Aprenda a higienizar as flores artificiais da sua casa

Aprenda a higienizar as flores artificiais da sua casa

É muito comum as pessoas optarem pelas flores artificiais para decorar a sua casa, principalmente pelo fato delas ficarem sempre bonitas e não morrerem como as verdadeiras.

Há quem diga que as flores artificiais não são tão bonitas quanto as naturais, mas a maioria das plantas artificiais hoje em dia, conseguem se passar pelas de verdade facilmente.

Feitas de silicone, resina, cera, tecidos, plásticos e borrachas com texturas que imitam as flores naturais, as plantas artificiais evoluíram muito nos últimos anos e elas têm ganhado um espaço especial nas casas cada vez mais.

No entanto, assim como qualquer outro objeto decorativo as flores artificiais também acabam acumulando poeira e impurezas da casa, precisando ser higienizadas periodicamente.

A grande dúvida é como fazer essa limpeza, sem estragar o material e mantê-las sempre bonitas e apresentáveis.

Se você também tem esse tipo de dúvida, continue acompanhando nosso post e conheça as técnicas e produtos ideais para fazer esse tipo de limpeza.

 

 

Como limpar as flores artificiais?

Existem diversas formas que podem ser utilizadas para higienizar as flores artificiais que ficam expostas como objetos decorativos de uma casa.

Algumas dessas técnicas são:

1. Espanador: apesar de não ser a forma mais eficaz, usar o espanador é uma das técnicas mais práticas para limpar as flores artificiais, principalmente quando não temos muito tempo.

Para isso, basta passar o espanador, pelo menos uma vez por semana, em toda a flor, inclusive em seu caule.

Tenha delicadeza para fazer esse tipo de serviço, pois apesar de não ser uma flor de verdade, as plantas artificiais ainda são delicadas e podem acabar quebrando.

Se optar por esse tipo de limpeza, se certifique de usar um protetor de nariz e boca, para evitar inalar a poeira que acabará voando do espanador.

2. Pano de microfibra: o mesmo pano que você usa para limpar os móveis e remover a poeira poderá ser usado para deixar as flores artificiais perfeitas.

Você não precisa umedecê-lo, a menos que elas estejam muito sujas e inclusive há pessoas que utilizam certos produtos de limpeza que evitam que as partículas de sujeira “colem” nas flores.

3. Secador de cabelo: se você possuir um secador de cabelo de ar frio, também poderá usá-lo para higienizar as suas flores artificiais.

Isso porque ele também serve para tirar a sujeira nas áreas de difícil acesso das plantas, por exemplo, entre as pétalas.

Porém, é importante não usar a velocidade máxima do secador e nem colocar muito perto das plantas para que elas não estraguem.

4. Spray de ar comprimido: você pode comprar o spray de ar comprimido em lojas de material de limpeza e ele será muito útil no momento de remover a poeira.

Ele age de forma semelhante ao secador de cabelo, mas a sua ação é mais rápida.

Exemplo: se você tiver um vaso ou um recipiente com flores artificiais na sua escrivaninha, toda vez que limpar o teclado com ar comprimido, aproveite e limpe também a sujeira dos ramos, pétalas e folhas.

5. Sal grosso: essa técnica é bastante interessante, no entanto, só funciona se você tiver flores artificiais soltas.

Para fazer a limpeza você vai precisar de uma colher de sal grosso e de um saco plástico com fecho hermético.

Coloque o sal e depois a flor dentro do saco plástico, feche bem a embalagem e então agite suavemente em todas as direções.

Fazendo isso a poeira e a sujeira que ficam presas nas pétalas serão eliminadas, sem danificar as plantas.

6. Vinagre e água: esta receita caseira é perfeita para a limpeza de itens feitos exclusivamente de plástico.

Em um recipiente, você deve misturar uma parte do vinagre com duas partes de água e então colocar em um frasco com spray.

Pulverize as flores com certa distância do spray para as plantas e deixe agir por dois minutos. Em seguida, seque com um pano limpo.

7. Algodão com álcool: não há nada como a limpeza profunda usando um bom desinfetante e o álcool pode ser uma ótima opção para isso.

A grande desvantagem dessa técnica é que você terá o trabalho de limpar pétala por pétala. No entanto, o lado bom é que fazendo dessa maneira, a poeira será removida e as flores ficarão em boas condições por muito mais tempo.

8. Água e detergente: se você se esqueceu de limpar suas flores artificiais por um tempo, elas irão precisar de uma limpeza pesada.

Encha um balde ou a pia com água morna e coloque um pouco de detergente, em seguida, mergulhe as plantas e deixe que fiquem bem molhadas.

Depois de alguns minutos, enxágue bem as flores e seque antes de colocá-las novamente no vaso.

Essa limpeza mais profunda não precisará ser repetida muitas vezes na semana, sendo que uma vez a cada 15 dias já seja suficiente.

9. Pano úmido com água: essa é uma das formas mais simples de limpar as suas flores artificiais.

Basta deixar um pano úmido com água e limpar todas as flores e pétalas para tirar o pó que fica preso nelas com o passar do tempo.

Se você manter a rotina de limpeza, conseguirá mantê-las sempre limpas e bonitas, sem necessitar do uso de produtos de limpeza fortes.

Quais são as vantagens que as flores artificiais oferecem?

O principal fator das flores artificiais é que como elas não são naturais, elas não murcham, mesmo após muito tempo.

Além disso, elas também não necessitam de cuidados especiais, o que as tornam mais práticas. Por conta disso, elas se tornaram a principal opção para pessoas que desejam um ambiente decorado com plantas, mas que não possuem tempo para cuidar delas.

As flores artificiais possuem diversos outros benefícios, como:

• Beleza: com a evolução de sua fabricação, as flores artificiais são feitas com materiais que fazem com que elas tenham certo realismo.

Elas possuem tanta naturalidade que, por algumas vezes, as pessoas precisam tocá-las para saber a diferença da artificial para uma de verdade.

Graças a toda essa perfeição, as flores artificiais oferecem tanta beleza quanto as flores naturais.

• Durabilidade: como dito antes, as flores artificiais não murcham, diferente das flores reais.

As flores artificiais chamam muito a atenção por conta do seu tempo de duração indefinido.

• Custo-Benefício: apesar de serem um pouco mais caras que as flores naturais, as flores artificiais se tornam um bom investimento em curto prazo, já que não necessitam ser trocadas como as flores reais.

• Praticidade: ao contrário das plantas naturais, as flores artificiais não são sazonais, por conta disso, elas podem ser adquiridas em qualquer época do ano.

Além disso, as flores naturais oferecem a praticidade e a versatilidade de poderem ser usadas em qualquer ambiente da casa, mesmo aqueles que não recebem luz e ventilação.

A limpeza e a conservação das flores artificiais também oferecem praticidade, pois não exigem nenhum tratamento especial.

• Saúde: diferente das flores naturais, as plantas artificiais não oferecem nenhum tipo de riso á saúde, já que não causam alergias.

As alergias são causadas, principalmente, pela dispersão do pólen em dias mais quentes. O pólen fica no ar e são responsáveis por causa irritações nos olhos e nas vias respiratórias.

Flores que parecem ser inofensivas como as azaléias, o crisântemo e o anthurium podem ser tóxicas.

Porém, apesar de as flores artificiais serem mais seguras, é importante mantê-las longe de animais de estimação, para evitar que sejam ingeridas.

Como usar as flores artificiais na decoração da casa?

Para que elas sempre possuam um aspecto natural, é importante misturar as cores e texturas das flores e vasos com o ambiente onde elas estão.

Flores com espinhos e raízes as tornam mais realistas ainda. Além das flores perfumadas, que tornam o ambiente muito mais agradável.

Você pode optar por montar arranjos com as flores, mesclando os mais diversos tipos delas, fazendo com que elas sejam bem vindas em qualquer tipo de ambiente.

 

 

São diversas as formas de utilizar as flores permanentes, como:

• Residências: o importante é sempre fazer com que os arranjos das flores permanentes tenham uma harmonia com a decoração do ambiente residencial. Seja ele na sala de estar, na cozinha ou até mesmo no banheiro.

Mesclar as flores com cascas de árvore, musgos e vasos ajuda muito nesse quesito.

• Escritório: para esse tipo de ambiente, as mais indicadas são as suculentas.

Você pode dar um charme especial para elas, as colocando em terrários com cascas de madeira, pedras artesanais e argila.

• Apartamentos: por se tratar de um ambiente menor, as plantas devem sempre ficar posicionadas em locais onde não atrapalhem a circulação.

Pequenas árvores em vasos no chão dão um efeito muito bonito para apartamentos. Optar por pequenos buques nos móveis, dos quais também harmonizem com a decoração do cômodo também é uma boa escolha.

• Jardins: as flores artificiais também podem compor um jardim dentro e fora de casa.

Quando se opta por montar um pequeno jardim em partes externas, é aconselhável que as flores sejam de materiais impermeáveis, por conta da água da chuva. Para isso, considere plantas de silicone ou as que apresentam proteção UV.