27 abr Limpeza da casa: quartos
Fazer a limpeza dos quartos é essencial para manter tudo em ordem, além de evitar diversos problemas de saúde (alergias, por exemplo) que a sujeira e a poeira podem trazer para você e sua família.
Apesar de ser um processo trabalhoso e rotineiro, todo mundo adora a sensação de estar em um quarto limpo e recém arrumado.
Porém, é muito importante saber que a limpeza dos quartos não engloba apenas o chão e os móveis.
Manter as roupas e a cama organizadas e evitar o acúmulo de objetos e papéis também fazem parte da limpeza dos quartos, seja ela mais pesada, ou não.
São diversos os motivos de realizar a limpeza dos quartos periodicamente. Por exemplo, se você possuir o costume de manter os quartos da sua casa organizados, terá uma maior facilidade para encontrar as coisas nele, pois sempre estarão no seu devido lugar.
A limpeza dos quartos também ajuda a manter toda a organização do cômodo, já que o ambiente estará limpo e com todos os objetos no lugar.
Como fazer a limpeza dos quartos?
Para que a limpeza dos quartos seja feita de forma correta e eficaz, o ideal, é que a cada 15 dias, uma faxina completa deve ser feita, mantendo ela durante os outros dias do mês.
O passo a passo da limpeza é simples: comece sempre pela cama e pelos móveis, pois, dessa forma, toda a poeira e sujeira cairão para o chão, que será limpo logo em seguida.
• Cama: a roupa de cama deve ser retirada e logo em seguida, colocada para lavar;
• Colchão: após retirar a roupa de cama, coloque o colchão no sol, para que fique arejado. Essa técnica evita os ácaros que causam problemas e alergias respiratórias.
A cada limpeza do colchão, vire-o, para que o lado que estava embaixo receba mais ar e para que a peça se desgaste por igual com o tempo;
• Travesseiro: os travesseiros devem ser colocados para lavar com água, sabão e amaciante.
Após a lavagem, retire o excesso de água e o coloque para secar em um local arejado da casa.
É muito importante que os travesseiros sequem por completo, pois a umidade pode causar mofo na peça;
• Tapetes: os tapetes são grandes acumuladores de poeira e sujeira, portanto, passe aspirador de pó pelo menos uma vez por semana.
Se você preferir fazer uma limpeza mais profunda, utilize água e sabão neutro.
Se a sua casa possui animais de estimação, a limpeza deve ser feita com uma freqüência maior.
Assim como os travesseiros, os tapetes precisam ser secados completamente, para evitar a umidade que causa o mofo;
• Móveis: utilize um pano úmido com limpador de móveis para tirar a poeira e a sujeira.
Evite utilizar panos secos e espanadores, eles podem acabar servindo apenas para espalhar a poeira pelo cômodo.
• Piso: a limpeza básica do piso deve ser feita varrendo e passando um pano úmido por todo o piso, inclusive debaixo de móveis e atrás dos armários.
Dedique mais tempo para fazer uma limpeza mais pesada, pois o chão é a o que mais possui sujeira, por conta dos sapatos que trazem sujeira da rua e coisas que caem nele.
• Armários: o ideal é que os armários permaneçam abertos por algumas horas.
Essa prática faz com que ele e as peças de roupas fiquem sempre arejadas evitando que crie mofo e umidade.
Com que freqüência a limpeza dos quartos deve ser feita?
Assim como em qualquer outro cômodo da casa, a limpeza dos quartos é feita de forma periódica, dependendo da ocasião, principalmente pelo motivo de que algumas coisas precisam de mais atenção e de uma limpeza mais freqüente do que outras.
Possuir uma rotina de limpeza é o primeiro passo para que os quartos da sua casa permaneçam sempre limpos, além disso, saber o que é preciso fazer e com qual freqüência evita que você se desgaste além do necessário todas as vezes que decidir limpar o quartos.
Saiba o que você deve fazer diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente para manter a limpeza dos quartos da sua casa:
Diariamente:
• Abrir janelas para arejar o cômodo;
• Arrumar a cama e colocar os objetos pessoais no lugar;
• Tirar o pó dos móveis e objetos;
• Varrer e passar pano úmido com produto de limpeza no chão.
Uma vez por semana:
• Trocar a roupa de cama;
• Deixar o colchão arejando;
• Passar aspirador de pó no chão e tapete;
• Deixar as portas do armário abertas para entrar ar;
• Limpar as janelas e persianas;
A cada 15 dias:
• Limpar as paredes, portas e batentes;
• Vire o colchão;
Uma vez por mês:
• Limpar os armários por dentro;
• Lavar os travesseiros;
• Lavar os tapetes.
Quais hábitos ajudam a manter o quarto sempre limpo e organizado?
Além de fazer a limpeza de todos os cantos e móveis do quarto, alguns outros hábitos ajudam, e muito, a manter o cômodo sempre organizado e limpo, evitando que você precise ter mais trabalho do que o necessário.
Eles são:
• Guardar as roupas usadas: mesmo após aquele dia super cansativo, lute contra a preguiça e não deixe as peças de roupas usadas jogadas pelo quarto.
Sempre dizemos que depois arrumaremos, mas acaba que isso se torna um ciclo vicioso e quando nos damos conta, o quarto já se tornou uma verdadeira zona de guerra e você já não tem mais roupas limpas para usar.
Para evitar que isso aconteça sempre dobre e guarde as peças que foram usadas e as que estiverem sujas devem ser colocadas no cesto de roupas para lavar assim que são tiradas do corpo.
Lembrando que essa regra também é válida para os pares de sapato.
• Evite levar comida para o quarto: é muito comum que as pessoas levem comidas para comer no quarto enquanto assiste a um filme ou trabalha. Porém, esse é um dos principais hábitos que fazer com que o quarto acabe sujando facilmente.
Quando a comida cai no chão, corremos o risco de receber visitas indesejadas de pragas, além de podermos acabar pisando no alimento e sujando ainda mais o local.
• Limpe a sujeira imediatamente: assim como as roupas, deixar para limpar algo depois pode acabar se tornando uma grande bola de neve.
Portanto, se ocorrer alguma situação em que algo acabe sujando o chão ou algum móvel do quarto, limpe imediatamente.
Dessa forma você não corre risco de se esquecer de limpar e nem deixa o quarto sujo.
Se tratando de comida, é muito importante lembrar que quando ela fica muito tempo exposta em qualquer lugar que seja, acaba estragando, o que trará um odor desagradável para o ambiente.
• Não deixe os objetos fora do lugar: sempre que retirar algum objeto ou decoração do lugar, lembre-se de colocá-lo de volta.
Quando os objetos são deixados em qualquer lugar do quarto podem facilmente se perder ou trazer a desorganização para o cômodo.
• Possua um cesto de roupa suja: muitas pessoas preferem ter um cesto para as roupas sujas dentro do banheiro, porém, possuir um no quarto pode ajudar muito na organização do cômodo.
Pelo fato de o cesto sempre estar dentro do quarto, você terá o costume de sempre colocar as peças sujas nele, evitando que elas fiquem espalhadas pelo chão ou em cima dos móveis do ambiente, o que se tornará uma grande bagunça em pouquíssimo tempo.
• Não exagere na decoração: os objetos decorativos são itens especiais em um quarto, pois o ajuda a se tornar ainda mais parecido com seu estilo.
Porém, se você deseja que o seu quarto seja um ambiente organizado do qual pode ser facilmente limpo, não se apegue tanto aos detalhes.
Afinal, quanto mais objetos decorativos o ambiente tiver, mais coisas você precisará limpar e com uma freqüência maior, já que a decoração também acumula sujeira e poeira.
Quais produtos de limpeza utilizar para fazer faxina no quarto?
Existem diversos tipos de produtos de limpeza, porém, cada um deles possui a sua função e o tipo de material que pode ser limpo com ele.
Isso porque cada um dos produtos possui uma composição de ingredientes diferentes, que podem acabar estragando certos tipos de coisas quando usados inapropriadamente.
Por conta disso, apenas alguns desses produtos de limpeza podem ser usados para realizar a limpeza do quarto e seus objetos.
Eles são:
• Álcool 70: pode ser usado para limpar janelas e portas de vidro;
• Detergente líquido: usado para limpar pisos e vidros de janelas;
• Lustra móvel: esse produto é feito para deixar os móveis sempre limpos e brilhantes;
Além desses produtos, para que a limpeza do quarto esteja sempre em dia, lembre-se de utilizar pano limpos, vassoura, rodo e aspiradores de pó.
Se você possui televisores e/ou computadores no seu quarto, pode limpar suas telas utilizando água destilada e uma flanela de microfibra úmida e outra seca.
Passando o produto com bastante cuidado, todas as manchas da tela serão removidas. A flanela seca pode ser usada após a água destilada estiver seca, para finalizar o processo de limpeza.
Sem Comentários