Dicas para decorar ambiente pequeno

Dicas para decorar ambiente pequeno

Hoje em dia, as pessoas têm optado por comprar ou alugar casas e apartamentos com ambientes pequenos, já que se torna muito mais prático de manter na correria do dia a dia.

Esse tipo de preferência também ocorre pelo fato de que a metragem dos imóveis está cada vez mais caro o que não condiz com a realidade da maioria das pessoas.

No entanto, uma das maiores dificuldades encontradas pelos moradores é a forma que eles encontram para conseguir decorar um ambiente pequeno, sem fazer com que fiquem muito cheios de informação ou com o aspecto de poluição visual.

Esse tipo de problema é muito mais comum do que imaginamos e, por conta disso, decidimos criar esse post á fim de ajudar quem faz parte desse grupo de pessoas.

 

ambientes-pequenos

 

Como decorar um ambiente pequeno?

Para quem precisa de um pequeno empurrãozinho para decidir de que forma decorar a sua casa em um espaço mais reduzido, temos algumas dicas que podem ajudar muito neste momento.

1. Escolha a mobília certa para cada um dos ambientes: em um cômodo reduzido, o ideal é optar por móveis que sigam a mesma escala.

Como por exemplo: um quarto menor não comporá uma cama king size, assim como uma sala pequena não pode receber uma mesa de jantar com mais de quatro cadeiras.

Ou seja, se o seu cômodo tiver metragens reduzidas, opte por uma mobília que se encaixe no ambiente sem dificultar a circulação.

Outra opção para o seu espaço pequeno é optar por móveis transparentes como o vidro e o acrílico, é uma ótima opção de materiais.

Além de trazerem uma menor interferência visual, eles também fazem com que o ambiente fique mais leve e, consequentemente, irá trazer a sensação de amplitude.

Seguindo essa mesma linha das transparências, os móveis e acessórios metálicos também fazem sua parte.

Isso porque eles são responsáveis por refletir luz, o que faz com que o ambiente fique ainda mais claro. Além deles, o inox e o cobre também são ótimas opções.

2. Abuse dos móveis multifuncionais: em ambiente com tamanhos reduzidos, o espaço para armazenamento e para a circulação também são praticamente nulos.

Por conta disso, os móveis multifuncionais são os ideais, afinal, utilizar cada cantinho disponível não é uma opção e sim uma grande necessidade.

No quarto uma boa opção são as camas boxes com um baú ou com gavetas embutidas, pois assim você poderá armazenar alguns itens em um espaço que normalmente seria inaproveitável.

Ganchos na parede também são ótimas soluções para armazenamento, pois você pode utilizá-los para pendurar uma bolsa ou um casaco ao chegar em casa ou então usá-lo para manter seus acessórios como cachecóis e chapéus.

Já no caso da sala de estar você pode optar por substituir a mesa de centro por um pufe, pois além de ocupar menos espaço, você também pode apoiar objetos nele e ganhará uma assento á mais para o ambiente.

O pufe no centro do cômodo quando apoiado no sofá, poderá ser utilizado também como uma chaise.

Outra ótima idéia é apostar em móveis com rodinhas, pois assim você conseguirá reposicioná-los e criar um belo arranjo mais espaçoso, por exemplo.

3. Jamais entulhe suas coisas: uma das coisas que mais causam desconforto e redução de espaço em ambientes é o entulhamento.

Se existem coisas amontoadas em um ambiente pequeno, ele aparenta ser menor ainda e, por conta disso, o ideal é sempre apostar em uma organização mais simplificada.

Portanto, nada de móveis muito grandes ou em excesso, elimine também os objetos que não tenham utilidade, sem acúmulo de itens decorativos e claro, sem nenhuma bagunça.

Quanto menor o nível de desorganização em um local da sua casa, maior o ambiente aparentará ser.

4. Aposte nos espelhos: não há como falar em decoração de ambientes pequenos sem citar a utilidade dos espelhos.

Isso porque esse item é o coringa na hora de disfarçar a falta de espaço, além da ilusão de amplitude dada ao ambiente, o espelho é capaz de trazer a sensação de continuidade de um local.

Você pode optar por móveis espelhados ou peças penduradas ou até mesmo repousadas no chão.

No quarto, aposte em um guarda-roupa com as portas espelhadas ou uma cabeceira de cama no mesmo estilo. Além de trazer a sensação de um ambiente maior, você também não precisará de espaço para colocar um espelho na parede.

Já no caso da cozinha, a idéia é bem parecida, pois o ideal é colocar os espelhos nas portas dos armários ou até mesmo na roda banca.

Na sala de estar e/ou jantar, opte por colocar um espelho na parede ao lado da mesa de jantar, dessa forma, você conseguirá trazer a impressão de que o cômodo duplicou de tamanho.

5. Use as cores com cautela: para um ambiente pequeno o ideal é apostar em cores claras, pois elas trazem a sensação de amplitude.

No entanto, isto não significa apenas paredes e mobílias brancas, você também pode seguir uma cartela de tons mais neutros como o bege, o gelo, o cinza e os demais tons pastéis disponíveis no mercado.

Os móveis com um padrão de madeira mais clara também são ótimas opções para esse tipo de composição.

Porém, se você acha que todas as paredes iguais podem acabar deixando o ambiente chapado, escolha uma delas ou no máximo duas para dar um maior destaque.

Você pode fazer isso através de uma pintura, adesivo, ladrilhos ou então papéis de parede. A diferença de cor proporcionada por esses elementos pode trazer profundidade e até mesmo um visual bem mais pessoal para o cômodo.

Outra idéia para conseguir trazer mais cor para um ambiente pequeno é manter as paredes em um tom mais neutro e deixar o toque de cor para a mobília e para os objetos de decoração da casa.

6. Aposte nas listras para ampliar seu cômodo: as listras são mais uma opção coringa para compor a decoração de ambientes pequenos.

Isso porque elas são capazes de trazer a ilusão de que seu cômodo é maior do que ele realmente é.

O ideal seria investir em uma parede de destaque em alguns cômodos, seja com papel de parede ou até mesmo com pinturas.

No entanto, é muito importante lembrar-se de deixar as demais paredes em tons mais neutros, para que o cômodo não fique muito pesado ou poluído.

Se desejar trazer a sensação de um pé direito mais alto do que o seu, escolha as listras transversais, porém se a idéia for trazer a ilusão de um cômodo mais largo, opte por aquelas que sejam horizontais.

7. Invista na iluminação: um bom projeto de iluminação também pode ser capaz de transformar seu ambiente e, no caso de um espaço menor, o ideal seria apostar em luzes que ampliem o cômodo.

É muito importante lembrar que as luzes brancas conseguem passar a impressão de amplitude para os locais onde elas são utilizadas.

Já as luzes amarelas são responsáveis por trazer uma sensação de aconchego para o cômodo, por conta disso, é indispensável escolher bem a lâmpada que for usar.

Já para áreas como cozinha e escritório, as luzes brancas são as mais indicadas, agora, mesmo em um cômodo menor, as luzes amarelas devem ser usadas em salas de estar e quartos, pois são ambientes que relaxamos e descansamos.

 

ambientes-pequenos

 

8. Opte por trazer mais verde para dentro de casa: tentar encontrar um cantinho para comportar pequenas folhas e flores pode ser uma grande sacada para conseguir ampliar o ambiente.

Isso porque as plantas são ótimas aliadas quando o assunto é trazer a sensação de aconchego e de um cômodo um pouco maior.

Isso porque além delas trazerem o sentido de leveza e frescor para o ambiente, elas também estão diretamente ligadas com a perspectiva do local.

Por conta disso, aposte sempre em plantas suspensas ou até então em um jardim vertical, que são as melhores opções para os espaços pequenos.

No caso de sua casa dispuser de um espaço, opte por também apoiar os vasos no chão e trazer mais elegância para o cômodo.

9. As paredes são suas melhores amigas: em uma casa pequena, contar com as paredes para fazer a decoração ou até mesmo instalar móveis, é a melhor solução.

Tudo o que você puder tirar do chão e prender nas paredes, faça! Seja televisões, cabos, porta pratos, prateleiras, tudo! Use e abuse das paredes da sua casa.

Isso porque fazendo isso, você conseguirá abrir um espaço muito valioso por toda a extensão do chão dos seus cômodos que poderão ser usados para comportar outros tipos de móveis que também são muito úteis.

10. Também aproveite as portas dos cômodos: assim como as paredes, as portas também podem ajudar a economizar espaço para outros objetos.

O melhor de tudo é que quando usamos as portas para comportar objetos, eles acabam ficando mais escondidos e não poluem os cômodos da casa com muita informação.

Você pode usar as portas dos quartos, cozinha e até mesmo banheiro para comportar objetos, evitando que fiquem no caminho.

Sem Comentários

Faça um Comentário