Como organizar a sua escrivaninha?

organizar a sua escrivaninha

Como organizar a sua escrivaninha?

Apesar de a correria do dia a dia ser uma desculpa para procrastinarmos certos tipos de atividades domésticas, é muito importante manter uma rotina de limpeza, principalmente para organizar a sua escrivaninha.

Isso porque a escrivaninha é um local onde, geralmente, trabalhamos ou estudamos e essas atividades requerem um ambiente sempre limpo e organizado.

Porém, muitas pessoas acabam encontrando dificuldades no momento de organizar a sua escrivaninha, principalmente se for o caso de alguém que deixou a bagunça acumular por muito tempo, o que deixa a situação mais trabalhosa.

Algumas dicas e truques podem ajudar, e muito, no momento de organizar a sua escrivaninha, principalmente se você não souber por onde começar.

 

organizar a sua escrivaninha

 

Dicas para manter a sua escrivaninha sempre organizada

Algumas dicas e truques podem ajudar, e muito, no momento de organizar a sua escrivaninha, principalmente se você não souber por onde começar.

A organização é um hábito que devemos manter em nossa vida, pois, além de otimizar tempo procurando certas coisas, nós também nos sentiremos melhor no ambiente onde vivemos.

Por conta disso, devemos manter esse tipo de costume também na nossa escrivaninha, seja ela usada para estudos, para trabalho ou para ambas as atividades. Isso porque é muito comum que esse móvel se torne um grande depósito e aparador de itens com o passar do tempo.

• Jogue todas as coisas inúteis fora: é muito comum que com o passar do tempo a gente comece a acumular papéis e itens que talvez não tenham nenhuma utilidade futuramente e quando nos damos conta, a nossa escrivaninha se tornou um verdadeiro aparador de lixo.

Portanto, o primeiro passo para organizar a sua escrivaninha é tirar tudo dela e separar os itens que devem ficar e aqueles que devem ser jogados fora. Eventualmente você encontrará coisas que serão um meio termo e precisam ser mantidas, mas não em cima do móvel. Se for o caso, encontre uma pasta ou uma caixa organizadora para guardar esses itens.

Coisas que são mantidas só por “serem bonitinhas”, pode se tornar um vicio, então, livre-se delas também.

• Limpe a sua escrivaninha: após retirar todos os itens da sua escrivaninha, é preciso fazer uma limpeza nela, pois esse tipo de móvel acumula muita poeira e com o tempo, ela acaba impregnando no material da peça.

Para evitar esse tipo de problema, mantenha o hábito de fazer uma limpeza na sua escrivaninha, pelo menos, uma vez na semana.

Você pode fazer essa limpeza com a ajuda de um pano úmido com lustra móveis, o que será suficiente para mantê-la limpa e com um cheiro agradável.

• Os portas-treco são indispensáveis: muitas pessoas pensam que ter portas-treco são um grande desperdício de espaço, porém, eles podem ser mais úteis do que se imagina.

Principalmente se você possui canetas e lápis na sua escrivaninha, ter um portas-treco é indispensável. Isso porque se você deixar seus itens de papelaria espalhados pela mesa, por mais que sejam poucos, o móvel terá uma aparência de bagunça, além de elas acabarem ocupando mais espaço do que o próprio compartimento.

O ideal é encontrar um portas-treco que combine com seu estilo e com a decoração que você mantém no ambiente da escrivaninha. Dessa forma você terá um lugar para organizar suas canetas, sem que o item ocupe muito espaço.

Inclusive, é possível encontrar tutoriais na internet de como fazer o seu próprio portas-treco em casa, com materiais bem baratos.

• Use a parede da frente da escrivaninha: geralmente as escrivaninhas ficam viradas de frente para uma parede, que muitas vezes, nem é usada. Se esse for o seu caso, aproveite para otimiza espaço e utilizar essa parede vazia.

Você pode usá-la para comportar planners, calendários e até um quadro para colar seus post-its com lembretes e próximas tarefas.

Utilizar a parede de frente para a escrivaninha ajuda a manter o móvel com espaço livre para trabalhar e estudar, além de manter as tarefas importantes sempre á vista, já que você se senta de frente para ela.

Mas lembre-se de manter a disciplina e não fazer da sua parede um verdadeiro carnaval de papeis e planejamentos. Determine um pequeno espaço dela para isso e mantenha o seu restante livre.

Dessa forma, o cantinho onde a escrivaninha fica, sempre terá o aspecto de organizado e limpo.

• Deixe espaço para o essencial: se você precisa ter muitos itens em cima da sua escrivaninha, não se esqueça de manter um espaço destinado a tudo que for realmente essencial, como cadernos, livros, notbook, impressora, etc.

Se você começar a manter em cima do móvel tudo aquilo que você usa, vai acabar perdendo espaço para as coisas que realmente são necessárias. Portanto, revise quais materiais realmente precisam ficar na parte de cima da escrivaninha e o restante você pode manter guardado até o momento que for utilizá-los.

• Use as gavetas com sabedoria: se a sua escrivaninha possuir gavetas, você pode usá-las para comportar alguns objetos que você utiliza durante seu trabalho ou estudo, porém, com pouca freqüência.

Evite guardar tudo o que vê pela frente nas gavetas, pois isso pode acabar se tornando um grande problema, já que o acúmulo de coisas começara a atrapalhar a sua rotina.

Além disso, não adianta você sempre deixar a escrivaninha arrumada, se as gavetas estão uma zona. Isso atrapalhará, e muito, no momento que precisar encontrar algum item especifico.

Quais são os tipos de escrivaninha?

A escrivaninha é um móvel muito versátil e pode facilmente ser encaixado em quartos, salas e escritórios e, por conta disso, é possível encontrá-las em diversos modelos, tamanhos e feitas com diferentes tipos de materiais.

Porém, existem alguns modelos que são os queridinhos das pessoas, principalmente para serem usados em quartos, que é um local que exige que as escrivaninhas dividam espaço com o restante dos móveis.

• Escrivaninha clássica: para quem não se apega muito aos detalhes e curte um estilo mais simples, existem as escrivaninhas clássicas, que são unissex e muito usadas em salas de escritório.

Geralmente, elas possuem cores neutras como o branco, o preto ou o marrom, o que também permite que elas sejam combinadas com os mais diversos tipos de decorações que o ambiente pode ter.

Para manter o estilo clássico, esse tipo de escrivaninha é feito de diversos tipos de madeira.

• Escrivaninha moderna: esse é o tipo de escrivaninha com mais modelos no mercado, já que se trata de um móvel muito versátil e que atende aos mais diversos estilos e gostos.

Você pode encontrar modelos de escrivaninhas modernas com ou sem gavetas e em tamanhos mais compactos ou bem maiores.

As cores de uma escrivaninha moderna variam muito e o material que é usado para fazê-las também, apesar da madeira ser predominante neste caso.

Mantenha sua escrivaninha sempre iluminada

Tão importante quanto manter a escrivaninha limpa e organiza, é mantê-la sempre iluminada. Isso porque para estudarmos ou trabalharmos, precisamos de luz, para evitar que a nossa vista seja forçada, nos causando problemas de saúde futuramente.

Portanto, busque sempre colocar a sua escrivaninha em um local iluminado, que seja de preferência uma luz natural. Porém, se isso não for possível, invista em uma iluminação artificial feita por lâmpadas e luminárias.

O ideal é não deixar a escrivaninha no escuro, principalmente o centro dela, que é onde a mesa é mais utilizada.

Se o ambiente onde a escrivaninha está receber luz natural durante o dia, mas você também precisar usá-la pela noite, tenha uma luminária de mesa para esses momentos. Existem diversos modelos delas no mercado e você com certeza encontrará aquele que mais combinar com a sua decoração e estilo.

 

organizar a sua escrivaninha

 

Invista em uma boa cadeira

Todos nós já sabemos que a escrivaninha é muito usada para estudar e trabalhar e, por conta disso, acabamos passando horas sentados nela e, se não possuirmos uma cadeira boa para isso, acabaremos tendo problemas na coluna com o passar do tempo.

Portanto, quando você adquirir a sua escrivaninha, tenha em mente que o investimento na cadeira que será usada com ela também é muito importante.

Opte sempre por modelos que sejam confortáveis para o seu corpo e que atendam a sua necessidade. Quando encontrar a cadeira ideal, lembre-se de comprar uma que possua cor ou estampa que combine com o restante da decoração do ambiente e da sua escrivaninha.

É possível ter uma escrivaninha em um ambiente com pouco espaço?

Sim. Se você deseja ter uma escrivaninha, mas o seu quarto ou escritório não dispõem de um espaço muito grande, não desanime, você ainda pode ter o seu móvel.

Isso é possível pois muitas empresas hoje em dia fornecem o serviço de produzir escrivaninhas sob medida, o que permite criar peças para todos os tipos de ambientes, independente do seu tamanho e espaço disponível.

Para isso, basta solicitar um profissional de uma empresa que possui esse tipo de serviço que irá até sua casa e tirará todas as medidas necessárias que a sua escrivaninha precisará ter. Após isso, a companhia ficará encarregada de criar o móvel.

Além disso, todas as empresas que fazem mesas sob medida, permitem que o cliente escolha qual cor ele deseja que o móvel tenha e até mesmo o material que a peça será feita.

Sem Comentários

Faça um Comentário