
28 abr Dicas de como organizar os brinquedos
Quando se tem crianças em casa, a tarefa de manter tudo organizado pode ser bem mais difícil, porém, tudo dependerá se você souber como organizar os brinquedos.
Apesar do que muitas pessoas pensam, não é preciso ter uma casa enorme para que todos os brinquedos estejam sempre guardados e organizados. É muito possível armazená-los de forma que apenas o espaço sobrando na casa seja usado.
É muito importante ter em mente que os brinquedos precisam estar ao alcance das crianças, para evitar acidentes quando elas quiserem usá-los.
Portanto, não adianta guardá-los em lugares altos ou em caixas grandes e pesadas que possam cair sobre as crianças.
Se você é uma pessoa que preza pela organização e também pela combinação que o armazenamento dos brinquedos fará com a decoração do quarto, não precisa se preocupar, pois hoje em dia é muito fácil encontrar formas diferentes, com as mais diversas opções de cores para escolher.
De qual forma organizar os brinquedos?
Se você ainda não sabe por onde começar a organizar os brinquedos das crianças, opte por fazer um passo a passo de todo o processo.
Inicie fazendo uma limpa em todos os brinquedos que seu filho possuir. Isso fará com que a quantidade de objetos acumulados diminua drasticamente.
Retire brinquedos muito antigos, que não condizem mais com a idade do seu filho e aqueles que já estão quebrados ou sem funcionar.
Os brinquedos que estiverem em bom estado de conservação e que ainda funcionam pode ser doados para outras crianças, já aqueles que não possuem mais nenhuma funcionalidade ou já estão com peças a menos e quebrados, descarte.
Após fazer isso escolha onde os brinquedos ficarão. As opções são diversas, pode ser em um armário, cestos, em caixas e bolsas organizadoras ou em baús.
O ideal é que a forma de armazenamento dos brinquedos não atrapalhe o fluxo do ambiente e nem ocupe espaço de outros móveis e objetos.
Evite também que eles fiquem aglomerados, pois isso pode acabar causando uma grande desorganização no cômodo.
Lembre-se também de que a opção de armazenamento escolhida deve comportar todos os objetos da criança confortavelmente, para não correr risco de precisar manter peças espalhadas pelo quarto.
Devo separar os brinquedos?
Sim. A separação dos brinquedos é uma ótima forma de manter tudo sempre organizado e sem correr o risco de que algo se perca ou quebre.
Separe brinquedos grandes e coloque em caixas e baús, os brinquedos com peças pequenas podem ser guardados em cestos e bolsas. Já no caso de materiais de desenho, deixe-os juntos em pastas e estojos, para que os lápis e gizes não se quebrem ou que os papéis amassem.
Bonecos de pelúcia podem ser comportados em prateleiras, para dar um toque delicado à decoração do quarto.
Porém, como eles absorvem muita poeira, lembre-se de sempre limpá-los, assim como a própria base que comporta os bonecos.
Livros infantis também podem ter um espaço nas prateleiras ou guardados em gavetas e baús para não pegarem poeira.
Abuse das caixas organizadoras transparentes
Além do fato das caixas organizadoras serem uma opção prática e que ocupa pouco espaço, pois podem ser empilhadas (quando mantidas longe da criança, para evitar que caiam sobre ela), quando elas são transparentes, facilita, e muito, no momento da criança tirar e guardar os seus brinquedos.
Se a criança for muito pequena e ainda não souber ler, você pode dividir os brinquedos indicando com cores e desenhos.
As caixas organizadoras também possuem tampas, o que evita que os brinquedos entrem em contato com a poeira, causando alergia para as crianças.
Potes com tampas para armazenar os brinquedos
Os potes com tampa, principalmente os transparentes são ótimas opções para armazenar os brinquedos que possuem peças pequenas.
Porém, é muito importante ter em mente que eles devem ser de fácil acesso para as crianças. Neste caso, evite aqueles potes que possuam tampas de difícil manuseio e nunca use potes de vidro, já que as chances de que ele caia, sejam maiores.
Potes que tenham pontas, tanto nas extremidades, quanto na tampa, também não devem ser usados, pois poderão machucar a criança.
Posso optar por um cantinho ou quarto de brinquedos?
Sim. Se sua casa possui bastante espaço, ou até mesmo um cômodo, sobrando, aproveite-o para armazenar os brinquedos do seu filho, além de abrir um espaço para que ele brinque com aqueles brinquedos, sem precisar levar para outros ambientes.
Essa solução ajuda a manter o restante da casa sempre em ordem, já que a criança sempre estará brincando naquele espaço.
Porém, mesmo tendo um quarto apenas para os brinquedos, não desapegue da organização, pois isso pode tornar o lugar em uma zona de guerra.