Limpeza da pia da cozinha: constante e necessária

Limpeza da pia da cozinha: constante e necessária

A limpeza da pia da cozinha é algo que deve ser feito da forma correta e com certa freqüência, já que é lá que todos os utensílios usados para comer e beber são guardados e lavados. Justamente por esse motivo que o acúmulo de bactérias não pode ocorrer, podendo ser evitado apenas se mantermos o hábito de limpeza nessa parte da casa.

Porém, muitas pessoas acabam encontrando certas dificuldades para realizar a limpeza da pia da cozinha ou acreditam que apenas retirar os restos de comida da cuba é suficiente e por conta disso, temos algumas dicas que ajudarão nesse momento.

Como limpar a pia de inox?

Um dos maiores erros cometidos no momento de limpar a pia da cozinha é utilizar qualquer tipo de produto para realizar o processo. Isso porque, assim como qualquer outro item da casa, devemos manter os cuidados de limpeza com a pia, principalmente, se ela for de inox.

 

limpeza da pia da cozinha

 

• Tire os restos: para que a pia fique limpa, você deve lavar toda a louça que ela possui e logo em seguida, tirar todos os restos de comida da cuba e do ralo.

Não se esqueça de retirar toda a água e sabão que ficar na pia com a ajuda de um rodinho.

• Lave a superfície da pia: quando todos os restos forem retirados, você deve iniciar o processo de limpar toda a superfície da pia. Para isso, utilize detergente neutro, um pano macio e água morna para tirar todos os resíduos.

Lave toda a borda da pia, a torneira e o ralo. Procure realizar esse processo todas as vezes que lavar louça, para evitar o acúmulo de gorduras e bactérias.

Uma mistura de bicarbonato de sódio e suco de limão também pode ser usada para tirar toda a gordura da comida que fica na cuba da pia e também para desentupir o ralo. Essa mistura pode ser muito ácida, portanto, use-a, no máximo, uma vez por semana.

• Seque a pia: manter a pia sempre seca também evita os fungos e ela possuirá um aspecto mais limpo. Para fazer isso, utilize um pano ou uma toalha limpa e seca.

Uma boa forma de deixar sua pia ainda mais brilhante é usando farinha de trigo. Após estar completamente seca, jogue um pouco de farinha pela superfície da pia e use a toalha seca para polir a cuba. Após terminar de passar por toda a superfície, retire o excesso de farinha e jogue fora.

• Produtos abrasivos ou palhas de aço: se a sua pia possuir uma cuba feita de inox, nunca utilize produtos abrasivos ou as famosas palhas de aço, pois eles podem acabar arranhando e desgastando a pia, diminuindo a sua vida útil.

Se a sujeira e as manchas persistirem, utilize uma escova macia para finalizar a limpeza.

Como limpar a pia de cobre?

Esse tipo de pia é mais comum em casas e apartamentos antigos, já que esse tipo de material não é mais utilizado com tanta freqüência pra esse tipo de finalidade. Para limpá-las, você pode seguir o mesmo processo de limpar com detergente neutro assim como nas pias de inox e mármore.

Esse tipo de material não necessita de soluções desinfetantes, pois sua composição já elimina os germes da sua cuba sozinho. Porém, sempre se certifique que a pia está limpa e sem marcas e sinais de gordura, se possuírem, use a solução desinfetante de limão e vinagre, pelo menos, uma vez por semana.

Como limpar a pia de pedra?

Apesar de ter uma rotina de limpeza muito parecida com as pias de aço, as que são feitas de pedras necessitam de um cuidado a mais por conta do seu material poroso. Geralmente, as pias de pedra possuem pequenos buraquinhos que podem acabar contendo restos de comida e gordura, sendo mais difícil de limpar.

Para isso, conte com o auxilio de uma escova com cerdas mais rígidas, já que as macias não serão suficientes para realizar a limpeza completa.

Se for necessário uma limpeza mais profunda, opte por utilizar produtos que possuam cloro ativo em sua composição.

Como limpar a pia de mármore?

Apesar de não serem tão comuns, algumas casas possuem pias de mármore na sua cozinha. Porém, a limpeza que esse tipo de material recebe é diferente do inox.

• Retire a sujeira: o primeiro passo de limpeza é o mesmo para todos os tipos de pia. Assim que terminar de lavar toda a louça, remova os restos de comida que podem acabar ficando no ralo da pia e pela sua cuba.

• Aplique bicarbonato: use uma mistura de bicarbonato e água para jogar por toda a superfície da pia. Isso fará com que uma espuma seja criada, soltando toda a sujeira das frestas.

Para retirar as impurezas de onde o pano não alcança, conte com o auxilio de uma escova de dente.

• Lave a cuba: para que a pia fique com toda a sua superfície limpa, use detergente neutro e água morna para remover as gorduras.

Após isso, utilize vinagre para desinfetar toda a cuba da pia. Evite a água sanitária, ela pode estragar a tintura do mármore.

• Seque a pia: após terminar todos os processos de limpeza, enxágue toda a pia e use um pano ou toalha seca para retirar toda a umidade do mármore.

Como manter a pia sempre limpa?

Apesar de todos os nossos esforços para limpar a pia da cozinha, ela sempre aparenta estar suja, minutos depois. Porém, esse tipo de sensação (ou realidade) pode ser evitado com alguns hábitos que devemos manter em casa.

1. Sempre lave a louça: um dos principais motivos para a pia ficar suja, é o acúmulo de louças nela.

Acumular os pratos e copos das refeições de um ou mais dias sempre deixará sua pia uma completa bagunça. Portanto, o ideal é que você sempre lave as louças após elas serem usadas, assim, a sua cozinha sempre estará com os itens em ordem e limpos.

Além disso, manter a louça suja na pia por muito tempo pode fazer com que diversas bactérias se proliferem na cuba da pia.

2. Jogue água quente no ralo: todas as vezes que terminar de lavar a louça, jogue água quente no ralo da pia para que todos os restos grudados nele saiam. Se isso não for feito, a sujeira pode acabar se solidificando e sendo quase impossível de retirar.

3. Crie o seu spray desinfetante: um spray desinfetante pode ser usado para dissolver as gorduras que ficam presas na cuba da pia e mata as bactérias também.

Para isso, use ½ limão e um copo de vinagre branco ou vinagre de maçã e coloque em um recipiente com borrifador ou conta gotas.

Use o seu desinfetante sempre que terminar de lavar a louça.

 

limpeza da pia da cozinha

 

A limpeza não é suficiente

Mesmo que você possua uma rotina de limpeza, manter alguns hábitos pode acabar fazendo com que a sua pia nunca fique limpe ou acabe tendo problemas.

Para evitar esse tipo de problema, leve em consideração algumas dicas:

• Óleo usado: nunca despeje o óleo usado (ou não usado) no ralo da sua pia, principalmente, quando ele está quente. Isso porque quando ele esfria, pode acabar endurecendo e entupindo o ralo.

Se o ralo da sua pia entupir, diversos problemas de encanamento podem ocorrer, te causando uma grande dor de cabeça.

• Solução de limão: o limão misturado com vinagre é um ótimo desinfetante, porém, essa solução deve ser enxaguada em menos de 5 minutos.

Pelo fato de esse tipo de mistura ser usada para dissolver as gorduras, ela pode acabar prejudicando o material da pia (principalmente as que são esmaltadas) se não for enxaguada no tempo certo.

• Bicarbonato e vinagre para desentupir: é muito comum as pessoas usarem o bicarbonato e o vinagre para limpar os restos do ralo e evitar que ele entupa.

Porém, esses dois ingredientes não podem ser misturados antes de serem jogados no ralo, pois a reação química pode acabar ocorrendo antes de chegar ao sifão da pia, resultando em nenhum tipo de limpeza.

Não se esqueça dos armários embaixo da pia

É muito comum ver que existem armários embutidos debaixo das pias da cozinha em casas e apartamentos. Geralmente, esse móvel é utilizado para guardar panelas, formas e frigideiras e por conta disso, devem sempre ser mantidos limpos e higienizados, para que os utensílios não acumulem fungos e bactérias.

Além disso, mesmo que a pia não possua vazamentos, o armário embaixo dela é propenso a ter muita umidade e quando não é limpo corretamente, pode acabar estragando os itens guardados nele.

Para realizar a limpeza do armário da pia, retire todos os utensílios de dentro dele e use um pano úmido com multiuso de limpeza de cozinha. Quando finalizar, seque todo o armário com uma toalha ou um pano seco e limpo, evitando a umidade e a proliferação de bactérias.

Guardar as panelas úmidas também é uma forma de atrair mofo para dentro do armário, portanto, sempre se certifique que os utensílios estão completamente secos antes de serem guardados.

Sem Comentários

Faça um Comentário