01 jun Dicas para lavar a louça
Lavar a louça é um processo rotineiro e que é extremamente importante para que possamos manter a limpeza e a higiene de todos os utensílios de cozinha que usamos no nosso dia a dia.
Porém, as pessoas não querem perder horas fazendo isso e, seguir algumas dicas para realizar esse tipo de atividade, principalmente para evitar o gasto excessivo de água, é muito mais eficiente do que se pode imaginar. Essas dicas são úteis para que o processo seja feito de forma rápida e prática.
Essas instruções básicas também podem ser a chave para que o momento de lavar a louça deixe de ser uma obrigação chata e repetitiva.
Conheça as dicas:
1. Organize a louça: quando a louça que está na pia é mantida de forma desorganizada, passa a impressão de que existem mais itens para lavar, do que realmente tem. Portanto, organizar as peças que estão sujas é uma boa forma de iniciar o processo de limpeza.
O ideal é que você separe fora da cuba todos os pratos, copos, talheres e panelas, de forma que os objetos fiquem organizados. Se for possível, essa organização pode ser feita no momento em que as louças forem colocadas na pia, isso evitará que as peças fiquem bagunçadas.
2. Lave um grupo por vez: após separar cada um dos grupos, a melhor forma de lavar a louça é fazer isso por partes, ou seja, primeiro só os pratos, depois os copos e assim por diante.
Manter essa rotina de lavagem é a forma mais prática para evitar se perder durante o processo. Além disso, não se esqueça de sempre fechar a torneira enquanto estiver ensaboando as louças.
3. Dê prioridade aos itens menos sujos: deixar os itens mais sujos por último é a melhor forma de fazer com que evite o engorduramento daqueles que não precisam de tanta atenção.
A ordem do mais limpo para o mais sujo, geralmente, é: copos, talheres, pratos, potes de plástico e por último, panelas e formas.
4. Use água quente: uma boa dica para economizar tempo esfregando as panelas e potes, é usando a água quente para dissolver um pouco da sujeira.
Para isso, basta deixar os itens mais sujos de molho com um pouco de água morna, para que assim a limpeza seja feita de forma rápida e prática.
5. Use detergente consistente e de qualidade: usar produtos que não fazem espuma e nem possuem uma boa qualidade pode ser um fator que atrapalhe no momento de fazer a limpeza da louça, além de ter um gasto muito maior dos produtos.
Escolher um detergente que faça bastante espuma é uma boa forma de limpar muitos itens com uma pequena quantidade do produto. Isso também ajuda a diminuir o tempo que será gasto para esfregar as louças, já que o detergente de qualidade ajuda a dissolver com maior facilidade a sujeira.
6. Use esponjas que não arranhem: as panelas inox possuem uma superfície mais sensível e, por conta disso, é muito importante que o lado da esponja que não arranha seja usado.
Se você tem costume de usar a esponja tradicional, a que possui um lado verde e outro amarelo, no caso de lavar uma panela de inox, sempre use a parte amarela, que é a mais macia.
Itens comuns podem ajudar no momento de lavar a louça
Alguns produtos e itens que possuímos em casa podem ser grandes aliados no momento de lavar a louça com uma maior rapidez.
Um desses itens é o bicarbonato de sódio. Ele pode ser usado para retirar grande parte da sujeira que pode ficar presa nas louças e no fundo das panelas.
Para isso, basta misturar o produto em uma pequena quantidade água quente, após isso, despeje no item que está sujo e deixe agir. Após alguns minutos, use a esponja com detergente para remover o restante da sujeira.
Outro item muito comum em casa é o limão. Ele pode ser usado para limpar aquelas marcas pretas que ficam na parte de baixo da panela, causadas pela chama do fogão durante o cozimento da comida.
Para retirar essas manchas, basta ferver rodelas de limão em um pouco de água por alguns minutos e após isso, poderá aplicar a mistura no local da panela onde está escuro.
Guardar a louça lavada também é importante
Deixar a louça no escorredor é a melhor forma de secar as peças, porém, devemos guardá-las assim que estiverem sem água, para evitar o acúmulo de coisas na pia e para não misturá-las com os itens que estão sujos.
Guardar a louça também irá fazer com que a pia perca o aspecto de bagunça, já que não terá nenhuma peça empilhada nela, fora as que serão lavadas posteriormente.
Além de evitar a bagunça, ao guardar a louça já lavada, você irá abrir espaço para aquelas que serão limpas em seguida, tendo onde colocá-las após a lavagem.
Manter a louça limpa no escorredor e misturá-la com os itens que acabaram de ser lavados também acabará fazendo com que as peças que já estivessem secas sejam molhadas novamente, impedindo que elas sequem completamente.
Limpar os eletrodomésticos corretamente também é importante
Eletrodomésticos como liquidificador, sanduicheira e cafeteira são usados com certa freqüência e para que eles estejam sempre em bom estado e tenham uma longa vida útil, devemos saber como lavá-los.
Para fazer isso de forma correta, algumas dicas podem ser muito úteis.
• Sanduicheira: geralmente, pedaços de pão e queijo acabam ficando grudados na chapa do eletro, além de reterem gordura da manteiga.
Para limpá-la corretamente, devemos umedecer os restos de comida que ficam presos nela e com a ajuda de uma esponja (usando a parte macia), retire todas as sobras que restaram na chapa da sanduicheira. Após isso, seque com um pano, para que o eletrodoméstico não tenha curtos-circuitos e queime.
• Liquidificador: a parte do motor do liquidificador não pode ser lavado, já que se trata de um equipamento elétrico e o contato com a água pode danificá-lo. Portanto, para limpar essa parte do aparelho, use apenas um pano úmido e depois seque com um pano seco.
Já o copo do liquidificador pode ser lavado com a ajuda de uma esponja, apenas tomando cuidado com as hélices que ficam na base da peça, que podem cortar a mão.
Para retirar o excesso da sujeira antes de lavar, deixe o copo de molho com água morna, para que os restos de comida desgrudem da peça.
• Cafeteira: a base da cafeteira pode ser limpa com um pano úmido e depois deve ser completamente seca.
A jarra, a tampa e o filtro devem ser lavados com água corrente e detergente neutro. O ideal é que sequem naturalmente no escorredor.
• Lava louças: a máquina de lavar louças também deve ser higienizada periodicamente, para exercer sua função de forma correta e não sujar, mais do que limpar as peças colocadas nela.
Retire o cesto interno da máquina e limpe os filtros e as hélices com água e com a ajuda de uma esponja, usando sempre a parte macia. Não é necessário secá-la completamente, já que o eletrodoméstico sempre entra em contato com a água.
• Torradeira: como se trata de um eletrodoméstico com uma difícil acessibilidade ao seu interior, é muito comum que a torradeira retenha muitos pedaços de pães nela.
Para limpá-la jogue um pouco de sal grosso nas entradas e tampe com um papel absorvente. Após isso, chacoalhe o eletro cuidadosamente e vire-o para retirar todo os resíduos que se soltaram do interior e o restante do sal usado.
Mantenha a higiene durante a lavagem das louças
Manter alguns hábitos de higiene para lavar a louça não só ajudam na limpeza das peças, como também trazem mais bem estar para quem está fazendo essa atividade. Eles também podem nos trazer muito mais conforto.
É possível que você já conheça e até pratiquem alguns desses hábitos, mas é sempre bom reforçá-los e dar algumas dicas a mais para quem ainda não conhece.
Mantenha a esponja sempre limpa: ao lavar algumas peças de louça, é comum que os restos de comida fiquem presos na esponja, portanto, devemos sempre limpá-la para que na próxima leva de louças seja higienizada corretamente.
Para isso, você deve sempre enxaguá-la com água em abundância, além de sempre usar detergente para eliminar todos os resquícios de sujeira.
Use luvas de borracha: as luvas de borracha protegem a pele do contato com os produtos de lavar a louça que podem acabar tirando a hidratação das mãos.
Além disso, as luvas também irão impedir que a água fria entre em contato com o corpo da pessoa, o que é muito bem vindo, principalmente no inverno.
Mantenha a pia limpa: assim como a esponja, devemos sempre manter a pia e o balcão limpos, para que eles não sujem ainda mais a louça que já está suja ou aquelas que já estão limpas.
Além disso, retirar os restos de comida da pia e da bancada evita que visitas de insetos e outros bichos sejam comuns no ambiente, o que não é nada higiênico.
Sem Comentários