Cadeiras de escritório: em meio a tantas opções, saiba quais são os modelos mais confortáveis e estilosos

cadeira de escritório

Cadeiras de escritório: em meio a tantas opções, saiba quais são os modelos mais confortáveis e estilosos

Hoje em dia, a maioria das pessoas passa grande parte do seu dia trabalhando e uma boa parte delas passa bastante tempo sentada no computador. Por conta disso, a cadeira de escritório tem que ser algo confortável para o corpo se acomodar por tantas horas, sem causar problemas de saúde, já que ela mexe diretamente com a sua postura.

Porém, existem tantas opções de cadeiras, que é possível que você encontre aquela que é mais confortável e ainda estilosa.

Pensando no estilo que a cadeira poderia ter, devemos levar em consideração o formato do escritório, em relação a espaço, e qual é a decoração que o ambiente possui, afinal, todos os móveis devem seguir um padrão, para manter a beleza do local.

Mas ás vezes, justamente pelo fato de ter tantas opções, as pessoas acabam ficando confusas na hora de escolher a melhor cadeira para o seu escritório, combinando o conforto e a beleza da peça.

Para ajudar nessa questão que acaba pegando tanta gente, temos algumas dicas.

 

 

Como escolher a cadeira de escritório ideal para o seu corpo?

As cadeiras de escritório são extremamente importantes para compor uma sala de trabalho e saber como escolher esse item te ajudará a encontrar a peça perfeita, que além de ser confortável, ainda faz bem para sua saúde e é estilosa.

A escolha da cadeira correta também faz com que a produtividade no trabalho aumente, já que você se sentirá bem enquanto faz as suas tarefas, sem precisar ficar mudando de posição a todo o momento.

Temos algumas dicas para que você faça a escolha correta neste momento.

1. Defina a finalidade da cadeira: mesmo sendo uma cadeira de escritório, é possível que a finalidade dela seja diferente. Isso porque quando você precisa passar muito tempo sentado, a cadeira deve ser diferente de uma destinada a pessoas que não ficam tanto tempo na sua sala de escritório, por exemplo.

Portanto, antes de comprar a sua cadeira de escritório, lembre-se de quanto tempo você precisará passar sentado, para que o assento não prejudique a sua postura futuramente.

2. Conheça os tipos de cadeiras: existem diversos modelos de cadeiras de escritório para você poder escolher. Mas, conhecer cada um deles é a forma mais eficaz de decidir qual você deve comprar.

• Cadeira para visita: essa cadeira possui pernas fixas e apoios de braço de metal. Porém, elas são mais utilizadas para um atendimento ao cliente, já que ocorre em um curto espaço de tempo.

Por conta do pouco tempo de utilização, esse tipo de cadeira não precisa ser ergonômica, com ajustes ou com rodízios.

• Cadeira simples: geralmente usada em secretarias, e provavelmente o modelo mais conhecido, essa cadeira possui um sistema de ajuste de altura, com rodízios e pés giratórios, permitindo que a pessoa se locomova no assento.
Apesar de permitir o deslocamento, mesmo ainda sentado, essa cadeira é indicada para quem passe apenas algumas horas nela, já que não possui nenhum tipo de proteção para a postura.

• Cadeira caixa: possui todas as funcionalidades que uma cadeira simples, porém, é mais alta, já que tem como finalidade ser usada em balcões de atendimento. Esse tipo de assento pode ter ou não braços, mas sempre tem o sistema giratório e nos pés e no corpo, facilitando a locomoção.

Pelo fato de ser mais alta, dificilmente será fácil de colocar os pés no chão enquanto estiver sentado nesse tipo de cadeira, portanto, ela também possui um descanso para os pés preso acima das suas rodas.

• Cadeira Executiva: com regulagens de altura, as cadeiras executivas possuem ou não uma proteção postural completa. A estrutura desse tipo de cadeira também é maior e na maioria das vezes conta com um descanso de braço.

Pode ser confundida com uma cadeira comum, mas a executiva possui diversos mecanismos e ajustes diferenciados.

Essa cadeira acomoda muito bem pessoas que precisam passar mais de 5 horas sentadas.

• Cadeira Presidente: esse é o tipo de cadeira destinada a pessoas que precisam passar mais de 8 horas sentadas. Para atender a esse tipo de demanda, as cadeiras presidente são ergonômicas, com apoios de cabeça e possuem diversos ajustes e regulagens.

As cadeiras presidente são muito sofisticadas, porém, sua estrutura é maior, o que necessita de um ambiente mais amplo para que ela possa ser usada sem nenhum tipo de problema.

3. Conheça os materiais: cada tipo e modelo de cadeira de escritório são feitas de materiais diferentes, para que cada pessoa encontre aquela que mais se identifica.

Por conta disso, é de extrema importância que você busque saber o tipo de material que a cadeira que você está prestes a comprar é composta.

Espuma da cadeira: existem dois tipos de materiais usados na espuma dos assentos e encostos das cadeiras:

• Laminada: esse tipo de material é composto por lâminas de baixa densidade, deixa-a mais macia. Porém, ela não é tão trabalhada. O que faz com que ela tenha a durabilidade mais reduzida.

• Injetada: esse é o material mais usado nas cadeiras ultimamente. Muitas delas já possuem o formato do assento e do encosto. Possui uma durabilidade estendida, já que ao contrário dos estofados laminados, é bem trabalhada.

Tecido da cadeira: a variedade de tecidos de cadeira de escritório é enorme, podendo alterar entre texturas e cores. Esses tecidos são divididos da seguinte forma:

• Naturais: o couro e o algodão são tecidos naturais encontrados em cadeiras de escritório. Com texturas macias e uma grande durabilidade.

Porém, assim como qualquer outra coisa feita de tecido natural, as cadeiras feitas com eles são mais caras.

• Sintéticos: nessa categoria se encaixam o nylon, a mesh, a lycra, o couvun (feito 100% PVC), o couríssimo (o material que se assemelha ao couro natural, composto por PVC, poliéster e poliuretano, que permitem a temperatura mais adequada ao toque), o courinho ( composto 100% de PVC), a viena, a camurça (o tecido confortável ao toque), o panamá, o crepe (que possui uma aparência enrugada) e o gobelen.

As cadeiras feitas com esses tipos de tecido são mais baratas que os naturais, sendo também as mais fáceis de encontrar no mercado.

• Tela: com tecido vazado, as cadeiras feitas com esse material fornecem uma boa ventilação e um ótimo conforto para a pele.

Apesar de serem mais baratas que as cadeiras feitas de tecidos naturais, elas ainda podem ser um pouco mais caras que aquelas que são feitas de materiais sintéticos.

4. Escolha o rodízio adequado para o seu piso: dependendo do tipo de piso que o seu escritório possui, existe o rodízio correto para ser usado nele, para evitar arranhões e que as cadeiras travem no momento de rolar as rodas.

• Tipo H: esse é o tipo de rodízio fabricado em Poliuretano (PU), indicado para usar em tapetes e carpetes.

• Tipo W: geralmente, esse tipo de rodízio é produzido em Polietileno (PE), Gel ou Silicone, mais indicado para ser usados em superfícies mais lisas, como os pisos de madeira, cerâmica ou mármore.

5. Atente-se à Ergonomia da cadeira: esse requisito é o mais importante quando pensamos em conforto e bem estar.

Uma cadeira com uma boa ergonomia evita problemas e dores na coluna. Um assento com tamanho adequado fará com que a pessoa mantenha a coxa apoiada por inteiro na cadeira, distribuindo o peso do tronco.

Já o encosto ideal deve possuir um sistema de ajuste (conhecido como back system) que apóie as costas de forma confortável. Se houver apoio de cabeça na cadeira, ele deve possuir um ajuste de inclinação.

Uma cadeira também deve possuir um sistema relax, para que os músculos não fiquem tensionados, causando lesões.

Fique atento á altura da cadeira, pois os pés devem ficar sempre apoiados no chão de forma plena, permitindo que os joelhos fiquem em um ângulo de 90°. No caso de a mesa ser alta e a cadeira ter que ser levantada, impedindo que os pés encostem-se ao chão, use um apoio fixo.

 

 

Harmonize as cadeiras com a decoração do escritório

As cadeiras devem sempre harmonizar com o restante da decoração do escritório, para manter um padrão bonito. Porém, lembre-se que a saúde vem em primeiro lugar e se a cadeira perfeita para o seu corpo não combinar com os itens do cômodo, pondere trocar alguns deles, para não abrir mão do seu bem estar.

Se você precisar decorar um escritório para uma equipe, busque investir em cadeiras iguais para todos os setores, mantendo a harmonização do ambiente.

A cadeira do escritório é um investimento

Apesar de as melhores cadeiras terem um preço mais elevado, por conta do seu material e de todos os seus mecanismos, não deixe de comprar aquela que seja ideal para você.

É muito importante ter em mente que cadeiras mais baratas podem acabar tendo uma vida útil muito curta, forçando que você tenha que comprar outras no decorrer de um pequeno prazo.

Além disso, investir em uma boa cadeira de escritório é também uma forma de investir na sua saúde, já que ela evitará diversos problemas que os modelos mais baratos não podem.

Sem Comentários

Faça um Comentário