10 fev Como montar uma área de lazer em casa?
Com a chegada da quarentena, tudo o que temos feito é ficar em casa. Todas as atividades que fazíamos na rua passamos a realizar em nosso lar e, por conta disso, tem se tornado cada vez mais comum que as pessoas criem uma área de lazer para passar o tempo.
Além de ser um local onde você se distrairá e passará seu tempo livre, você também poderá aproveitar a oportunidade e montar algo que seja realmente a sua cara.
No entanto, apesar de ser algo que a maioria das pessoas desejam ter em sua residência, é muito comum que as dúvidas surjam no momento de fazer este tipo de montagem.
Pensando nisso, criamos um post repleto de dicas e truques para você montar a sua própria área de lazer e passar seu tempo livre curtindo o seu lar.
Montando a sua área de lazer
Antes de tudo, é preciso saber exatamente qual o tipo de área de lazer que você deseja ter na sua casa.
Isso porque cada uma delas apresentará um tipo de layout diferente, ou seja, dependendo da sua escolha, você deverá usar um determinado espaço e também, diferentes tipos de móveis e decorações.
Portanto, tenha em mente aquilo que você realmente quer, dê preferência para os seus gostos e da sua família, para que assim, seja um trabalho que seja bem utilizado.
Com todas as suas idéias prontas, chega o momento de colocar a mão na massa e começar a dar vida ao que imaginou.
Entre em contato com um profissional
Se você não faz idéia de como montar a sua área de lazer ou então não sabe como escolher os móveis que ela precisa, busque ajuda profissional.
Apesar de ser algo que você precisará pagar a mais, esse serviço é muito importante para que tenha certeza de que o trabalho será feito da forma correta.
Entrar em contato com um bom arquiteto para falar sobre as suas idéias para o espaço é fundamental para ter uma opinião concreta de se será possível realizar o que imagina.
Pedreiro e eletricista também são pessoas importantes para o seu projeto, pois serão eles que garantirão que o seu espaço de lazer estará em perfeitas condições de uso.
Sempre leve o espaço em consideração
De nada vai adiantar criar um projeto se você não levar em consideração o espaço que a sua casa possui para recebê-lo.
Isso porque no momento de montar todos os itens, se não houver espaço, claramente, não será possível criar o layout que estava imaginando.
Para evitar que qualquer imprevisto ocorra, nunca compre nenhum móvel antes de realizar o projeto completo.
No entanto, é sempre possível adequar qualquer tipo de projeto, independente dos espaços que têm disponível no seu lar.
Ou seja, nem toda casa possui um local adequado para receber uma piscina, no entanto, você pode optar por um ofurô ou uma pequena hidromassagem, que além de serem refrescantes, são ótimas opções para relaxar.
Lembre-se também de que menos é mais e, por conta disso, não exagere na produção do seu novo cantinho de lazer.
Isso porque ao passar do limite das coisas que pretende colocar no local, você acabará inutilizando muitas delas, pois acabarão ocupando mais espaço do que deveriam, além de perder uma boa área que poderia ser utilizada para outras coisas.
O ideal mesmo é ter bastante espaço para circulação, principalmente se for próximo a piscina, para evitar qualquer tipo de acidente.
Se você pretende ter um local para receber os seus amigos, deixe uma área livre para colocar mesas e cadeiras e tornar o ambiente mais aconchegante e sem tumulto.
Alie beleza com funcionalidade
Optar por produtos e móveis que sejam bonitos e tenham funcionalidade é o mesmo que juntar 2 em 1.
Isso porque dessa forma você não precisará ficar investindo em itens de decoração e nem se preocupar muito se o objeto irá ou não entregar aquilo que você espera.
Algumas soluções criativas e inovadoras podem agregar muito na sua área de lazer e você também pode utilizar os recursos naturais da sua casa, como árvores e paredes já existentes.
Pense na limpeza
Se você vai instalar uma área de lazer para receber amigos e a família, construir um banheiro ou lavabo externo é a melhor opção para manter sua casa sempre limpa e em ordem.
Ter uma pia externa ao lado da churrasqueira também é uma boa forma de manter a organização e a bagunça em apenas um dos cantos da casa.
Em locais de lazer com churrasqueiras e piscinas, o ideal é sempre optar por pisos escuros, para evitar que as marcas de sujeira fiquem muito aparentes.
Preze pelos revestimentos
Os revestimentos são muito importantes, não somente pela estética, mas, principalmente, para a segurança do local.
Se a sua área de lazer conta com uma piscina, então você precisa ter bastante cuidado ao escolher este tipo de elemento para a sua casa.
Neste caso, existem as opções certas de revestimento:
- Azulejo: é o mais comum e fácil de instalar, no entanto, é muito fácil de acumular limo;
- Cerâmica: é resistente e não acumula muita sujeira, portanto, é a melhor opção no quesito de custo-benefício;
- Revestimento vinílico: é impermeável e muito fácil de instalar, mas sua manutenção precisa ser feita por uma empresa especializada;
- Pastilha de vidro: é a opção mais cara e exige uma boa mão de obra, por ser um material difícil de ser manuseado e instalado. No entanto, apresenta uma boa durabilidade e é a opção perfeita para piscinas curvas.
Escolha os móveis certos
Não há nada mais relaxante do que se sentar na sua varanda para ler um livro ou então curtir uma tarde com seus amigos na churrasqueira.
No entanto, para que esses momentos possam ocorrer sempre, é preciso ter certos cuidados com a escolha dos móveis.
Os móveis que ficam na área externa da casa sempre estarão sujeitos a tomar chuva e sol e, por conta disso, não podem ser feitos de qualquer material.
Uma boa dica para esses casos é escolher por estofados de tecidos impermeáveis, como o couro e acquablock.
Já para as estruturas dos móveis o ideal são as que podem ser feitas de madeira impermeável, plástico, fibra natural ou sintética.
Evite a madeira natural, pois ela absorve a água e acaba apodrecendo com muita facilidade. Busque também não optar por objetos com materiais que causam desconforto térmico, como o metal e o ferro, pois no verão, eles esquentam muito rápido e no inverno ficam muito gelados.
Não se esqueça dos complementos
Há duas coisas que fazem total diferença na criação de um ambiente agradável: a iluminação e a decoração.
Dependendo do seu orçamento e das suas idéias, você pode encontrar um projeto completo com um profissional ou, se preferir, pode deixar alguns detalhes para preparar sozinho.
Para conseguir os melhores resultados, abuse sempre das pesquisas em sites e revistas especializadas, para que consiga se inspirar e analisar a possibilidade de aplicar o famoso “faça você mesmo”.
Após construir uma área de lazer na sua casa, instale abajures e luminárias para que esse espaço também possa ser utilizado durante a noite.
Para decorar, aposte em almofadas, objetos interessantes e plantas variadas.
Se você tiver as condições de contratar um paisagista, poderá solicitar que ele acrescente elementos como grama, palmeiras, arbustos e até mesmo um pergolado – uma estrutura de madeira ou de metal em que se cria uma composição artística com plantas trepadeiras.
Para quem ainda não sabe, o paisagista é um arquiteto especializado na parte botânica da decoração e, ao criar projetos para jardins, também costuma cuidar dos aspectos decorativos relacionados à iluminação.
As plantas são uma forma simples e barata de trazer mais vida à decoração de qualquer ambiente, pois proporcionam uma sensação de contato com a natureza.
Uma boa dica é fazer uma pequena horta na área de lazer, com material rústico, que fica elegante e moderno, mesmo que seja em uma varanda pequena.
Quais os pontos positivos de possuir uma área de lazer em casa?
Ter uma área de lazer em casa pode trazer diversos benefícios, que vão muito além de apenas proporcionar momentos de relaxamento e diversão.
Confira algumas vantagens de montar uma área de lazer em casa:
- Menos bagunça: quando possuímos uma área de lazer, temos um local específico para receber os nossos amigos e convidados.
Dessa forma, você poderá concentrar a bagunça da festa em apenas uma parte da casa, te livrando de necessitar fazer uma limpeza pesada em todos os cômodos.
- Valoriza o imóvel: empreendimentos com ambientes gourmets são extremamente valorizados hoje em dia.
Por conta disso, quem tem esse tipo de espaço em casa, pode garantir que o imóvel seja vendido por um preço bem mais elevado, além de conseguir negociá-lo facilmente.
Sem Comentários