18 out Como iluminar o quarto e deixar o ambiente confortável e aconchegante
A iluminação é uma das principais formas de conseguir tornar a sua casa confortável e aconchegante.
Isso porque ela tem efeito direto em como nosso cérebro se adapta a um ambiente, independente de seu tamanho ou finalidade.
Um bom exemplo é uma sala de estar, onde recebemos os amigos. Geralmente esse tipo de cômodo possui uma iluminação mais forte, pois o ambiente pede mais alegria e as pessoas precisam estar mais “ligadas” e menos relaxadas.
Já em um quarto, que é um local aonde vamos para descansar ou apenas tirar um tempo para nós, além de ser mais intimo, a iluminação deve ser mais branda e trazer um aspecto de calmaria e relaxamento.
No entanto, muitas pessoas acabam apresentando maiores dificuldades para encontrar a forma ideal para usar a iluminação neste cômodo tão importante para nós e conseguir ter a sensação desejada a partir dela.
Pensando nisso, decidimos criar este post com diversas formas de iluminar o seu quarto e fazer com que o ambiente fique mais confortável e aconchegante.
Quais são os tipos de iluminação que um quarto pode ter?
Antes de encontrar a iluminação exata para ter um quarto mais aconchegante, é preciso saber quais os tipos de luz que podem usar neste ambiente.
Isso porque a sensação e a forma de uma pessoa relaxar vão de acordo com a sua personalidade, ou seja, cada um encontrará a melhor forma de tornar o cômodo agradável através da iluminação.
Apesar disso, o ideal é que todas esses tipos de uso da luz sejam harmonizados entre si e torne o quarto um ambiente ainda mais convidativo para passar qualquer momento do seu dia.
Existem três tipos de iluminação que são muito bem vindas em um quarto e que podem transformar o ambiente por completo. Elas são:
• Iluminação natural: nenhum tipo de iluminação artificial pode ser comparado com aquela luz emitida pelo sol que entra pela nossa janela todos os dias.
Neste caso, ela pode ser controlada a partir do uso de cortinas que de quebra, poderão fazer parte da decoração do quarto e torná-lo ainda mais bonito e elegante.
A iluminação natural além de trazer claridade, ainda proporciona aquela sensação de conforto, pois ela vem acompanhada do calor do sol.
• Iluminação direta: já a iluminação direta é feita a partir daquela luz bem direcionada em um ponto específico do quarto.
Por exemplo, um abajur posicionado em cima da escrivaninha para iluminar a área de trabalho ou uma luminária ao lado da cama para manter o quarto com uma luz mais branda durante a noite.
Essa luz deve ser utilizada de forma inteligente e sempre ser posicionada em pontos estratégicos do quarto, para evitar que elas acabem poluindo o ambiente com muita claridade.
Você pode criar esse tipo de luz com o auxilio de abajures, luminárias, pendentes e até mesmo spots.
Esses objetos, além de trazer mais claridade para o ambiente, também o torna ainda mais bonito e imprimindo o gosto do dono do quarto.
• Iluminação indireta: esse é o tipo de luz da qual é usada para iluminar o ambiente de forma uniforme, porém, sem apresentar muitas sombras pelo quarto ou deixar alguns cantos mais escuro do que outros.
Essa é a jogada principal para tornar o seu quarto um ambiente ainda mais intimista e aconchegante, já que você criará jogos de luzes com a iluminação indireta.
Um bom item para compor esse tipo de iluminação é o spot de luz e eles também podem ser encontrados em diversos estilos, cores e tamanhos, para que combinem com o ambiente e se tornem ainda mais discretos.
A iluminação quente pode trazer conforto para um quarto
Essa é uma ótima forma de fazer com que um quarto mais compacto se torne um ambiente de muito aconchego e perfeito para relaxar a partir de uma iluminação quente.
Uma boa dica para fazer isso é usando luzes do tipo quentes ou as amarelas que também transmitem calor.
Isso porque é justamente essa cor de luz e a sensação que ela transmite permite que o ambiente se torne mais aconchegante e convidativo para quem o utiliza.
Na prática, escolha as lâmpadas amarelas e com nível de iluminação de 2.700K, o que faz com que elas emanem um calor mais gostoso e que não passa aquele aspecto de sol que esquenta demais com o tempo.
Opte sempre pelos modelos de LED, pois eles têm mais durabilidade, apresentam um ótimo custo-benefício, além de ser uma boa opção para o meio ambiente.
Fique atento ao tamanho do quarto
Você deverá saber qual tipo de iluminação usar no quarto a partir do tamanho do cômodo. Isso porque esse fator influencia muito no momento de escolher a iluminação adequada do ambiente.
No caso de o quarto possuir um pé direito entre 2,5 e 2,7 metros, por exemplo, as lâmpadas mais indicadas são as de dicróica e AR70 (as que possuem formatos circulares).
Além disso, os lustres e as luminárias também devem ser escolhidos de acordo com o tamanho de cada um dos ambientes que precisam ser iluminados.
Isso porque eles podem possuir um formato muito grande para o espaço, fazendo com que de a impressão de o quarto ser ainda menor.
Por exemplo: em um quarto de 3×3 metros, o ideal é optar por uma luminária de 50 centímetros para compor a sua iluminação.
É muito importante conhecer as diferenças entre as luminárias de quarto
Hoje em dia, podemos encontrar os mais diferentes tipos de luminárias para compor a iluminação e a decoração de um quarto.
No entanto, cada uma delas possui as suas funcionalidades e isso pode fazer com que muitas pessoas fiquem perdidas no momento de escolher a peça ideal.
Pensando nisso, vamos te ajudar a conhecer mais sobre as diferenças entre abajures e plafons e você nunca mais errar no momento de escolhê-los.
• Abajures: esses são os clássicos que podem compor a decoração de muitos ambientes, além de apenas os quartos.
Eles são usados para fazer uma iluminação direta em um ponto estratégico do quarto como cantinho de leitura ou em uma mesa de trabalho.
No caso de um quarto mais compacto, as luminárias articuladas de mesa podem ser as melhores opções para manter o ambiente mais aconchegante.
• Plafon: o nome pode ser estranho, mas um plafon nada mais é do que o tipo de luminária posicionada no centro do quarto e que emite uma iluminação completa para todo o cômodo.
O plafon, geralmente, apresenta uma luz mais difusa e agradável e não aquelas luzes fortes qe incomodam a visão depois de um tempo.
É muito importante lembrar que esse tipo de luminária pode ficar na mesma direção de uma pessoa quando deitada, ou seja, sempre escolha modelos que tenham vidro jateado ou difusores de acrílico leitoso para tornar a experiência ainda melhor.
Tenha atenção no momento de utilizar as sancas
As sancas são peças usadas para fazer a transição do plano das paredes com o plano do teto de forma ornamentada e, por conta disso, deve ser usada com mais atenção.
Um quarto com sanca lateral realmente pode fazer um efeito lindo na iluminação do ambiente. Isso porque a luz é de baixa intensidade e ilumina o cômodo de forma sutil, tornando o espaço ainda mais aconchegante.
No entanto, neste caso, é preciso saber que a sanca pode ser projetada para ser a iluminação geral do ambiente, mas esse projeto precisa ser muito bem feito.
Uma boa dica é se você decidir utilizar as sancas, não deve abrir mão de manter a iluminação central do quarto, pois ela é essencial para manter o aconchego do ambiente.
Além disso, é preciso atenção aos pontos de instalação: o ideal é que essa iluminação na sanca fique na parede oposta à janela, para fazer a compensação de luz natural e não se ter visão direta de quem estiver deitado no ambiente.
Se por acaso, você optar por substituir o spot de luz por fitas de LED, escolha as de alto fluxo com uma potência maior que 14,4 watts por metro.
E, dependendo do tamanho do quarto, também é muito interessante investir na bobina de 25 metros, pois os rolos menores (os de 5 metros) deixarão a instalação com emendas, criando marcas de luz no ambiente.
Fique atento às superfícies que refletem luz
Praticamente todos os cômodos da casa possuem superfícies que refletem luz e um projeto de iluminação precisa aproveitá-los de forma correta e inteligente.
Utilizar espelhos e pontos reflexivos do quarto pode ser uma ótima forma de melhorar a iluminação do cômodo, especialmente quando falamos da luz natural ou das luzes diretas.
Por outro lado, posicionar os focos de luz direta (como os spots ou as luminárias) de forma que fiquem de frente para os pontos reflexivos, pode criar ofuscamento, que é aquele efeito incômodo que ocorre quando uma luz forte é refletida diretamente nos olhos de uma pessoa.
Portanto, é muito importante tomar cuidado na hora de escolher a posição e os ângulos em que as luminárias serão colocadas no seu quarto.
Sem Comentários