05 jan Dicas para limpar tomadas e interruptores com segurança
As tomadas e interruptores são peças essenciais para uma casa que conta com uma das coisas mais necessárias para nós, a energia elétrica.
Esses itens geralmente ficam localizados nas paredes, próximos aos eletrodomésticos, porém, mesmo sendo mais difícil de ocorrer, também podem ser encontrados no teto e no chão.
Pelo fato de serem peças que nos levam a energia elétrica, elas precisam ser muito bem cuidadas para evitar que curtos circuitos e quedas de energia ocorram.
No entanto, apesar de ser tão importante cuidar desses itens, elas acabam sendo esquecidas durante as faxinas do nosso dia a dia.
Muitas pessoas acabam pensando que por serem responsáveis por nos proteger de choques e problemas com a elétrica, esses objetos ficam melhores quando não são limpos, mas é muito pelo contrário.
Acontece que a sujeira e a poeira acumulada dentro dos caminhos elétricos podem acabar sendo as maiores causadoras de problemas para uma casa.
Para ajudar nesta questão, criamos um post explicando tudo o que você precisa saber para limpar corretamente as tomadas e interruptores da sua casa.
Passo a passo para limpar as tomadas e interruptores da sua casa
Para que as tomadas e interruptores da sua casa estejam sempre bem limpas e não tenham problemas em um futuro próximo, é preciso realizar a limpeza correta desses itens de forma periódica.
O ideal é que essas peças sejam limpas a cada 15 dias, pois é tempo suficiente para que poeira e impurezas comecem a se alojar no interior da rede elétrica.
É muito importante considerar se a sua casa fica exposta á sujeira recorrente da rua – como residências que ficam bem de frente para avenidas ou aquelas que têm janelas viradas para o exterior.
Isso porque com a exposição da casa aos carros e avenidas pode fazer com que entre mais poeira e sujeira na residência, o que resulta em uma limpeza mais recorrente.
Mesmo realizando a limpeza no prazo ideal, é preciso também respeitar o passo a passo dessa atividade, para que ela seja completada da forma correta.
1. Retire toda a poeira: o primeiro passo pode parecer muito óbvio, mas muitas pessoas acabam esquecendo-se de realizá-lo ou fazem em momentos errados.
Isso porque no momento de higienizar as tomadas e interruptores sem tirar a poeira, pode fazer com que essas impurezas fiquem presas nas peças, deixando a limpeza mais difícil futuramente.
Para realizar esse passo, o ideal é utilizar pincéis, panos secos, flanelas ou espanadores. O ideal é usar o que tiver em casa, desde que seja um material brando e macio.
Iniciar a limpeza dessa forma é extremamente importante para conseguir uma limpeza efetiva. Isso porque a poeira que fica na parte de fora das tomadas pode acabar riscando e estragando a sua capa de proteção se um pano úmido for passado nela.
2. Tire o excesso de sujeira: após retirar toda a poeira das tomadas e interruptores, chegou o momento de limpar o restante da sujeira que fica presa no dispositivo.
Qualquer tipo de mancha, gordura, encardido e outras sujeiras devem ser retirados nesta etapa da limpeza.
Para isso, você utilizará um pano úmido para passar em toda a extensão das tomadas e nas suas capas protetoras.
No entanto, é preciso ficar atento ao nível de umidade em que o pano terá, já que água e eletricidade não combinam.
Um pano com muita água pode acabar resultando em uma infiltração no sistema elétrico, o que pode fazer com que ele tenha um curto circuito.
Além disso, se a corrente elétrica entrar em pane, pode acabar manchando a parede com a fuligem que sair do interruptor e o que era uma limpeza, se transformará em uma reforma.
Se a sujeira insistir em não sair, use um pano úmido com detergente neutro e isso será o suficiente para retirar todos os resíduos de poeira e impurezas da sua tomada.
3. Intensifique a limpeza: o passo anterior tinha como objetivo tirar toda a sujeira superficial que ficasse presa no interruptor apenas abrandando-as.
Já neste caso, você estará preparando o “terreno” para o uso de um produto muito mais eficaz do que água e detergente neutro: o desinfetante.
Os desinfetantes são um dos aliados mais queridos e utilizados na limpeza de casa, principalmente quando uma mancha ou sujeira persistente necessita ser retirada.
Existem as mais diferentes opções de tipos e marcas desse produto nos mercados de qualquer bairro, o ideal é encontrar aquele que mais te agrade e que retire a sujeira de forma eficaz, sem deixar manchas e marcas para trás.
Assim como no passo anterior, é preciso ter em mente que não podemos abusar do produto no momento da aplicação, afinal, ele pode retirar manchas persistentes, mas ainda assim é um líquido que pode causar curtos.
Portanto, antes de iniciar a limpeza, umedeça um pano limpo com uma quantidade pequena de desinfetante e passe sobre as manchas localizadas nas tomadas e interruptores.
Caso o pano não traga o resultado desejado, opte por utilizar uma esponja para remoção de toda a sujeira impregnada nos dispositivos.
4. Finalize a limpeza com álcool: o último passo também é muito importante, pois ele servirá para finalizar a sua limpeza e fazer com que suas tomadas e interruptores fiquem limpos por mais tempo.
Para fazer isso, nada melhor do que usar o bom e velho álcool. Você pode escolher se prefere a versão líquida ou em gel.
Utilize um pedaço de algodão para umedecer com álcool ou apenas a ponta de um cotonete, para que assim consiga limpar todos os cantinhos dos dispositivos e em toda sua extensão também.
Essa finalização fará com que as bactérias e germes sejam eliminados junto dos últimos vestígios de sujeira que insistem em ficar presos nas tomadas e interruptores.
Seguindo esses passos, você conseguirá facilmente manter a limpeza e a boa aparência dos seus objetos de energia elétrica.
É muito importante lembrar que no momento da limpeza, precisamos evitar ao máximo o contato de qualquer um desses produtos com a parede, pois eles podem acabar causando manchas que ocasionalmente, ficam impregnadas nas paredes.
Essas manchas só podem ser retiradas com tinta, o que poderá causar mais transtornos e gastos para você, portanto, fique atento.
Se preferir, opte por colar pedaços de fita em volta dos interruptores e das tomadas, para evitar o contato dos produtos com a tinta da parede.
Como saber quais tomadas e interruptores posso limpar?
Essa é uma dúvida que surge para muitas pessoas, principalmente pelo fato de que elas acreditam que exista diferença entre as tomadas e interruptores.
No entanto, a verdade é que todos esses dispositivos podem e devem ser limpos, independente do seu tipo ou estilo.
Devemos apenas nos atentar ao fato de que as capas de proteção das tomadas e interruptores podem ser feitos de materiais diferentes, o que devemos ter em mente no momento de escolher que tipo de produto de limpeza utilizar.
Quais são os tipos de tomadas e interruptores?
Hoje em dia, encontramos os mais diferentes interruptores e isso serve apenas para que as pessoas escolham a opção que mais atende ás suas expectativas e necessidades.
No Brasil, três tipos dessas tomadas são as mais utilizadas pelas pessoas por serem aquelas que comportam os aparelhos eletrônicos vendidos aqui.
Elas são:
• Tomadas de dois ou três pinos: ambos os tipos de tomadas (dois ou três pinos) podem ser utilizadas em qualquer cômodo de qualquer tipo de residência ou comércio.
No entanto, a tomada de três pinos são mais utilizadas para comportar eletrodomésticos e eletrônicos que apresentam alto risco de choque.
Enquanto as tomadas com dois pinos continuam servindo para conectar os eletrônicos que não correm tanto risco de entrarem em curto como os celulares.
• Tomadas industriais: além de seguir uma legislação diferente, as tomadas industriais podem possuir altas cargas de energia, já que os equipamentos utilizados em fábricas causariam um curto-circuito caso fossem ligados em interruptores e tomadas residenciais.
A instalação e a manutenção desse tipo de tomada devem ser feitas por uma mão de obra especializada e profissional para evitar qualquer tipo de problema com a sua instalação.
Além disso, esse tipo de dispositivo conta com uma quantidade muito maior de pinos do que as tomadas comuns e a complexidade do item também deve ser levada em consideração no momento da instalação.
• Tomada de piso: esse tipo de tomada é muito utilizada em construções de casas, independente do tamanho do local.
Esse tipo de dispositivo também é muito conhecido como “caixa de luz” e serve para evitar problemas durante a instalação da parte elétrica.
É muito importante lembrar que contratempos domésticos podem ser freqüentes no que diz respeito a energia e por conta disso, a tomada de piso torna a manutenção da casa muito mais fácil em caso de emergência.
Isso ocorre, pois o técnico contratado já saberá exatamente onde mexer caso o problema não esteja presente no interruptor da parede.
No momento de escolher a sua tomada ou interruptor, é muito importante conta com a ajuda de um profissional especializado, para evitar problema que vão além da forma de limpeza e da sujeira.
Sem Comentários