Cristaleiras: uma mistura de charme e organização

Cristaleiras: uma mistura de charme e organização

As cristaleiras são móveis que eram muito populares nas casas e apartamentos de alguns anos atrás.

Porém, o que poucas pessoas sabem, é que esse móvel que achamos ser “do passado” ainda pode ser uma ótima opção para incrementar na decoração da casa e organizar itens da sua casa.

Mesmo depois de muitos anos, as cristaleiras voltaram a serem usadas, pois as pessoas decidiram que elas poderiam acomodar qualquer tipo de objeto que não fossem cristais ou louças e elas realmente podem.

As cristaleiras também mudaram seu posto original e não são encontradas apenas em salas de jantar, mas em qualquer outro cômodo da casa também.

Como usar cristaleiras?

É possível fazer com que as cristaleiras sejam apenas mais um móvel na sua casa agregando na decoração ou uma opção de trazer mais organização para o ambiente sem perder o seu charme.

Existem centenas de modelos de cristaleiras encontrados no mercado, permitindo que você a combine com qualquer tipo de decoração ou cômodo.

 

 

A grande maioria delas possui uma ou duas portas de vidro e podem ser feitas de tipos diferentes de madeira.

A forma como ela vai ser usada, vai ser determinada de acordo com seu gosto e com a decoração do local.

Mas o importante é que a cristaleira seja utilizada de uma forma especial, da qual ela possa manter a organização do cômodo sem perder a identidade que deseja colocar nela.

Algumas das formas que você pode utilizar as cristaleiras são:

• Função original: se você gosta de manter os padrões, utilize a cristaleira para acomodas suas louças e cristais em sua sala de jantar.

Geralmente, as peças guardadas nela são aquelas que você deseja que fiquem sempre impecáveis e que são usadas apenas em ocasiões especiais.

A cristaleira permitirá que os itens fiquem expostos, mas sempre protegidos pelas portas do móvel.

A maioria dos modelos de cristaleiras possui um espelho na parte de trás do móvel, pois ele fará com que o ambiente pareça mais amplo e os objetos guardados podem ser vistos de todos os ângulos.

Se a sua cristaleira não possui esse tipo de incremento, você mesmo pode incluir. Basta fazer um espelho sob medida para o seu móvel e conte com a ajuda de um profissional para instalá-lo.

Como as cristaleiras que ficam nas salas de jantar são vistas por todas as pessoas que utilizam o cômodo, procure manter as louças e cristais sempre organizados, pois isso dará um aspecto mais elegante para o móvel.

• Função de bar: se o seu sonho sempre foi ter um bar em casa mas o espaço da sua casa é extremamente limitado, opte por transformar uma cristaleira em um local para suas bebidas.

Além de ocuparem pouco espaço da sua casa, as cristaleiras manterão seus copos e bebidas preferidas sempre expostas, trazendo um aspecto convidativo para sua casa.

O tipo de bebida que você expõe também pode mudar a aparência do local, por exemplo, bebidas mais sofisticadas darão uma aparência mais formal para o ambiente, enquanto os drinks mais comuns e descontraídos combinarão com um local mais extrovertido.

Existem cristaleiras feitas para esse tipo de função, das quais possuem suporte para taças e garrafas, mas você pode utilizar qualquer modelo e transformá-lo em um bar, basta usar a imaginação.

• Função exibicionista: se você gostaria de ter uma cristaleira, mas não quer guardar louças e cristais nela, opte por fazer dela uma estante de exibição.

Coleções especiais, lembranças de viagens ou objetos antigos, por exemplo, podem ser colocados dentro da cristaleira para que ela funcione como uma estante, porém, com vidros para proteger os objetos.

Muitas pessoas gostam de guardar nas cristaleiras objetos com valores sentimentais grandes, pois as chances de alguém mexer e acabar quebrando a decoração são muito menores.

Cristaleiras com esse tipo de função podem ser posicionadas em qualquer tipo de cômodo, porém, elas são frequentemente vistas em salas de estar, escritórios e corredores.

• Função de biblioteca: é muito comum ver casas repletas de livros, dos quais, a maioria, imprimem a personalidade das pessoas que vivem naquele local.

Transformar as cristaleiras em pequenas bibliotecas é uma boa opção para conseguir expor todos as suas coleções de livros de forma elegante.

Como existem cristaleiras de diversos formatos, tamanhos e estilos, você pode encontrar aquela que mais combine com o ambiente, sem fugir do tema que os seus livros remetem.

Se você utiliza as cristaleiras dessa forma, você pode acomodá-las em salas de estar, cantos de leitura e escritórios.

• Função de sapateira: uma cristaleira pode se tornar uma sapateira expositória sem muito esforço.

Se você possui muitos sapatos, pode optar por usar um desses móveis para comportá-los, além de mantê-los sempre visíveis para você.

Neste caso, você pode colocar a cristaleira em quartos e closets, próximos as outras peças de vestuário.

• Função de armário de banheiro: existem muitas pessoas que utilizam as cristaleiras como armários para comportar toalhas e tapetes que precisam ser usados no ambiente.

Porém, as cristaleiras com essa função só são vistas em banheiros que possuem um grande espaço, já que ela deve ser um móvel a mais no cômodo.

Uma cristaleira no banheiro pode torná-lo muito mais sofisticado do que pode imaginar.

É muito comum que as cristaleiras sejam herdadas de pessoa para pessoa da família, pois são movei elegantes e muito duráveis.

Porém, quando isso ocorre, talvez a cristaleira não combine com o tipo de função que você gostaria que ela tivesse.

Neste caso você pode optar por reformá-la e deixar com um aspecto mais parecido com o desejado ou criar um tipo de função que possa combinar com o modelo que ela já possui.

Como escolher a cristaleira perfeita?

Antes de sair para comprar a sua nova cristaleira, você deve definir alguns pontos, dos quais te ajudarão a não se arrepender de ter comprado aquele modelo.

Os primeiros aspectos que você precisa definir é o tipo de função que a sua cristaleira deverá ter e o local onde ela ficará.

A função te ajudará a definir o modelo e cor que você quer que a cristaleira possua e o local te indicará qual tamanho o móvel poderá possuir para que não atrapalhe a circulação do ambiente.

Após isso, você deve escolher se deseja ter uma cristaleira completa com portas e gavetas ou uma que seja toda envidraçada e que possua apenas uma porta.

Como a limpeza das cristaleiras é feita?

Assim como qualquer outro móvel da casa, as cristaleiras também precisam de uma limpeza periódica, tanto dentro, quanto fora.

Na parte de madeira externa dela você pode passar um pano umedecido para retirar toda a poeira que pode acabar ficando presa nela.

Já nos vidros externos utilize um tipo de limpa vidros que seja feito para materiais delicados ou apenas um pano úmido com água e um pouco de detergente.

Para limpar a parte interna das cristaleiras retire todos os objetos dentro dela e limpe todas as suas prateleiras e paredes.

Utilize o mesmo material que limpa a parte externa do móvel.

Lembre-se de limpar todos os objetos que ficam expostos na cristaleira, pois eles também podem levar sujeira para dentro do móvel.

A parte externa da cristaleira acaba ficando mais propensa a receber impurezas, portanto, limpe-a, pelo menos, três vezes por semana. Já a parte interna pode ser limpa a cada 10 dias.

Porém, se os objetos guardados nas cristaleiras forem usados com grande freqüência, limpe a parte interna mais vezes por semana.

Se a sua cristaleira comporta louças e cristais, não os guarde molhados ou úmidos, pois isso pode trazer mofo para o móvel o que pode estragar ele.

 

 

Como conservar uma cristaleira?

As cristaleiras são móveis extremamente duráveis, sendo o motivo para elas passarem de geração em geração e continuarem sempre utilizáveis.

Porém, para que o tempo de vida útil dela demore a acabar você deve tomar todos os cuidados indicados para conservá-la.

Algumas dicas para conservar a sua cristaleira são:

• Manutenção em dia: siga sempre a manutenção indicada para sua cristaleira para que ela não quebre ou estrague.

Passe verniz ou sele a madeira do móvel periodicamente, para que a aparência de nova se conserve, além de evitar danos, como riscos e rachaduras.

Se a sua cristaleira for pintada, retoque sua pintura sempre que puder, principalmente me casos de rachaduras, lascas e arranhões.

• Limpeza: se a limpeza das cristaleiras não for feita da maneira certa, os materiais do móvel podem acabar estragando.

Portanto, nunca passe nenhum tipo de produto que não seja feito para ser usado em peças de madeira. Utilize apenas água, detergente e lustra móveis delicados.

• Use com cautela: evite bater ou puxar com muita força suas portas e gavetas, por se tratar de um móvel muito delicado, é preciso ter cautela para conservá-lo.

Os vidros usados nas portas são finos, portanto, acabam se quebrando com facilidade, assim como suas dobradiças.

• Respeite o limite do móvel: existem cristaleiras de diversos estilos e modelos e alguns deles são mais frágeis.

Ou seja, devemos sempre respeitar o limite de peso que o móvel sustenta, para evitar que ele se quebre.