08 maio Como manter sua geladeira higienizada e organizada
Ter uma geladeira higienizada e organizada não é só uma questão de mania e sim de praticidade e saúde.
Por se tratar de um eletrodoméstico onde a maioria dos alimentos é guardada, a geladeira deve estar sempre limpa e em ordem. Essa prática irá ajudar a evitar que a comida estrague ou que algum item seja esquecido pelo motivo de não estar sendo frequentemente visto.
Manter a geladeira higienizada e organizada é mais um hábito do que uma rotina, pois quando você finalmente cria o costume de tê-la sempre em ordem, acaba não aceitando quando algo esta fora do lugar ou sujo.
Por ser um item tão importante na vida das pessoas, a geladeira nunca deve possuir um tamanho menor do que o necessário para a sua casa.
Pois quando ela não dispõe de um espaço adequado, o eletrodoméstico ficará lotado para poder guardar tudo o que for necessário, ou alguns alimentos terão que ficar para fora, o que pode levá-los a estragar com uma facilidade muito maior.
Uma geladeira completamente cheia não possui espaço para que o ar dentro dela circule e isso pode acabar fazendo com que ela não exerça sua função de forma correta.
Todos os compartimentos da geladeira (gavetas, prateleiras, porta e refrigerador) devem ser aproveitados.
Porém, cada um desses compartimentos é feitos para receber um grupo de alimentos especifico e isso também deve ser respeitado, para evitar que os alimentos estraguem facilmente.
O que guardar em cada parte da geladeira?
Para ter uma geladeira sempre limpa e organizada, devemos seguir alguns passos, porém, o primeiro deles é saber em qual compartimento da geladeira guardar cada um dos alimentos.
• Gaveta inferior: por ficar na parte debaixo da geladeira, a gaveta inferior é o local menos refrigerado do eletrodoméstico.
Portanto, todos os alimentos que não resistem a temperaturas, como as frutas e legumes, devem ser guardados na gaveta inferior da geladeira.
Além disso, esses alimentos devem sempre estar guardados em embalagens plásticas quando forem ser colocados na gaveta da geladeira, com exceção das frutas cítricas que podem ficar soltas pelo compartimento.
Alimentos que estão em fase de descongelamento também podem ser guardados na gaveta inferior da geladeira.
• Prateleiras intermediárias: nessa parte da geladeira devem ficar os alimentos que precisam ser comidos em menos tempo, como as sobras de comida.
Uma boa dica é guardar comidas já prontas e temperadas em potes de vidro ou plástico, para evitar que fique exposta e estrague.
Os ovos também devem ser guardados nas prateleiras intermediárias, já que a porta sofre maior alteração de temperatura.
Lembrando que os ovos devem ser conservados em sua caixa original e que não devem ser lavados antes de serem colocados na geladeira, já que a casca pode acabar absorvendo a água.
• Prateleira superior: esse compartimento da geladeira é mais próximo do freezer, o que significa que é um lugar bem refrigerado.
Guarde na prateleira superior leite e seus derivados, sempre em embalagens fechadas. Nessa parte você também pode guardar sucos, refrigerantes e outras bebidas.
• Gaveta superior: algumas geladeiras possuem uma gaveta logo abaixo do congelador e nela os frios, manteigas, alimentos embutidos e temperos devem ser guardados.
Você também pode colocar as carnes que estão descongelando na gaveta superior, para evitar o choque térmico no alimento. Mas lembre-se de sempre colocar a carne dentro de um recipiente, para evitar que o sangue e a água de descongelamento infectem os outros alimentos da gaveta.
• Congelador: esse é o local da geladeira que mais recebe refrigeração e é onde os alimentos que precisam ser conservados em baixas temperaturas devem ficar. Por exemplo: carnes, sorvete, comidas que não serão consumidas imediatamente, etc.
Mas é importante lembrar que mesmo quando congelados, os alimentos ainda possuem prazo de validade, então, não os esqueça lá.
Alimentos que já foram descongelados uma vez não devem voltar ao congelador, pois perdem suas propriedades e estragam.
• Porta: essa parte da geladeira não consegue manter uma temperatura especifica, por conta do abre e fecha do eletrodoméstico.
Portanto, devemos guardar na porta apenas as bebidas que não precisam ser consumidas muito geladas, conservas e molhos, como por exemplos: ketchup, mostarda, azeitonas, palmito, etc.
O que não pode ser guardado na geladeira?
Muitas pessoas pensam que qualquer coisa pode ser levada para a geladeira, afinal, a refrigeração salva todos os alimentos, certo? Errado!
Alguns tipos de alimentos não correspondem muito bem com a temperatura baixa e acabam estragando mais rápido quando são colocados na geladeira, outros tipos só se adaptam a temperatura ambiente e nunca devem ser guardados em um local frio.
Mas você sabe quais alimentos não podem ir para a geladeira? Se não, uma listinha pode te ajudar a não cometer nenhum erro na cozinha.
• Tomates: esse alimento é frequentemente encontrado nas geladeiras, porém, esse é um erro que não deve ser cometido.
A geladeira é responsável por fazer com que o tomate estrague com mais facilidade, além de tirar o sabor natural do fruto.
• Cebola: ela acompanha os tomates na grande maioria das geladeiras, mesmo que o resultado seja o mesmo para ela também, uma vida útil mais curta.
O ideal é que elas fiquem na despensa ou fruteira, porém, quando são colocadas perto das batatas, acabam estragando com maior facilidade. Portanto, evite o contato entre elas.
• Alho: a geladeira pode causar mofo e retirar o sabor do alho. Além disso, quando esse alimento é guardado solto em um lugar arejado, pode durar até dois meses.
Se estiver picado ou moído, pode ser guardado na geladeira, mas deve ser consumido o quanto antes.
• Batatas: quando as batatas são guardadas na geladeira acabam tendo seu sabor, textura e cor alteradas por conta de que seu amido se transforma em açúcar.
Portanto, guarde-as em um local seco e arejado. O ideal é que também sejam colocadas em um saco de papel aberto, para assim durarem por muito mais tempo.
• Pimenta: mesmo quando já estiver aberto, o vidro de pimenta deve sempre ser mantido fora da geladeira.
Se a pimenta for conservada da maneira certa, a pimenta pode durar até três anos.
• Óleos: apesar de ser incomum, evite guardar óleos na geladeira, pois eles acabam ficando turvos e espessos.
O único óleo que pode ir para a geladeira é o de nozes, de resto, todos devem ficar na despensa.
• Manjericão: as baixas temperaturas não são recomendadas para esse tipo de alimento.
O manjericão deve ser lavado, seco e ter seus caules cortados em diagonais. Para conservar essa folhagem, coloque-a em um copo de água e cubra com um saco de plástico.
• Melões e melancias: essas frutas devem ser conservadas em temperatura ambiente para ajudar a manter seus antioxidantes intactos.
Depois de abertas, elas podem ser colocadas na geladeira, porém devem ser consumidas em até quatro dias.
• Mel: guardar o mel na geladeira fará com que ele engrosse e fique cristalizado. Muitas pessoas acham que por ser um alimento natural, ele dura menos em temperatura ambiente, mas é completamente pelo contrário.
Afinal, o mel é feito em colméias ao ar livre sem nenhum tipo de refrigeração.
• Pão: esse alimento deve ser consumido imediatamente ou em até quatro dias, a refrigeração o resseca rapidamente. Porém, os pães podem ser conservados no congelador.
Como limpar a geladeira?
Manter a geladeira limpa é a melhor forma de evitar o mau cheiro e a contaminação de alimentos.
O ideal é que a cada 15 dias, você retire todo o conteúdo da geladeira, coloque em uma caixa térmica e limpe a geladeira por completo.
Os frascos engordurados devem ser lavados e se houver alimentos vencidos ou estragados, jogue fora.
Para limpar a geladeira, ela precisa estar desligada da tomada e completamente vazia, incluindo sem suas prateleiras destacáveis que serão lavadas em água corrente e detergente neutro.
Não use produtos tóxicos dentro da geladeira, como amoníaco, álcool e os removedores. Essas substâncias podem contaminar os alimentos que forem guardados lá.
Para fazer a limpeza no interior da geladeira use uma esponja umedecida com água morna e detergente neutro.
Após lavá-la por completo, enxágue com um pano úmido e em seguida, seque usando panos secos e limpos.
Quando a geladeira estiver seca, você já pode ligá-la na parede e guardar todos os alimentos que foram tirados dela.
Como manter a geladeira organizada?
Para manter uma geladeira sempre organizada, não adiantará apenas guardar os alimentos nos compartimentos corretos.
Isso porque mesmo quando os alimentos são colocados em seus devidos lugares, se não há um planejamento para organizar, a geladeira sempre estará bagunçada e as chances de algo acabar sendo esquecido é muito maior.
Uma boa forma de manter a geladeira sempre organizada é mantendo os alimentos em suas embalagens originais, pois elas são mais fáceis de encaixar entre outras coisas.
Evite também usar panelas para guardar comida já preparada, elas só servirão para ocupar espaço na geladeira. Portanto, opte pelos potes de vidro ou plástico, mas não se esqueça de tampá-los.
Não se esqueça de verificar todos os alimentos da geladeira, pelo menos, uma vez por semana, para evitar que algo estrague ou para retirar aquilo que não poderá mais ser consumido.
Sem Comentários