Como padronizar os potes de congelamento do seu freezer pode te ajudar a ganhar espaço?

Como padronizar os potes de congelamento do seu freezer pode te ajudar a ganhar espaço?

É muito comum ver mais e mais potes de congelamento nos freezers das casas hoje em dia. Isso porque as pessoas preferem fazer grandes quantidades de comida e armazená-la em pequenos potes, para que seja consumida durante certo período de dias.

Porém, apenas colocar qualquer tipo de pote no freezer, de forma desordenada, pode acabar causando certa desorganização no eletrodoméstico, além de ocupar um espaço que poderia ser usado por outros alimentos.

Ter um padrão de potes de congelamento, do mesmo tamanho, por exemplo, ajuda a encaixá-los um em cima do outro, abrindo mais lugar no freezer.

Como organizar o freezer?

Apesar de a padronização dos potes de congelamento ajudar a manter o freezer mais organizado, algumas técnicas podem dar um auxilio a mais. Como por exemplo:

• Descarte tudo o que você não souber identificar: se algo que está guardado no congelador te deixa dúvidas do que é, provavelmente está lá a mais tempo do que deveria.

Portanto, se você se deparar com algo nesse ponto, não tenha receio de jogar fora.

 

potes de congelamento

 

• Separe os alimentos similares por setor: se você mantiver cada categoria de alimento juntos, pode ser muito mais fácil de localizar o que deseja no momento, sem precisar bagunçar todo o freezer.

Você pode separar como: frango, carne, legumes, peixes e frutos do mar, etc.

Dessa forma você terá uma parte do freezer para cada tipo de alimento, mantendo-o sempre organizado.

• Opte por etiquetar os potes: ter uma padronização de potes pode acabar confundindo um pouco, já que todos são praticamente iguais.

Para que não perca tempo abrindo os potes para achar o que procura, opte por etiquetá-los. Isso te ajudará a localizar os alimentos com rapidez, sem precisar mexer muito no freezer.

• Separe as carnes em porções menores: quando comprar carne, ao invés de colocar direto no congelador, separe-a em pequenas porções (ou nas porções necessárias) e guarde nos potes.

Fazendo isso, você descongelará apenas a quantidade que será necessária para aquela refeição, evitando que o restante da carne, que não foi usado, acabe estragando por conta do descongelamento.

• Mantenha as compras mais recentes no fundo: mesmo quando os alimentos forem separados em potes, coloque os que acabaram de ser comprados ao fundo do freezer.

Isso fará com que você instintivamente use os alimentos que já estavam guardados, evitando desperdício.

• Guarde as forminhas de gelo acima dos potes de congelamento: o hábito de colocar alimentos e potes em cima das forminhas de gelo pode ser muito ruim.

Isso porque os fundos dos potes podem acabar contaminando o gelo que será consumido futuramente.

• Mantenha os alimentos prontos separados dos crus: mesmo tendo uma padronização de potes, tenha uma separação de todos os alimentos que já estão prontos, daqueles que ainda precisam ser preparados.

Com essa divisão, será muito mais fácil de localizar quais os alimentos você está buscando naquele momento.

• Quando guardar o alimento no pote, deixe um pequeno espaço: não é indicado que os potes sejam preenchidos completamente, principalmente quando o alimento possui líquido.

Isso porque os mantimentos acabam dilatando quando são congelados e se os potes estiverem completamente cheios, acabarão quebrando ou vazando.

Como organizar um freezer muito pequeno?

Os freezers pequenos, geralmente, são usados por pessoas com famílias menores, portanto, a única forma de mantê-lo sempre organizado é sempre possuir a quantidade necessária de alimentos.

Não adiantará comprar quilos e mais quilos de carnes, se não conseguirá guardar no freezer.

Ter a padronização de potes de congelamento ajuda, e muito, a manter um freezer de menor tamanho sempre organizado.

Pois os potes ocuparão apenas o espaço necessário para eles, deixando o restante do freezer livre para algum outro momento.

O que não pode ser colocado no freezer, nem em potes de congelamento?

Muitas pessoas pensam que tudo pode ser congelado, afinal, esse processo aumenta a validade que o alimento tem para ser consumido.

Porém, alguns mantimentos não podem ser levados ao freezer, nem em potes. Eles são:

• Maionese: o congelamento faz com que o óleo se separe dos outros ingredientes;

• Gelatina pronta: acaba cristalizando;

• Folhas verdes e tomates crus: perdem suas propriedades após serem congelados;

• Batata e outros tubérculos (exceto a mandioca): quando são congelados acabam perdendo a textura e o sabor;

• Ovos cozidos ou crus com casca: a gema acaba ficando granulada;

• Vegetais que são usados crus: desidratam e mudam a sua textura;

• Manjares e pudins (á base de amido de milho): tem suas propriedades alteradas;

• Carne defumada ou salgada: perdem as propriedades;

• Creme de leite, leite fresco, iogurte, leite condensado, picles: perdem o sabor e as propriedades.

Qualquer outro tipo de alimento pode ser levado ao freezer, desde que sejam guardados em potes de congelamento e fechados corretamente para evitar serem contaminados.

Qual a validade de consumo dos alimentos congelados?

Que o congelamento permite que os alimentos sejam consumidos em um maior prazo, isso já sabemos. Porém, isso não quer dizer que eles podem ser esquecidos no freezer por meses, e ainda estarão bons para consumo depois disso.

O prazo de validade dos alimentos congelados varia, e por conta disso, devemos estar sempre alerta ao seu tempo no freezer.

• Carne bovina sem gordura: 9 a 12 meses;

• Carne bovina com gordura: 2 meses;

• Frango: 12 meses;

• Frutas: 8 a 12 meses;

• Frutos do mar: 3 meses;

• Carne de porco fresca: 6 meses;

• Lingüiça e salsicha: 2 meses;

• Bacon: 2 meses;

• Presunto e Tender: 4 meses;

• Hambúrguer: 3 meses;

• Vegetais: 8 a 12 meses;

• Aves: 3 meses.

Você pode conferir o prazo de validade de congelamento dos alimentos, indicado pelo fabricante, no rótulo deles.

Após retirar do freezer, como descongelar o alimento?

Saber como descongelar os alimentos é fundamental para que o consumo dele seja feito da forma correta.

Isso porque não adianta manter o alimento no freezer, dentro de potes, como deve ser, se o descongelamento for feito errado e acabar estragando o mantimento.

Quando precisar descongelar algo para preparar no outro dia, retire-o do freezer e guarde na parte de baixo da geladeira, de preferência, 12 horas antes do consumo.

Essa prática impede que o alimento descongele em uma temperatura muito diferente da que ele estava, mantendo o sabor e longe de microoganismos.

Outra opção de descongelamento é usar o microondas, porém, para essa técnica, o alimento deve ser consumido logo em seguida, pois o aparelho já inicia o processo de cozimento.

Outra dica muito importante é que, quando um alimento é descongelado, ele não pode ser levado ao freezer novamente, pois pode causar intoxicação.

Por conta disso, guardar os alimentos em pequenas quantidades, em potes de congelamento separados é muito importante.

 

potes de congelamento

 

Posso usar potes de vidro para congelar alimentos?

Sim. Inclusive, há muitas pessoas que preferem usar potes de vidro, aos de plástico.

Os potes de vidro podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos e também podem ser padronizados para ocupar menos espaço e manter o freezer organizado.

Certos alimentos são mais indicados para se congelar em potes de vidro, pois o material do compartimento acaba garantindo menor perda de propriedades e sabores, o que os de plástico podem acabar perdendo.

Os alimentos mais indicados para guardar em potes de vidros são:

• Frutas maduras: muito usadas para fazer sucos e sorvetes após o congelamento, além de continuarem saborosas;

• Feijão: os potes de vidro mantêm o feijão sempre fresco, mesmo quando é congelado com tempero;

• Tempero verde já cortado: a salsinha e a cebolinha já cortadas continuam frescas quando são armazenadas em potes de vidro. A única exigência do alimento é que ele seja guardado o mais seco possível, para não empapar no pote;

• Molho de tomate: assim como o feijão, o molho de tomate pode ter seu sabor muito bem conservado quando congelado em potes de vidro;

• Pão: apesar de parecer estranho, quando o pão é guardado em fatias em potes de vidro, ele mantém suas propriedades e quando é colocado na frigideira parece novo;

Lembrando que qualquer alimento pode ser congelado em potes de vidro, porém, os alimentos listados acima são mais bem conservados neles.

Posso guardar alimentos na porta do freezer?

É muito comum hoje em dia que os freezers venham com compartimentos internos em suas portas.

Com isso, é possível contar com um espaço a mais dentro do freezer para comportar os alimentos.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é se guardar alimentos na porta do freezer pode ser uma boa idéia.

O indicado é que na porta fique apenas os alimentos que são consumidos mais vezes ou em menos tempo.

Isso porque, mesmo sendo parte do freezer, os compartimentos da porta não recebem frio o suficiente para congelar completamente os alimentos guardados ali, eles acabam apenas sendo bastante refrigerados.

Por conta disso, qualquer mantimento colocado na porta (mesmo que seja em potes), deve ser consumido em menos tempo, para evitar que ele acabe estragando, já que sua validade é muito menor do que aqueles que são guardados no freezer.