Cabides e suas inúmeras funcionalidades

Cabides e suas inúmeras funcionalidades

Os cabides são objetos facilmente encontrados em quartos e armários, já que sua principal função é manter as roupas sempre em ordem, sem que precisem ficar empilhadas.

No momento de fazer aquela limpa nos armários, acabamos nos deparando com diversos cabides sem uso e nosso primeiro impulso é jogá-los fora.

Porém, o que poucas pessoas não sabem é que os cabides possuem outras diversas utilidades, além de guardar peças de roupas.

É possível utilizar esse tipo de objeto com fins na organização (não só nos armários) e até mesmo para decorações de cômodos.

Nesse post você irá descobrir todas as funcionalidades que um cabide pode ter, dentro e fora dos guarda-roupas.

 

cabides

 

Saiba organizar seu guarda-roupa usando os cabides

Muitas pessoas possuem diversos cabides em seus armários, porém, não sabem ao certo como podem usá-los.

Acontece, que os cabides não só organizam o armário, como também ajudam a conservar certos tipos de peças de roupa.

Saiba como usar os cabides corretamente:

• Escolha as peças que vão para os cabides: coloque nos cabides peças de roupa que podem amassar com uma maior facilidade ou que seja feita de um tecido mais delicado.

• Coloque uma peça por cabide: se for possível, evite colocar mais de uma peça em cada cabide, principalmente quando a roupa for mais delicada.

Isso porque quando colocamos muitas peças em um único cabide, elas podem acabar amassando e a busca por uma peça especifica pode ser dificultada.

• Padronize os cabides: usar cabides da mesma cor e tamanho é uma boa forma de deixar o guarda-roupa organizado, já que você perde a sensação de bagunça que os cabides diferentes causam.

Você também pode usar cabides iguais, mas com cores diferentes, usando elas para distinguir o tipo de roupa que está guardada, como por exemplo: vermelho: camisetas, azul: vestidos, etc.

• Coloque os cabides virados para o mesmo lado: se você usar o mesmo lado do cabide no momento de guardar, seu armário terá um espaço maior, além de ser muito mais fácil de pegá-los.

De quais materiais os cabides podem ser feitos?

Hoje em dia existem cabides feitos de diversos materiais diferentes, permitindo que você opte por aquele que mais combine com sua decoração ou que atenda a suas necessidades.

O material de cada cabide altera o seu formato e tamanho, fazendo com que nem todos eles sejam bons para qualquer tipo de guarda-roupa.

 

cabides

 

• Arame: é o tipo mais comum de cabide e o mais barato também. Por ser feito de arame, esse cabide não pode sustentar roupas muito pesadas, já que elas poderiam acabar entortando o objeto.

Se você optar por esse tipo de material, escolha os cabides encapados (geralmente são coloridos), pois os que não possuem a proteção podem acabar estragando a peça e criando pontos de ferrugem.

• Madeira: por conta do material duradouro, a estrutura desse cabide é muito mais resistente.

Esse tipo de cabide dificilmente quebra ou entorta. Porém, eles ocupam um espaço maior no guarda-roupa. E se não forem lixados corretamente, podem acabar criando farpas, que estragam as peças de roupa.

• Metal: com o material resistente e fino, esse é um dos cabides mais utilizados pelas pessoas.
Por conta da estrutura mais compacta, eles ocupam muito pouco espaço nos armários.

• Acrílico: apesar de serem feitos de um material frágil, esse tipo de cabide é versátil e ocupa pouco espaço no guarda-roupa.

O custo beneficio desses cabides é muito bom, porém, o cuidado com eles deve ser redobrado, já que podem acabar quebrando.

• Veludo: essa é uma das melhores opções de cabides para armários pequenos, pois são finos e versáteis.

Eles também evitam que as roupas acabem escorregando, porém, a qualidade do veludo deve ser avaliada, para evitar que ela manche as peças de roupas.

• Artesanais: geralmente esses são os cabides mais bonitos e decorados. Eles seguram as peças muito bem e possuem uma longa vida útil.

Porém, devemos atentar ao tipo de tecido e espuma que são feitos, para evitar que manchem as roupas.

Tipos de cabide e suas utilidades com as roupas

Também é possível encontrar o cabide ideal de acordo com a sua necessidade e não pela aparência do armário.

• Cabide anatômico: esse tipo de cabide é muito utilizado para comportar roupas mais pesadas como jaquetas, blazers, sobretudo, etc.

Esses cabides podem ser feitos em madeira, plástico ou até mesmo acrílico. Além disso, eles podem ser revestidos com tecidos ou não.

Os cabides anatômicos possuem o formato da curvatura das costas e possuem uma estrutura mais larga nos ombros, para que as roupas não percam o formato.

• Cabides para ternos: esses cabides são feitos para pendurar ternos sem que ele deforme as peças.

Geralmente, os cabides para ternos possuem até um suporte para gravatas.

• Cabide para calças: os cabides que guardam as calças devem ser compactos e resistentes, já que as calças ocupam muito espaço e são peças pesadas.

Esses cabides para calças podem ter várias divisões, para que mais de uma calça sejam guardadas juntas. Porém, o manuseio pode fazer com que as calças escorreguem e se você não deseja lidar com isso, opte por cabides de calças individuais.

• Cabides com pegador: os cabides equipados com pegador são feitos para comportar peças inferiores como saias, shorts, bermudas, entre outros. O uso desse tipo de cabide ajuda a evitar que as peças sejam amassadas ou marcadas.

Você pode encontrar cabides já com os pregadores, ou pode fazer o seu próprio em casa. Os pregadores manterão as peças no lugar, sem correr o risco que elas escorreguem.

• Cabides com ganchos: existem cabides que possuem pequenos ganchos na parte externa e interna, eles servem para pendurar vestidos e blusas de alças, impedindo que elas caíssem com facilidade.

Eles também podem acomodar aquelas peças de tecidos mais finos que escorregam e dificilmente param em outros tipos de cabides.

Tipos de cabides para acessórios

Existem alguns modelos de cabides que são feitos para acomodar acessórios.

 

cabides

 

Esses cabides possuem um formato diferente do que estamos acostumados a usar nos armários. Além disso, eles também possuem ganchos e prendedores que seguram os acessórios neles.

Alguns desses cabides são:

• Cabides para gravatas e cintos: é possível encontrar cabides que acomodam ambas as peças, ou apenas separadamente;

• Cabides para lenços e cachecóis: os cabides são uma boa forma de manter esses acessórios sempre a vista, evitando que eles acabem enrolando ou amassando;

• Cabides para calçados: é mais comum que esses cabides sejam usados em lavanderias, para secar os pares de sapatos. Mas se você tem o costume de guardar os calçados no guarda-roupa, pode optar por usá-los para organizar.

• Cabides para biquínis e roupas de banho: existem também as opções de cabides para guardar peças de banho e praia. Geralmente, esse modelo possui ganchos e prendedores para evitar que as peças pequenas caiam.

Quais tamanhos de cabides são possíveis encontrar?

Talvez você nunca tenha reparado, mas os cabides possuem tamanhos diferentes, de acordo com as peças que serão comportadas neles.

Assim como as roupas, os cabides acompanham o tamanho do corpo das pessoas, ou seja, cabides para roupas infantis são menores que aqueles usados para peças de adultos.

Portanto, existem cabides infantis (de 22 a 25 cm), infanto-juvenis (de 28 a 31cm) e adultos (de 38 a 44cm).

O que alterará o tamanho do cabide é a fase de roupas e se eles são usados para peças superiores ou inferiores.

Quais são as formas de usar o cabide em casa?

Se você possui cabides demais em casa e a maioria deles acaba não sendo usados, procure dar outra utilidade para eles.

Acontece que os cabides podem ser usados das mais diversas formas, sem que seja para guardar as suas peças de roupas.

Se você não sabe o que fazer com seus cabides sobrando, essa lista pode te ajudar:

• Porta jóias: usando um cabide e alguns ganchinhos presos nele você poderá ter um lindo porta jóias para os seus acessórios.

Você pode colocá-lo em uma parede do quarto e pendurar seus colares e pulseiras nos ganchos.

Além de ter um novo objeto de organização, você terá mais facilidade no momento de pegar seus acessórios, já que quando eles estão pendurados, dificilmente acabarão se enroscando.

• Porta revistas: uma boa forma de reutilizar cabides é criando um novo porta revistas para sua casa.

Se ele for bonito e combinar com sua decoração, não precisará fazer nada além de pendurá-lo em algum local da casa.

Ele servirá de apoio para revistas que serão colocadas nele quando você não quiser mais ler. Esse é um ótimo acessório para o seu cantinho de leitura, por exemplo.

• Pendure fotos: os cabides com prendedores são ótimas opções para pendurar suas fotos e expor-las.

O cabide funciona como se fosse um porta retrato e as fotos não cairão por conta dos pregadores.

• Apoio de óculos: se você tem muito óculos de sol em casa e vive perdendo eles pelos cômodos, opte usar um cabide de arame para apoiá-los.

Prenda o cabide em uma parede e prenda os óculos usando as hastes deles. Dessa forma será muito difícil que eles caiam ou se percam.

Sem Comentários

Faça um Comentário