Lustres: eles trazem elegância e beleza para o lar

Lustres: eles trazem elegância e beleza para o lar

Você com certeza já deve ter se deparado com casas que possuem cômodos dos quais contam com a presença de lustres e pendentes. Porém, esse tipo de objeto é muito mais do que uma desculpa para gastar dinheiro.

Os lustres são itens que podem servir tanto de iluminação, que é sua principal função, quanto de apenas decoração.

Apesar dos preços elevados, os lustres podem se tornar peças cruciais para compor a decoração do ambiente, além de trazer um aspecto mais elegante para o cômodo sem precisar de muitas combinações de itens valiosos.

Porém, não adianta comprar um lindo lustre e colocá-lo em algum cômodo da casa sem pensar nas formas de combiná-lo com o restante do ambiente, pois assim como qualquer outro objeto decorativo, eles também precisam harmonizar com o restante dos itens do local.

Além disso, não são todos os modelos de lustres que combinam com qualquer tipo de decoração da sua casa, o que faz com que esse objeto exija certo tipo de cautela na hora de escolhê-lo.

Para ajudar no momento de escolher o lustre ideal para a sua casa, temos algumas dicas que podem ser muito úteis nessa decisão.

 

lustres

 

Como usar cada tipo de lustre?

Existem diversos tipos de lustres e pendentes no mercado, porém, como dito antes, eles exigem decorações especificas para que possam harmonizar da forma correta, sem perder o design do ambiente.

Além disso, é muito importante conhecer todos os tipos de lustres disponíveis no mercado, para que assim você também decida qual deles é mais a sua cara.

• Clássicos: os lustres clássicos são muito bonitos e podem ser considerados uma obra prima, já que remetem a um tempo passado e muito mais sofisticado.

Desde os modelos mais simples até os mais incrementados, os lustres clássicos são peças que se destacam com muita facilidade dando um aspecto moderno ao mesmo tempo que parece ter parado no tempo.

Com pedras e materiais preciosos, os lustres clássicos, apesar de serem fáceis de achar possuem um preço bem salgado, já que muitas vezes contam com itens valiosos em sua composição.

Os lustres do tipo clássicos são ótimas opções para salas de jantar e salas de estar mais sofisticadas. Para quem tem um gosto moderno e colonial, eles são a melhor escolha.

• Cristal: os lustres de cristal são os mais conhecidos dentre todos os outros e são muito lembrados pelo seu formato robusto e pela boa iluminação que ele causa, da qual reflete em seus cristais.

Com os mais diversos estilos e modelos, é preciso atenção no momento de escolher o seu lustre de cristal, já que eles precisam se encaixar perfeitamente no ambiente onde será instalado.

Os campões de vendas são os modelos que possuem pêndulos e pequenos abajures que complementam as saídas de luz do lustre.

Os lustres de cristal são peças muito utilizadas em salas de jantar ou em locais dos quais possuam um teto mais alto, que exige um bom sistema de iluminação.

• Modernos: perfeitos para a maioria dos cômodos da casa, os lustres do tipo moderno podem facilmente combinar com os mais diversos móveis e decorações.

Encontrados em vários tamanhos, os lustres modernos podem ser usados em vários formatos para iluminar diferentes ambientes da sua casa. Além disso, você pode os encontrar em várias cores, além de existir opções decoradas também.

Suas versões menores são ótimas para iluminar cantinhos da casa e mesas de escritório ou escrivaninhas dos quartos.

• Vintage: conhecidos também como lustres do tipo retrô, eles são a versão que remete á decoração de muitos anos atrás.

Para quem gosta de combinar a beleza da decoração do passado com os itens mais modernos, os lustres vintage são a melhor opção do mercado.

Apesar do seu estilo antigo, nem todos os lustres vintage vendidos nas lojas são realmente peças com uma longa história de vida. Já que muitas empresas apenas se inspiram nesse estilo para fazer suas criações.

As peças que realmente são vintage podem ser encontradas em brechós ou casas de antiguidades, mas já avisamos que eles possuem um preço bem salgado, já que se trata de um item antigo, do qual muito provavelmente, você nunca encontrará igual.

Geralmente, os lustres possuem formatos de candelabros e muitas vezes contam com tecidos para compor o seu design.

Assim como os lustres modernos, os do tipo vintage podem ser combinados com diversos cômodos da casa, desde que o ambiente já conte com uma decoração retro.

• Rústicos: outra opção que pode ser usada em diversos cômodos é o lustre rústico. Podendo ser encontrado de materiais como a madeira, o ferro, a palha, o bambu e muitos outros tipos.

Neste caso, cada um dos materiais se adéqua melhor em um local especifico da casa, por exemplo: os lustres de madeira se encaixam melhor nos quartos, varandas e salas de jantar, enquanto os que são feitos de ferro combinam com áreas mais sofisticadas como a sala de jantar.

Já no caso dos lustres rústicos feitos de palha, eles podem se encaixar em locais externos como área da churrasqueira (longe dela) ou da piscina.

Assim como os lustres modernos, os do tipo rústico podem ser encontrados nas mais diversas cores e modelos, permitindo que você escolha aquele que seja mais a sua casa e estilo.

• Pendentes: Para quem quer uma decoração mais extravagante, os lustres pendentes são as melhores opções para isso.

Pendurados por um único fio ou por um braço de ferro estático, os pendentes podem ser instalados com os mais diferentes tamanhos desses suportes, permitindo que seja usados em locais com o teto muito alto ou muito baixo.

Com uma imensa variedade de cores e tamanhos, os pendentes permitem que sejam combinados com várias decorações diferentes que uma casa pode possuir.

Os melhores lugares da casa para instalas lustres do tipo pendentes são na sala de jantar, sala de estar ou quartos.

Saiba diferenciar lustres de luminárias

Antes de escolher um lustre para sua casa, é indispensável que se saiba diferenciá-lo de uma luminária, já que se trata de objetos completamente diferentes, exceto pelo fato de ambos serem pendurados no teto, é claro.

Os lustres são grandiosos, mais delicados, ricos em detalhes e muitos deles podem ser considerados verdadeiras jóias. Já as luminárias são mais simples, apresentando uma aparência mais recatada, da qual não chama tanto a atenção.

Portanto, antes de realizar a sua compra, por mais que você deseje ter um lustre mais simples, veja as diferenças para uma luminária, para que não se arrependa da compra depois.

O lustre necessita de destaque

Por ser uma peça que chama muita atenção, os lustres devem sempre ser instalados em um lugar do qual faça jus a esse tipo de destaque.

Ou seja, não adianta comprar um lustre lindo, do qual combina com o cômodo escolhido, mas que no final, não dará o espaço necessário ou não acomodará esse tipo de objeto da forma que deve ser feita.

O lustre não é usado para a iluminação geral de um cômodo, principalmente se ele for muito grande, portanto, o objeto deve ser instalado no centro do espaço que ele iluminará ou apenas enfeitará.

Por exemplo: em uma sala de jantar, o local ideal para um lustre ser colocado é em uma parte do teto na qual centraliza a mesa das refeições.

 

lustres

 

Nunca use lustres na cozinha ou áreas gourmet

Os lustres são peças muito versáteis e de acordo com os modelos e tipos, eles podem ser colocados em salas, halls, quartos ou corredores.

Porém, é muito importante nunca utilizá-los em cozinhas ou áreas gourmet onde as comidas são preparadas. Isso porque a gordura que fica no ar desses ambientes pode facilmente impregnar no lustre, mesmo que ele seja feito de diferentes tipos de materiais e isso pode acabar dificultando a limpeza do objeto.

Como fazer a limpeza dos lustres?

Assim como existem diferentes materiais dos quais são usados para compor um lustre, cada um deles exige um diferente tipo de limpeza, para que tenham uma vida útil bastante longa, já que se trata de um item caro e que quando conservado, pode ser usado por mais de 20 anos.

• Cristal: para esse tipo de lustre conte com um pano úmido com limpa vidros. Se o lustre possuir rastros de mofo, o ideal é que se aplique água morna com vinagre nas parte atingidas pelo mofo.

• Vidro: um pano úmido com sabão neutro ou com produtos próprios para vidros são suficientes para limpar esse tipo de lustre.

• Acrílico: com a ajuda de um pano macio e úmido em sabão neutro, você conseguirá manter a limpeza desse item.

• Metal: para esse tipo de material, o ideal é consultar a recomendação de limpeza do fabricante, para que se evite o desgaste do objeto. Se não quiser usar nenhum produto, passe apenas um pano seco ou um espanador para evitar o acúmulo de poeira no lustre.

• Tecido: com um pano úmido com detergente neutro e com movimentos rápidos para evitar o acúmulo de umidade, você conseguirá manter o lustre de tecido sempre limpo.

• Madeira: um pano úmido com água é o suficiente para realizar a limpeza desse tipo de lustre.

Sem Comentários

Faça um Comentário