08 jun Banheiro: como mantê-lo sempre organizado?
O banheiro é um cômodo muito importante e, sem dúvidas, indispensável. Muitas pessoas acreditam que esse é o ambiente mais relaxante da casa, porém, isso só é possível se ele estiver organizado e sempre limpo, porque ninguém merece tentar relaxar em um lugar bagunçado e todo sujo, não é mesmo?
Apesar da higienização do banheiro ser uma parte muito importante para sua organização, não é só ela que deixará o ambiente agradável, principalmente, em visual.
Geralmente, os itens que guardamos dentro do banheiro são aqueles de higiene, que são usados nesse cômodo, facilitando no momento que eles são necessários. E são esses itens que fazem com que o ambiente fique organizado ou bagunçado, dependendo de como você tem o costume de deixá-los.
Se você ainda não sabe como manter o seu banheiro sempre organizado, temos algumas dicas que podem te ajudar, e muito, nesse momento.
Use o espaço que o ambiente tem disponível
Geralmente, o espaço que um banheiro possui não é dos maiores, comportando apenas o box, a privada e a pia. Porém, existem casas que esse ambiente é bem mais amplo, dando lugar para banheiras e mais de uma pia.
Mas, independente do tamanho do seu banheiro, o ideal é que você saiba como usar o espaço que ele tem disponível para organizá-lo.
Uma boa dica é aproveitar as paredes, para comportar prateleiras (desde que sejam de um tamanho adequado para o local), deixando o armário da pia mais livre e os itens de higiene sempre organizados.
Além de otimizar espaço, você consegue deixar o ambiente decorado e totalmente funcional, com todos os itens á mão para quando forem necessários.
Não faça do armário um depósito
Possuir um armário no banheiro é muito útil, pois com ele você terá onde guardar todos os itens de higiene e organizá-los em apenas um só lugar.
Porém, é muito importante que você use esse tipo de móvel com muita sabedoria, já que o acumulo de coisas dentro dele pode se tornar uma grande dor de cabeça no futuro.
Isso porque quando você acumula muitas coisas dentro de um espaço pequeno, muito provavelmente deixará o móvel sempre bagunçado, além de atrapalhar na dinâmica do dia a dia no momento de procurar algo que está no meio desse caos.
Portanto, mantenha dentro do armário do banheiro apenas os itens essenciais e na quantidade que o móvel for capaz de comportar.
Se o seu banheiro não possuir um armário, você pode optar por uma pequena mesinha, como as que são usadas em outros cômodos (desde que combine com o resto da decoração do ambiente) para acomodar alguns itens, mas lembrando de respeitar o limite que o móvel suporta.
Não acumule coisas na pia do banheiro
Do mesmo modo que é muito desagradável acumular coisas na pia da cozinha, manter a pia do banheiro bagunçada e cheia de itens também não é muito bom.
Além de você não ter espaço para fazer as coisas, derrubando os itens que estão acumulados na pia, isso deixará o banheiro uma desordem total, parecendo uma zona de guerra.
Para evitar que isso aconteça, faça como no armário e mantenha apenas o necessário e o que a sua pia pode comportar.
Além disso, aparelhos elétricos como aparelhos de barbear, secador e chapinhas não podem entrar em contato com a água e, se forem deixados em cima da pia, respingos podem bater na cuba do móvel e estragar os objetos.
O ideal é que seja mantida na pia apenas a escova de dente, a pasta, fio dental, enxaguante bucal e o sabonete para lavar as mãos.
Adote a técnica dos cestos
Os cestos podem ser grandes aliados no momento de organizar o seu banheiro. Os seus diversos tamanhos e estilos permitem que você os combine com qualquer tipo de decoração e design. Porém, a sua principal função é manter os itens do cômodo sempre no lugar e organizados.
Separe os itens em alguns cestos, como por exemplo: um para itens de cabelo, um para maquiagem, um para aparelhos elétricos e assim por diante.
Dessa forma, você conseguirá manter cada coisa no seu lugar, além de facilitar no momento que precisar de algo, já que não precisará ficar procurando em todos os cestos.
Além disso, você pode adotar uma versão maior desses cestos para colocar as roupas sujas, evitando que elas fiquem sempre espalhadas pelo chão do banheiro, facilitando no momento de recolher as peças para lavar.
Você pode usar um cesto, de tamanho reduzido, no canto da pia, desde que ela possua espaço para isso, para acomodar pasta de dente, sabonete e caixas de cotonetes.
Se preferir, você pode substituir os cestos por pequenas caixas organizadoras transparente. Elas combinam com todos os tipos de decoração e permitem que os itens guardados nelas estejam sempre á vista, facilitando no momento que eles forem necessários.
Mantenha o cômodo sempre limpo
A limpeza é primordial em qualquer cômodo da casa, porém, o banheiro necessita desse tipo de cuidado com uma freqüência muito maior, por motivos óbvios, não é mesmo?
Porém, essa limpeza deve ser feita da forma correta, para que o ambiente esteja sempre agradável e com seus itens com a aparência de novo.
Cuidados com os produtos de limpeza que podem acabar manchando a cerâmica, o porcelanato e os móveis do banheiro são primordiais. Já que isso pode fazer com que as peças do banheiro acabem estragando.
Geralmente, o piso e as paredes possuem muitos cantinhos que também precisam ser limpos e acabam ficando engordurados por conta do vapor da água. Para isso, use escova de dente para alcançar onde as esponjas não conseguem.
Quando for lavar o banheiro, o ideal é deixar os produtos agindo por um tempo, para que toda a sujeira que fica grudada nos azulejos e porcelanatos sejam retiradas por completo.
Fazer uma solução com bicarbonato de sódio e água é uma boa forma de ajudar a retirar o mofo que pode acabar se acumulando nos cantos do cômodo e no armário.
Use desinfetante ao final da limpeza para manter o ambiente perfumado e com um brilho de como se fosse novo.
Os produtos ideais para fazer a limpeza do banheiro são aqueles que combatem os germes e as bactérias. Pois são eles que dominam o ambiente.
O hábito de reutilizar produtos de limpeza de outros cômodos, como os da cozinha, não faz sentido nenhum, pois além de não oferecerem uma limpeza adequada, você acabará desperdiçando o produto sem a menor necessidade.
A limpeza dos armários também é muito importante e deve ser feita periodicamente, já que é lá que o mofo acaba se acumulando com uma facilidade muito maior.
Para isso, pelo menos uma vez por semana, retire todos os itens guardados dentro do móvel e limpe aqueles que podem ser limpos com um pano úmido com álcool. Após isso, faça o mesmo na parte interna do armário e guarde os objetos de volta no lugar quando tudo estiver seco.
Os tapetes do banheiro devem ser lavados uma vez por semana, pois eles podem se tornar um belo habitat de bactérias, por conta da umidade do ambiente.
Para limpar o box use água com sabão, tirando a sujeira com a ajuda de uma esponja macia, para não arranhar o material. Para secá-lo use um rodinho, como aqueles utilizados na pia da cozinha, e retire todo o excesso de água.
Cuide das suas toalhas
As toalhas devem sempre ser mantidas no banheiro, afinal, é lá que elas serão usadas. Porém, independente de você escolher guardá-las dentro do armário do banheiro, em prateleiras ou cestos, mantenha um espaço de pelo menos 2 centímetros entre elas.
Esse cuidado deve ser tomado para evitar que a umidade do cômodo empregue nas áreas onde o ar não pode circular, causando o mofo no tecido das toalhas, deixando-as com mau cheiro e estragando as peças.
Após o uso, estenda as toalhas no boxe, em algum porta-toalha ou em um varal interno da casa para que elas sequem de forma correta e recebam o ar circulado, evitando fungos e para que estejam devidamente secas para a próxima vez que forem usadas.
De uma atenção maior ao vaso sanitário
Mesmo que você o limpe toda semana, o vaso sanitário sujará bem mais rápido do que o restante do banheiro, impedindo que a limpeza pesada se segure por muitos dias.
Para manter o vaso limpo e cheiroso por mais tempo, opte pelos produtos colocados dentro dele, que são ativados todas as vezes que a descarga é acionada.
Outra dica para evitar que o vaso fique com mau cheiro ou manchado, jogue um pouco de bicarbonato de sódio dentro dele antes de dar descarga. Isso evitará as manchas e o odor.
Mantenha as janelas do banheiro sempre abertas
Não há problema nenhum em fechar as janelas do banheiro no momento em que você está tomando banho, afinal, ninguém merece receber um ar gelado nas costas enquanto o corpo está quente e relaxado.
Porém, é muito importante lembrar-se de abrir as janelas assim que sair do banho, para que os vapores emitidos pela água quente saiam e o ar possa circular no ambiente.
Sem Comentários