Dicas de como organizar as refeições da sua família

Dicas de como organizar as refeições da sua família

Organizar as refeições de casa pode parecer uma tarefa impossível para quem trabalha o dia inteiro fora.

Isso porque é muito comum que o cansaço e a preguiça acabem sendo muito mais fortes do que a vontade de cozinhar e você acaba se entregando ao fast food e aos aplicativos de entrega de comida.

Esse tipo de hábito acaba se tornando vicioso, sem contar que não é nem um pouco saudável para você e sua família.

Uma prática que tem se tornado muito popular dentre as pessoas que não sabem como organizar as refeições é: o cardápio de refeições.

O cardápio de refeições é uma forma simples, porém eficaz, de elaborar e organizar as refeições da sua família durante toda a semana.

Essa ferramenta te ajudará a manter um padrão mais saudável para a comida feita na sua casa, além de evitar que você perca tempo elaborando o que fará no almoço ou na janta.

 

organizar as refeições

 

Como montar um cardápio de refeições?

Apesar de ser uma tarefa simples, montar um cardápio de refeições exige organização e certa disciplina, pois você e sua família deverão manter um padrão alimentar durante todas as semanas.

Além disso, é muito importante que o cardápio seja montado a partir da quantidade de pessoas que moram na casa, além de evitar qualquer tipo de restrição alimentar que os membros da família possam ter.

O cardápio de refeições é uma maneira de padronizar a comida, portanto, todos da casa precisam poder comê-la.

1. Definir o tempo disponível para cozinhar: não adianta montar um cardápio super elaborado, com diversas opções de pratos se o seu tempo para cozinhar é muito curto.

É comum que as pessoas só entrem na cozinha durante a noite, após o trabalho, e quando entram, esperam sair o quanto antes para poderem descansar.

Portanto, antes de definir as refeições, pondere o tempo que você pretende ficar cozinhando, lembrando que essa tarefa será algo diário.

2. Escolha as refeições da semana: Com o tempo estipulado você já pode começar a escolher quais são as refeições que serão servidas em cada dia da semana.

Se você está sem idéias e não quer deixar as refeições repetitivas, opte por pesquisar receitas em sites de culinária, lembrando de sempre respeitar o tempo disponível para cozinhar.

Busque também conhecer as opções de pratos que possuam mais nutrientes, mantendo as refeições gostosas e saudáveis.

Porém, se algum prato se repetir, não se sinta mal por isso, o importante é estabelecer um hábito mais saudável na hora de comer.

Uma boa maneira de definir as refeições é optando pelos dias temáticos, como por exemplo: dia sem carne, dia do peixe, dia da massa e assim por diante.

Se a sua família possui um dia da comida não-saudável (conhecido como “dia de lixo”, que ocorrem na sexta-feira á noite ou finais de semana, por exemplo) podem ficar sem sugestão de pratos.

Lembrando que o ideal é que o dia do lixo ocorra, no máximo, uma vez por semana, para manter o hábito de alimentação de todos mais sadio.

3. Defina a refeição de cada dia: Após escolher as refeições, está na hora de definir em qual dia aquele prato será servido.

Não existe nem um tipo de regra neste momento, apenas siga o que você acredita que será mais conveniente para cada um dos dias.

4. Vá ao mercado: com todas as refeições e dias definidos, saia para comprar todos os ingredientes que serão necessários para prepará-las.

Já que uma das principais funções do cardápio é otimizar o tempo na cozinha, é muito importante que você tenha tudo que será necessário para preparar os pratos em casa, pois dessa forma, você não precisará perder tempo indo comprar o que faltou e adiando a refeição.

Uma boa forma disso não acontecer é estabelecer um dia na semana para fazer as compras no mercado. Sendo assim, você conseguirá manter todas as refeições organizadas, sem contratempos.

Ir ao mercado com uma lista também ajuda a economizar, evitando que acabe comprando ingredientes desnecessários.

5. Possua uma rotina: para que a organização no momento de cozinhar não saia do controle tenha sempre uma rotina, desde o dia de fazer todas as compras até o horário para servir a comida todos os dias.

Dessa forma você poderá ter todas as tarefas em ordem, sem atrapalhar o restante do seu tempo.

Para que você e sua família não percam o cronograma do cardápio, opte por criar um tipo de tabela e posicioná-la em algum lugar estratégico da casa, de preferência na cozinha.

Fazendo isso todos poderão acompanhar os próximos passos do cardápio, além de evitar que as refeições sejam esquecidas.

Quais são os alimentos que não podem faltar em uma refeição saudável e quais são seus benefícios?

Uma refeição saudável não quer dizer que o prato será vazio e sem opções, muito pelo contrário. Existem dezenas de alimentos que são ricos em nutrientes e que substituem, e muito bem, aqueles ingredientes que não nos fazem tão bem.

Alguns desses alimentos saudáveis não podem faltar no momento de montar nosso cardápio de refeições. Como por exemplo:

• Folhas: os vegetais verdes (alface, couve, rúcula, etc) possuem nutrientes essenciais para o nosso corpo, além de contar com as vitaminas e minerais.

Você pode variar as opções de verduras verdes e garantir todos os benefícios que elas podem trazer como: auxilio na digestão e proteção do sistema imunológico.

• Feijões e grãos: além de auxiliar na queima de gordura, esse tipo de alimento também auxilia na digestão e também são ricos em proteínas.

• Frutas: as frutas podem ser usadas para compor um prato, porém nem todas as pessoas gostam de uma comida agridoce.

Para que elas e seus nutrientes não faltem na sua alimentação e da sua família, você pode optar por servi-las como sobremesa.

• Sementes oleaginosas: elas podem ser utilizadas em diversos tipos de pratos e, quando consumidas de forma equilibrada, podem trazer diversos benefícios para a saúde.

Ricas em fibras, ferros e cálcio, as sementes oleaginosas possuem um óleo do qual acelera a queima de gorduras, além de estabilizar o nível de açúcar no sangue.

Se você não quiser servi-las junto das refeições, o indicado é que elas sejam ingeridas em pequenas porções entre o almoço e a janta.

Mantendo o hábito de servir esses grupos de alimentos em todas as refeições, você e sua família terão uma alimentação muito mais equilibrada e saudável.

 

organizar as refeições

 

O que fazer quando não conseguir cozinhar todos os dias?

É muito comum que algumas pessoas não consigam ir para a cozinha todos os dias da semana, porém, esse imprevisto não é motivo para desistir de manter a alimentação saudável e o cardápio de refeições.

Por exemplo, se você sabe que na terça e quinta-feira não será possível cozinhar, aproveite o final de semana para preparar as refeições daqueles dias e congele em seu freezer.

Fazendo isso você conseguirá manter suas refeições organizadas, sem precisar sair do processo nem uma vez.

Para congelar a comida basta ter um bom espaço em seu freezer e contar com potes com tampas que selam completamente.

Além disso, tenha sempre em mente a quantidade de pessoas que comerão nesses dias, para que não falte e nem sobre comida.

Se a falta de tempo para cozinhar não foi algo premeditado em certos dias, não há problema em não seguir o cardápio nessa situação, porém, manter o foco é o principal passo para que a organização das refeições possa dar certo.

Como conservar refeições para diversos dias

Como dito antes, é possível conservar refeições em potes com tampas que possuam um bom fechamento.

Porém, quando se trata de frutas e legumes, é preciso que cada um deles seja conservado em embalagens individuais, para que não amassem ou percam seu sabor.

Refeições como arroz, feijão, macarrão, carnes, frango, peixes, etc, podem ser guardados no mesmo recipiente, como pequenas marmitas.

Porém, é muito importante ficar atento ao tempo de conservação, pois apesar de os alimentos estarem no freezer, não podemos pensar que eles podem ficar lá para sempre sem que estraguem.

Além disso, quando o alimento permanece tempo demais congelado, pode acabar perdendo algumas propriedades importantes, além do seu tempero ficar mais fraco.

O ideal é que eles sejam conservados por apenas alguns dias, no máximo uma semana.

Consumir os mesmos pratos pode acabar enjoando

É verdade que manter o mesmo cardápio durante semanas pode se tornar desgastante, tanto para comer, quanto para cozinhar.

Para evitar que isso aconteça, busque mudar os pratos de cada dia periodicamente, de acordo com seu ritmo e gosto.

Essa mudança pode ocorrer a cada semana ou a cada mês, por exemplo.

O que deve ser evitado no cardápio de refeições?

Uma das principais idéias do cardápio de refeições é fazer com que todos possuam uma alimentação mais equilibrada e organizada.

Mas, para que isso ocorra de forma correta e sem perder o controle, alguns alimentos devem ser evitados.

 

organizar as refeições

 

Por exemplo:

• Frituras: batatas, frango e lingüiça fritos;

• Embutidos: salsicha, mortadela e salame;

• Carnes gordurosas: cupim, costela, acém, picanha;

• Carboidratos com alto índice glicêmico e poucas fibras: açúcar, farinha de trigo, massas, pão.

Sem Comentários

Faça um Comentário