02 mar Mala de Viagem: como arrumá-las?
Viajar é um dos melhores prazeres da vida, porém, para muitas pessoas, o momento de arrumar a mala de viagem é um terrível pesadelo.
Escolher as peças de roupa e a quantidade certa a se levar na viagem talvez nem seja o mais difícil e sim, fazer tudo isso caber dentro da mala.
A boa noticia é que existem dicas e truques infalíveis para ajudar quem detesta fazer as malas:
1. Escolha da mala: o primeiro passo é saber qual mala você usará para a viagem, sempre seguindo a lógica de que em uma viagem longa, usa-se uma mala grande, em uma viagem curta, opte pelas malas pequenas.
2. Planeje antes de começar a separar as peças: antes de começar a separar as peças sem pensar muito, planeje a viagem. Que tipo de viagem vai fazer? Á trabalho? Á passeio? Qual a previsão do tempo para o lugar? Calor? Chuva? Quantos dias a viagem durará? Enfim, faça-se o máximo de perguntas possíveis para ter certeza de que escolherá as peças certas.
Uma boa dica para isso dar certo é fazer uma mini programação da viagem, para saber exatamente a quantidade e os tipos de peças e calçados que deve levar.
3. Separe antes de guardar na mala: após saber que tipo de roupa deve levar, comece a colocar em prática. Porém, é muito importante separar todas as peças que pretende levar antes de guardá-las na mala.
Isso porque dessa forma você consegue visualizar todas as peças, calçados e acessórios, para ter certeza de que não está se esquecendo de nada ou se há coisas desnecessárias.
4. Escolha peças com cores neutras e com tecidos que não amassem: levar peças que não amassem ajudam muito durante os dias fora de casa, pois não precisa se preocupar se precisa ou não passar a roupa.
Peças de cores neutras servem como coringas na viagem, pois elas podem ser facilmente combinadas com outras peças. Durante a viagem não se apegue ao fato de não usar a mesma roupa. Opte por peças que harmonizem entre si e que você consiga fazer diversas combinações.
5. Enrole as roupas: uma ótima dica para economizar espaço na mala é enrolando as peças. Apenas evite fazer isso com roupas mais volumosas e fáceis de amassar, como: casacos, paletós, camisas sociais, malhas, etc.
Enrolando as pequenas peças você também consegue ter uma visão melhor do que tem na mala e as roupas não ficam marcadas.
6. Use organizadores de mala: os organizadores de mala ajudam muito no momento de achar um tipo de roupa especifica, pois com eles você pode separar as peças de acordo com o tipo de roupa, como: um compartimento para camisetas, um para calças, outro para roupas intimas e assim por diante.
7. Atenção na hora de escolher e guardar os sapatos: o que mais ocupa espaço em uma mala de viagem, definitivamente, são os sapatos.
O importante no momento de fazer a mala é ser o mais racional possível e levar apenas sapatos básicos que combinem com o máximo de peças que você escolheu.
Outra dica importante é guardá-los no compartimento de sapatos dos organizadores ou em saquinhos, para que as solas deles não sujem os outros itens da mala.
8. Leve apenas os produtos de beleza/higiene necessários: se você vai fazer uma viagem curta, opte por levar pequenas embalagens de produtos como o shampoo, condicionador e pasta de dente.
O restante, leve apenas o que será realmente necessário para passar os dias, por exemplo: escova de dente, protetor solar, pente de cabelo, desodorante.
9. Sempre deixe um espaço sobrando na mala: ir com a mala completamente cheia aumenta, e muito, as chances de precisar comprar uma segunda mala na volta.
São poucas as pessoas que conseguem voltar com a mesma quantidade de coisas na mala, pois sempre tem uma lembrança pra levar ou uma liquidação que não podia passar. Por conta disso, deixe um pequeno espaço na mala para o caso de decidir voltar com algo a mais.
10. Leve uma mala dobrável dentro da mala que está levando: se você esta viajando com a intenção de fazer compras, opte por levar uma mala dobrável dentro da que já esta levando.
Isso te ajuda a se prevenir caso passe do limite da sua mala e otimiza o tempo e o dinheiro que gastaria comprando uma nova.
11. Não se esqueça da sua mala de mão: viajar sem levar uma mala de mão pode ser uma grande cilada.
Sem ela você precisara guardar todos os seus documentos, o celular, o carregador e todos esses pequenos itens na mala. E, no momento em que precisar de algum deles, terá que buscá-los nela. Isso te atrasará e será desconfortável ter que mexer na mala toda vez que precisar de algo. Além de ocuparem espaço desnecessário.
12. Toalhas e secador não são uma necessidade: as toalhas ocupam muito espaço na mala e, geralmente, não secam a tempo de voltar e acabam deixando a mala ainda mais pesada.
Se você vai ficar em hotel, sem duvidas te fornecerão um kit básico de higiene, inclusive toalhas, isso serve para o secador também.
Se você alugou uma casa ou apartamento em um aplicativo, verifique o que a casa oferece antes, na maioria das vezes o kit de banho também está incluso.
13. Leve sempre um adaptador com você: não é difícil acontecer de a tomada mudar de um lugar para o outro, principalmente se tratando de países distintos.
Por conta disso, sempre possua um adaptador universal para evitar imprevistos e você acabar ficando sem onde carregar seu celular ou ligar seus eletrônicos.
14. Identifique sua mala: a maioria das malas de viagem possui um espaço para identificação para que o dono preencha, e essa identificação é muito importante.
Principalmente se você pretende despachar a mala, sempre deixe sua mala identificada, isso será muito necessário se a companhia aérea perde-la ou para encontrá-la na esteira de desembarque.
Como saber quanto peso poderei levar na mala?
Após a compra da passagem, as companhias aéreas disponibilizam uma pequena tabela dos tamanhos e pesos de mala permitidos.
Antes de começar a montar a sua, verifique quantos quilos aquela companhia em questão permite que leve.
Após a mala estar pronta, uma boa forma de conferir o peso antes de ir para o aeroporto é usando balanças de banheiro ou as balanças de farmácia. Mas lembre-se, essas balanças não são completamente niveladas, então, se o peso estiver na risca, tire algumas peças para evitar imprevistos.
Como funciona o seguro de bagagem? Vale a pena?
O seguro de bagagem irá variar de acordo com o plano de viagem que você contratar junto da companhia. Cada tipo de seguro te oferecerá diferentes garantias.
Se houver atraso ou extravio da bagagem, por exemplo, o seguro cobre para que não fique sem seus itens essenciais e de cuidados pessoais na chegada, como roupas e produtos de higiene.
A maioria dos seguros também cobre danos sofridos pela bagagem, o que facilita o reparo da sua mala caso ela sofra avarias por parte da companhia aérea.
Se você perceber que há algo de errado com a bagagem, busque o PIR (Property Irregularity Report) imediatamente para que as medidas sejam tomadas.
Sem esse documento será impossível acionar o seguro e receber a indenização que merece, por isso, não se esqueça dele na viagem.
Pensando em todos os possíveis problemas que a sua bagagem pode enfrentar em uma viagem, contratar o seguro vai valer a pena.
Mesmo que nada aconteça, é muito melhor sempre estar prevenido para os casos de emergência.
Como arrumar a mala de viagem de um bebê?
Se quando saímos com um bebe a mala sempre é cheia e grande, imagina em uma viagem.
Devemos estar atentos para não deixar nada passar e ainda assim manter a mala na proporção que a companhia aérea exige.
Antes de começar a separar as coisas necessárias para a viagem, faça uma lista completa de tudo o que será necessário.
O certo é separar tudo por categorias, como:
• Alimentação;
• Higiene;
• Medicamentos;
• Sono/Descanso;
• Roupas, calçados e acessórios;
• Brinquedos e mordedores.
Com a lista pronta, comece a preparar a mala da mesma forma que você preparou a sua. Utilize os organizadores de mala e não se esqueça de adotar o esquema de guardar as roupinhas em rolinhos, para facilitar nas trocas e otimizar espaço.
É muito importante lembrar-se de sempre sair com algum tipo de documento do bebe.
Para destinos nacionais a certidão de nascimento e o RG (se já possuir) já são suficientes, agora, em viagens internacionais é importante levar também o passaporte e a carteirinha de vacinação.
Os documentos do bebe devem sempre estar junto dos documentos dos pais nas malas de mão, para facilitar no momento do uso.
Seguindo essas dicas você perceberá que a hora de arrumar as malas se tornará bem mais prazeroso e prático.
Lembre-se de adotar todas essas dicas (principalmente as de guardar as peças nas malas) na volta também, evitando problemas quando for retornar para casa.
Sem Comentários