06 abr Despensa de mantimentos: um local para se manter limpo e repaginado para os dias atuais
É muito comum, principalmente em casas antigas, repararmos que existe a presença de um cômodo ao lado da cozinha, conhecido como despensa de mantimentos.
A despensa é essa parte da casa destinada a guardar os mantimentos e mantê-los sempre organizados e à mão, quando necessário.
A despensa possui algumas características que devem ser seguidas, para que ela seja sempre eficaz, como por exemplo:
• Ela deve ser o mais fresca possível: o abafamento pode acabar estragando os alimentos, além de causar mofo quando existe algum tipo de infiltração.
• Localizada próximo ao local de preparo da comida: ter a despensa perto da cozinha ou do local onde a comida será preparada é muito importante para facilitar no momento de buscar um alimento enquanto cozinha.
• Ser construída para evitar a entrada de pragas: por se tratar de um local para armazenar alimentos, a despensa deve ser mantida longe da presença de pragas que podem contaminar e estragar os mantimentos.
• Deve ser equipada com estantes e armários: para ajudar no momento de acomodar e organizar os alimentos, a despensa deve sempre possuir prateleiras e/ou armários que comportarão esses produtos.
Como organizar a despensa?
Manter a despensa sempre organizada é uma tarefa extremamente necessária para o dia-a-dia, principalmente para as pessoas que não tem tanto tempo para cozinhar.
A despensa organizada ajuda a ter todos os alimentos sempre á mão, além de ter um tipo de disposição que auxilia a visualizar tudo o que há dentro do cômodo, sem precisar bagunçar todas as estantes e armários.
Se você possui uma despensa, porém ela não esta tão organizada como deveria e você não sabe como e nem por onde começar, algumas dicas podem te ajudar nesse momento:
1. Esvazie a despensa: o primeiro passo para organizar sua despensa é esvaziá-la, pois dessa forma você conseguirá ter visão de todo o espaço do cômodo e de todos os mantimentos que precisam ser guardados nele.
2. Faça uma limpeza nos mantimentos: se existir produtos já vencidos, jogue-os fora. Para mantimentos que apresentem a presença de pragas ou que estejam estragados, mesmo dentro da validade, também devem ser retirados.
3. Divida os mantimentos em categorias e posicioná-los na despensa: separar os alimentos em categorias distintas ajuda a manter a despensa organizada. Isso porque quando separamos os mantimentos, a organização acaba se tornando um hábito, além de ser cada vez mais simples.
Uma boa forma de separar os alimentos é ordenando-os em ordem de refeições durante o dia, por exemplo: na prateleira de cima vão os alimentos consumidos no café da manhã e lanche, logo abaixo as comidas feitas no almoço e jantar.
Utilizar pequenos potes para comportar certos tipos de alimentos, como arroz, feijão, sal, açúcar, bolachas (e principalmente itens que precisam ser guardados em potes fechados após serem abertos) ajuda a ter os produtos mais utilizados sempre á vista e organizados.
Para facilitar ainda mais, opte por etiquetar todos os potes, dessa forma não perderá tempo abrindo todos eles na hora de cozinhar ou repor os alimentos.
O ideal é buscar um tipo de organização e separação que combine mais com seu estilo de vida, pois a intenção é sempre ajudar a otimizar seu tempo no momento de cozinhar ou encontrar alimentos.
4. Produtos novos: sempre que uma nova compra for feita, certifique-se de que os mantimentos que já estavam abertos ou há mais tempo na despensa sejam colocados sempre na frente dos que acabaram de ser comprados.
Dessa forma os alimentos mais antigos estragarão com uma freqüência muito menor, além de evitar que sejam esquecidos no fundo da despensa.
Além disso, é muito importante que uma higienização dos alimentos novos seja feita passando um pano úmido com álcool nas embalagens.
Esse hábito evita que os produtos novos levem poeira ou impurezas do mercado para dentro da despensa e acabe passando para os outros alimentos.
5. Atente-se aos rótulos: apesar de parecer algo muito simples, manter os rótulos dos alimentos sempre virados para frente.
Isso porque algumas embalagens podem acabar sendo muito parecidas e acabam confundindo quando não olhamos o rótulo.
Dispondo os alimentos com o rótulo para frente ajuda a otimizar tempo na hora de buscá-los.
6. Localização da despensa: por conta de a despensa necessitar ser bem arejada e não ter contato direto com raios de sol ou umidade, ela deve ser localizada em um local próximo a cozinha, que atenda a essas necessidades.
É muito importante que a despensa seja feita longe de fornos e fogões, para evitar que alguns alimentos acabem estragando.
7. Opte por prateleiras profundas: uma despensa com prateleiras profundas ajuda não somente a ter mais espaço para os alimentos, mas também a permitir que os alimentos menos consumidos e os novos sejam colocados ao fundo, evitando que sejam usados antes dos mais antigos.
8. Lista de compras: usar uma lista de compras quando chega o dia de ir ao mercado é muito importante para a organização de sua despensa.
Isso porque a lista ajuda a sabermos quais são os alimentos realmente necessários, evitando que compremos itens repetidos.
É muito importante atualizar a lista de compras todas as vezes que algum alimento é jogado fora, para que ele possa ser substituído.
Como e quando realizar a limpeza da despensa?
Não adianta nada ter uma despensa organizada, se a limpeza dela não está em dia.
Manter a despensa sempre limpa é muito importante para evitar que os alimentos estraguem ou contraiam algum tipo de praga.
A limpeza de uma despensa não exige muito e nem materiais especiais, isso porque esse cômodo é formado por prateleiras e armários de materiais iguais aos móveis da cozinha, por exemplo.
O ideal é que a limpeza da despensa seja feita, pelo menos, uma vez a cada 15 dias. Dessa forma ela sempre estará organizada e limpa.
Para fazer essa tarefa, você não precisará de nada mais que um pano de limpeza úmido com álcool ou com desinfetante.
Se a sua despensa apresentar sinais de resíduos de óleo ou mel, utiliza um pouco de bicarbonato e coloque-o em cima da mancha, com um pedaço de papel toalha. Após alguns segundos já é possível retirar o excesso e finalizar com um pano úmido com álcool.
Uma boa forma de manter a despensa limpa por mais tempo, opte por utilizar protetores de prateleiras e armários, que evitam o contato da comida e das latas diretamente com o material da despensa.
Como calcular o tamanho necessário que uma despensa deve ter na minha casa?
Se a sua cozinha não possui uma despensa e você está optando por construir uma, algumas coisas devem ser levadas em consideração.
A primeira delas e mais importante é saber exatamente qual espaço você tem disponível para montar uma despensa, sem afetar sua cozinha.
Ter um espaço mais para cozinhar é mais importante do que ter uma despensa grande demais.
Calcular uma despensa em tamanho maior do que está disponível para isso, principalmente se já possui a cozinha montada ou planejada, pode acabar atrapalhando todo o layout do cômodo.
Portanto, o mais indicado é que quando uma casa ou apartamento está sendo construído, a despensa seja incluída no projeto desde o inicio.
Uma boa forma de calcular o tamanho que a despensa da sua casa deve ter, é tendo como base a quantidade de pessoas que moram no local.
Para um casal ou pessoas solteiras, uma pequena despensa já é suficiente para armazenar os mantimentos necessários.
Já em caso de uma família de quatro ou cinco pessoas, opte por ter uma despensa maior, dispondo de um bom espaço para comportar os alimentos da casa.
Se você possui uma casa antiga, dessas que já possuem uma despensa, procure trabalhar bem o espaço, que geralmente é bem generoso.
Dessa forma você não se verá obrigado a reformar toda a cozinha e despensa.
Qual tipo de porta deve ser usado em uma despensa?
A porta usada para fechar uma despensa pode acabar se tornando uma dúvida de muitas pessoas.
O ideal é sempre seguir o layout da sua cozinha, pois a porta não deve ficar no caminho durante o momento de cozinhar e nem atrapalhar no momento de pegar algum alimento na despensa.
Se a sua cozinha possui um espaço mais amplo e a despensa fica longe de móveis e eletrodomésticos, você pode usar tranquilamente a porta convencional de abrir, porém, a melhor opção é que ela abra para fora da despensa, assim não atrapalhará quem entrar no cômodo.
Porém, em casos de uma cozinha mais compacta e com espaço limitado, a porta de correr é uma boa opção para manter a despensa fora de vista, sem atrapalhar o fluxo do ambiente.
Se você gosta de cortinas e panos em casa, optar por fazer uma porta de pano com correntes de correr para sua despensa pode te agradar, além de não ocupar nada de espaço da sua cozinha.
Mas, neste caso, atente-se a fazer uma limpeza semanal na cortina, pois o tecido é mais propenso a acumular ácaros e impurezas, do que portas de madeira, alumínio ou vidro.
Sem Comentários