
01 set Como escolher o tecido do seu sofá
O sofá é um móvel indispensável em uma casa, já que é nele que recebemos visitas, passamos as noites assistindo filmes com a família ou tiramos um tempo para nós após um dia cansativo no trabalho.
Porém, é muito importante que as pessoas saibam qual é a melhor opção de tecido do seu sofá para a sua casa, garantindo que o móvel combine com o ambiente e se encaixe perfeitamente no cômodo.
Geralmente, este móvel é o destaque na sala de estar e, por conta disso, ele pode ser a peça que denominará o restante da decoração do espaço, sendo necessário que ele combine com seu estilo e gosto.
Existem muitas dicas que podem ser seguidas no momento de escolher o melhor sofá para a sua casa e, se você precisa conhecê-las, esse é o post ideal para você.
Quais são os tecidos mais comuns para sofás?
Para que você escolha o tecido ideal para o seu sofá, é preciso que você conheça todas as opções presentes no mercado.
Isso porque ficará mais fácil de você conseguir tomar essa decisão de acordo com a sua necessidade.
Couro
Os sofás feitos de couro são mais caros do que os outros, porém também é um dos mais tradicionais no mercado.
Esse tipo de material pode ser facilmente encaixado em quase todos os tipos de decorações, principalmente aquelas que são sóbrias e refinadas.
A manutenção da hidratação desse tipo de tecido é necessária de tempos em tempos para evitar que ele rache. Além disso, existem certos cuidados que devem ser respeitados, como por exemplo, o contato com objetos perfurantes, pois eles podem acabar estragando o móvel.
Entretanto, é preciso ter em mente que o couro é um material quente, o que pode fazer com que ele não seja a melhor opção em regiões tropicais, onde o calor prevalece durante o ano.
Chenille
Esse é um dos tecidos mais confortáveis, pois proporciona maciez ao móvel, trazendo aconchego para quem o utiliza.
Entretanto, esse tipo de tecido possui vincos como uma de suas características principais, pode não ser uma boa opção para as pessoas com alergias. Para sua limpeza, é indispensável utilizar o aspirador de pó para retirar toda a poeira que fica presa no estofado do móvel.
Suede
Tão confortável quanto o chenille, o suede possui um custo mais baixo que o anterior, fazendo com que se torne o tecido de sofá queridinho das pessoas.
Além disso, o suede possui uma limpeza muito facilitada e ainda existe a opção de impermeabilizá-lo, o que irá garantir uma longa vida útil para o móvel.
Hoje em dia, o tecido de suede é o mais comum na confecção de sofás, além de oferecer inúmeras opções de cores.
Sarja
Antigamente, a sarja, que é um material muito parecido com o jeans, era muito utilizada para confeccionar os próprios sofás, porém, hoje em dia, ela é mais bem vinda em capas para eles.
Apesar de já não ser mais a melhor opção para os sofás, quando a sarja é usada nas capas, o móvel tem sua vida útil prolongada e também pode ser uma boa forma de preservar um móvel que é confeccionado com um tecido que seja muito fácil de sujar.
Corino ou couro sintético
Esse tecido é a imitação do couro, o que faz dele um pouco mais em conta quando comparado com o original.
Entretanto, o couro sintético tem suas vantagens e uma delas é que esse tipo de tecido é impermeável, o que é o contrário do couro. Além disso, os sofás confeccionados com corino possuem uma alta durabilidade e são muito fáceis de limpar.