10 jul Como manter suas ferramentas sempre arrumadas
As ferramentas são objetos muito importantes para uma casa, pois no caso de algum problema emergencial, é possível consertá-lo com a ajuda desses objetos.
Porém, se eles são mantidos em locais úmidos ou que não apresentem uma condição favorável para os equipamentos, eles podem acabar estragando e tendo uma vida útil muito mais curta do que seria ideal.
Para evitar esse tipo de problema, é muito importante ter conhecimento da forma correta de armazenar as suas ferramentas, além de mantê-las sempre á mão para o caso de uma emergência na sua casa.
Seja na garagem, em um quarto no quintal ou até mesmo dentro de casa, existem diversas formas de manter suas ferramentas seguras e sempre organizadas.
Se você deseja manter suas ferramentas organizadas, mas não sabe bem como fazer isso, temos algumas dicas que podem ajudar nesse momento.
Quais os primeiros passos para organizar as ferramentas?
Antes de organizar as ferramentas em um local exato, você precisa seguir alguns passos, para que tudo seja feito da forma correta, sem causar problemas futuros ou arrependimentos para você.
• Separe as ferramentas por categoria: o primeiro passo é tirar todas as suas ferramentas e colocá-las em uma mesa ou no chão mesmo, para que você tenha visibilidade para todas as peças e para que possa separá-las por categoria.
Faça grupos de cada uma dessas categorias, separando as ferramentas manuais das elétricas e o restante das peças.
Dessa forma você terá uma maior visibilidade de todas as ferramentas que você possui.
• Desapegue daquelas que não são mais úteis para você: depois das ferramentas estarem devidamente separadas por categorias, comece a avaliar cada uma das peças e desapegar daquelas que já estão quebradas ou não são mais úteis para você.
Não tenha medo de se livrar de algumas peças, preze apenas pelo necessário e mantenha só aquelas que você realmente usa. Você perceberá uma grande diferença na quantidade de itens que você possuirá.
As peças que estiverem em bom estado podem ser doadas ou vendidas em algumas lojas que revendem. As que estiverem quebradas ou com algum problema, jogue fora, elas apenas ocuparão espaço e ninguém irá se interessar para comprá-las.
• Decida onde as ferramentas vão ficar: com todas as peças separadas e com o excesso descartado, chega o momento de decidir onde as suas ferramentas irão ser acomodadas na sua casa.
Mesmo que você tenha optado por guardá-las em uma maleta, lembre-se que esse kit deverá ser colocado em algum lugar, para que não fique jogado pela casa ou para que você não o precise procurar em todos os cômodos em um momento de emergência.
Se você pretende separar as peças, deixe aquelas que você mais utiliza em um local mais baixo de fácil acesso, enquanto as que forem pouco usadas podem ser colocadas em cima de armários ou em locais mais difíceis de alcançar.
Mas lembre-se, se você possui crianças pequenas em casa, o ideal é deixar todas as peças, mesmo aquelas que você usa com uma freqüência maior, em um local escondido, que tenha uma acesso difícil, onde apenas os adultos conseguiriam alcançar.
Isso evitará eventuais acidentes que podem ser causados pelas ferramentas em uma criança que não entender como a peça funciona.
Deixar longe de animais também é bom para as peças, isso evita que eles acabem encontrando alguma delas, e acabe imaginando que seja algum tipo de brinquedo.
Como organizar minhas ferramentas?
Geralmente, o kit de ferramentas conta com chaves de fenda, martelo, alicates, pregos, parafusos e furadeira. Porém, existem muitos outros itens que podem compor esse agrupado, basta que você compre separadamente todos aqueles que você desejar.
Porém, ter ferramentas e deixá-las jogadas pela casa, não é tão funcional quanto deveria ser. Isso porque além de elas terem o tempo de vida útil reduzido, ainda te atrapalhará no momento em que elas forem necessárias, já que você provavelmente terá problemas para encontrar as peças espalhadas nos cômodos.
Entretanto, mesmo que você mantenha todas as suas ferramentas em um único cômodo, mas não se preocupa em guardá-las da forma correta, também é um hábito muito ruim para você e para suas ajudantes gerais de casa.
Para evitar esse tipo de problema, você pode se inspirar em alguns exemplos:
• Tenha uma maleta para as ferramentas: uma das formas mais eficazes de manter as suas ferramentas sempre organizadas é ter uma maleta para guardar todas elas juntas, sem que fiquem espalhadas.
Seja uma maleta ou outro tipo de organizador, mantenha todas as suas ferramentas juntas, para que você tenha uma maior facilidade no momento de manuseá-las ou encontrar o item que precisa.
Geralmente, essas maletas possuem diversos compartimentos que são usados para separar cada categoria das ferramentas e podem ser encontradas em vários tamanhos, o que permite que você as utilize independente da quantidade de itens que você possuir.
• Faça um painel com prateleiras: se você tem um espaço em casa que pode ser destinado para comportar as suas ferramentas, opte por criar um painel composto por prateleiras para colocá-las.
Esse painel é preso em uma das paredes e pode ser feito do tamanho que for necessário para que você coloque todas as suas ferramentas.
Dessa forma você conseguirá tê-las sempre á vista, facilitando no momento em que elas forem necessárias.
Você pode colocar nas prateleiras potes transparentes com etiquetas para comportar peças pequenas, como parafusos, brocas, pregos, etc. Pode também separar chaves de fenda nesses compartimentos e até mesmo os alicates.
Essa disposição manterá todas as suas ferramentas á mostra, o que permitirá que você as encontre com facilidade. Além disso, você também não precisará perder tempo procurando cada uma das peças, já que elas ficarão separadas por categorias.
• Use suportes magnéticos: uma boa forma de organizar suas ferramentas, sem precisar ocupar muito espaço no cômodo, é optando pelo suporte magnético.
Essa opção permite que todas as ferramentas sejam presas, sem correr o risco de caírem, além de que elas ficarão sempre á mostra, facilitando no momento de encontrar as peças necessárias.
Os suportes metálicos podem ser encontrados em diversas lojas e basta que você o instale no local que deseja. Eles possuem ganchos para prender os mais diferentes tipos de ferramentas que você possa possuir.
Assim como as prateleiras, você pode encomendar o suporte metálico do tamanho que for necessário para atender á demanda da quantidade de ferramentas que você possui em casa, além de respeitar o espaço disponível que você tem para essa finalidade.
Ou seja, é possível ter esse tipo de suporte de ferramentas tanto em um ambiente pequeno, quanto em um mais amplo.
• Tenha um armário para as ferramentas: seja em um espaço amplo ou um que seja mais compacto, você pode optar por ter um pequeno armário para comportar todas as suas ferramentas.
Esse tipo de móvel é uma das melhores opções para guardar as ferramentas, já que ele permite acomodar tanto as peças pequenas, quanto as maiores, além de deixá-las todas expostas para quem abrir a porta do armário.
Além disso, o armário permite que as ferramentas fiquem protegidas contra eventuais problemas, como a umidade ou o contato direto com a água de alguma forma.
Porém, é muito importante que as portas do armário sejam abertas periodicamente para evitar a propagação de fungos e ferrugem nas ferramentas com o passar do tempo.
Como organizar a maleta de ferramentas?
Se você não tem um quartinho ou um cômodo próprio para acomodar suas ferramentas e precisa utilizar uma maleta para essa finalidade, você precisa saber como organizá-la, para manter todos os itens em ordem até o momento que for necessário.
As maletas são facilmente encontradas em lojas de ferramentas e, geralmente, possuem diversos compartimentos e até uma bandeja divisória na parte de cima dela.
O passo principal é saber como organizar todas as suas ferramentas dentro dos compartimentos da maleta. Porém, quando se possui uma grande quantidade de peças, é muito provável que elas não caibam em uma única caixa, obrigando que você adquira pelo menos duas delas.
Apesar de parecer menor vantajoso, é muito mais prático ter duas maletas, sendo uma para as ferramentas menores e outra para as maiores.
Na maleta que possuir um tamanho menor, você pode guardar diferentes tipos de chaves, como por exemplo: chave de fenda, chave inglesa, etc. O ideal é que elas sejam sempre organizadas de forma que as peças mais utilizadas fiquem mais visíveis e nos compartimentos mais fáceis de alcançar, mesmo em um momento de emergência.
Na parte de cima da maleta você pode optar por guardar os parafusos, as porcas e os pregos, de preferência dentro de saquinhos que separe cada um deles e facilitar na hora que eles forem precisos.
Já na caixa maior você pode organizar as ferramentas elétricas como as parafusadeiras, as serras, etc.
No entanto, se essas ferramentas forem grandes demais, mesmo para uma maleta de tamanho maior, opte por guardá-las em um pequeno armário em algum canto da casa ou junto com seus eletrodomésticos, como aspirador de pó ou lavadoras á jato.
Sem Comentários