
20 abr Cestos de roupas: quais ter? Como organizá-los? Quais as melhores opções?
Os cestos de roupas são extremamente úteis para manter a casa e os cômodos sempre organizados e livres de qualquer bagunça que as roupas sujas podem fazer.
Muitas pessoas optam por escolher modelos e tamanhos de cestos que combinam com o restante da decoração da casa, para que, dessa forma, eles possam passar despercebidos dentre os outros itens.
Apesar de ser um item muito comum, algumas pessoas possuem certa dificuldade na hora de escolher o cesto de roupa mais útil para atender à sua necessidade.
Como saber qual o melhor cesto de roupa para minha casa?
Hoje em dia, existem diversos modelos, tamanhos e cores de cestos de roupas. Porém, essa diversidade pode acabar trazendo dúvidas no momento de escolher o objeto ideal para ter em casa, de acordo com sua necessidade e decoração.
Antes de escolher o modelo de cesto ideal, você precisa definir em qual cômodo da casa ele será colocado.
Isso porque, dependendo do local, o cesto de roupa precisará ser feito de algum material especifico (á prova de umidade, por exemplo) ou possuir um tamanho e formato que encaixe naquele cômodo que escolheu.
O mais ideal é que o cesto de roupa suja fique na área de serviço, próximo a máquina de lavar, para economizar tempo no momento de lavar as peças.
Outro local indicado para acomodar os cestos de roupa é o banheiro, isso porque as peças tiradas na hora do banho já vão direto para o seu devido lugar, evitando bagunça.
Porém, os dois lugares citados possuem uma concentração de umidade maior do que outros cômodos, portanto, os cestos de roupas de plástico, seriam os mais indicados para a situação.
Os cestos de roupas feitos de pano não são boas opções para cômodos com umidade pois o tecido pode acabar criando mofo, além de poder passar o fungo e o mau cheiro para as peças que são colocadas dentro dele.
O mofo também pode ser causado quando peças molhadas são colocadas no cesto.
Existe também a possibilidade de deixar um cesto de roupas dentro de cada quarto da casa. Porém, será necessário que as roupas sejam deslocadas até a máquina, o que pode não ser muito vantajoso para algumas pessoas.
Após decidir o local onde o cesto irá ficar, você deverá escolher o modelo e a cor que deseja, seja para combinar com os móveis do cômodo ou com a decoração dele.
Existem diversos tipos de modelos de cestos de roupas, como por exemplo:
• Cesto dobrável: geralmente feito de tela e tecido, o cesto dobrável pode ser facilmente guardado enquanto não está sendo usado.
Esse tipo de cesto possui diversas cores combina com decorações mais despojadas, como de um quarto infantil, por exemplo.
• Cesto baú: em forma de baú, esse tipo de cesto pode ser feito de plástico, madeira, mdf, palha ou vime.
O cesto de baú possui um design muito moderno e conversa muito bem com a decoração mais clean de um banheiro ou quarto.
• Cesto com rodinhas: para facilitar a locomoção, esses cestos de roupas podem ser encontrados em pano ou tela.
Esse modelo de cesto pode ser encontrado em diversas cores, estampas e formatos, por conta disso, ele pode ser facilmente encaixado em qualquer cômodo que desejar.
Todos os modelos de cestos de roupas podem ser encontrados em formatos e com cores distintas, permitindo que você os combine com uma maior facilidade.
Cesto para roupas limpas
Assim como possuir um cesto para as roupas suja ajuda a manter a casa organizada, ter um cesto para acomodar as roupas limpas também tem essa função.
Nem todas as pessoas possuem tempo de passar e guardar as roupas assim que são tiradas dos varais.
Porém, para evitar que as peças fiquem jogadas e bagunçadas pela casa até serem guardadas, possua um cesto exclusivo para as roupas limpas serem colocadas quando já estiverem lavadas e secas.
Quais as vantagens e desvantagens do cesto de roupa?
Assim como qualquer objeto, os cestos de roupas possuem suas vantagens e desvantagens, das quais devem ser ponderadas de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Como dito anteriormente, uma das principais vantagens do cesto é que ele evita que as roupas fiquem espalhadas, causando desordem na casa.
Porém, além disso, eles também ajudam a compor a decoração de um cômodo ou podem até mesmo serem usados como organizadores, em alguns casos.
Considerando as desvantagens, os cestos de roupas podem acabar ocupando muito espaço no cômodo, atrapalhando a circulação.
Alguns materiais também podem estragar quando é feito contato com a água, o que pode ser muito ruim dependendo do lugar onde o cesto está instalado.
Em qual parte do cômodo acomodar o cesto de roupas?
O ideal é que o cesto de roupas esteja sempre acomodado em uma parte do cômodo onde ele permaneça á vista de todas as pessoas que moram no local.
Dessa forma, todos os residentes criarão o hábito de sempre manter a casa e os comodos organizados.
É muito importante que o cesto permaneça em um local onde não atrapalhe a circulação do ambiente.
Ou seja, se você acomodá-lo em um canto do quarto ou da lavanderia, ou debaixo da pia ou armário do banheiro, as chances de que acabem esbarrando nele é muito menor.
Inclusive, você pode instalar o cesto de roupa dentro do armário do banheiro, dessa forma ele não ficará no caminho e exposto.
Se você possui espaço nas paredes da sua lavanderia, também pode colocá-lo preso na parede, próximo a máquina de lavar, facilitando a transferência das roupas no momento de lavá-las, sem ocupar muito espaço do ambiente.
Qual o valor de um cesto de roupas e onde comprá-los?
Por conta da alta variedade de cestos de roupas nas lojas, eles podem ser encontrados em diversos valores.
Alguns fatores, como o tamanho, material, capacidade de peças que o cesto suporta, modelo e estilo, podem alterar o preço dos cestos.
É possível encontrar cestos de roupas entre R$10 e R$500. Os modelos mais caros são aqueles que possuem designs mais modernos.
Referente ao local de onde comprar, os cestos de roupas podem ser vendidos em lojas de departamentos em bairros e shoppings.
É bom ter mais de um cesto de roupas em casa?
Dependendo da idéia de separação ou do local onde os cestos serão colocados, possuir mais de um deles pode ser vantajoso.
Por exemplo: se sua casa possui mais de um quarto e cada um deles possuir um cesto, as chances de algum dos cômodos possuírem roupas jogadas e desorganizadas são muito pequenas.
Outra forma de possuir mais de um cesto de forma eficaz é na sua área de trabalho.
Se sua casa for equipada com uma lavanderia espaçosa, você pode optar por colocar um cesto para cada tipo de roupa que será lavada. Por exemplo: um para roupas brancas, outro para coloridas, um para peças delicadas e assim por diante.
Como fazer um cesto de roupas?
Se você é do tipo de pessoa que adora fazer aquele DIY (faça você mesmo) e não quer comprar um cesto de roupas em uma loja cara, pode fazer o seu próprio cesto em casa.
A primeira ideia de DIY, é montar um cesto de roupas com rodinhas.
Para isso você vai precisar de:
• um cesto aramado;
• uma caneta de tecido (opcional);
• um saco de algodão cru;
• um suporte para vasos de plantas com rodinhas;
• Cola de contato.
O primeiro passo é colar o suporte com rodinhas no fundo do cesto aramado, para isso, use a cola de contato e deixe secar por 24 horas.
Após a cola ter secado, se você quiser que o seu cesto possua desenhos e figuras, use a caneta de tecido para costumizar o saco de algodão, use a imaginação!
Quando a tinta da caneta já estiver seca, coloque o saco de algodão dentro do cesto aramado e seu DIY estará pronto.
Outra ideia para fazer seu próprio cesto de roupa com materiais baratos é o cesto de caixa de papelão.
Os materiais necessários são:
• Uma caixa de papelão do tamanho que achar ideal para seu cesto;
• Pincel;
• Tesoura;
• Cola quente;
• Corda;
• Tinta acrílica (da cor que preferir ou a que mais combinar com o restante da sua decoração);
• Saco de plástico, tecido ou de papel;
Para iniciar o processo, corte as abas que fecham um dos lados da caixa de papelão, pois ali será a “boca” da caixa.
Após isso, enrole a corda por todo o entorno da caixa (de baixo para cima) até que fique totalmente coberta, use a cola quente para que a corda fique presa na caixa.
A corda manterá o papelão mais firme e resistente, além de dar um toque na decoração da caixa.
Para que o acabamento seja feito de forma eficaz, procure deixar o mínimo de espaço entre uma camada e outra da corda.
Quando a caixa estiver completamente coberta pela corda, use o pincél e a tinta acrílica para pintar a corda e deixe secando por 12 horas.
Por fim, prenda o saco de tecido, papel ou de plástico no interior da caixa para evitar que as roupas entrem em contato com o papelão.