01 jul Cadeiras: elas podem ser ótimos objetos decorativos
Todos nós sabemos que as cadeiras são itens muito úteis na nossa casa, para podermos comer, trabalhar ou apenas relaxar. Mas você sabia que também é possível usá-las para compor a decoração dos cômodos? Pois é! As cadeiras são itens muito mais versáteis do que você pode imaginar!
As cadeiras avulsas podem criar lindas decorações e composições na sua casa da qual não exigem grandes investimentos em itens super caros e raros, basta usar a criatividade.
Se você se interessou por esse tipo de idéia, mas não sabe como e nem por onde começar a decidir qual caminho seguir, temos algumas dicas que poderão te ajudar nesse momento de inovação.
Como usar cadeiras na decoração de cada ambiente?
É necessário saber como você pode usar as cadeiras em cada tipo de ambiente da sua casa, para que, dessa forma, seja mais fácil de decidir o tipo de móvel que será usado naquele cômodo especifico.
Sala de estar
Para uma sala de estar, o ideal é escolher cadeiras mais confortáveis e estilosas. As opções com um design diferenciado e moderno são as melhores pedidas.
Você pode optar tanto por cadeiras com estofado, quanto as que não possuem. Isso irá variar de acordo com seu gosto e o estilo da sua sala de estar.
Quarto
O quarto é um cômodo bem intimo e tudo nele remete ao seu dono e também deve ser um ambiente de descanso. Por conta disso, considere diferentes tipos de cadeiras, para que elas possam harmonizar com o local, sem perder a organização.
Uma boa dica é colocar uma cadeira ao lado da janela do quarto, se possuir. Dessa forma você terá um lugar para apreciar a vista do seu cômodo favorito da casa.
Varanda
Se na sua casa existem uma varanda ou um pequeno espaço externo, você pode se sentir livre para misturar as opções de cadeiras com o restante da decoração. Isso porque esse tipo de ambiente não exige nenhum padrão de cores e segmentos.
Por exemplo: na sua varanda existir um toque mais rústico com plantas e flores, você pode optar por uma cadeira do estilo mais romântico ou até mesmo aquelas que possuem um aspecto mais “envelhecido”.
Porém, é muito importante não exagerar na decoração, pois isso pode fazer com que o ambiente fique pesado, causando desconforto, que é o contrário da proposta principal do local.
Como escolher a cadeira que vou usar na decoração?
Antes de escolher qual cadeira você irá usar na decoração da sua casa, é muito importante que você defina o cômodo que ela ficará, o local exato para ela e qual será a sua finalidade, se será apenas para compor o ambiente ou se ela será usada para apoiar itens ou para sentar mesmo.
O lugar que ela irá ficar pode ser um dos principais quesitos, já que tendo em mente esse espaço, você saberá que tamanho de cadeira poderá ser colocado ali.
Existem diversos formatos, tamanho, cores e materiais de cadeiras no mercado, o que permite que você as combine com qualquer tipo de ambiente e decoração, já que o ideal é que todos os itens conversem entre si, mantendo um único estilo no cômodo.
Definindo o tamanho da cadeira
Quando você já sabe as formas de usar uma cadeira em cada um dos cômodos, você já pode definir qual o tamanho que ela pode ter.
Sempre seguindo as medidas do espaço disponível para receber o objeto e lembrando que a cadeira não pode atrapalhar a utilização de outros móveis e nem a passagem dentro do cômodo.
Apesar de as cadeiras serem um objeto decorativo que não ocupa muito espaço, elas podem ser encontradas em tamanhos maiores, para compor um ambiente com maior metragem ou com poucos itens.
Ou seja, é possível encontrar cadeiras de tamanhos que se adéquam a qualquer tipo de ambiente ou cômodo.
O ideal é que as cadeiras fiquem em uma distância de pelo menos 70 centímetros dos outros móveis. Com esse tipo de idéia de espaço, você terá boa noção do tamanho que o objeto precisa ter para ficar bem encaixado no ambiente.
Defina as cores da cadeira
Quando você já sabe qual o tamanho que a cadeira deve ter, você já pode começar a escolher as cores dela.
O ideal é que os tons da cadeira combinem com aqueles que já estão presentes no ambiente, para que dessa forma, exista uma harmonia entre eles. Porém, nada te impede de inovar um pouco e fazer composições com diferentes cores.
Uma idéia prática é escolher uma cor neutra para a cadeira, para que se no caso você enjoar de deixá-la em um cômodo especifico, poderá mudar sem que precise trocar o objeto ou tenha que pintá-lo.
Quais são os melhores tipos de cadeira para usar na decoração da casa?
Todos sabem que existem dezenas de modelos diferentes de cadeiras no mercado, o que permite que elas sejam usadas em todos os tipos de ambientes e combinadas com todas as decorações possíveis.
Porém, não podemos deixar de dizer que há certos tipos de cadeiras que são as melhores opções para compor um cômodo na sua casa, independente da sua decoração. O melhor de tudo é que você as encontra com muita facilidade até mesmo no mercado de usados.
Cadeiras antigas: muitas pessoas adoram objetos decorativos que remetam a um tempo já passado, como se uma memória fosse mantida e isso também ocorre com as cadeiras.
As cadeiras mais antigas, porém conservadas, podem facilmente se encaixar em uma decoração mais rústica e pessoal, além de ter a possibilidade de esse objeto já fazer parte da casa anos atrás, do qual foi substituído por novos com o passar do tempo.
O melhor das cadeiras antigas é que você tem total liberdade para inová-la e deixá-la com uma cara nova para fazer parte de um cômodo especifico. Para isso você pode usar tintas para madeira ou tecido, recortes de tecidos, capas e muitos outros tipos de itens que te ajudarão a dar asas para a sua imaginação.
Deve-se apenas ter em mente que diferente de uma cadeira nova, as que são mais antigas já não são tão resistentes e, por conta disso, o ideal é que não sejam usadas para sua função principal, que é servir de assento.
Cadeiras giratórias: se a sua intenção é ter uma cadeira para servir de assento e também para decoração da casa, as cadeiras giratórias podem ser uma das melhores opções.
Isso porque elas não costumam ocupar muito espaço e podem ser muito práticas, já que elas combinam com os mais diversos ambientes, principalmente quando possui tons mais neutros como o preto, o branco ou o marrom.
As cadeiras giratórias altas podem servir de decoração e ainda serem muito úteis para usar em balcões da casa.
Cadeiras de formatos incomuns: hoje em dia é muito fácil de encontrar cadeiras que possuem um formato um tanto quanto curioso, que muitas vezes nem parecem ser o que realmente são.
Porém, mesmo sendo um pouco incomuns, esse tipo de cadeira diferente pode ser a melhor opção no momento de incrementar a decoração de algum dos cômodos da sua casa.
Geralmente, esse tipo de cadeira possui um aspecto mais futurista, o que talvez possa acabar atrapalhando no momento de combinar com certos tipos de decorações, já que ela pede um ambiente mais colorido e moderno.
Puffs: apesar de não serem uma cadeira em si, os puffs são muito usados para compor decorações e também servem de assento em qualquer momento.
Feitos dos mais diversos materiais, cores e formatos, eles podem combinar com muitas decorações, além de possui versões com tamanhos menores, o que ocupa um espaço muito reduzido.
Muito bem vindos em diversos tipos de ambientes, os puffs podem se tornar um xodó para a sua casa, além de fornecer momentos muito relaxantes.
Onde colocar as cadeiras de decoração?
Quanto maior for a sua casa, mais espaço você terá para colocar a cadeira que você deseja usar na decoração.
Porém, existem lugares que podem ser perfeitos para acomodar esse tipo de item, já que não fica no caminho e nem ocupa toda a visão do ambiente, encobrindo os outros objetos decorativos.
Alguns desses lugares são:
• Ao lado do rack: não são em todas as ocasiões que o rack ocupará todo o espaço disponível onde ele é colocado, portanto, esse cantinho que sobrou pode ser uma boa opção para colocar uma cadeira decorativa.
• Perto do sofá: neste caso, além da cadeira fazer a função de item decorativo, ela ainda permite que as pessoas a utilizem para que se sentem ao lado do sofá em casos de ele já estar ocupado.
• Perto de uma janela: geralmente as pessoas têm o costume de deixar as janelas livres, para que permita a praticidade de chegar até ela para abrir ou fechar. Porém, esse espaço vazio pode acabar incomodando, o que da a possibilidade de acomodar uma cadeira decorativa ali.
Além disso, a cadeira acomodada perto de uma janela pode se tornar um ótimo local para relaxar.
Sem Comentários