Conjunto de panelas: como e qual escolher?

Conjunto de panelas: como e qual escolher?

Escolher o conjunto de panelas ideal pode ser uma das maiores dificuldades de quem está começando a montar a sua casa.

Isso porque existem diversos tipos e estilos de panelas, o que pode fazer com que as pessoas tenham muitas dúvidas no momento de escolher uma delas.

A verdade é que cada um deve saber qual a sua necessidade em relação á esses utensílios de cozinha e a partir disso, optar pelo conjunto que atenda ás suas expectativas.

Para te ajudar com essa questão, continue acompanhando nosso post e conheça mais sobre os tipos de panelas disponíveis no mercado e escolha aquela que mais lhe agrade e, claro, caiba no seu bolso.

 

conjunto-de-panelas

 

Vantagens, desvantagens e dicas de cada um dos tipos de panelas

Como dito anteriormente, é muito importante conhecê-las e escolher aquelas que mais se adaptam ao seu estilo de vida.

Isso porque se você comprar uma peça de um material que não irá usar, só jogará dinheiro fora, mesmo que ela esteja bem cuidada.

Conheça um pouco mais sobre cada uma das panelas e seus materiais e algumas dicas que podem ser preciosas para escolher e manter cada uma delas.

• Panelas de ferro

Vantagens: a peça feita de ferro é muito resistente e seu uso regular ajuda na prevenção e no tratamento da anemia.

Isso ocorre durante o cozimento do alimento dentro da panela, quando o ferro é repassado para a comida.

Desvantagens: guardar a comida nesse tipo de panela pode acabar aumentando a concentração de ferro, causando problemas como diarréia.

Dicas: para que a panela de ferro não enferruje, lave-a logo após o seu uso e seque a peça na chama do fogão.

• Panelas de pedra

Vantagens: as panelas feitas de pedra são duráveis, não ficam com o cheiro dos alimentos e nem mudam o sabor deles.

Esse tipo de panela é muito indicada para fazer alimentos como o arroz, feijão, carnes e principalmente os pratos mais demorados, como a feijoada.

Desvantagens: é muito pesada e pode acabar quebrando com facilidade.

Dica: Para lavar uma panela de ferro, use uma esponja macia e não aqueça a peça á seco antes de despejar algum liquido frio.

• Panelas de Ágata (esmaltada)

Vantagens: as panelas feitas de ágata evitam a proliferação de fungos e bactérias.
Desvantagens: qualquer tipo de atrito pode fazer com que o esmalte se solte da panela.

Dicas: Quando cozinha em uma panela feita de ágata use sempre colheres de pau, plástico ou silicone. Não a lave se estiver quente ou morna, pois as mudanças bruscas de temperatura podem acabar causando rachaduras em seu esmalte.

Para evitar que ela fique amarelada, use um pano úmido com álcool para limpá-las.

• Panelas de vidro

Vantagens: as panelas feitas de vidro são ideais para frituras e são muito fáceis de limpar. Além disso, elas não contaminam os alimentos com resíduos químicos e nem ficam com o cheiro da comida.

Desvantagens: por serem de vidro, elas quebram com muita facilidade e como esquentam mais rápido do que os outros materiais, podem facilmente queimar os alimentos.

Dicas: para evitar manchas pretas no fundo da panela de vidro, nunca a leve ao fogo sem que tenha nada dentro dela.

• Panelas antiaderentes

Vantagens: as panelas antiaderentes possuem um revestimento que os alimentos não grudam e são muito fáceis de limpar.

Desvantagens: apesar de ainda não serem comprovados, existem indícios de que a película antiaderente presente nessas panelas podem liberar uma substância na comida que pode ser cancerígena.

Dicas: sempre use colher de pau, silicone ou plástico para manusear os alimentos nessa panela. Quando for lavar, evite usar a esponja de aço, pois ela arranha a película antiaderente.

• Panelas de alumínio

Vantagens: a panela de alumínio é a mais conhecida pelas pessoas e, por isso, é mais em conta do que as outras opções. Sua estrutura é bem leve e ela distribui bem o calor.

Desvantagens: se usada em excesso, o alumínio da panela pode acabar trazendo problemas para a saúde das pessoas, como cólicas abdominais e queda de cabelo.

Dicas: sempre mexa os alimentos com utensílios de pau, plástico ou silicone. Evite o preparo de comidas ácidas, como o molho de tomate, pois a acidez da sua composição pode acabar reagindo com o material da panela.

Para lavá-la, utilize uma esponja macia.

• Inox

Vantagens: as panelas de inox são duráveis e elas distribuem o calor, cozinhando os alimentos por igual, sem que grudem no fundo.

Desvantagens: o aço inoxidável presente nessas panelas podem causar diversos problemas de saúde, como: alergias, dores de cabeça, estomatite, gengivite, náusea e insônia.

Dicas: no primeiro uso da panela, ferva água dentro dela, três vezes seguidas, para que o excesso de níquel seja eliminado.

Se a panela for enxugada após ser lavada, ela não criará manchas.

• Panelas de cobre

Vantagens: o cobre aquece rápido, o que faz com que o cozimento seja acelerado.

Desvantagens: o metal pode acabar passando para o alimento com grande facilidade e seu uso contínuo pode causar dores nas juntas.

Dicas: prefira as panelas revestidas com material antiaderente, inox ou titânio, pois elas barram a transferência do cobre para a comida.

Cuidados essenciais com as panelas

Para que você tenha seu conjunto de panelas por muito tempo, é importante que saiba como cuidar de cada uma delas, para evitar que acabem se desgastando e perdendo tempo útil de vida.

Sabemos bem que os conjuntos de panelas podem ser muito caros, o que não nos da a opção de trocar as peças sempre que algo der errado.

 

conjunto-de-panelas

 

Portanto, aproveite algumas dicas para cuidar melhor das suas panelas e tê-las por muito mais tempo:

• Saiba em qual boca do fogão usar as panelas: escolher a boca certa do fogão no momento de cozinhar os alimentos é mais importante do que você possa imaginar.

Isso porque as chamas devem sempre estar concentradas no meio da panela. Para que não ultrapasse as laterais e acabe queimando as suas bordas.

Portanto, sempre que for cozinhar, escolha a boca do fogão que seja de tamanho menor ou igual ao do fundo da panela usada no momento.

• Evite as esponjas de aço e objetos de metal no momento de limpar as panelas: A forma como você lava as suas panelas é a principal responsável na duração do utensílio.

Por conta disso, o ideal é que as esponjas de aço não sejam usadas para esfregar as panelas e nem que objetos de metal ou cortantes retirem os resíduos grudados no fundo delas.

Para limpar, prefira as esponjas mais macias. E, se houver restos de comida presos na panela, enche-a de água quente e sabão, para que fique de molho por alguns minutos. Isso fará com que os resíduos amoleçam e fiquem mais fáceis de serem limpos.

O bicarbonato de sódio pode ser um ótimo aliado no momento de lavar as panelas com resíduos difíceis de tirar.

Para isso, bata que você cubra a região do utensílio que precisa ser limpa com um pouco de bicarbonato de sódio e depois umedeça a área com um pouco de água. Após fazer isso, deixe a mistura agir por pelo menos duas horas. Depois, é só passar a esponja com sabão, sem fazer nenhum esforço.

Evite aerar as panelas, principalmente as de alumínio, pois ao contrário do que todo mundo pensa, isso pode fazer com que a vida útil da peça seja reduzida.

Se você quer deixar as suas panelas brilhando, passe apenas uma esponja com sabão em pedra na parte externa do utensílio.

• Não é qualquer panela que pode ser lavada na máquina de lavar louças: A máquina de lavar louças pode ser uma mão na roda para ajudar na correria do dia a dia. Porém, a sua praticidade também pode ser o motivo das suas panelas estarem estragando com uma facilidade muito maior.

Isso porque nem todos os materiais e panelas podem ser levados para a máquina de lavar louça. Portanto, sempre se certifique de colocar no eletrodoméstico apenas as peças certas para esse tipo de finalidade.

A dica de ouro, é que mesmo no caso das panelas que podem ser levadas para a máquina de lavar louças, o ideal para que os utensílios tenham uma vida útil longa e estejam sempre bonitas, é mantendo a lavagem tradicional delas, na pia da cozinha, com esponja macia, sabão de barra ou detergente neutro.

Panelas com o fundo queimado podem ser recuperadas

Você com certeza têm uma panela mais antiga, com seu fundo queimado, mas que você adora usar, certo? O que poucas pessoas sabem, é que é possível recuperar o estado normal do utensílio, deixando-a como se fosse quase nova.

Para fazer isso, basta que você coloque água até a metade da panela, misturada com sal ou vinagre e deixe-a ferver em fogo brando até que clareie. Mas lembre-se: nada de usar o fogo alto para esse tipo de processo! Após a panela ter esfriado, lave-a normalmente com uma esponja macia e o queimado irá embora de forma mais fácil do que você pensa.

Se por acaso você não quiser que a panela seja levada ao fogo com a mistura, basta esperar por 15 minutos, e pronto!

Sem Comentários

Faça um Comentário