16 jan Cinco Dicas de Como Organizar seu Guarda-Roupa
Com a correria do dia-a-dia, acabamos nos focando em apenas algumas coisas e deixamos outras para depois. Uma das coisas que deixamos passar, e não devemos, é o hábito de organizar o guarda-roupa.
Como a maioria dos guarda-roupas possui portas, a bagunça fica “escondida” e acaba passando batido e, quando nos lembramos, deixamos para depois.
A falta de espaço nos armários também pode acabar sendo uma grande aliada no momento de jogar as peças em “qualquer canto que caiba”.
No inicio pensamos que uma peça aqui ou lá fora do lugar não trará problemas, mas a bagunça chama mais bagunça, e quando nos damos conta, tudo está fora de controle.
Apesar de não percebermos, acabamos pegando o costume de não arrumar mais nenhuma peça do guarda-roupa. Mas, também é possível nos acostumarmos com tudo sempre arrumado.
Porém, manter o armário de roupas organizado não só ajuda na rotina, pois torna mais fácil encontrar as roupas, como também evita que as peças estrague com facilidade ou criem mofo.
Essa organização pode ser feita uma vez ao mês ou mais, basta tirar um tempinho para organizá-lo ou um mínimo de esforço no dia-a-dia para guardar as peças no lugar após usá-las.
Apesar de parecer pouco, esse pequeno esforço ajuda a manter tudo organizado, sem criar problemas depois.
Profissionais afirmam que conviver com a bagunça – mesmo que seja apenas no armário – pode se tornar desgastante e estressante.
Além disso, manter a organização traz uma ótima sensação de limpeza, conforto e satisfação para as pessoas.
Também devemos lembrar que manter o guarda-roupa sempre organizado, nos poupa de perdermos um tempo valioso de descanso arrumando as peças depois.
Cinco Dicas Profissionais para Manter o Guarda-Roupa Sempre Organizado
Se você tem dificuldade para manter o hábito de organizar o guarda-roupa, algumas dicas podem ajudar nesse momento:
1. Faça descartes de roupas anualmente: todos nós temos aquelas peças que não nos servem mais, ou que nunca mais usamos.
Essas peças não têm a menor necessidade de continuar ocupando espaço no guarda-roupa e, por conta disso, elas devem ter outro fim que não seja serem esquecidas no fundo das gavetas.
O principal passo no momento do descarte é a separação. Nessa fase você decidirá, praticando a lei do desapego, quais as peças serão descartadas e quais ficarão.
Para facilitar o processo, divida tudo em categorias:
• Jogar fora: nessa categoria entram as roupas muito velhas e sem condições de uso. Não doe peças inutilizáveis. Se você não pode usar a peça por conta do seu estado, outra pessoa também não poderá usar.
• Doar: se as roupas não te servem mais, ou você simplesmente enjoou delas e não as usa faz muito tempo, faça uma boa ação e doe para outra pessoa que esteja precisando.
• Manter: nesse grupo ficam as peças que voltarão para o armário. Roupas novas, peças que ainda servem em você e continua utilizando, ainda possuem passe livre para ficar no guarda-roupa.
Para evitar que as peças desgastem e fiquem sem condições de uso muito rápido, sempre cuide das roupas.
Lavá-las seguindo à risca as instruções do fabricante faz uma enorme diferença para a “vida útil” das peças.
Assim como hidratar o couro das peças feitas com o material. Isso impede que o couro rasgue e estrague a roupa.
É importante tomar cuidado com roupas de tecidos finos, como o cetim e a renda. Por serem mais delicados, eles necessitam de mais atenção no momento de lavá-las.
2. Defina o lugar de cada coisa: essa dica serve para organizar o guarda-roupa e também para otimizar todo o seu espaço.
Defina onde cada coisa ficará dentro do armário e, após a separação, guarde-as de forma fácil de lembrar.
Uma dica para fazer isso é separá-las por tipos, como por exemplo: uma gaveta só de camisetas, uma prateleira só de calças, e assim por diante.
Uma forma de manter camisetas organizadas em gavetas seria enrolando elas em pequenos rolinhos, ao invés de dobrá-las uma em cima da outra.
Isso impede que elas sejam amassadas ou que as outras sejam bagunçadas quando as de baixo são puxadas.
Se o seu guarda-roupa for muito pequeno, é possível organizá-lo trocando as peças mais visíveis sempre que a estação mudar.
Assim não precisará ficar procurando roupas para usar e nem bagunçar onde estão guardadas.
Se você não quer perder tempo nem abrindo as gavetas para olhar o que tem dentro, opte por colar um adesivo em cada uma delas indicando o que elas contêm.
3. Abuse dos organizadores: para guardar peças pequenas, como calcinhas e meias, ou até mesmo para acessórios, utilize organizadores dentro do guarda-roupa.
Eles ajudarão a separar as peças, sem perdê-las de vista.
O que pode ajudar se o organizador não for transparente é etiquetá-los. Assim você não perde tempo procurando em qual deles está o que você quer usar.
Importante lembrar que a organização também deve acontecer dentro dos organizadores, assim, as peças sempre estarão em ordem e de fácil acesso.
Se você tem muitos acessórios, como cintos e lenços, mas não quer utilizar organizadores de caixa e sim para pendurar, opte por objetos que podem ser encontrados em casa, como:
• Argola de cortina;
• Porta toalha;
• Gancho;
• Organizador de prateleira;
• Latinha de refrigerante.
Com esses itens é possível pendurar os acessórios e mantê-los sempre em seu campo de visão, sem perder tempo no momento de usá-los e nem bagunçar o guarda-roupa.
Você pode pendurá-los em um cabide no canto, ou, prendê-los nas portas do armário.
Se você costuma guardar sapatos dentro do guarda-roupa existem algumas formas de mantê-los sempre arrumados com ajuda de alguns organizadores, como por exemplo:
• Caixas de sapato: se você possui espaço sobrando no seu guarda-roupa, é possível organizar os seus sapatos com as caixas dos próprios. Caixas em boas condições podem ser empilhadas e etiquetadas para manter os calçados sempre em vista.
• Caixas organizadoras: caixas organizadoras com divisórias podem ajudar muito no momento de guardar os sapatos de forma organizada. É possível guardar cada par dentro de cada divisória, assim os calçados não se perdem e também não bagunçam o armário.
• Organizadores de porta: se você não possui tantos pares de sapato, os organizadores de porta serão suficientes. Basta guardar cada par separadamente em uma das divisórias e pendurar o organizador na porta do guarda-roupa.
Utilizando uma das três opções, você sempre manterá seus sapatos e o guarda-roupa sempre organizados.
Além disso, você manter as suas peças de roupa, separadas dos sapatos.
Mas, é importante lembrar que, mesmo que as roupas e os calçados fiquem separados, todos os sapatos devem ser limpos antes de serem guardados.
Isso evita que eles sujem outros sapatos e também o mau cheiro que pode acabar ficando no guarda-roupa e nas peças.
4. Guarde as peças que você quase não usa, separadas das mais utilizadas: Se você possui peças que são novas, servem em você, mas que são usadas apenas em ocasiões especiais, como vestidos de festa e gala, por exemplo, guarde-os em caixas no armário.
Dessa forma, as peças não ocuparão espaço de outras mais usadas e nem correm o risco de estragarem.
Essa dica também serve para roupas sazonais, como casacos muito pesados, que raramente são usados.
Se você possui esse tipo de peça, nas épocas que não usá-las, guarde-as em embalagens à vácuo. Isso impede que as roupas criem fungos ou estraguem.
5. Mantenha as peças sempre em ordem: depois de organizar o guarda-roupa, a melhor forma de manter tudo no lugar é a manutenção diária.
Toda vez que tirar uma peça para usar ou experimentar, coloque-a no lugar. Dessa forma o guarda-roupa sempre estará do mesmo jeito que quando foi organizado.
É importante também, sempre organizar o guarda-roupa da forma que mais se identificar. Por exemplo, se você prefere guardar as roupas em cabides do que em gavetas, deixe as peças que usa com mais freqüência, penduradas no cabide e as que usa com menos freqüência guardadas na gaveta.
Se você utiliza muitos cabides, uma boa forma de otimizar espaço é colocando um buraco do lacre de latinha no gancho de um cabide e pendurar o outro no segundo buraco.
Com isso você terá dois cabides ocupando o espaço de apenas um.
Se você costuma guardar roupas de cama dentro de seu guarda-roupa e está sempre perdendo as peças do conjunto, guarde o lençol e a fronha, dentro da outra fronha do conjunto e guarde-os em um cantinho do armário.
Fazendo isso, as peças dos conjuntos sempre estarão juntas e você não bagunçará o restante do armário procurando os pares da cama.
Seguindo todas essas dicas, seu guarda-roupa sempre estará organizado, trazendo mais facilidade no momento de procurar as peças desejadas.
É importante lembrar-se de verificar se o guarda-roupa não possui nenhum tipo de foco de umidade.
Pois isso pode acabar causando mofo e cheiros desagradáveis nas roupas. Além de correr o risco que peças de tecidos mais sensíveis acabem estragando.
Lembrando que a umidade também estraga o próprio guarda-roupa. Então, se o seu está em um local onde ele tem criado umidade, busque ajuda de um profissional para concertar o lugar onde a água acumula.
Sem Comentários