04 jun Dicas e truques para lavar a roupa
Apesar de ser um atividade doméstica quase diária, muitas pessoas acabam possuindo uma grande dificuldade no momento de lavar a roupa.
Seja no sistema de lavagem ou na separação das peças, há quem seja muito inseguro nesse tipo de serviço, principalmente pelo receio de fazer alguma coisa errada e acabar estragando alguma peça, ou todas elas.
Dúvidas de quais peças podem ser lavadas na máquina e quais não podem e se é preciso ou não deixar de molho, assombram muitas pessoas.
Hoje em dia, as máquinas de lavar fazem praticamente tudo sozinhas, bastando que nós liguemos os botões.
Mas, mesmo assim esse tipo de dificuldade é mais comum do que as pessoas podem imaginar e para ajudar nesse receio, temos algumas dicas e truques que serão chaves no momento de lavar a roupa sem medo.
Quais são as formas de lavar a roupa?
Enganam-se quem pensa que lavar a roupa é só na máquina de lavar. Isso porque os diferentes tecidos dos quais as roupas são feitas, necessitam de formas distintas para serem lavados e manuseados, para que as peças não estraguem.
Á mão: o sistema de lavar as roupas na mão vem dos tempos antigos, quando a tecnologia das máquinas de lavar ainda nem sequer existia.
Porém, apesar de ser uma técnica milenar, algumas peças e tecidos, necessitam desse cuidado no momento de serem lavadas, já que as mãos são bem mais delicadas que uma centrifuga da máquina.
As peças delicadas de renda, seda, lã, veludo, bordado, etc devem sempre ser lavadas á mão, pois a sua fragilidade não agüenta o ciclo de lavagem de uma máquina.
Para isso, você deve usar o tanque de roupa e deixá-lo tampado para a água não escorrer. Se você preferir deixar as peças de molho, coloque água e sabão em um balde e deixe a roupa lá por alguns minutos.
As regiões mais sujas das peças devem ser esfregadas com um sabão neutro em pedra, mas sem fazer muita força. Após isso, enxágue a peça na água que está no tanque, torça a roupa e a coloque em um balde seco para ser estendida logo depois.
Na máquina: é muito difícil ver uma casa hoje em dia que não possua uma máquina de lavar. Isso porque esse eletrodoméstico é uma boa forma de economizar tempo e trabalho duro para lavar as peças mais pesadas.
Se as peças não forem do tipo delicado, todas elas podem ser colocadas na máquina, desde que a separação seja feita da forma correta.
A separação é feita da seguinte forma:
• Roupas novas: as peças novas possuem muita tintura, principalmente as calças jeans de cores escuras. Por conta disso, o ideal é que essas roupas sejam sempre lavadas separadamente.
• Roupas brancas: camisetas de algodão, meias, lençóis, fronhas e tudo o que for branco devem ser separados. Essas peças não correm perigo de desbotar e podem ser lavadas em água quente e até serem colocadas de molho.
• Roupas coloridas: peças coloridas e resistentes devem sempre ser separadas das brancas, mesmo que sejam do mesmo tecido. Isso porque elas podem acabar manchando as peças claras. As roupas coloridas também não podem ser colocadas de molho.
Quando as peças estiverem separadas, basta você colocá-las dentro da máquina (sem ultrapassar o peso suportado pelo equipamento) e adicionar sabão em pó no compartimento indicado.
Após isso, basta ligar a máquina e colocar o ciclo ideal para as peças que estão sendo lavadas (as máquinas sinalizam os tipos de roupas).
• Á seco: existem peças de roupas que precisam ser lavadas á seco, para que não estraguem.
Enganam-se quem pensa que as roupas que devem ser lavadas á seco possuem uma aparência mais delicada o que faz com que muita gente cometa o erro de molhar as peças que não deveria.
Porém, para você descobrir quais peças realmente podem ser levadas para a água e quais não, basta que olhe a etiqueta de cada uma delas, pois o fabricante sempre prescreve as indicações de uso e de lavagem nelas.
A lavagem á seco, não é tão seca quanto as pessoas imaginam, a única diferença entre ela e o ciclo de lavagem normal é que, em alguns casos, as peças são tratadas com um tipo de solvente químico líquido.
Mas, dificilmente a lavagem á seco pode ser feito em casa, já que o processo requer atenção para não estragar as peças. Portanto, se você possui peças com indicação de que não podem ser molhadas, procure um serviço de lavanderia para realizar a limpeza dessas roupas.
O processo da lavagem á seco constitui em cinco passos: o primeiro é a roupa ser avaliada para que manchas mais difíceis sejam localizadas. Para cada tipo de mancha, há um produto químico diferente.
O funcionário aplica a substância certa manualmente com uma bisnaga e retira as manchas com a ajuda de uma pequena pistola de ar comprimido e vapor.
Após isso, a peça é colocada em uma máquina automática, onde a roupa é mergulhada em solvente (chamado perc), lavada e centrifugada. Como o perc evapora bem rápido, não há necessidade de a peça ser estendida.
Ainda dentro dessa máquina, as peças são completamente secas com a ajuda de um sistema de ar quente.
Quando termina, a peça é inspecionada novamente e se ela ainda possuir manchas, volta para a máquina. As roupas que estiverem limpas são passadas com um ferro quente á vapor.
Após a roupa estar limpa e passada, ela é dobrada e embalada coma a ajuda de uma máquina de plástico que empacota com rapidez.
Entre o a chegada da peça e a entrega dela para o cliente, o processo todo dura apenas uma hora.
Como preparar as roupas para lavar?
Além de ser muito importante saber quais peças podem ou não serem lavadas na máquina, o passo da preparação para a lavagem também não deve ser esquecido.
Isso porque a forma como você prepara as peças para serem lavadas também será responsável por impactar na sua limpeza.
A preparação para a lavagem pode ser feita em três passos:
1. Separe as peças que irá lavar nessa leva, respeitando todas as dicas de quais podem ser colocadas na máquina juntas e quais não.
2. Verifique todos os símbolos das etiquetas das peças que serão lavadas e saiba quais devem ser lavadas á seco e quais tem sensibilidade a algum tipo de produto de limpeza. Nas etiquetas você também encontrará informações sobre a peça poder ser lavada em água quente ou fria.
3. Escolha a temperatura da água. Se as peças forem lavadas na máquina, escolha a opção de água fria, já no caso da lavagem á mão, opte pela água morna.
Qual o ciclo de lavagem ideal para cada tipo de roupa?
Poucas pessoas sabem que cada tipo de roupa deve ser lavado com um ciclo certo da máquina de lavar.
Hoje em dia, todas as máquinas de lavar roupa possuem botões indicando cada um desses ciclos, para que você não tenha que adivinhar no momento de limpar as peças.
Mas você sabe quais são os ciclos certos para cada tipo de peça?
• Regular ou normal: esse ciclo é ideal para peças brancas ou claras.
• Moderado ou suave: indicado para roupas delicadas, como camisas sociais, peças intimas e peças de seda.
• Rápido: esse tipo de lavagem é ideal para as peças que não estão tão sujas e pode ser usado em qualquer tipo de roupa, exceto as delicadas.
• Personalizado: esse ciclo é voltado para as peças mais sujas que precisam ser lavadas com água quente e fria. Esse processo costuma ser mais demorado, já que as peças precisam de mais tempo de molho e sendo centrifugadas. Quando usado para roupas coloridas, o ciclo personalizado as deixa com as cores mais vividas.
A secagem das roupas
O processo de lavar as roupas não termina quando você as tira de dentro da máquina de lavar, pois ainda há um passo muito importante, que é a secagem das peças.
Isso porque se essa etapa não for feita de forma correta, algumas roupas podem acabar manchando ou criando mofo.
• Ao ar livre: esse é o tipo de secagem mais comum e é muito utilizado com quem vive em casas com quintais e espaços externos para deixar as peças.
Porém, mesmo que você possua esse tipo de espaço, se certifique de conferir as etiquetas das peças para que saiba quais delas podem ser secadas ao sol e quais devem ser colocadas na sombra.
• Cabide: as peças que amassam com maior facilidade, como as camisas sociais ou as roupas delicadas que podem estragar se forem penduradas com grampos de madeira devem ser colocadas no varal com o auxilio de cabides.
Esse processo também ajuda no momento de passar as peças, já que elas acabam esticando durante a secagem.
• Varal interno: geralmente usado em casas sem quintal e apartamentos, o varal interno ou desmontável pode ser usado para secar todos os tipos de peças, desde que ele as comporte.
As peças mais fáceis de passar podem ser colocadas para secar sem o uso dos pregadores que o varal possui.
• Secadora: essa é a opção mais ágil para secar as peças em casa. Porém, lembre-se de verificar a etiqueta das peças para saber qual a temperatura máxima que cada uma delas pode ser exposta.
O ciclo pesado da secadora é ideal para as peças brancas, o personalizado é usado para as coloridas, enquanto o ciclo delicado é para todas as roupas que também passaram pela lavagem suave ou delicada na máquina.
Sem Comentários