma das suas varetas.

O manuseio desse varal é feito com uma haste de suporte usada para baixar e erguer as suas cordas, ajudando no momento de colocar as peças nele e depois secar.

Os varais individuais também podem ser instalados no teto, porém, em caso do forro ser de gesso, deve-se atravessá-lo até a laje e lá usar uma bucha de aço para fixar.

• Varal retrátil: essa é uma das opções que menos ocupa espaço, porém, é a que comporta uma menor quantidade de roupas, já que pode ser dobrado enquanto não está sendo usado.

Com apenas uma extremidade presa na parede, esse varal possui dobradiças que permitem que ele seja puxado ou empurrado no momento de usar ou de guardá-lo.

Esse modelo pode ser encontrado no formato manual ou no eletrônico.

• Varal de recolhimento: com um sistema de recolhimento, geralmente preso na parede, dentro dos armários da área de serviço, esses são um dos modelos de varais que menos ocupam espaço.

O varal possui ganchos nas pontas que podem ser esticados até outra extremidade da parede, onde serão presos para o uso. Após as peças serem recolhidas, o varal é enrolado de volta para o seu rolo, com um sistema de rolamento dele.

A peça pode possuir diversos tamanhos de varal, o que permite que você escolha quanto precisa esticar naquele momento.

• Varal de chão: uma das grandes vantagens dos varais de chão é que eles são móveis, ou seja, você pode colocar onde o sol estiver batendo na sua casa.

Esse modelo é um dos mais usados em apartamentos, que possuem pouco espaço para estender as roupas.

Outra versatilidade desse tipo de acessório é que ele possui um sistema dobrável, permitindo que seja guardado em locais mais compactos, como debaixo dos armários ou camas, por exemplo.

Com estruturas de canos redondos ou quadrados, a sua versão tradicional possui pés que abrem e fecham em x, facilitando esse mecanismo.

• Varal giratório: esse modelo possui dois metros de altura e é uma boa opção para pendurar peças maiores e mais pesadas como lençóis e calças.

Assim como o varal de chão, essa opção também é móvel e pode ter suas hastes fechadas no momento em que não está sendo utilizado.

Porém, se a pessoa preferir, ele pode ser chumbado no chão, em um local fixo para ele e que sempre bata sol. No caso de coberturas de prédios, ele não é muito indicado na forma móvel, já que a sua altura e a força dos ventos não se entendem, podendo derrubar o varal.

• Varal sob medida: existem diversas opções no mercado de criar um varal sob medida, sendo perfeito para o local onde você deseja colocá-lo.

Essa é uma ótima opção para quem não possui nenhum local amplo para pendurar as suas peças.

Use o varal na sua área de serviço

Principalmente no caso dos apartamentos, a área de serviço é muito comum e serve para comportar a máquina de lavar, o tanque e o varal de roupas, se for necessário.

Como já existem diversos modelos de varais de roupas, você pode escolher aquele que se encaixe perfeitamente na sua área de serviço, dessa forma, você descarta a necessidade de usar o varal na sacada do apartamento, por exemplo.

Você pode levar em consideração todas as opções citadas anteriormente e decidir qual modelo poderá ser encaixado na sua lavanderia, seja na parede, no chão ou até mesmo embutida nos armários.

 

acessórios de varal

 

Como instalar um varal de teto

O varal de teto é uma das opções mais usadas pelas pessoas, mas também, a que todos possuem mais dificuldade de instalar.

Diferente dos outros modelos, o varal de teto não é preso nas paredes com o auxilio de uma furadeira e sim, no teto do local, pedindo um pouco mais de habilidade e trabalho.

1. Prepare o varal: as quatro abraçadeiras devem ser encaixadas nas hastes externas do varal, de forma que fiquem paralelas às varetas.

2. Marque o local: após estar montado, use o varal para marcar pontos nas quatro extremidades do objeto, deixando as riscas no teto, para saber onde será furado.

3. Marque a parede: use a lateral menor do varal para marcar o ponto paralelo à parede, com 10 centímetros do teto e 5 centímetros à esquerda e à direita.

4. Fure: com uma furadeira, faça furos nas quatro marcações do teto e nos três da parede.

5. Encaixe as buchas: encaixe as buchas nos furos e com um martelo, bata levemente para que elas entrem totalmente nas aberturas.

6. Fixe as polias e os ganchos: as quatro polias simples são encaixadas no teto, as duas polias duplas nos furos mais altos da parede e o gancho no furo mais baixo. Use um alicate para ajudar nos movimentos.

7. Instale a corda: corte a corda em dois (use um isqueiro para selar as pontas) e prenda a primeira sequência dela na abarçadeira, na polia do teto, na polia da parede e no gancho. A segunda corda fica na polia do teto, e na abraçadeira. Ao final, faça um nó nas pontas para que a corda fique fixa.

Antes de realizar a instalação, lembre-se de verificar o passo a passo de cada fabricante.