Como renovar o rejunte

renovar-rejunte

Como renovar o rejunte

Você já se perguntou como renovar o rejunte da sua casa? Na verdade, já se questionou se esse tipo de reforma é mesmo necessária?

Pois bem, nós te dizemos que sim, essa é uma mudança que precisa ser feita de tempos em tempos para manter a beleza do material como se fosse novo.

Isso porque com o tempo, os rejuntes vão ficando amarelados e podem começar a rachar. Além de deixar o ambiente feio, isso pode acabar sendo muito perigoso e também causar mofos pela casa.

Hoje em dia, é muito fácil renovar rejunte dos azulejos e não é preciso ser um profissional para fazer isso.

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como renovar o rejunte da sua casa sem causar problemas ou errar a mão de algo.

Pensando nessas pessoas, criamos um post explicando tudo o que você precisa saber sobre renovação de rejunte e para se tornar tão bom ao ponto de não necessitar gastar com ajuda profissional para isso.

 

renovar-rejunte

 

Passo a passo para renovar o rejunte

Para que você consiga fazer esse tipo de atividade da forma correta e evitar que cause problemas para a sua casa, é preciso seguir alguns passos que são muito importantes para renovar o rejunte.

Esses passos são:

1. Raspe o rejunte antigo: com um raspador específico para esse passo, retire aproximadamente 50% da profundidade do rejunte antigo do piso ou do revestimento.

É preciso tomar muito cuidado para realizar essa parte do processo, para evitar danificar os pisos e azulejos.

2. Retire todos os resíduos: após finalizar a etapa um, use um pincel ou uma vassoura para retirar todo o pó e resíduo que estiver preso no revestimento.

Use um pano úmido para finalizar a limpeza, pois esse pozinho pode acabar atrapalhando no momento de renovar o seu rejunte.

3. Prepare o rejunte: para o rejunte cimentício, em um recipiente plástico coloque o conteúdo da embalagem e adicione água (se for usado em áreas secas) ou aditivo (se for usado em áreas molhadas).

Se o rejunte foi epóxi, coloque no recipiente todo o conteúdo do kit e misture até obter uma massa pastosa e homogênea, sem nenhum resíduo em pedaços.

4. Aplique o rejunte novamente: com o auxilio de uma espátula, aplique o rejunte com movimentos diagonais entre o piso e o revestimento.

Pressione a espátula em toda a extensão do piso para se certificar de que o espaço entre eles foi completamente preenchido.

É muito importante que essa aplicação seja feita em um metro quadrado por vez para evitar futuros problemas ou a falta de rejunte em alguns espaços do piso.

5. Limpe o excesso: usando uma esponja macia e levemente úmida, retire todo o excesso de rejunte fazendo movimentos circulares.

Aproveite o momento e também retire todas as imperfeições do piso, deixando o rejunte liso e mais bonito.

6. Espere secar: o tempo de espera de cada um dos tipos de rejunte varia por conta da sua aplicação e dos materiais usados para misturar a massa.

No caso do cimentício e do acrílico, é preciso aguardar 72h para que esteja totalmente seco e no caso do rejunte epóxi, o tempo necessário é de 24h.

É importante lembrar que deixar que o rejunte seque totalmente é muito importante e reflete diretamente no resultado da aplicação.

7. Aplique o selante: quando todo o rejunte estiver completamente seco, com a ajuda de um pincel ou de uma esponja, aplique o selante em toda a área rejuntada.

Espere secar pelo tempo determinado pelo fabricante na embalagem do produto.

8. Finalize a aplicação: quando o selante estiver totalmente seco, limpe o revestimento e o piso com um pano úmido e limpo e estará pronto.

Para o caso da limpeza no dia a dia, é muito importante não usar água sanitária e sim, apenas o sabão neutro com água.

No caso de precisar remover aquele aspecto encardido ou mesmo livrar sua parede do mofo, use o nosso fiel companheiro da limpeza: o vinagre branco.

Para isso, use uma escova de dente molhada com vinagre e esfregue a parte manchada do rejunte, depois enxágua com bastante água.

Para ambos os tipos de rejunte, nunca se deve utilizar produtos com ácido na composição ou muito abrasivos para limpar o local após a aplicação.

Qual a diferença entre rejunte acrílico e rejunte epóxi?

Os rejuntes são utilizados para preencher o espaço que fica entre as peças de revestimentos assentados em paredes e pisos de cerâmicas, porcelanatos, pastilhas e etc, mais conhecidas como juntas.

Essas juntas entre as peças são muito importantes, pois elas são responsáveis por absorver as tensões causadas por variações de temperaturas (frio, calor, umidade, vento) e são chamadas de movimentações.

Além disso, as juntas ajudam na correção da variação entre as medidas das peças. É por isso que o rejunte é um item tão importante para a sua obra, também não deixe ele faltar na hora de reformar.

Os rejuntes tem várias cores que podem combinar com um visual geral ou criando um ponto de atenção para os revestimentos, que a cada dia são mais bonitos e sofisticados.

• Rejunte Epóxi: é uma ótima opção para ser aplicado em locais que requerem altíssima resistência e durabilidade.

Ele oferece acabamento de textura extra-lisa, é totalmente impermeável, resistente a manchas, não permite que a sujeira grude e evita a formação de fungos e algas. É próprio para rejuntar revestimentos nobres.

Esse tipo de rejunte pode ser aplicado em áreas internas e externas como: paredes, pisos piscinas, saunas, fachadas e dar vida nova aos revestimentos antigos.

No entanto, os rejuntes nas cores claras, especialmente o branco, tendem a amarelar quando colocados em áreas expostas aos raios ultravioletas.

O rejunte epóxi não deve ser usado em ambientes com temperaturas inferiores a -10º C e superiores a 72º C.

Esse tipo de rejunte tem uma paleta com 10 cores e comercializado em embalagem de 1 kg com dois componentes, resina epóxi e o endurecedor, que devem ser misturados entre si para serem aplicados imediatamente.

A limpeza deve ser feita em até 30 minutos após a aplicação, porque depois de seco fica difícil retirar os resíduos do revestimento.

• Rejunte acrílico: já no caso do rejunte acrílico, ele vem pronto para o uso e pode ser aplicado em áreas internas e externas em paredes e pisos, assim como sobre revestimentos antigos, mas são contra indicados para piscinas e saunas.

O tipo acrílico é super lavável e, assim como o rejunte epóxi é resistente a manchas, à formação de fungos e tem o acabamento liso.

Oferecido em diversas cores, esses rejuntes são muito duráveis e não desbotam. Os resíduos do acrílico, mesmo após a secagem, são um pouco mais fáceis de remover.

Como retirar os resíduos do rejunte após a sua aplicação?

Apesar de os rejuntes de acrílico ser fáceis de remover, como foi dito anteriormente, é preciso usar o produto correto para fazer esse tipo de remoção da forma correta e sem estragar o revestimento.

No entanto, para facilitar sua vida, tente retirar todos os resíduos do rejunte antes que ele seque completamente, dessa forma, você evitará mais gastos com produtos.

 

renovar-rejunte

 

Escolha um rejunte de qualidade para usar em casa

Assim como qualquer outro produto, quando usamos um rejunte de má qualidade, corremos o risco de fazer um péssimo negócio e ter mais dor de cabeça com o passar do tempo.

Além disso, existe também o fato de que o material não durará por tanto tempo quando o que é ideal.

Como foi dito antes, o rejunte é muito importante pois ele é responsável por manter os revestimentos vedados, protegendo contra a umidade, evitando a penetração de água e até mesmo impedindo que as peças descolem da argamassa.

Esse material ainda proporciona um visual mais bonito ao revestimento após o seu acabamento.

Um bom rejunte vai oferecer muito mais qualidade, higiene e segurança para o seu revestimento, além de evitar problemas como, por exemplo, as rachaduras ou o deslocamento das peças com o passar do tempo.

Existem três versões principais de rejunte, que servem tanto para ambientes externos quanto internos. É importante conhecer para analisar qual se adéqua melhor à sua obra.

• Rejunte cimentício: é o tipo mais em conta. Tem uma consistência áspera e oferece uma qualidade de acabamento menor.

Pode ser encontrada em duas versões, uma específica para porcelanato e outra para cerâmica.

• Rejunte acrílico: é fácil de aplicar, pois é comercializado pronto para uso e tem um acabamento superior.

É indicado para pisos, revestimentos cerâmicos, pastilhas e porcelanatos.

• Rejunte epóxi: demanda um cuidado maior na hora da aplicação. É mais caro, porém é mais resistente e proporciona um ótimo acabamento.

Indicado para piscinas, porcelanatos, revestimentos cerâmicos e pisos.

Outro ponto muito importante é a espessura de aplicação do rejunte, que varia de 1 a 15 milímetros. Para juntas menores é melhor usar o rejunte acrílico ou epóxi.

Já os rejuntes cimentícios, ele são mais espessos e recomendados para juntas maiores. Esse tipo é indicado, por exemplo, para edifícios recém-entregues.

Sem Comentários

Faça um Comentário