Box do banheiro: o vilão da limpeza

Box do banheiro: o vilão da limpeza

O box do banheiro pode parecer um grande desafio quando se trata de limpeza, já que ele fica localizado em um local muito úmido, onde tem contato com diversos produtos, que podem acabar manchando-o.

Mas apesar disso, limpar o box do banheiro pode acabar sendo mais fácil do que o imaginado, basta usar as táticas e os produtos corretos.

Algumas dicas podem ajudar se você possuir muita dificuldade para limpar o box do banheiro da sua casa.

 

box do banheiro

 

1. Separe os materiais de limpeza: antes de iniciar todo o processo de limpeza do box, se certifique de que separou todos os produtos necessários para isso.

Mas não se preocupe você não precisará mais do que um detergente neutro. E não se esqueça da esponja para esfregar as manchas e de um pano seco e limpo para finalizar a limpeza.

O pano escolhido deve ser feito de um tecido macio, próprio para a limpeza (principalmente quando o box for de vidro).

Lembre-se de nunca usar produtos abrasivos (do tipo que remove as sujeiras mais intensas), pois eles podem modificar o material do box.

Você também pode substituir o detergente neutro por água sanitária, vinagre, bicarbonato de sódio ou até mesmo, amaciante de roupas. Porém, se escolher uma dessas opções, o processo será diferente.

2. Faça a limpeza: com o material em mãos, inicie a limpeza esfregando a esponja com detergente por toda a extensão do box do banheiro, por dentro e por fora dele.

Enxágue o box e se as manchas persistirem, use a água sanitária e o bicarbonato de sódio misturados na água.

De preferência, use sempre água quente para lavar o box, pois ela ajuda a retirar todas as manchas.

3. Seque o box: quando todo o produto for enxaguado, use o pano seco para secar todo o box.

O ideal é que essa limpeza seja feita, pelo menos, uma vez por semana para evitar que a sujeira crie manchas no box que ficam difíceis de sair depois.

É importante usar materiais de proteção para limpar o box?

Sim. Mesmo sem precisar mexer em produtos químicos para realizar a limpeza do box do banheiro, use sempre luvas.

Elas impedirão que a esponja e os produtos entrem em contato com as mãos, principalmente a água sanitária, que pode ser prejudicial para nossa pele.

Como limpar o box do banheiro com outros produtos além do detergente neutro?

Como dito antes, você pode substituir o detergente neutro por alguns tipos de produtos para realizar a limpeza do box.

Porém, como se trata de produtos diferentes, eles precisam ser misturados com outras substâncias para se ter resultado na limpeza.

Bicarbonato de sódio: esse material é muito conhecido pelas suas diversas funcionalidades em casa, principalmente, para limpeza. E, ele também pode ser usado para limpar o box do banheiro.

Para isso, você vai precisar de:

• 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

• 200ml de vinagre branco;

• 1 colher de sopa de álcool;

• 250ml de água quente;

• 1 colher de sopa de sabão em pó.

Misture todos os ingredientes em uma vasilha e use a esponja para espalhar a mistura por todo o box.

Deixe agir por 5 minutos, para que as manchas saiam. Após isso, enxágue até toda a mistura sair. Após isso, seque com um pano limpo.

Amaciante de roupa: apesar de parecer muito incomum, o amaciante de roupas pode ser usado para retirar manchas do box do banheiro. Para isso basta:

• ½ xícara de água morna;

• ½ xícara de amaciante de roupas.

Após misturar os ingredientes, passe os produtos por todo o box fazendo movimentos circulares com a esponja.

Enxágue e seque logo em seguida.

 

box do banheiro

 

Vinagre: o mesmo vinagre usado em casa para temperar, também pode ser usado como uma solução para limpar o box do banheiro.

Para fazer essa solução use:

• 1 colher de sopa de vinagre branco;

• 200ml de álcool;

• 250ml de água.

Misture todos os ingredientes e use uma esponja macia para espalhar a solução por todo o box, tanto fora, quanto por dentro.

Enxágue com bastante água e seque logo em seguida.

Água quente: o box do banheiro pode ser limpo utilizando apenas a água quente. Porém, essa técnica exige um cuidado muito maior, pois ela pode acabar causando queimaduras.

Para limpar o box do banheiro com água quente, não é preciso que nenhum tipo de mistura seja feita.

Assim como para as outras soluções, utilize uma esponja macia para limpar todo o box e enxágue com água e seque com um pano limpo.

O box do banheiro deve ser limpo periodicamente?

Sim. Devemos manter o hábito de limpar o box do banheiro, pelo menos, uma vez por semana.

O motivo para isso é que quando o box não é limpo, larvas podem aparecer nos trilhos, além de criar manchas que muitas vezes não saem com soluções caseiras.

Portanto, limpar o box do banheiro periodicamente evita parasitas que podem colocar em risco a saúde das pessoas da sua casa, além de prevenir a necessidade de gastar mais comprando soluções especificas para limpar manchas de box.

Em casos de cortina plástica no lugar do box

É muito comum ver casas com cortinas plásticas no lugar do box, para proteger o banheiro de molhar com a água do chuveiro.

Porém, as cortinas plásticas necessitam de um cuidado de limpeza maior que o box do banheiro, por conta do seu material.

Por ser feita de um plástico maleável, a sujeira acaba ficando presa com uma facilidade muito maior do que no box.

Uma cortina de plástico sem uma limpeza correta pode acabar criando acumulo de limo, mofo e fungos por toda a sua superfície.

Porém, antes de realizar a limpeza da cortina, busque as informações do fabricante sobre o produto, para evitar que ele seja danificado.

Para limpar a cortina do banheiro, retire-a do trilho e a coloque de molho em uma bacia com a solução certa para aquele material.

Deixe a cortina mergulhada por um tempo e verifique se a sujeira acumulada se soltou, se não, esfregue-a apenas com as mãos ou com uma escova de roupas, para retirar o restante de impurezas que ficaram grudadas no plástico.

Quando toda a sujeira sair, enxágue a cortina com água corrente até que o produto de limpeza sai completamente. Após isso, coloque a cortina para secar em um local fresco e com sombra, para evitar o contato direto com os raios solares, que podem descolorir ou estragar o material.

É possível lavar a cortina na máquina de lavar, porém, ela deve ser colocada junto de, pelo menos, duas toalhas, para diminuir o atrito do material da cortina com o interior do eletrodoméstico.

Mas lembre-se, não são todas as cortinas que podem ser lavadas em máquinas, sempre busque as informações na etiqueta da peça antes da lavagem.

Quais são os modelos de box existentes?

Se você ainda não possui um box no banheiro de casa, mas após essas dicas, pretende aderir, você precisará escolher o modelo que mais combina com sua necessidade e decoração.

Existem várias opções no mercado e com certeza você encontrará a que mais atenda ao seu desejo.

Para quem ainda não conhece, os modelos de box do banheiro são:

• Box de correr: é a opção mais tradicional do mercado, já que pode ser usado tanto em banheiros com bastante espaço, quanto nos que são mais compactos.

O box de correr possui duas portas, sendo que elas podem correr para os dois lados, ou possuir uma porta fixa e outra móvel.

• Box com porta de abrir: esse modelo é mais indicado para casas com banheiros grandes, já que a porta ocupa um espaço a mais do cômodo.

O box de abrir possui dobradiças presas na parede que permitem que a porta se abra para um ou para os dois lados.

 

box do banheiro

 

Geralmente, essa porta possui um trinco na parte interna, que evita que ela abra durante o banho.

• Box de canto: essa versão também conhecida como box de ângulo e pode ser usadas em banheiros de qualquer tamanho.

Ela conta com duas partes fixas em cada parede, deixando um ou duas portas móveis para que sejam abertas e fechadas.

• Box sanfonado: esse modelo funciona como uma porta sanfonada de plástico e é muito usado em banheiros mais compactos.

Esse box também é chamado de box articulado e possui dobradiças fixas nas paredes que permitem que ele seja dobrado quando for aberto.

• Box para banheira: para casas que possuem banheira, esse box é o único que poderá impedir que a água escorra pelo cômodo durante o banho.

Esse modelo pode ser encontrado em diversas versões, sendo elas: portas duplas de correr, portas de abrir ou apenas uma porta fixa ao lado do chuveiro.

O box para banheira pode ser instalado desde o chão, ou a partir da altura da própria banheira.

• Box para cadeirante: esse box é ideal para o uso de cadeirantes, já que ele conta com um espaço maior, permitindo que uma pessoa com cadeira de rodas possa se mover tranquilamente dentro dele.

A maioria das versões desse box não conta com portas, para assim facilitar a entrada e saída da pessoa.