Mural de recados: qual a sua funcionalidade e em qual ambiente da casa você pode colocá-lo?

mural de recados

Mural de recados: qual a sua funcionalidade e em qual ambiente da casa você pode colocá-lo?

Ter um mural de recados é uma boa maneira de ter onde colocar lembretes de eventos e coisas que você precisa fazer, mas sempre acaba esquecendo.

É muito comum ver que existem murais de recados instalados em escritórios e casas, isso porque ele pode ser encaixado em qualquer tipo de decoração, além de ser muito útil em todas as situações.

Hoje em dia, existe tantos modelos deles que é impossível você não encontrar um que combine com a decoração do ambiente ou que não caiba no local que você tenha disponível.

Porém, os murais de recados não são feitos apenas para anotações e lembretes. Você pode usá-los para prender fotos e recordações.

Quais são os tipos de murais de recados que existem?

Os murais de recados podem ser encontrados em tantas opções e formatos, que é impossível listar todos eles.

 

 

Além de serem vendidos prontos, você também pode fazer o seu, o que aumenta ainda mais a quantidade de modelos.

Mas, os mais comuns são:

• Lousas: tanto as que são feitas para serem escritas com giz, quanto as que usam canetas;

• Post-it: um quadro onde você pode colar todos os post-its que achar necessário sem se preocupar se eles vão cair;

• Cortiça: você prende seus recados e fotos utilizando tachinhas que prendem no quadro, sendo um dos mais antigos modelos, porém, são pouco utilizados, já que os papeis precisam ser furados;

• Chapa de metal: um quadro onde os papeis são presos com a ajuda de imãs. Esse é um dos modelos preferidos das pessoas por conta da facilidade;

• Aramados: os papeis podem ser presos nesse tipo de quadro com a ajuda de grampos e pregadores;

• Prancheta: esse tipo de mural possui um bloco de papel preso nele onde você poderá deixar seus recados e listas;

Todos esses modelos podem ser encontrados em formatos, tamanho e cores diferentes e geralmente são vendidos em grandes papelarias.

A maioria desses murais de recados é feitos para serem colocados fixos na parede, mas você pode usá-los da forma que preferir.

Onde os murais de recados podem ser colocados?

Os murais de recados podem ser colocados em qualquer parte da casa, desde que sua função seja feita, para não ser um objeto á toa no ambiente.

O ideal é que os murais sejam colocados em locais bem visíveis, já que você deve usá-lo como um lembrete para você mesmo ou para alguém da sua casa.

Os murais podem ser usados em escritórios, para marcar tarefas e reuniões que precisam ser feitas, sendo uma boa forma de ter o seu próprio organizador.

Já em casa, você pode colocar mural de recados na sala, nos dormitórios, na entrada ou na cozinha.

Se você optar por colocar um mural de recados na cozinha, pode usar uma pequena prancheta com imã que ficaria presa na porta da geladeira.

Outra forma de usar os murais na cozinha é trocando a função dele por algo que ajude na dinâmica do cômodo.

Por exemplo, você pode usar os murais de aramado para comportar utensílios da cozinha, como conchas e escumadeiras.

Essa opção é ótima para você manter a lista de compras atualizadas, já que não precisaria procurar papel e caneta para marcar todas as vezes que um alimento estiver em falta, pois existem modelos que além de terem um imã e um bloco de anotações, eles também contam com uma caneta que fica presa na prancheta.

Qual modelo de mural de recados eu devo escolher?

Assim como qualquer outro objeto da sua casa, os murais de recados devem fazer parte da decoração, já que ficarão sempre expostos.

Portanto, após escolher o local onde o painel deverá ficar, procure aquele que mais combinará com a decoração do ambiente.

Isso impedirá que o mural fique fora do padrão, causando confusão visual para quem olhar para a parte do cômodo onde ele está.

Além dos modelos, todos os formatos e cores dos murais de recados ajudarão a fazer com que você encontre o item que ficará melhor em cada um dos locais que você escolheu.

Atente-se ao tamanho do espaço que você tem disponível para receber o mural, para que não cometa o erro de comprar um que não caiba naquele espaço e tenha que desistir do produto que acabou de adquirir.

Comprar o mural do tamanho correto também evita que você tenha que mudar o lugar onde ele seria instalado, pois uma peça que combina com os objetos do dormitório, não combinará com a decoração da sala, por exemplo.

Não se esqueça de escolher aquele modelo que for mais útil para sua necessidade, seja para anotar recados ou para fazer um mural de fotos.

Como fazer um mural de recados?

Um mural de recados pode ser feito com os mais diversos materiais, tanto que você pode fazer o seu em casa sem gastar muito.

Um mural de recados artesanal permite que você escolha exatamente o que deseja, seja na cor, no modelo ou no tamanho.

Para fazer o seu próprio mural de recados você pode utilizar diversos materiais, como uma tela de cortiça, MDF, folha de isopor ou uma chapa de metal.

Alguns desses materiais não podem ser pintados, como a chapa de metal e a cortiça, mas mesmo assim você pode usar tecidos, papel contact ou papel cartão.

A decoração do seu mural pode ser feita com materiais que talvez você já tenha na sua casa, como botões, EVA, fitas coloridas ou tinta.

Se você deseja ter um quadro de cortiça, mas não sabe como pode prender a tela para que ela fique firme, opte por usar uma moldura de um quadro antigo.

Prenda as extremidades da tela na moldura usando um grampeador, de forma que ela fique completamente esticada.

Uma idéia bem simples é montar um mural de recados utilizando uma chapa de madeira e pequenos pregadores.

Basta prender os pregadores na chapa e pendurá-la no local onde você escolheu. Se os pregadores e a chapa não possuírem cores, pinte-os com tinta ou encape com papel contact decorado.

Se você tiver uma prancheta que não está sendo usada em casa, transforme-a em um mural de recados com um bloco de notas.

Cole o bloco na prancheta e quando estiver seca, prenda seu nome mural no local onde você quer.

Se quiser que ele tenha uma caneta, basta usar uma fita que terá um dos lados preso na prancheta e o outro em uma das extremidades da caneta. Apoie a caneta no topo do bloco e pronto, você já terá seu mural de recados com uma caneta pronta para o momento em que precisar.

O mural de recados pode ser usado como item decorativo?

Sim. Apesar de ele fazer parte da decoração, pois está sempre exposto, é possível fazer do seu mural de recados um item decorativo.

Quando o mural é usado para pendurar fotos, você já tem um belo quadro com diversas imagens das quais podem compor a decoração daquele ambiente.

Você pode prender no mural algumas imagens que remetem a decoração do cômodo onde ele foi colocado, expondo um tipo de item decorativo que deixa em evidência a paleta de cor usada no ambiente e os elementos que combinam com o cômodo.

Por exemplo, se o seu quarto for branco com tons de azul por ele, coloque imagens de elementos azuis e brancos, como flores, água, nuvens, etc.

Um mural de recados em um escritório também pode se tornar um ótimo item decorativo para o ambiente.

Os murais em aramado são mais modernos e discretos, sendo ótimas opções para comportar placas de frases motivacionais ou com itens que combinarão com o clima do lugar.

 

 

Como combinar os modelos de murais de recado com o ambiente?

Assim como devemos nos atentar as cores, os modelos dos murais de recados também precisam ser pensados.

Isso porque não é qualquer modelo que irá combinar com um escritório ou com um dormitório.

Para não cometer nenhum tipo de erro no momento de escolher o seu mural, siga algumas dicas, como:

• Quadros que são feitos de aramados combinam mais com decorações minimalistas e modernas, por conta de serem muito discretos.

Mesmo quando as suas grades são coloridas, esse tipo de mural é muito mais delicado e acaba passando um aspecto de decoração sofisticada.

• As chapas de metal podem ser incluídas em decorações exageradas ou até mesmo nas mais recatadas.

Neste caso, a cor e a decoração do mural irão definir onde ele se encaixará melhor.

• Murais que prendem post-its trazem um aspecto mais “alegre” para o ambiente, por conta das cores que o papéis possuem.

Portanto, esse tipo de mural de recados combina mais com decorações que apresentam uma palheta de cores mais extravagante.

A cor do mural onde os papéis são colocados também deve acompanhar o restante dos elementos do ambiente, para evitar uma confusão visual.

• Já as lousas podem ser encontradas em duas versões, a de giz que é considerada mais descontraída e a que é escrita com caneta, que traz um aspecto mais formal para o ambiente.

Geralmente, as lousas não mudam a cor do seu fundo, portanto, elas devem ser colocadas em locais onde elas poderão agregar na decoração.