Colher de bambu: um item super requisitado na cozinha desde sempre

Colher de bambu: um item super requisitado na cozinha desde sempre

Se você reparar verá que as colheres de bambu estão ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas, desde as profissionais, até as domésticas.

Isso tudo porque as pessoas têm descoberto o seu real valor dentre todas as opções de materiais de utensílios de cozinha que vendem no mercado.

No entanto, muitas pessoas ainda não se sentem 100% convencidas de que essa realmente é a melhor opção para usar durante o preparo de alimentos.

Se você é uma dessas pessoas, continue acompanhando nosso post e conheça todos os benefícios de trocar seus utensílios de cozinha por aqueles que são feitos de bambu.

 

 

Quais as vantagens de usar as colheres de bambu?

Apesar de poucas pessoas conhecerem, usar as colheres de bambu apresenta diversos benefícios para você e os outros utensílios da sua cozinha á curto e á longo prazo.

Se você ainda está em dúvidas sobre se deve ou não escolher as colheres desse tipo de material, não se preocupe te diremos quais são as vantagens de possuí-las.

• São feitos de material sustentável: o bambu é uma planta tropical da família das gramíneas e é encontrada nativamente em todos os continentes, menos na Europa.

O vegetal tem crescimento rápido: a planta atinge o ponto de colheita entre três e quatro anos. Ao contrário de outras árvores, que geralmente precisam de 30 anos ou mais para o mesmo crescimento.

A plantação do bambu é adaptável a diferentes climas, permitindo a colheita sem o replantio. Essas características tornam o bambu uma alternativa sustentável para extração de madeira.

• São mais higiênicos e evitam a proliferação de bactérias: nas fibras do bambu encontra-se um agente orgânico que funciona como um bactericida natural.

A planta também apresenta uma baixa absorção de umidade advinda do ambiente. Essas características somadas fazem dos utensílios de bambu uma opção higiênica para o preparo de alimentos.

É importante destacar que para usufruir dessas vantagens, os talheres devem ser higienizados com detergente neutro e secos após a lavagem.

Isso porque apesar de serem menos suscetíveis á umidade, se guardados em locais úmidos por longos períodos de tempo, podem vir a desenvolver mofo como outras madeiras.

• Apresentam maior durabilidade: os utensílios de bambu apresentam uma ótima resistência ao calor, não deformando ou envergando mesmo com o uso contínuo. São ideais para preparo de alimentos que exigem um longo tempo de cozimento, pois o cabo não aquece facilmente.

Com o cuidado correto as colheres de bambu podem durar por muitos anos, no entanto, só não é recomendável que sejam higienizados na máquina de lavar louças e devem ser sempre lavados á mão.

Uma das maiores vantagens de usar as colheres de bambu é que eles não riscam ou danificam o interior das panelas.

• Tem ótimo custo/benefício: por serem feitos de um material sustentável ou utensílios de bambu tem um preço muito competitivo no mercado.

Essas colheres podem ser encontradas tanto em linhas mais simples de utensílios domésticos quanto nas marcas mais sofisticadas.

Comparados à utensílios de plástico que deformam facilmente, os talheres de bambu tem uma maior longevidade. Ao combinar uma maior durabilidade com preços mais baixos eles podem ser considerados um ótimo investimento.

• Design bonito e diferenciado: a escolha do uso do bambu é determinada pelos mesmos critérios da madeira: textura, coloração, resistência e fibra.

Por conta disso, cada item feito desse material acaba ficando com tons diferentes, o que dá um charme á mais para eles.

Motivos para trocar sua colher de madeira pela de bambu

As colheres de madeira foram as grandes estrelas da cozinha por muito tempo, por conta da sua alta durabilidade e habilidade de não arranhar as panelas e evitar que os alimentos grudassem no fundo delas.

No entanto, com o passar do tempo, as pessoas passaram a perceber que esse tipo de utensílio possuía algumas desvantagens e isso levou á popularidade das colheres de bambu.

Pensando nisso, separamos alguns motivos para você levar em consideração e trocar a sua colher de madeira por uma que seja feita de bambu o mais rápido possível.

• Os utensílios de madeira acumulam fungos e bactérias: mesmo que você lave suas colheres de madeira muito bem ou que não as possua muito tempo, é normal que o material acabe acumulando fungos e bactérias.

Essa é uma das maiores desvantagens das colheres de madeira, já que essas impurezas ficam presas nas entranhas do material e dificilmente é possível remover todas elas.

Quando as bactérias e fungos ficam absorvidos pela madeira, os alimentos que são preparados com aquele utensílio podem acabar sendo contaminado, o que acarretará em problemas de saúde para as pessoas que ingerirem a comida.

• Não é um material sustentável: uma das vantagens do bambu é que sempre que um deles é cortado, outro broto nasce e em menos de 4 anos já poderá ser colhido de novo.

O contrário do que acontece com as árvores que são cortadas para fazer as colheres de madeira, já que uma vez que o troco é arrancado, ela não nascerá de novo de forma natural.

• Soltam resíduos: as colheres de madeira possuem fibras que apresentam poros, dos quais permitem que resíduos e partículas de metal acabem se soltando e passando para as panelas e alimentos.

Com o tempo, esses resíduos podem acabar causando problemas de saúde para quem consome regularmente os alimentos feitos com as colheres de madeira.

• Valor mais alto: pelo fato de a madeira ser um material que precisa de trabalho para ser replantado, os utensílios feitos dela acabam indo para o mercado com valores muito altos.

O que é o contrário do que acontece com a venda das colheres que são feitas com o bambu, que são mais fáceis de encontrar e cultivar.

Com essas dicas, não tem mais desculpas para não trocar suas colheres de madeiras pelas que são fabricadas com bambu, basta fazer uma limpa na sua cozinha e buscar seus novos utensílios em qualquer loja de bairro.

É importante lembrar que as dicas apresentadas acima podem ser consideradas para qualquer tipo de utensílio de madeira, como: tábuas, rolos de abri massa, garfos de salada, etc.

Colheres de bambu x colheres de silicone

Muitas pessoas acabam se perguntando: qual a melhor opção para minha cozinha? Colher de bambu ou de silicone?

Acontece que ambos os materiais são muito bons para se ter na cozinha, tendo apenas algumas diferenças entre eles.

Como já falamos sobre a colher de bambu, chegou o momento de conhecer mais sobre os utensílios feitos de silicone.

• Silicone: além de o silicone trazer aos utensílios uma alta resistência ao calor, os itens feitos dele são encontrados em cores vibrantes e formatos mais arredondados.

Esse tipo de utensílio de cozinha pode ser combinado com decorações mais alegres, que contenham cores vivas e claras.

Usar esses utensílios em uma cozinha onde a cor branca predomina também trará um grande destaque para o ambiente.

Além disso, os alimentos não grudam nos utensílios de silicone e as bactérias não proliferam. Sua limpeza também é muito fácil.

 

 

Como usar os utensílios de cozinha para decorar o ambiente?

Usar os utensílios de comida para compor a decoração da cozinha tem se tornado cada vez mais comum dentre as casas e apartamentos.

Além de o ambiente ficar mais chamativo e harmonioso, os utensílios sempre estarão á mão no momento em que você precisar.

Existem diversas idéias de decoração para reproduzir na cozinha, utilizando os mais distintos itens, com cores e formatos diferentes.

Você pode aproveitar todos os espaços vazios que a sua cozinha possui como os cantos e paredes.

Algumas idéias de como decorar sua cozinha usando os próprios utensílios:

• Ganchos: prenda alguns ganchos nas paredes próximas do fogão e da pia, neles você pode prender panelas, espátulas e xícaras.

Você pode prender barras de metal com vários ganchos nas paredes vazias da cozinha e apoiar algumas panelas, frigideiras e escorredores.

Geralmente, os ganchos possuem cores mais discretas o que permite que você pendure neles itens que remetam a sua decoração.

• Imãs: uma opção de decoração que tem conquistado muitas pessoas são os imãs.
Eles são usados para prender potes de temperos de metal e podem ser colocados nas paredes ou em eletrodomésticos da cozinha, como a geladeira por exemplo.

Você também pode prender facas nos imãs, deixando-as disponíveis nos momentos em que precisar delas.

Porém, se você possui crianças em casa, evite que esse tipo de utensílio fique á mostra, mesmo que seja em um local de difícil acesso para elas.

• Potes de cerâmica: muito vistos em casas que possuem uma decoração mais aconchegante, os potes de cerâmica são ótimos apoiadores de escumadeiras e conchas.

Geralmente, eles são posicionados em cima de balcões e pias, próximos ao fogão, para facilitar o acesso a eles durante o preparo da comida.

Os potes de cerâmica combinam muito com uma decoração em tons pastéis e também são muito bem vindos em casas de campo que possuem tons mais amadeirados.

• Potes de vidro: assim como os potes de cerâmica, os que são feitos de vidro são boas opções para comportar conchas e escumadeiras.

Porém, esse tipo de pote pode ser facilmente incluído em todos os tipos de decorações, já que não possui uma cor que irá causar muito impacto com os outros itens do ambiente.

Dessa forma você fará com que a cozinha tenha uma decoração mais aconchegante, além de manter os alimentos próximos de você.

Sem Comentários

Faça um Comentário