Como usar técnica tom sobre tom em casa?

Como usar técnica tom sobre tom em casa?

A técnica tom sobre tom é uma das mais tradicionais quando se trata de decoração em casa. Esse tipo de tática possibilita as mais diversas combinações, permitindo que você a utilize em qualquer tipo de cômodo.

Além disso, o tom sobre tom permite que você se sinta livre para combinar cores e estampas de diferentes formas, além de poder ser usada seguindo qualquer tipo de gosto.

O tom sobre tom consiste na utilização da mesma cor, porém em diferentes tons – podendo ser do mais claro para o mais forte e vice versa. Essa técnica pode ser aplicada em parede, móveis, tapetes, cortinas e muitos outros objetos decorativos.

Como usar a técnica tom sobre tom?

Se você gosta da idéia do tom sobre tom, mas ainda não sabe como aplicá-lo, temos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.

• Escolha a cor com cuidado: a escolha da cor predominante é extremamente importante e deve ser feita com muito cuidado para evitar que o resultado fique “sem graça” ou até exagerado demais.

É possível usar essa técnica com qualquer cor, desde que você mantenha a harmonia do visual e saiba respeitar as necessidades de cada ambiente.

 

 

Cada cor tem poder de transmitir sensações específicas – com tranqüilidade, alegria, calma, empolgação – e por conta disso, é preciso levar em consideração qual será utilizada no ambiente, pois ela não pode fazer com que o cômodo perca seu propósito.

Por exemplo, o quarto é um local para relaxar e descansar, por conta disso, as cores mais neutras e escuras são as melhores opções para decorá-lo.

• Crie uma composição com cores neutras: se os seus tons preferidos são os neutros, saiba que é possível criar composições com essas cores também, sem que o ambiente fique sóbrio demais.

Para os tons como o cinza, o bege ou o preto, o ideal é apostar em uma iluminação bem caprichada, em conjunto com os elementos decorativos que se sobressaem e adicionando alguns toques de cor.

O amarelo e o azul, por exemplo, são cores que conversam muito bem com o cinza.

• Aposte em estampas e texturas: optar por estampas e texturas para o tom sobre tom é uma técnica bastante comum, além de dar um toque a mais para a sua decoração, impedindo que ela fique muito monótona.

Você pode acrescentá-las nos tapetes, almofadas, cortinas, vasos ou até mesmo nos revestimentos com textura.

• Aproveite a iluminação: a iluminação é um ponto fundamental em qualquer projeto de decoração e, neste caso, não poderia ser diferente.

Seja na natural ou a artificial, uma boa iluminação pode ampliar o espaço visualmente e valorizar os pontos de destaque do cômodo. Além disso, ela também é responsável por enriquecer a cores escolhidas para compor o ambiente, dando mais vida aos tons.

Opções de cores e estampas para os cômodos

Agora que você já sabe como usar a técnica tom sobre tom, você pode acompanhar algumas dicas que te ajudarão a escolher a cor de cada um dos cômodos de acordo com seu gosto e a proposta do ambiente.

• Nudes e tons terrosos: com essas cores você consegue criar uma composição de paleta quente, muito bem vinda em ambientes de descontração, como a sala de estar.

• Use estampas com tons neutros: uma paleta neutra de bege e branco com estampas de flores laranja claras, por exemplo, são uma ótima opção para um cozinha mais descontraída e clara.

• Brinque com os tons de uma única cor: usar um tom como base nas paredes e outra nos itens do cômodo tornam ele bastante harmônico, no entanto, deve ser levado em consideração que as cores ficaram “repetitivas” e isso pode acabar enjoando quem mora na casa, portanto, escolha bem os tons e a cor que deseja usar para evitar esse problema.

Um bom cômodo para usar essa composição é o banheiro, pois ele é um cômodo da casa menos visitado durante o dia e isso ajuda a não se cansar das cores.

• Faça um cômodo ficar ainda mais aconchegante: cores mais claras como o rosa e o azul bebê podem tornar um ambiente mais relaxante. As composições dessas cores com estampas discretas permitem que o cômodo seja visto como um canto de aconchego.

Como combinar as cores para o tom sobre tom

Como dito antes, as cores podem influenciar diretamente no ambiente onde elas estão sendo usadas, por conta disso, é muito importante definir as cores da forma correta.

Você pode levar em consideração o círculo cromático para fazer essa escolha.

Existem três tipos de coordenações de cores:

• Cores complementares: dispõem de uma quantidade maior de contraste entre si e estão em posições opostas. Além disso, o objetivo é que uma cor domine o ambiente e logo após, em detalhes, a cor oposta apareça.

• Cores analógicas: são as que estão lado a lado e têm a possibilidade de obter tonalidades semelhantes, criando assim uma unidade, ou intercalar com tons neutros.

• Complementares decompostas: é a combinação entre três cores com distâncias iguais e que formam um triângulo. Você pode apostar em duas tonalidades subjetivas e uma dominante.

Seguindo essas dicas do círculo cromático, você pode facilmente inserir o tom sobre tom em sua casa de forma versátil e simples.

Além disso, você pode dispor dessa composição a partir de temas. Por exemplo: tons próximos do marrom e bege para criar um clima mais rústico e natural.

Quais estampas e cores eu posso usar nas almofadas do sofá?

Praticar o tom sobre tom no sofá da sala de estar é uma das maneiras mais tradicionais da técnica, além de ser o ambiente mais comum para esse tipo de tática. No entanto, muitas pessoas possuem dúvidas de quais estampas e cores utilizar nesse móvel.

Existem formas de decorar o sofá e fugir um pouco do tom sobre tom comum:

• Mix de estampas neutras para sofás de cores lisas: sofás com cores únicas como o cinza, o preto ou o branco estão muito em alta hoje em dia e as capas de almofadas com estampas neutras são peças chaves para combinar com esse tipo de móvel.

Desenhos geométricos, animal print e listras são ótimas estampas para compor esse tipo de decoração
Se você possui itens com detalhes coloridos na sua sala, pode optar por capas de tons mais vibrantes intercalados com as cores neutras, dando um efeito de contraste muito legal para o ambiente.

• Mix de estampas multicoloridas para sofás de cores lisas: os sofás que possuem cores lisas e claras, como os tons pastéis pedem capas de almofadas mais ousadas.

As capas multicoloridas ajudam o ambiente a perder o aspecto de sério, como se fosse um escritório.

Em salas de estar com objetos de decoração neutros, usar as capas de almofadas multicoloridas deixará o cômodo mais alegre, mesmo que seja discretamente.

• Mix de tamanhos e formatos: os diferentes tamanhos e formatos que as almofadas podem possuir também compõem uma linda decoração moderna para a sua sala.

Experimente usar almofadas com tamanhos diversificados, quebrando aquele padrão que as peças de uma única dimensão proporcionam.

• Combine as almofadas com as paredes e acessórios: não existe nenhum tipo de regra que dita que as almofadas precisam combinar apenas com as cores do sofá.

Se sua sala possui objetos decorativos coloridos ou uma parede com um tom diferenciado, você pode criar uma bela combinação entre as capas de almofadas e esses elementos, dando um aspecto bem interessante para o cômodo.

• Mix de almofadas candy colors: para quem gosta de uma decoração mais clara e romântica, podem optar por uma combinação de capas de almofadas em tons pastéis e cores mais suaves, como o rosa claro e o azul bebê.

Essas cores trazem um aspecto de leveza para o ambiente, muito bem combinado com sofás de cores claras, como o branco, que é bastante comum hoje em dia.

Capas de almofadas que possuem estampas de flores delicadas e o fundo mais claro são ótimas opções para não precisar usar apenas peças lisas.

• Combinações divertidas em um ambiente clean: muitas pessoas adoram os tons mais clean para compor a sua sala de estar, porém, existem opções de capas de almofadas divertidas para quebrar esse clima sério que esse tipo de decoração traz.

Almofadas com estampas de animais ou obras de artes são ótimas opções para deixar o ambiente harmônico, sem perder a sua essência principal.

Detalhes que fazem diferença

Investir em um jogo de cama e toalhas com a tonalidade tom sobre tom é uma boa forma de manter essa tendência até mesmo no quarto e no banheiro.

 

 

As almofadas e mantas com texturas distintas também podem completar essa decoração, seja na cama ou no sofá.

Além disso, uma vantagem desse recurso é que ele te auxilia no processo de como combinar cores e deixar a sua decoração ainda mais bonita e elegante.

Uma decoração que conta com o tom sobre tom garante atemporalidade ao ambiente, além de ser uma maneira charmosa de deixar sua casa mais atrativa e agradável visualmente.

Sem Comentários

Faça um Comentário