06 jan Caixas e organizadores: como eles podem ser nossos aliados na organização da casa?
As caixas e organizadores são grandes aliados no momento de deixar os ambientes da casa arrumados e organizados.
Essas peças não auxiliam apenas na bagunça, mas também facilitam para as pessoas encontrarem certos itens com mais facilidade.
Uma casa que utiliza caixas e organizadores não só aparenta ser maior do que realmente é, como também traz um aspecto de uma casa mais limpa.
É possível utilizar essas caixas e organizadores em qualquer cômodo da casa, basta encontrar qual fará melhor harmonização com o local.
Eles podem ser encontrados em diversos tamanhos, formatos e cores, tudo para facilitar no momento de escolher qual combina mais com o ambiente.
Além de toda a sua utilidade de organização, as caixas e organizadores também contribuem com a decoração da casa, imprimindo o gosto pessoal do morador nos objetos.
Como e onde utilizar as caixas e organizadores?
Como dito antes, existem diversos tipos, formas e cores de caixas e organizadores e certamente, você conseguirá encontrar aquele que se adaptara a situação e ambiente que desejar.
Caixas organizadoras com divisões são perfeitos para organizar itens menores, como bijuterias, maquiagens, peças de ferramentas e pequenas peças de brinquedos.
Já as caixas e organizadores de tamanho grande, são muito utilizados para guardar roupas dentro do armário e sapatos.
Se você utiliza caixas organizadoras para separar suas roupas – separar camisetas de calças, por exemplo – além de otimizar espaço no armário, o tempo procurando certas peças também diminuirá.
Além disso, as caixas protegem as roupas de fungos e poeira, conservando as peças por muito mais tempo.
Também é possível utilizar as caixas e organizadores em lavanderias, para conservar e organizar os produtos de limpeza.
Outro local onde as caixas organizadoras são muito bem vindas é o escritório.
Os organizadores auxiliam no momento de organizar documentos e pastas, tornando o local visualmente mais arrumado e bonito. Além de ser um local onde se se podem utilizar caixas de diversos tamanhos.
Uma dica muito importante no momento de utilizar organizadores é a categorização.
Evitar guardar produtos de diferentes “categorias” no mesmo lugar pode tornar a tarefa de encontrar os objetos com mais facilidade, o oposto do sugerido.
Por exemplo: guardar acessórios com maquiagem, apesar de serem itens que ocupam pouco espaço, pode piorar a situação de quem os utiliza. A maquiagem pode sujar os acessórios e os colares e brincos podem se perder no meio de pincéis e batons.
Não é necessário categorizar de forma específica, como “relógios”, mas você pode guardar relógios com pulseiras ao invés de guardá-los com cabos eletrônicos, por exemplo.
Para otimizar espaço, sem perder a categorização, é possível guardar itens relacionados juntos uns dos outros.
A identificação dos organizadores também podem ser grandes aliados no momento da separação.
Um dos maiores problemas de guardar coisas em caixas – principalmente quando não são transparentes – é que após serem fechadas e guardadas, dificilmente você saberá o que está guardado lá após algum tempo e com isso, terá que ficar abrindo as caixas para encontrar o que procura o que pode gastar um tempo precioso para você.
O aconselhável é que após toda a separação das caixas e objetos, etiquetas com nomes das categorias sejam colocadas em cada organizador, para facilitar no momento da utilização dos objetos dentro deles.
Como escolher o material das caixas e organizadores
O material a ser escolhido para as caixas e organizadores dependerá da forma e local que será utilizado.
As caixas mais resistentes são feitas de plástico e, geralmente, possuem tampas, o que permite o empilhamento de várias caixas sem quebrá-las ou deformá-las.
Existem também as caixas de papelão firme que podem possuir tampas, porém, não é indicado que as use em locais úmidos, como banheiros e lavanderias, pois corre o risco da caixa estragar.
Os organizadores de palha são mais “delicados” e são mais utilizados para organizar objetos em prateleiras ou armários.
Tipos de caixas e organizadores
Existem caixas e organizadores para todo o tipo de necessidade e elas podem até ser combinadas entre elas.
Gaveta organizadora: a gaveta é um dos produtos organizadores mais versáteis do mercado. Além de poder ser transparente, o que facilita no momento de encontrar os objetos, ela possui vários tamanhos, o que facilita para escolher o local onde ela será usada.
Caixas organizadores: as caixas são um dos produtos que podem ser mais bem aproveitados na casa, pois podem ser usadas em qualquer cômodo. Além de permitir que outras caixas sejam empilhadas nelas, otimizando espaço.
Porta Bijuterias: um porta biju (que pode ser de cabides, divisórias ou gavetas) pode ajudar muito no momento de guardar aqueles acessórios pequenos que se perdem com facilidade.
Porta Treco: muito semelhante a um porta bijuterias, porém feito em um tamanho maior. O porta treco é muito utilizado para guardar roupas intimas e roupas de praia, por exemplo.
Porta Prato / Porta Sobremesa: esse tipo de organizador é muito útil, não só para guardar os pratos, mas também para protegê-los contra a poeira e mofos. Geralmente utilizado em casas que ficam bastante tempo fechadas (de temporada, por exemplo).
Porta Talheres: o porta talheres é um organizador prático, geralmente, colocado dentro das gavetas que impede dos talheres se misturarem e os mantém limpos.
Envelope organizador: esse tipo de organizador é um dos mais versáteis. Pode ser usado para guardar jogos americanos ou brinquedos.
Sacos para lavar roupa: esse saco é usado para lavar peças de roupas delicadas na máquina de lavar, sem estragá-las.
Ecobag: as ecobags são sacolas sustentáveis que podem ficar suspensas no carrinho de supermercado, mantendo os produtos setorizados desde o momento da compra.
Colmeias: esse organizador pode ser encontrado em diversos tamanhos. As colméias podem ser utilizadas para organizar gavetas e acessórios como: cintos, lenços, brincos, roupas intimas, etc.
Capas / Ombreiras: as capas são utilizadas para guardar peças mais delicadas ou que são utilizadas com pouca freqüência, como por exemplo: ternos, vestidos de festa e casacos com ombreira.
Além dos organizadores mais comuns, existem também outros tipos deles que são muito usados na parte interna dos móveis e que facilitam a separação dos itens da casa.
Como por exemplo:
• Organizador de geladeira: esse tipo de organizador é utilizado para separar a comida dentro da geladeira, permitindo que o acesso a cada um dos alimentos seja mais fácil e que eles possam ser separados em categorias, como verduras, frutas, perecíveis, etc.
• Caixas organizadoras para reciclagem: para facilitar a reciclagem em casa, os organizadores são usados para distinguir o lixo jogado em cada um com caixas etiquetadas.
• Organizadores para prateleiras: da mesma maneira que a geladeira, é possível usar organizadores dentro dos armários para separa cada tipo de alimento, facilitando no momento em que a procura é feita.
• Multiuso: pode ser usado de diversas maneiras ou em qualquer lugar da casa. Esse tipo de organizador pode ser colocado dentro de armários, em cima de móveis ou até mesmo, serem pregados nas paredes. Ele é muito utilizado para facilitar o acesso a coisas muito utilizadas.
• Organizadores de cabos: essas caixas possuem furos pelo seu corpo e são utilizadas para manter os cabos escondidos, mas ainda assim, acessíveis para o uso.
• Prateleiras com ganchos: esse tipo de organizador é utilizado para penduras chaves, bolsas e casacos, facilitando no momento em que a pessoa for sair de casa. Além disso, a prateleira também pode ser utilizada para guardar outras coisas.
• Aramados: eles são excelentes opções para armazenar coisas “verticalmente”, ou seja, utilizando espaços como paredes e portas e lugares que você nem saberia que era possível aproveitar.
Os aramados, geralmente, são vazados. Então, os melhores objetos para guardar nesse tipo de organizador, são os maiores, que não correrão o risco de cair entre os vãos.
É possível fazer caixas e organizadores em casa?
Sim. Além de ser mais econômico para todos, fazer seus próprios organizadores auxiliam na reciclagem de materiais.
É possível utilizar objetos e materiais que não têm mais funcionalidade para casa e que serão jogados fora.
Caixas de papelão, garrafas de plásticos, pedaços de madeira, etc. Tudo isso pode ser transformado em um organizador muito útil para a casa.
Alguns exemplos de organizadores que pode ser feito em casa:
• Portas brincos com arame: Tudo o que você precisará é de uma moldura de quadro sem utilização e um pedaço de arame do tamanho dessa moldura.
Basta grampear o arame na parte de trás da moldura e pronto, os brincos podem ser pendurados nos buracos do arame, evitando que sejam perdidos.
• Porta colares com puxadores de gavetas: Esse organizador não tem segredo, basta ter alguns puxadores de gavetas velhas e uma pequena tábua de madeira ou plástico que poderá ser fixada na parede.
Com auxilio de uma cola quente ou cola de madeira (em caso dos puxadores e da tábua serem de madeira), cole todos os puxadores de forma alternada na tábua e fixe na parede do quarto, closet ou banheiro.
Os colares poderão ser colocados nos puxadores, evitando que eles enrosquem uns nos outros.
Antes de comprar ou fazer suas caixas e organizadores é importante que as medidas dos locais onde eles serão utilizados, sejam tiradas.
Isso evita surpresas no momento de guardas os organizadores e também de jogar dinheiro e recursos fora com algo que não será útil na sua casa.
Sem Comentários