
15 maio Jeitos de organizar sua marmita e conseguir levar para o trabalho alimentos saudáveis
Levar a marmita para o trabalho é uma das formas mais eficazes de manter a alimentação saudável, além de economizar um bom dinheiro durante o mês.
Isso porque quando levamos a comida de casa, dificilmente teremos que ir comer em algum lugar na rua, o que evita que nossa alimentação seja baseada em alimentos atrativos, porém nem um pouco nutritivos para o nosso corpo.
Muitas pessoas acabam recorrendo ao almoço na rua por conta da preguiça que bate no momento de cozinhar e montar a marmita. Por outro lado, também existem as pessoas que não tem tempo para se dedicar a isso.
Porém, preparar a marmita de forma organizada, pode se tornar um hábito descomplicado, prático e até mesmo prazeroso, basta colocar algumas técnicas em prática.
Hoje em dia, existem diversos tipos de coisas que podemos fazer para acelerar e organizar o processo de preparar as marmitas.
Saber organizar e sempre levar consigo marmitas ajuda, principalmente, as pessoas que precisam manter certo tipo de dieta, seja de emagrecimento ou para manter a massa muscular.
Ou seja, além de ter a oportunidade de sempre ter uma refeição saudável para manter a sua dieta, você também pode recorrer às marmitas durante o pré e o pós-treino.
O primeiro passo para conseguir cozinhar e manter a alimentação saudável mesmo no trabalho, é fazendo um planejamento que se encaixe na sua rotina.
Se você não sabe nem por onde começar, algumas dicas e sugestões desse post poderão te ajudar.
Como fazer o planejamento para sempre preparar a marmita?
Para que o planejamento seja feito de forma correta, você precisará definir algumas coisas que farão muita diferença na hora de montar a sua marmita.
• Defina a sua rotina: você é a pessoa de mais autoridade para saber como sua rotina funciona.
Portando, estabeleça os seus horários livres que poderão ser usados para cozinhar e preparar as suas marmitas.
Faça uma lista mental dos locais que você irá comer, pense se o lugar oferece geladeira e microondas, para que possa almoçar sem a comida estrague ou esteja sempre fria.
• Saiba quantas refeições você precisará ter pronta durante a semana: pense em todos os momentos da semana que você precisará ter que comer fora de casa, isso é, se será apenas o almoço ou se existe algum lanche que precisará fazer na faculdade, por exemplo.
Definindo a quantidade, você saberá quantas marmitas precisará ter pronta durante todos os dias da semana.
• Vá ao mercado: quando tudo já estiver definido, faça uma lista e vá as compras. O ideal é que você vá ao mercado uma vez por semana, para acompanhar as refeições que deseja nos próximos dias.
Sempre tenha a lista de compras em mão, dessa forma você evitará esquecer algo ou comprar itens desnecessários.
• Prepare as refeições: A melhor forma de sempre ter uma marmita é preparando todas as que forem necessárias durante toda a semana, em apenas um dia.
Após definir tudo aquilo que você gosta e pode comer (sem se esquecer de manter os valores nutricionais), você precisa definir um dia que poderá preparar todas as suas refeições, nesse dia você irá se concentrar em preparar a comida e as marmitas da semana inteira.
O dia ideal para fazer isso seria no final de semana, quando geralmente temos mais tempo.
Se você está preocupado com o fato da comida correr o risco de estragar estando tanto tempo guardada, não precisa se estressar, basta guardar todas as marmitas no congelador que elas serão conservadas.
Porém, o ideal é que elas fiquem guardadas apenas por uma semana, para evitar que algum alimento fique passado.
Busque preparar mais de um tipo de refeição, para que você não precise comer as mesmas coisas todos os dias.
Como escolher a marmita ideal para mim?
A escolha do recipiente da marmita é algo muito pessoal, já que você precisará escolhê-lo de acordo com a quantidade de comida que você ingere.
Além disso, você precisa considerar qual o material da marmita que você prefere. Algumas pessoas têm preferência pelas marmitas de vidro e outras pela de plástico.
O indicado é que as marmitas feitas de bisfenol A (dioxina) sejam evitadas ao máximo, pois quando ela é aquecida, libera uma substância que intoxicará a comida e pode acabar fazendo mal para a saúde, causando doenças como o câncer e a diabetes.
Geralmente, essa informação está no rótulo da embalagem da marmita, sempre o confira antes de comprar.
A maioria das marmitas possui divisórias para separar a comida, mas se você não se importa ou se prefere que o recipiente seja um espaço único, também conseguirá encontrar esse tipo de modelo.
Como escolher alimentos saudáveis?
Manter uma alimentação saudável é muito importante para cuidarmos da nossa saúde e evitar doenças.
Para saber quais alimentos são saudáveis para consumo, você não precisa fazer muito esforço, basta acompanhar a pirâmide alimentar que tanto se escuta falar.
Essa pirâmide mostra quais alimentos precisamos ingerir em maior e em menor quantidade e isso pode ser aplicado nas marmitas do seu dia a dia.
A quantidade ideal de cada grupo de comida é:
• Energéticos extras: são os óleos, gorduras, doces e açucares. Eles devem ser consumidos com muita moderação, sendo os menos indicados na alimentação.
• Construtores: nesse grupo estão os leites e derivados (devem ser consumidos de 2 a 3 porções por dia), leguminosas (devem ser consumidas em apenas 1 porção diária) e as carnes, feijão e ovos (que devem ser ingeridos de 1 a 2 porções durante o dia todo).
• Reguladores: são as frutas e verduras, das quais podem ser consumidas entre 3 a 5 porções durante o dia.
• Energéticos: esse é o maior grupo e o mais saudável para o nosso corpo. Ele é composto por pães, massas, tubérculos, raízes e cereais. Todos os alimentos que fazem parte desse grupo podem ser ingeridos de 5 a 9 porções no dia.
Seguindo em base da pirâmide, você conseguirá ter uma noção muito maior no momento de escolher os alimentos saudáveis e que fazem bem para o seu corpo.
O que uma marmita deve conter?
A marmita é feita para guardar apenas uma refeição do dia, sendo geralmente o almoço. Portanto, deve-se considerar a quantidade de alimentos ideal para essa refeição.
Os alimentos que uma marmita de almoço deve conter são:
• Proteína: podendo ser carnes vermelhas, frango, peixe ou ovo;
• Leguminosa: escolha entre feijão, lentilha, grão de bico ou soja;
• Carboidrato: você pode optar por arroz, macarrão, batata ou mandioquinha;
• Legumes e verduras: esse grupo possui muitas opções, o que permite montar diversos tipos de refeições.
Você pode escolher entre: cenoura, tomate, beterraba, agrião, rúcula, chuchu, cebola, pepino, couve-flor, repolho, abobrinha, alface ou brócolis.
Como conservar os alimentos na marmita?
A comida dentro da marmita só estragará se você não a manter na temperatura ideal. Isto é, fora da geladeira.
Quando as marmitas da semana forem feitas, você as guardara no congelador e só tirará quando for sair para trabalhar. Dessa forma, a comida será mantida na temperatura correta até que você chegue no seu trabalho.
Porém, mesmo com ela ainda congelada, não a deixe fora da refrigeração, pois nesse meio tempo, ela poderá estragar, principalmente se for deixada em lugares abafados.
Portanto, mesmo guardando a marmita no congelador ou na geladeira no dia anterior, sempre a coloque na refrigeração assim que chegar no trabalho.
Como transportar a sua marmita até o trabalho?
A forma como você transporta sua marmita interfere, e muito, na qualidade da refeição que você irá fazer.
Isso porque quando levamos a marmita de qualquer jeito, além de a comida acabar virando uma grande bagunça e parecer menos apetitosa do que realmente é, o recipiente pode acabar vazando e sujando a sua bolsa ou mochila.
Portanto, o ideal é que a marmita seja transportada com a tampa para cima, amarrada em um pano ou guardanapo, para evitar os vazamentos.
Se for possível, opte por possuir uma bolsa térmica de mão. Além de ela manter a marmita em sua temperatura para evitar que estrague, você não precisará se preocupar se a comida deixará cheiro nos seus pertences.
Após as bolsas térmicas terem virado moda você encontra diversos tamanhos, formatos e estampas delas, dessa forma poderá escolher aquela que atenda as suas necessidades, além de poder combiná-la com seu estilo.
Existem bolsas térmicas que comporta uma marmita única e tem um tamanho mais compacto. Porém, se você precisa levar várias refeições para comer durante o dia, pode optar pelas marmitas maiores, que comportam diversas marmitas.
As bolsas térmicas podem ser carregadas na mão, ou no ombro com o uso das alças.
É possível encontrar também as bolsas térmicas com compartimentos para garrafas de água e suco ou coqueteleiras.
Como é feita a limpeza da marmita?
A marmita deve ser lavada logo após o seu uso, pois isso evitará que ela fique com cheiro dos alimentos.
Algumas refeições podem acabar manchando as marmitas, principalmente as de plástico.
Se no seu trabalho não tiver, deixe uma esponja e um detergente na copa, para que possa lavá-la todos os dias após o almoço.