20 fev Como Organizar os Mantimentos da sua Despensa
Organizar os mantimentos da despensa da sua casa pode ser algo mais compensador do que pode imaginar.
Além de deixar todos os alimentos em ordem e à vista, também ajuda a manter o controle do que tem na despensa e o que já acabou.
Manter a despensa sempre organizada também pode ajudar a evitar que os alimentos estraguem, pois eles não ficarão escondidos.
A falta de espaço constante na despensa também é um bom motivo para organizá-la.
Ter uma despensa com todos os mantimentos organizados também otimiza tempo no momento de preparar comida, pois não é necessário perder tempo procurando os alimentos.
Para que essa organização seja feita, é possível seguir alguns passos que ajudarão neste momento:
1. Retire tudo da despensa: o primeiro passo para começar a organizar a sua despensa é esvaziando-a.
Neste primeiro momento, enquanto retira os mantimentos, verifique as datas de validade e o estado das embalagens.
Após ter tudo retirado, higienize o armário com um pano úmido com álcool, para evitar proliferação de bactérias ou fungos.
2. Dividir e organizar os mantimentos: a divisão da despensa é um dos passos mais importantes para mantê-la organizada e a utilização de potes ajuda muito neste momento, pois eles ocupam menos espaço e mantêm os alimentos frescos.
Se você não tem ou não quer usar potes transparentes, opte por etiquetá-los, isso deixará os alimentos à mão a todo o momento.
Se você prefere guardar os produtos em caixas, separe uma caixa para cada tipo de alimento, como: uma caixa para temperos, uma caixa para chocolates e assim por diante.
3. Produtos novos: Sempre que novos produtos forem comprados, guarde-os atrás dos que já estavam na despensa, para priorizá-los.
Alimentos como enlatados, cereais e achocolatados permanecem na sua embalagem original, por conta disso, antes de guardá-los na despensa, passe um pano com álcool para tirar poeira e possíveis sujeiras que tenham ficado na caixa durante a exposição do supermercado e o transporte do alimento.
4. Localização da despensa: muitos produtos dever ficar em locais frescos e secos longe da exposição ao calor e a umidade. Por conta disso, é importante que a despensa seja instalada longe de fornos e fogões e de paredes que possuam umidade.
Isso vai impedir que alimentos, principalmente os enlatados e os com embalagens de papelão, estraguem.
5. Alimentos usados freqüentemente: todos os alimentos usados com maior freqüência, como: sal, açúcar, arroz, entre outros, devem ser guardados em pontos estratégicos com fácil acesso.
Mantê-los separados dos alimentos pouco usados ajuda a evitar a bagunça na despensa no momento de procurá-los.
6. Possua sempre uma lista de compras: fazer uma lista de compras no momento em que for ao supermercado ajuda a sempre manter a despensa bem organizada.
Coloque-a em um local visível da cozinha, para que possa anotar nela todos os alimentos que realmente necessitam ser comprados.
Isso evitará que a dispensa fique lotada de alimentos repetidos ou que não serão necessários.
7. Rótulos para frente: apesar de ser algo mais óbvio, manter os rótulos de todos os alimentos industrializados para frente, ajuda e muito a otimizar o tempo de procura dos produtos, principalmente os temperos.
Alimentos que não possuírem rótulos devem sempre ser etiquetados, para que possam ser identificados com facilidade.
Por que ter uma despensa na cozinha é importante?
Apesar de estarem presentes em praticamente todas as casas, muitas pessoas ainda não sabem a importância de ter uma despensa em suas cozinhas.
A despensa é um elemento muito prático para quem cozinha, além de manter os alimentos armazenados longe das panelas e potes.
Além disso, a despensa é muito importante para manter todos os alimentos sempre organizados e sem correrem riscos de serem contaminados com fungos ou estragados pela exposição ao sol ou a umidade.
Como evitar que a despensa prolifere traças e fungos?
Um dos maiores problemas que uma despensa pode apresentar são os fungos e as traças que estragam os alimentos e as prateleiras do armário.
Para combater esse tipo de situação, alguns hábitos devem ser mantidos:
• Analise toda a despensa para ver se há algum ponto de proliferação da praga;
• Jogue todos os alimentos contaminados fora;
• Limpar a despensa uma vez por semana com pano úmido com álcool;
• Limpe todas as embalagens e potes que estiverem na despensa, mesmo que não tenham sido contaminados;
• Mantenha a despensa arejada para evitar a umidade, que pode causar os fungos.
Após eliminar os focos de proliferação, continue analisando a despensa e limpando as prateleiras e embalagens, pelo menos, uma vez por semana, para evitar que volte a acontecer.
Quais são os tipos de despensa que posso montar?
As despensas podem ser feitas de diversas formas e em qualquer lugar da cozinha que couberem.
É possível criar despensas no planejamento da planta da casa ou após ser mobiliada. Além disso, ela acompanha as necessidades dos moradores, ou seja, se você precisa guardar muita comida, existem as despensas grandes, e para pouca comida, no caso de pessoas que moram sozinhas, uma despensa pequena é o suficiente.
Para atender a todo o tipo de gosto e cozinha, existem diversos tipos de despensa que podem servir de inspiração no momento de montar a sua.
Alguns desses tipos são:
• Fazendo parte da decoração: esse tipo de despensa, geralmente, é embutida no armário da cozinha, com portas para escondê-la. Quando fechada, a despensa vira uma parte do armário.
A despensa que faz parte da decoração é uma ótima opção para quem não gosta que ela fique aparente na cozinha.
• Despensa estreita: se você não possui muito espaço na sua cozinha, utilizar um canto “morto” do cômodo pode ser eficiente.
Monte uma despensa alta e com prateleiras, ela facilmente comportará os alimentos de uma pequena família, sem ocupar espaço.
• Gavetas nos armários: Se sua cozinha é de tamanho reduzido, porém seus armários possuem gavetas grandes e profundas, você pode fazer delas uma pequena despensa.
Desta forma, os alimentos ficarão armazenados sem causar maiores transtornos para o ambiente, além de serem fáceis de alcançar.
• A parte da cozinha: esse é o tipo mais comum de despensa, principalmente em casa grandes, onde a cozinha possui um maior espaço.
Geralmente, a despensa a parte é colocada em uma pequena sala arejada, com prateleiras, onde apenas os alimentos são mantidos.
• Reaproveite um armário: se você tem um armário ou um espaço dele sem uso para nada, opte em transformá-lo em uma despensa. Assim você pode otimizar um espaço sem utilização, sem precisar colocar mais nada no cômodo.
Como montar uma despensa?
Como dito antes, a despensa pode ser planejada antes ou depois da casa ou apartamento ser construído e mobiliado.
Porém, se você optou por montá-la após tudo já estar pronto, alguns passos devem ser tomados antes de iniciar o processo de instalação.
O primeiro estágio é definir onde a despensa ficará, se é em um canto da cozinha ou em uma sala fora dela.
Lembrando que a despensa embutida no armário só pode ser feita quando o móvel for planejado.
Após escolher o local onde a despensa será feita, você deve escolher como ela será: apenas as prateleiras, um armário ou um armário com prateleiras.
Quando tudo estiver decidido, chega o momento de montá-la. Você pode optar por fazer isso sozinha ou contratar uma mão de obra profissional.
Optar por contratar um profissional para fazer a instalação é sempre o mais indicado, pois o especialista saberá dar o acabamento perfeito para a despensa, além de garantir que ela tenha uma vida útil maior, sem causar transtornos futuros para o proprietário.
Que tipos de organizadores posso usar em uma despensa?
É comum que as pessoas optem por colocar organizadores dentro das despensas, para manter tudo em ordem.
Um dos organizadores mais usados são os potes, que podem facilmente substituir as embalagens originais, como o arroz, a farinha, o café, o açúcar e muitos outros.
Porém, existem produtos que só podem ser retirados da sua embalagem no momento de serem usados, como os enlatados.
Para manter essas latas sempre juntas e em ordem, você pode usar as caixas organizadoras para guardá-las.
Basta escolher uma caixa que caixa na despensa e de preferência seja transparente, para facilitar no momento de procurar algum alimento.
Com a caixa, as latas ficarão sempre alinhadas e juntas, sem contar que as chances delas serem derrubadas por outros alimentos são bem menores.
Caixas organizadoras de tamanhos menores também podem ser usadas para guardar saches, como os de chá ou de suco, evitando que eles fiquem jogados pela despensa.
Tenha uma despensa para cada tipo de coisa
As despensas são muito úteis no momento de organizar as coisas de casa, mas é importante ter em mente que nenhuma delas deve se misturar.
É comum ver em casas despensas, sejam elas para alimentos, ferramentas, materiais de limpeza ou outro tipo de categoria.
Porém, se você deseja guardar tudo isso de forma organizada, é de extrema importância que exista uma despensa para cada um dos segmentos.
Principalmente se tratando dos alimentos, que podem ser contaminados pelos produtos de limpeza e pelas impurezas que as ferramentas podem procriar.
Sem Comentários