Flores artificiais: aliadas ou acumuladoras de energia?

Flores artificiais: aliadas ou acumuladoras de energia?

As flores artificiais são facilmente vistas em casas como objetos de decoração dos cômodos.

Como elas não são de verdade, elas não murcham e nem perdem a beleza e, por isso, muitas pessoas preferem elas as de verdade.

Porém, existem muitas pessoas que acreditam que as flores artificiais são grandes acumuladoras de boas energias, o que deixa o ambiente carregado. Será que isso é verdade?

Pelo contrário, também existe quem diz que as flores artificiais são um grande charme para a decoração e pelo fato de não morrerem, se tornam ainda mais especiais.

Há quem diga também que as flores artificiais não são tão bonitas quanto as naturais, mas a maioria das plantas artificiais hoje em dia, conseguem passar despercebidas.

Feitas de silicone, resina, cera, tecidos, plásticos e borrachas com texturas que imitam as flores naturais, as plantas artificiais evoluíram muito nos últimos anos e elas têm ganhado um espaço especial nas casas cada vez mais.

 

flores artificiais

 

Mas afinal, o que são flores artificiais?

As flores artificiais são aquelas feitas de materiais artesanais, das quais imitam as flores naturais.

Antigamente, elas eram conhecidas como “flores de plástico”, mas com sua evolução, elas se tornaram conhecida para os designers e especialistas como “flores permanentes”.

Graças ao avanço da tecnologia, hoje, as flores artificiais podem ser facilmente comparadas com as reais.

As flores artificiais têm conquistado um grande espaço na decoração de casas e centros comerciais, principalmente, por conta de que podem ser usadas em qualquer ambiente, seja ele úmido, ventilado, com luz ou não.

Quais são as vantagens que as flores artificiais oferecem?

O principal fator das flores artificiais é que como elas não são naturais, elas não murcham, mesmo após muito tempo.

Além disso, elas também não necessitam de cuidados especiais, o que as tornam mais práticas. Por conta disso, elas se tornaram a principal opção para pessoas que desejam um ambiente decorado com plantas, mas que não possuem tempo para cuidar delas.

As flores artificiais possuem diversos outros benefícios, como:

• Beleza: com a evolução de sua fabricação, as flores artificiais são feitas com materiais que fazem com que elas tenham certo realismo.

Elas possuem tanta naturalidade que, por algumas vezes, as pessoas precisam tocá-las para saber a diferença da artificial para uma de verdade.

Graças a toda essa perfeição, as flores artificiais oferecem tanta beleza quanto as flores naturais.

• Durabilidade: como dito antes, as flores artificiais não murcham, diferente das flores reais.

As flores artificiais chamam muito a atenção por conta do seu tempo de duração indefinido.

• Custo-Benefício: apesar de serem um pouco mais caras que as flores naturais, as flores artificiais se tornam um bom investimento em curto prazo, já que não necessitam ser trocadas como as flores reais.

• Praticidade: ao contrário das plantas naturais, as flores artificiais não são sazonais, por conta disso, elas podem ser adquiridas em qualquer época do ano.

Além disso, as flores naturais oferecem a praticidade e a versatilidade de poderem ser usadas em qualquer ambiente da casa, mesmo aqueles que não recebem luz e ventilação.

A limpeza e a conservação das flores artificiais também oferecem praticidade, pois não exigem nenhum tratamento especial.

• Saúde: diferente das flores naturais, as plantas artificiais não oferecem nenhum tipo de riso á saúde, já que não causam alergias.

As alergias são causadas, principalmente, pela dispersão do pólen em dias mais quentes. O pólen fica no ar e são responsáveis por causa irritações nos olhos e nas vias respiratórias.

Flores que parecem ser inofensivas como as azaléias, o crisântemo e o anthurium podem ser tóxicas.

Porém, apesar de as flores artificiais serem mais seguras, é importante mantê-las longe de animais de estimação, para evitar que sejam ingeridas.

Como as flores permanentes podem ser usadas?

Para que elas sempre possuam um aspecto natural, é importante misturar as cores e texturas das flores e vasos com o ambiente onde elas estão.

Flores com espinhos e raízes as tornam mais realistas ainda. Além das flores perfumadas, que tornam o ambiente muito mais agradável.

Você pode optar por montar arranjos com as flores, mesclando os mais diversos tipos delas, fazendo com que elas sejam bem vindas em qualquer tipo de ambiente.

São diversas as formas de utilizar as flores permanentes, como:

• Residências: o importante é sempre fazer com que os arranjos das flores permanentes tenham uma harmonia com a decoração do ambiente residencial. Seja ele na sala de estar, na cozinha ou até mesmo no banheiro.

Mesclar as flores com cascas de árvore, musgos e vasos ajuda muito nesse quesito.

• Escritório: para esse tipo de ambiente, as mais indicadas são as suculentas.

Você pode dar um charme especial para elas, as colocando em terrários com cascas de madeira, pedras artesanais e argila.

• Apartamentos: por se tratar de um ambiente menor, as plantas devem sempre ficar posicionadas em locais onde não atrapalhem a circulação.

Pequenas árvores em vasos no chão dão um efeito muito bonito para apartamentos. Optar por pequenos buques nos móveis, dos quais também harmonizem com a decoração do cômodo também é uma boa escolha.

• Jardins: as flores artificiais também podem compor um jardim dentro e fora de casa.

Quando se opta por montar um pequeno jardim em partes externas, é aconselhável que as flores sejam de materiais impermeáveis, por conta da água da chuva. Para isso, considere plantas de silicone ou as que apresentam proteção UV.

O que deve ser observado na hora de comprar as flores artificiais?

Com tantas opções bonitas de flores no momento de comprar, dificilmente observamos se estamos ou não fazendo um bom negócio.

Porém, devemos sempre ter em mente algumas observações que devem ser feitas no momento da compra, como:

• Finalidade do uso: para que as flores certas sejam compradas, devemos saber exatamente qual será a finalidade do uso dessa planta em questão.

Para isso, após escolher o local, escolha flores que remetam e harmonizem com o local onde ela será colocada.

Um local com uma decoração mais contemporânea pede vasos e flores coloridas. Já os tons amadeirados nas bases e as folhas amareladas casam com um ambiente rústico.

• Tipos de flores e vasos: flores delicadas como os lírios e orquídeas são uma ótima opção para trazer um ar de leveza para o ambiente.

Os detalhes dos vasos também são importantes para harmonizar com o ambiente. Os tons das flores também requerem atenção, sempre opte por aquelas que possuam a cor idêntica ao natural.

• Materiais: se você busca por flores mais sofisticadas, opte pelos arranjos de flores de seda fosca, mas para esse tipo de material é importante observar as tramas, que não devem estar facilmente visíveis.

Produtos feitos de veludo devem ser evitados, pois eles desbotam facilmente.

• Qualidade: para que as flores artificiais fiquem idênticas as naturais na decoração do ambiente, dê sempre preferência aos modelos que reproduzam detalhes semelhantes às flores naturais.

Para dar um ar mais realístico, invista em modelos com “imperfeições naturais”, como caules, espinhos, tamanhos, cores, etc.

Uma das principais qualidades das flores artificiais é a durabilidade, por conta disso, sempre observe a se o material da planta apresenta uma boa resistência, o que dará a flor uma durabilidade significativa.

• Estilo de flores: Atualmente, existem flores e plantas artificiais que atendem a todo tipo de ambiente sem nenhum problema.

Porém, cada uma delas se encaixa melhor em locais específicos, como:

Banheiro: bambu ou lírios;

Cozinha: bromélia ou tulipa;

Sala: antúrio, bromélia ou dracena;

Hall de entrada: azaléia, lança-de-são-jorge ou lírio;

Jardim: folhagens. Suculentas ou gramas;

Cozinha: é importante lembrar que as flores artificiais devam ficar longe do calor, para não estragarem, portanto, evita-se usá-las próximas ao fogão e ao forno.

 

flores artificiais

 

Como cuidar de plantas artificiais?

Apesar de serem permanentes e práticas de conservar, as plantas artificiais também exigem certos cuidados.

Alguns cuidados fazem com que elas sejam mantidas bonitas e viçosas por muito mais tempo.

Alguns desses cuidados são:

• Armazenamento: apesar de poderem ser usadas em qualquer tipo de ambiente, deve-se evitar armazená-las com exposição direta aos raios de sol.

Esse tipo de exposição pode acelerar o processo de desbotamento das cores da planta, além de danificar o material de fabricação.

Por conta disso, o indicado é que elas sejam colocadas na parte interna da casa. Para usá-las nas áreas exteriores da residência, opte por plantas de alta qualidade, com proteção contra raios UV, das quais apresentam um maior índice de resistência.

• Limpeza: produtos abrasivos devem ser evitados, pois eles podem retirar o brilho e a cor das flores.

Para retirar o pó, utilize panos que não soltam fiapos, como os de microfibra, que não prejudicam as planta e possibilitam uma boa limpeza.

Uma forma de limpar flores avulsas, daquelas que não fazem parte de nenhum arranjo, é colocando a planta em um saco plástico com duas colheres de sal. Em seguida feche-o e agite para que o pó da flor se solte.

Se desejar uma limpeza mais profunda, pode também utilizar detergente neutro diluído, enxaguando as plantas em seguida.

Em um local protegido do sol, deixe as flores de cabeça para baixo para secar.

Sem Comentários

Faça um Comentário