12 maio Iluminação da cozinha: dicas simples para um ambiente acolhedor
A iluminação da cozinha é um assunto pouco comentado pela grande maioria das pessoas, já que se trata de um cômodo onde apenas fazemos a comida e depois saímos.
No entanto, ela é mais importante do que podemos imaginar, principalmente para quem gosta de cozinhar.
Isso porque quando escolhemos a opção correta, podemos ver que recebemos em troca um ambiente super aconchegante.
Além disso, a luz certa permite que você não force a sua visão no momento de usar o cômodo, o que evita os futuros problemas de visão.
Hoje em dia, já existem diversas opções de projetos de iluminação desse tipo de ambiente, desde os mais simples, até os mais sofisticados e inovadores.
Pensando em te ajudar a ter boas idéias, criamos um conteúdo com varias dicas de como ter uma boa iluminação da cozinha.
Luz quente e luz fria
Existe uma grande diferença entre uma luz quente e uma luz fria, porém, ambas podem apresentar benefícios para um ambiente de cozinha.
A luz fria é ideal para o preparo de alimentos, pois ela permite que a pessoa enxergue melhor e com uma amplitude maior para encontrar cada um dos itens.
Cozinhas com um movimento maior e que exigem uma movimentação rápida, recebem muito bem esse tipo de iluminação, já que ela permite que você veja onde está cada um dos itens, facilitando o processo e otimizando tempo.
Já a luz quente é muito bem vinda nas salas de jantar, pois ela fornece uma sensação de muito aconchego e tranqüilidade.
Uma excelente escolha para quem deseja um clima mais calmo e sereno para degustar a sua comida.
Se você possui na sua casa uma cozinha americana que dispõe apenas de uma divisória separando-a da mesa de refeições, não tem problema.
Você pode utilizar a luz fria para iluminar a cozinha e a luz quente para iluminar a área de jantar.
5 dicas que vão te ajudar a deixar a iluminação da cozinha ainda melhor
Pensando em trazer mais opções para você deixar a iluminação da cozinha ainda melhor, preparamos 5 dicas para te ajudar com isso:
- Abuse da luz natural
A luz natural é a própria sofisticação. Seja qual for a forma principal de iluminação que você adotar, não se esqueça de favorecer o espaço com uma boa luz natural.
Ter janelas amplas, clarabóias, basculantes e ladrilhos de vídeo são ótimas formas de trazer esse elemento da natureza para dentro da sua cozinha.
Vale lembrar também que a luz do sol, além de promover uma iluminação clara, proporciona desinfecção e esterilização dos ambientes.
- Crie diferentes pontos de luz
A iluminação da cozinha não deve ser apenas uma ainda mais se o espaço das refeições estiver dentro desse ambiente.
Ter um único ponto de luz para iluminar toda uma área pode tornar cansativo para quem fica muito tempo no ambiente por causa do excesso de brilho.
Uma ótima forma de favorecer a sua decoração é usando uma luz direcionada, deixando o seu espaço ainda mais estético.
Você pode posicioná-las para as suas prateleiras, móveis ou revestimentos, trazendo mais destaque para esses itens.
- Use spots embutidos
A iluminação da cozinha pode ficar ainda mais clean com o uso de spost embutidos nas paredes do espaço, no forro do teto, nas prateleiras, nos armários ou então nas bancadas e divisórias.
Esse item permite que você faça as mais diversas modificações, além de ser um tipo de luminária extremamente discreta.
Uma iluminação diferenciada, dupla ou tripla e de tonalidade branca, pode facilitar muito a usabilidade dos itens na sua cozinha.
Isso ocorre, sobretudo, quando esta luz direcionada combina com a luz geral possibilitando um manuseio dos objetos de forma mais rápida e segura.
- Luminárias pendentes
Essas luminárias são frequentemente vistas em restaurantes e casas mais modernas. Além de seu design arrojado, os pendentes são ideais para a iluminação de cozinhas amplas, mesas e bancadas que precisam de uma luz direcionada.
Essas luminárias devem ser proporcionais ao tamanho do ambiente e há uma grande diversidade de modelos para que você escolha aquele que mais combina com a sua casa.
Utilizar um pendente em cima da bancada de uma cozinha americana seria a iluminação ideal para trazer um clima aconchegante para o espaço.
Opte por peças com tampas e cúpulas removíveis e com acabamentos em metal, que facilitam a limpeza da peça.
- Fitas LED se tornaram tendência
Por fim, temos as fitas LED. Esse tipo de luminária é ótimas opções para quem quer deixar o clima da cozinha mais calmo e com um toque especial na decoração.
Além de tudo isso, essa opção de iluminação pode ser encontrada em diversos modelos, tamanhos e cores, para você comprar aquela que mais deixara sua cozinha charmosa.
No entanto, o uso das fitas LED não está restrito à cozinha, isso porque elas tomam conta de espaços como armários, closets, bancadas e mesas.
Sem contar o próprio interior dos armários de cozinha, que tem como função, facilitar a visualização dos utensílios dentro deles.
Sem Comentários