03 jun Mesa de jantar: dicas para escolher o modelo ideal para a sua casa
A mesa de jantar tem se tornado um item muito especial para muitas pessoas, que fazem questão de tê-la em sua casa.
Isso porque é na mesa de jantar que recebemos nossos familiares e amigos para desfrutar de uma boa refeição em uma data especial ou apenas em um dia comum.
Geralmente, esse tipo de móvel está localizado na sala de jantar, porém, as residências menores tem se tornado mais queridas pelas pessoas que gostam de praticidade, o que acaba impedindo que esse cômodo seja feito, porém, não de ter onde dividir a refeição com as pessoas queridas.
Seja pelo tamanho do local ou apenas indecisão, muitas pessoas acabam tendo muita dificuldade no momento de escolher qual a mesa de jantar ideal para a sua casa.
Pensando nessas pessoas, criamos uma série de dicas para ajudar a decidir qual o modelo e tamanho que a mesa de jantar da sua residência deve ter.
Dicas para escolher a mesa de jantar ideal
Escolher a mesa de jantar ideal requer bastante atenção da pessoa que irá comprar, pois o modelo ou o tamanho errado podem ser suficientes para atrapalhar todo o layout da casa.
Isso ocorre porque uma mesa em tamanho maior do que o espaço disponível acaba ficando no meio do caminho, atrapalhando a passagem e os outros móveis. O mesmo ocorre se a mesa for pequena demais, pois o espaço que sobrar ficará dando a impressão de que está vazio, obrigando a ser preenchido com outras coisas desnecessárias.
Para evitar qualquer tipo de problemas, é muito importante se atentar ás dicas no momento de escolher a mesa de jantar.
• Estilo da mesa de jantar: esse é o primeiro passo a ser seguido, pois assim como qualquer outro móvel, a mesa de jantar deve estar em plena harmonia com o restante da decoração do ambiente.
Portanto, o tipo de mesa de jantar deve combinar com o cômodo, seja ele mais rústico ou mais romântico.
• Tamanho do cômodo: o ambiente onde a mesa de jantar será recebida é muito importante, como foi dito antes, para impedir que ocorra imprevistos e dores de cabeça futuras.
Portanto, lembre-se sempre de ter uma medida base para poder escolher qual a mesa de jantar ideal para o espaço disponível na sua casa.
• Modelo da mesa de jantar: o modelo da mesa de jantar deve ser muito bem pensado, pois ele também é capaz de interferir no cômodo, já que cada um dos tipos do móvel ocupam um espaço diferente.
Hoje em dia, você pode encontrar diversos tipos de modelos diferentes de mesas de jantar, dando uma maior quantidade de opções de peças, para poder escolher aquela que mais combina com sua casa.
Os modelos redondos e retangulares são os mais tradicionais nas casas, porém, existem também peças quadradas e até mesmo ovais.
• Circulação do cômodo: como dito antes, é muito importante que a mesa de jantar não atrapalhe a circulação das pessoas no ambiente e nem os outros móveis.
A medida ideal entre a mesa de jantar e o restante dos móveis do cômodo é de pelo menos 1 metro, para que assim você possa passar entre eles e puxar as cadeiras para se sentar, evitando esbarrões.
• Tamanho da mesa: com o espaço disponível em mente, você já pode escolher p tamanho da mesa de jantar que deseja.
Respeitando a regra de deixar pelo menos 1 metro entre a mesa e o restante dos móveis do cômodo, escolha aquela que se encaixar melhor na sua casa.
Lembre-se de levar em consideração o número de assentos necessários para a sua casa, para que ninguém fique sem lugar. O ideal é que você compre uma mesa de jantar com pelo menos duas cadeiras a mais que a quantidade de membros da casa, evitando problemas e tendo espaço para eventuais visitas.
Uma boa forma de calcular quantos assentos são necessários é considerando que cada integrante deve ter pelo menos 60 centímetros de espaço de largura, para poder se levantar e sentar, sem atrapalhar a outra pessoa ao lado.
Tamanho de cada tipo de mesa de jantar
Se você ainda está em dúvida do tipo de mesa de jantar que deve comprar por conta do tamanho de cada uma delas, considere algumas dicas para ter uma mesa com espaço suficiente para todos os convidados:
Mesa redonda: uma mesa redonda de dois lugares precisa ter uma circunferência de pelo menos 90 centímetros, já no caso de um móvel com quatro assentos, uma metragem de 110 centímetros pode ser suficiente.
Em relação á mesa de seis lugares, considere 120 centímetros, enquanto a que possuir oito assentos deve ter pelo menos 150 centímetros de circunferência.
Mesa quadrada: uma mesa de jantar quadrada com dois lugares precisa ter 90cm x 90cm, enquanto uma que possua quatro assentos tem uma metragem mínima de 100cm x 100cm.
Para as mesas quadradas com seis cadeiras, o ideal é uma metragem de 140cm x 140cm e para aquelas que possuem oito lugares, considere 150cm x 150cm. Já no caso de um móvel com 10 assentos, a mesa deve ter 200cm x 200cm.
Mesa retangular: o modelo mais tradicional de mesas de jantar que possuir quatro cadeiras deve ter 130cm x 75cm, enquanto uma que possui seis lugares precisam ter 160cm x 75cm.
Agora, para uma mesa com oito assentos, considere uma metragem de pelo menos 200cm x 110cm. E um móvel com dez cadeiras deve ter, no mínimo, 280cm x 110cm.
Mesa oval: uma mesa de jantar com quatro cadeiras deve ter uma medida de 137cm x 91cm, enquanto uma de seis lugares possui 198cm x 122cm.
Já no caso de uma mesa com seis lugares, a sua medida deve ser de 198cm x 122cm e para um móvel com oito cadeiras, 217cm x 117cm deve ser suficiente.
De qual material a mesa de jantar deve ser feita?
Assim como os modelos de mesa de jantar, o material que elas são feitos são diversos, facilitando a combinação da peça em qualquer tipo de ambiente e com todas as decorações possíveis.
Por conta disso, você deve sempre comprar aquela mesa que melhor se encaixar com o design da sua casa.
• Vidro: graças à neutralidade do vidro, ele combina muito bem com qualquer tipo de decoração e estilo. Além disso, uma mesa de jantar que é feita de vidro pode ser usada para compor desde um ambiente romântico, até um com uma pegada mais industrial.
As mesas de jantar de vidro podem ser facilmente encontradas e podem possuir diversas cores, além de também ser possível comprar peças com acabamentos jateados ou esmaltados.
A base de uma mesa com tampo de vidro pode ser de metal ou de madeira, o que também alterará o design da peça.
Apesar de ser um material fácil de limpar, as mesas de vidro estão sujeitas á riscos e trincas se o devido cuidado não for tomado. Portanto, evite que panelas muito quentes entrem em contato direto com o tampo ou que os objetos sejam arrastados por ele.
• Madeira: sendo a opção mais comum entre as pessoas, a mesa de jantar de madeira é muito resistente e versátil, permitindo que você a combine com os mais diversos tipos de decorações.
Porém, o acabamento da mesa é o que realmente contará no momento de combiná-la com o design do cômodo. Isso porque as peças de madeira podem ser feitas com um acabamento de demolição, natural, laminadas e clássicas.
A base das mesas com tampo de madeira, geralmente, são feitas do mesmo material, fazendo com que a peça harmonize como um todo.
• Pedra: uma mesa de jantar feita de pedra tem como principal característica a sua alta durabilidade e resistência.
Apesar da sua aparência mais “bruta”, a mesa com tampo de madeira pode ser encontrada em diversos acabamentos que combinam com os mais diferentes tipos de decoração e estilos.
As peças feitas de pedra, obviamente, são bem mais pesadas do que as anteriores e se forem manuseadas de forma errada, podem acabar rachando o tampo.
O mármore e o granito são as peças mais comuns no mercado, sendo facilmente encontradas e por conta disso, elas são bem populares e com um preço bem acessível.
Como escolher os assentos da mesa de jantar?
Sempre que você compra uma mesa de jantar, com certeza, receberá junto dela os seus assentos, fazendo um conjunto.
Porém, nem sempre essas cadeiras são as ideais para o ambiente, mesmo que elas façam um belo conjunto com a mesa de jantar.
Muitas pessoas acabam tendo preferência de escolher modelos e tamanhos de cadeiras diferentes para usar em sua casa, comprando as peças separadamente.
Para isso, é muito importante lembrar que o espaço disponível no ambiente e entre os assentos deve ser sempre considerado, para não trazer problemas no momento de utilizar o móvel.
As cadeiras sem braço são as melhores opções para quem tem um espaço reduzido em casa, porém, se o ambiente for bem apertado, você pode optar por bancos, que podem ser encostados nas paredes e até mesmo recolhidos para baixo da mesa quando não estiverem em uso.
Sem Comentários