Como armazenar os brinquedos do seu filho

Como armazenar os brinquedos do seu filho

Quando se tem crianças em casa, a tarefa de manter tudo organizado pode ser bem mais difícil, porém, tudo dependerá se você souber como armazenar os brinquedos.

Apesar do que muitas pessoas pensam, não é preciso ter uma casa enorme para que todos os brinquedos estejam sempre guardados e organizados. É muito possível armazená-los de forma que apenas o espaço sobrando na casa seja usado.

É muito importante ter em mente que os brinquedos precisam estar ao alcance das crianças, para evitar acidentes quando elas quiserem usá-los.

Portanto, não adianta guardá-los em lugares altos ou em caixas grandes e pesadas que possam cair sobre as crianças.

Se você é uma pessoa que preza pela organização e também pela combinação que o armazenamento dos brinquedos fará com a decoração do quarto, não precisa se preocupar, pois hoje em dia é muito fácil encontrar formas diferentes, com as mais diversas opções de cores para escolher.

Mas, se você ainda não sabe por onde começar a organizar os brinquedos do seu filho, não tem problema, algumas dicas poderão te ajudar.

 

armazenar os brinquedos

 

De qual forma organizar os brinquedos?

Se você ainda não sabe por onde começar a armazenar os brinquedos das crianças, opte por fazer um passo a passo de todo o processo.

Inicie fazendo uma limpa em todos os brinquedos que seu filho possuir. Isso fará com que a quantidade de objetos acumulados diminua drasticamente.

Retire brinquedos muito antigos, que não condizem mais com a idade do seu filho e aqueles que já estão quebrados ou sem funcionar.

Os brinquedos que estiverem em bom estado de conservação e que ainda funcionam pode ser doados para outras crianças, já aqueles que não possuem mais nenhuma funcionalidade ou já estão com peças a menos e quebrados, descarte.

Após fazer isso escolha onde os brinquedos ficarão. As opções são diversas, pode ser em um armário, cestos, em caixas e bolsas organizadoras ou em baús.

O ideal é que a forma de armazenamento dos brinquedos não atrapalhe o fluxo do ambiente e nem ocupe espaço de outros móveis e objetos.

Evite também que eles fiquem aglomerados, pois isso pode acabar causando uma grande desorganização no cômodo.

Lembre-se também de que a opção de armazenamento escolhida deve comportar todos os objetos da criança confortavelmente, para não correr risco de precisar manter peças espalhadas pelo quarto.

Devo separar os brinquedos?

Sim. A separação dos brinquedos é uma ótima forma de manter tudo sempre organizado e sem correr o risco de que algo se perca ou quebre.

Separe brinquedos grandes e coloque em caixas e baús, os brinquedos com peças pequenas podem ser guardados em cestos e bolsas. Já no caso de materiais de desenho, deixe-os juntos em pastas e estojos, para que os lápis e gizes não se quebrem ou que os papéis amassem.

Bonecos de pelúcia podem ser comportados em prateleiras, para dar um toque delicado à decoração do quarto.

Porém, como eles absorvem muita poeira, lembre-se de sempre limpá-los, assim como a própria base que comporta os bonecos.

Livros infantis também podem ter um espaço nas prateleiras ou guardados em gavetas e baús para não pegarem poeira.

Abuse das caixas organizadoras transparentes

Além do fato das caixas organizadoras serem uma opção prática e que ocupa pouco espaço, pois podem ser empilhadas (quando mantidas longe da criança, para evitar que caiam sobre ela), quando elas são transparentes, facilita, e muito, no momento da criança tirar e guardar os seus brinquedos.

Se a criança for muito pequena e ainda não souber ler, você pode dividir os brinquedos indicando com cores e desenhos.

As caixas organizadoras também possuem tampas, o que evita que os brinquedos entrem em contato com a poeira, causando alergia para as crianças.

 

armazenar os brinquedos

 

Posso optar por um cantinho ou quarto de brinquedos?

Sim. Se sua casa possui bastante espaço, ou até mesmo um cômodo, sobrando, aproveite-o para armazenar os brinquedos do seu filho, além de abrir um espaço para que ele brinque com aqueles brinquedos, sem precisar levar para outros ambientes.

Essa solução ajuda a manter o restante da casa sempre em ordem, já que a criança sempre estará brincando naquele espaço.

Porém, mesmo tendo um quarto apenas para os brinquedos, não desapegue da organização, pois isso pode tornar o lugar em uma zona de guerra.

Ensine à criança a importância de manter seus brinquedos no lugar

Acompanhar o pique de uma criança enquanto brinca é desgastante para qualquer pessoa e ter que recolher toda a bagunça que ela fez todos os dias, pode se tornar uma tarefa difícil de manter, além dos trabalhos domésticos.

Portanto, assim que a criança tiver certo entendimento, busque ensiná-la a sempre colocar seus brinquedos no lugar, para que não seja prejudicada.

Ensine que brinquedos espalhados podem se perder ou acabar quebrando e que quando ficam guardados, eles não correrão nenhum risco.

Para que a tarefa não se torne algo chato par a criança e acabe desanimando ela de fazer, crie brincadeiras e gincanas para o momento de guardar as peças. Dessa forma, seu filho se manterá interessado no ato, sem perder o foco principal.

Evite trabalhar essa fase com recompensas, pois isso pode acabar desacostumando a criança que só fará suas tarefas se ganhar algo em troca. Ao invés disso, opte por elogios e deixe seu filho orgulhoso de seu trabalho.

Como combinar o armazenamento dos brinquedos com a decoração do quarto da criança?

Para que os brinquedos sejam guardados em lugares que combinem com o restante da decoração do ambiente, busque por opções que conversem com os objetos que já estão no quarto.

Se o cômodo possui tons claros e alegres, use caixas organizadoras e cestos coloridos, que deixarão tudo mais chamativo.

Já no caso de um quarto feito com tons pastéis, coloque prateleiras que possuam as mesmas cores que os móveis que compõem o ambiente.

Se o quarto do seu filho for do tipo mais rústico, use baús em tons amadeirados ou até mesmo cestos feitos de madeira, como os caixotes, por exemplo.

Lembrando que se você optar por peças feitas de madeira, elas devem ser envernizadas, para evitar que soltem farpas que podem acabar machucando a criança.

Use a imaginação para armazenar os brinquedos

Você pode usar os mais diversos tipos de objetos para acomodar os brinquedos do seu filho, sem que sejam peças exclusivas para isso.

Nichos de parede, caixotes, potes de plástico de cozinha, caixas de papelão, etc, tudo isso pode se transformar em um ótimo local para guardar os brinquedos, sejam eles grandes ou pequenos.

Cestos de roupa podem ser colocados em pontos vazios do quarto e acomodar bonecas e bichos de pelúcia, por exemplo.

Outro exemplo de como aproveitar o que se tem em casa, é pendurando um porta sapato de pano no quarto da criança e guardar pequenas peças de montar nos seus bolsos.

Se você deseja usar caixas de papelão para armazenar os brinquedos, mas quer que ela não destoe da decoração, encape-a com papel contact, com papel de presente ou tnt da estampa que preferir.

Dessa forma, você terá um porta brinquedos sem gastar muito.

Crie um espaço para desenho e leitura

Desenhar e ler são muito importantes para a evolução da criança, pois ela aprende a ter controle motor e a exercitar partes especificas do seu cérebro, além de trazer diversos tipos de aprendizado.

Por conta disso, possuir um espaço onde todas essas coisas e sentidos possam ser exercitados é tão importante quanto ter um canto para os brinquedos.

Escolha um canto da casa onde existam elementos que chame atenção da criança, para que ela se inspire e coloque uma pequena mesinha com cadeira lá.

Se for possível, tenha uma pequena prateleira próxima, para os livros ficarem. Lembrando que precisa ser de um tamanho em que a criança alcançará.

Mantenha papéis e lápis coloridos sempre à mão também, pois sempre que o seu filho sentir vontade, ele poderá pegar o que quiser e passar o tempo que achar necessário ali.

 

armazenar os brinquedos

 

Evite misturar os brinquedos das crianças

Se você possui mais de um filho e cada um tem seus brinquedos, não os misture. Pois isso poderá causar uma grande confusão entre as crianças, além do fato de que quando um deles não encontrar o que esta procurando, pode acabar bagunçando todas as suas coisas e as do seu irmão.

Portanto, opte por separar os brinquedos por caixas e bolsas coloridas, indicando uma cor para cada um deles, ou etiquete os organizadores com os nomes das crianças.

Se for possível, procure guardar os brinquedos debaixo da cama de cada um deles ou em cantos diferentes do quarto, assim eles saberão onde seus brinquedos devem estar antes e depois de brincarem.

Potes com tampas para armazenar os brinquedos

Os potes com tampa, principalmente os transparentes são ótimas opções para armazenar os brinquedos que possuem peças pequenas.

Porém, é muito importante ter em mente que eles devem ser de fácil acesso para as crianças. Neste caso, evite aqueles potes que possuam tampas de difícil manuseio e nunca use potes de vidro, já que as chances de que ele caia, sejam maiores.

Potes que tenham pontas, tanto nas extremidades, quanto na tampa, também não devem ser usados, pois poderão machucar a criança.