Como ter um jardim dentro de casa?

jardim dentro de casa

Como ter um jardim dentro de casa?

Ter um jardim dentro de casa se tornou algo muito comum, já que as pessoas têm preferido optar por residências menores, que muitas vezes, principalmente os apartamentos, não dispõem de um espaço externo.

O contato com a natureza pode trazer diversos benefícios para as pessoas que praticam esse tipo de ato, além de as plantas serem ótimas opções para compor a decoração dos ambientes da casa.

Aquelas pessoas que amam as plantinhas, mas não tem espaço para criar um lindo jardim cheio de vasos e plantações, não precisam se preocupar, pois hoje em dia, já é possível que você mantenha seu contato com as flores, mesmo que seja dentro da sua casa.

É possível montar um pequeno jardim dentro de casa com plantas e vasos de tamanhos reduzidos e que são mais fáceis de cuidar e de locomover, se for necessário.

Para te ajudar com essa questão, temos algumas idéias e dicas que podem dar uma mãozinha e até mesmo te inspirar para criar o seu próprio jardim.

 

jardim dentro de casa

 

Em quais cômodos posso montar um jardim?

Como dito antes, existe a possibilidade de criar um pequeno jardim com a ajuda de plantas e vasos menores, que podem ser facilmente encaixados em diversas partes e cantos da casa.

Essa facilidade permite que você use a imaginação e crie lindos jardins em qualquer um dos cômodos da sua casa, mesmo que ela seja bem pequena e não tenha espaços externos.

É indispensável que sempre optemos por montar o nosso jardim dentro de casa em locais onde a luz solar bata, pois todas as plantas necessitam desse contato com o sol, mesmo que seja mínimo.

• Sala de estar: esse é o cômodo onde recebemos as nossas visitas e, geralmente, onde colocamos a maior parte dos nossos objetos decorativos, para que possam ficar sempre á vista de todos que vão a casa.

Um canto não usado ou uma mesa de centro sem objetos decorativos podem ser os locais ideais para você montar o seu pequeno jardim, sem deixar o ambiente pesado ou desequilibrado.

• Quarto: o quarto é o cômodo mais intimo da casa, já que ele é onde apenas o dono passará o tempo e poderá expressar sua personalidade em todos os detalhes do ambiente.

As plantas e flores podem ser ótimas opções para você conseguir mostrar um pouco da sua essência no seu quarto.

Seja na mesa de cabeceira ou em um aparador próximo á janela, você pode criar pequenas montagens de plantas e flores que combinem com o astral do cômodo, seja em cores ou em elementos.

• Banheiro: o banheiro também pode ser um local de relaxamento, já que é lá que tomamos banho após um dia cansativo de trabalho ou fazemos a rotina de cuidados com a pele antes de dormir.

As plantas podem trazer uma linda harmonização para o ambiente, mesmo que seja nos mínimos detalhes.

Pequenos vasos de flores e plantas podem ser usados para decorar a pia do banheiro, próximo ao espelho ou, no caso de casas com banheiras, use as bordas para criar um lindo jardim ao seu redor, para que possa desfrutar enquanto toma seu banho.

Se o seu banheiro possuir box, não coloque as plantas dentro dele, mesmo que seja na janela, pois o material da proteção pode fazer com que aquele canto do banheiro seja muito úmido, o que pode acabar matando algumas espécies de plantas que não necessitam de tanta água e umidade.

• Cozinha: geralmente, a cozinha é um dos ambientes mais iluminados da casa, já que essa luz é necessária para realizar os procedimentos para as refeições.

Por conta de toda a luminosidade que a maioria das cozinhas recebe, elas podem ser um ótimo local para montarmos os nossos pequenos jardins.

Se você possui balcões na sua cozinha, use um pequeno espaço deles para criar um jardim com suas plantas e flores favoritas. Colocá-las perto da pia, que é onde fica a janela, geralmente, também é um ótimo lugar para enfeitar.

• Varanda: as varandas têm tomado conta da vida das pessoas, principalmente quando o assunto são os apartamentos.

Isso porque as varandas têm sido ótimas opções para substituir as áreas externas que muitas residências não podem ter. Portanto, elas podem se tornar ótimos locais para montarmos os nossos jardins sem precisar sair de casa.

A luminosidade que atinge o local o torna ainda mais especial e propicio para receber esse tipo de vida. Porém, é importante que a varanda possua um vidro, para que os ventos, que são mais fortes em apartamentos altos, não derrubem os vasos.

• Lavanderia: a lavanderia de uma casa é o local de serviço, por conta disso, esse é um dos locais que, geralmente, não possui nenhum tipo de decoração.

Porém, muitas lavanderias recebem uma luz solar diária que pode ser muito atraente para as plantas, sendo uma ótima opção para você montar um pequeno jardim.

Mas lembre-se, como se trata de um ambiente de serviço, onde as coisas precisam ser dinâmicas, o jardim não pode ser colocado de forma que atrapalhe as atividades do local.

Tipos de jardins para ter em casa

Agora que você já conhece todos os locais onde pode colocar o seu jardim, deve estar se perguntando quais são os tipos de jardins que são possíveis de criar em casa.

Para isso, basta usar a imaginação e nunca se esquecer de expressar um pouco da sua personalidade no jardim, deixando-o com a sua cara. Algumas dicas podem te ajudar nesse momento.

• Miniaturas de jardins: as plantas em miniatura são ótimas para usar dentro de casa, já que elas não ocupam tanto espaço e podem facilmente ser movidas para outros ambientes.

Você pode fazer um compilado com diversas plantas e flores em pequenos vasos, para criar o seu jardim em miniatura e colocá-lo em qualquer cômodo da casa.

Se você não quer um jardim com vários vasos, retire as plantas deles e coloque-as em uma caixa de madeira cheia de terra, criando um canteiro mais realista e bonito. Enfeite a terra com pequenas pedras, para dar um charme a mais para o seu novo mini-jardim.

• Jardim de parede: os jardins de parede tem se tornado uma grande febre em casas com espaços reduzidos.

Isso porque eles são colocados nas paredes, otimizando o espaço útil do ambiente, que pode ser usado para acomodar outros tipos de objetos decorativos e até mesmo móveis.

É muito comum ver os jardins de parede em varandas de prédio, que é onde mais bate sol durante o dia. Mas você pode se sentir livre para colocá-lo em qualquer cômodo da casa, desde que ele receba os raios solares adequadamente.

 

jardim dentro de casa

 

• Jardim nos móveis: usar móveis para acomodar pequenos vasos de plantas também pode ser uma ótima opção para criar um jardim dentro de casa.

Essa idéia pode ser aplicada em móveis que não estão sendo usados para nenhum tipo de finalidade, usando o seu espaço apenas para as plantinhas.

Se sua casa possuir espaço, mas você não tiver o móvel, você pode criá-lo com nichos feitos de recortes de madeiras pintadas.

• Use canos de PVC: os canos de PVC podem ser ótimas opções para criar um pequeno jardim na sua casa.

Você pode usar pedaços dos canos para únicos ou em várias quantidades para compor um único vaso de plantas. Para isso, basta prendê-los na terra e colocar as mudas das plantas no fundo deles.

• Potes de vidro para as plantas: se você possui potes de vidros em tamanhos médios e grandes, guarde-os, pois eles podem servir como ótimas opções para acomodar pequenas plantas.

Para isso, preencha o fundo do pote com terra (e decorações, se quiser) e acomode uma planta unitária nele. Ela provavelmente irá crescer dentro do vidro, portanto, escolha um pote que sobre bastante espaço para que ela consiga se desenvolver sem problemas.

Se por acaso a planta ficar grande demais para o pote, troque por um vidro maior.

• Prateleiras podem ser boas opções de jardins: as prateleiras são muito vistas em casas, principalmente naquelas que não possuem tanto espaço para colocar os itens de decoração.

Porém, as prateleiras e toda a sua praticidade podem ser ótimas para acomodar pequenos vasos de plantas e criar um cenário de jardim suspenso na sua casa.

• Garrafas pet podem ser boas hospedeiras de plantas: usar as garrafas pet como um tipo de suporte para as plantas pode ser uma boa forma de fazer com que elas fiquem organizadas e sem ocupar muito espaço na casa.

Na internet você pode encontrar diversos tutoriais de como criar um suporte de garrafas pet usadas para pequenos vasos de plantas, para que você os pendure na sua varanda, por exemplo.

• Uma fruteira antiga pode ser um bom suporte: se você tem uma fruteira de chão velha em sua casa, da qual não tem mais utilidade, use-a para criar um lindo suporte de pequenos jardins.

Você pode forrar as bases da fruteira com plástico e criar um pequeno jardim em cada uma das divisórias da fruteira.