Cortinas e Persianas: vale à pena ter?

Cortinas e Persianas: vale à pena ter?

As cortinas e persianas são muito importantes para complementar a decoração de salas, quartos e até mesmo escritórios.

Além disso, elas são usadas para barrar a passagem de raios solares e até mesmo certa porcentagem de ruído causado externamente.

Apesar de possuírem a mesma função, as cortinas e persianas têm algumas características que diferenciam uma da outra, o que pode ajudar no momento de escolher a melhor opção para sua casa ou escritório.

 

cortinas e persianas

Algumas delas são:

• Tipo de Fabricação: as cortinas são fabricadas utilizando tecidos e, muitas vezes, de forma artesanal. Elas podem ser usadas como item decorativo ou combinadas com sobreposições.

Já as persianas podem ser feitas de madeira, alumínio, plástico e qualquer outro material de origem rústica.

• Decoração: para ambientes descontraídos, as persianas são uma ótima opção. Mas, se a sua intenção é agregar a decoração da sua casa, opte por cortinas, elas são mais versáteis e delicadas.

Ambientes profissionais como salas comerciais e escritórios, a melhor escolha é utilizar persianas, elas são mais práticas e neutras, evitando que se tornem chamativas quando combinadas com a decoração do espaço.

• Bloqueio de luminosidade: as persianas possuem um bloqueio de luminosidade maior do que as cortinas convencionais, pois possuem menos brechas e seu material é mais firme.

Porém, se você não quer utilizar persianas, pode optar por cortinas blackout, que barram quase 100% da luminosidade que passa por elas.

Esse tipo de cortina é muito utilizado em quartos e salas de televisão.

As cortinas blackout só não são indicadas para ambientes com pouca ventilação, já que seu tecido pesado também barra parte do ar que tenta entrar.

• Tecnologia de abertura e fechamento: apesar de existir motores para cortinas, sua abertura e fechamento geralmente são feitas manualmente, pois esses motores podem ser caros e o tecido da cortina pode acabar não se adaptando ao movimento do motor.

Já as persianas podem ser facilmente combinadas com motores de abertura e fechamento, sem causar problemas, pois sua estrutura é feita para comportar tal sistema, o que torna o processo mais rápido e prático.

• Limpeza e durabilidade: as cortinas são mais trabalhosas no momento da limpeza do que as persianas, já que o seu tecido necessita ser lavado na máquina de lavar, enquanto as persianas podem ser limpas com ajuda de um pano úmido sem serem desmontadas.

A durabilidade das peças pode variar de acordo com o material que elas são feitos.

A partir dessas diferenças fica muito mais fácil escolher qual delas escolher para compor o ambiente desejado.

As cortinas e persianas também são ótima aliadas para a durabilidade de seus móveis, pois elas barram os raios solares quem estragam os móveis e tiram sua vida útil quando são expostos muito tempo ao sol.

Quais são os tipos de cortinas e persianas existentes e onde utilizá-las?

As cortinas e persianas podem ser encontradas em diversos tipos e estilos, além de oferecerem aberturas e suportes de fixação diferentes.

Os tipos de cortinas e persianas variam de acordo com o ambiente e espaço utilizado ou apenas pelo gosto do proprietário.

Alguns dos modelos de cortinas são:

• Cortina de Voal: esse tipo de cortina é muito visto em salas de estar e, por conta do seu tecido fino, permite que o ambiente continue iluminado, mesmo quando fechada.

Mas, se a sua intenção é bloquear a passagem de luz, utilize uma cortina de dupla camada.

• Cortina DuoFold: essa cortina tem como principal característica o seu sistema de abertura, do qual permite que o tecido se recolha tanto para cima, quanto para baixo.

Esse tipo de cortina pode ser usado em qualquer ambiente, tanto em salas de estar e quartos, quanto em escritórios.

• Cortina Rolô: é muito comum que essas cortinas sejam colocadas em janelas com cortineiro de gesso, onde se escondem quando são recolhidas através de um controle remoto.

Geralmente, seu tecido ajuda a barrar grande parte da luminosidade, além de ser muito discreta e, por conta disso, pode ser usada em qualquer tipo ambiente.

• Cortina Painel: com recolhimento lateral, essa cortina permite que os painéis corram horizontalmente sobre os trilhos, além de poderem ser combinadas em várias camadas.

A cortina é ideal para ser usada em salas de estar, salas com home theater e quartos.

• Cortina Romana: é um dos tipos mais sofisticados de cortinas. Ela é instalada em linhas retas e possui detalhes na horizontal.

Seu sistema de recolhimento é feito verticalmente e se adapta muito bem a ambientes com janelas amplas, como salas e espaços gourmet.

Já os modelos de persianas são:

• Persianas em painel: esse tipo de persiana tem um sistema de abertura lateral e pode ser usada em janelas grandes e largas de varandas e escritórios.

Além disso, as persianas em painel possuem folhas largas e estreitas, o que permite sobreposições de tecidos.

• Persianas Romanas: é mais comum que esse tipo de persiana seja usado em salas e quartos.

Seu sistema de fechamento é feito por estruturas com varetas que recolhem a persiana em gomos, formando um único volume na parte superior da janela.

• Persianas Rolô: essa persiana tem um sistema de fechamento que é feito recolhendo a tela para cima. Além disso, ela também protege o ambiente de raios ultravioleta.

Sendo um dos mais populares modelos de persiana, elas estão presentes em quase 90% das varandas de apartamentos.

A persiana rolô pode ser usada tanto em áreas pequenas, quanto em áreas maiores.

• Persianas Horizontais: com lâminas basculantes, essa persiana permite o controle da entrada de luz no ambiente, de acordo com o momento do dia.

As lâminas dessa persiana podem ser encontradas em diversos tamanhos, variando desde 16 milímetros, até 70 milímetros. O material usado nela também varia, sendo que a de alumínio é a mais popular.

A persiana horizontal pode ser usada em qualquer ambiente, até mesmo áreas de serviço e cozinhas. Mas, sua presença é mais vista em escritórios e áreas sociais.

• Persiana Silhouette: essa persiana é a combinação do tecido com a persiana. Seu sistema de abertura e fechamento é composto por lâminas que flutuam entre duas telas transparentes.

Ela também pode ter suas lâminas inclinadas para controlar a passagem de luz para o ambiente.

• Persianas Plissadas: essa persiana possui dobras delicadas e quase não ocupam espaço quando são recolhidas.

Geralmente, esse tipo de persiana é instalado dentro de vãos, que as escondem quando estão abertas.

Ela também permite que seu tecido seja blackout ou translúcido.

As cortinas e persianas podem ser feitas sob medida?

Sim. Na realidade, o mais indicado é que elas sempre sejam feitas sob medida, pois isso permite que elas se encaixem perfeitamente no local escolhido sem causar transtornos.

Além disso, fazê-las sob medida permite que qualquer um dos tipos de cortinas e persianas sejam instaladas em qualquer ambiente.

 

cortinas e persianas

 

Quais são as vantagens e desvantagens das cortinas e persianas?

Assim como qualquer objeto, as cortinas e persianas possuem suas vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração no momento de escolher qual delas usar.

Vantagens da Persiana:

• Evita acúmulo de poeira, ótimo investimento para quem possui alergias;

• São isolantes térmicos;

• São isolantes acústicos;

• Podem ser automatizadas com facilidade ou já possuem automatização de fábrica;

• Podem controlar a passagem de raios solares.

Desvantagens da Persiana:

• Elas podem ser muito caras;

• Para que tenham uma maior durabilidade, é importante que tenham um cuidado especial;

• Sua instalação é trabalhosa e demorada;

• Suas lâminas devem ser limpas quase todos os dias.

Vantagens da Cortina:

• Podem ser encontradas em todos os valores, ou seja, cabe em todos os bolsos;

• Possuem designs criativos que podem ser combinados a todos os tipos de decorações;

• São fáceis de lavar, pois são feitas de pano;

• Barram a luz solar quase totalmente.

Desvantagens da Cortina:

• Acumulam muita poeira;

• Sua lavagem e secagem podem ser trabalhosa, o que impede que sejam limpas todas as semanas;

• Diferente das persianas, as cortinas não são isolantes acústicos.

Apesar de todos os fatores das cortinas e persianas, elas podem se tornar itens importantes para sua casa, pois além de todos os benefícios citados, elas também ajudam a manter a privacidade do local.

As cortinas e persianas evitam que o ambiente seja exposto quando suas janelas são posicionadas de frente a lugares movimentados.

Em quais medidas usar as cortinas e persianas?

Para que as medidas sejam feitas de forma correta, o primeiro passo é saber o local onde a cortina ou a persiana serão colocadas.

Se a instalação for destinada a ser feita dentro de algum vão de cortineiro, a cortina ou persiana devem ter o mesmo tamanho da abertura da parede.

Já para uma instalação que passa dos limites da janela, é indicado que adicione 10 centímetros para cada lado (esquerda e direita), assim como para cima e para baixo também.

Em salas de jantar e suítes, usam-se cortinas e persianas que chegam até o chão, já em quartos de crianças e bebês, elas devem ficar apenas sobre as janelas, com pelo menos 15 centímetros de espaço em toda a sua volta.

Sem Comentários

Faça um Comentário