Organização dos medicamentos que você tem em casa

Organização dos medicamentos que você tem em casa

Hoje em dia quem não possui um armário de remédios ou uma mini farmácia dentro de casa? Remédios e curativos estão presentes em todas as casas com o propósito de atender aquele caso de emergência. Porém, a organização dos medicamentos também é muito importante.

O armazenamento dos medicamentos é um dos principais fatores para mantê-los sempre em boas condições para o consumo.

Avarias e a má conservação de um remédio podem acabar invalidando seu efeito, ou até mesmo, causando problemas mais sérios para quem o consome.

É muito comum que algumas pessoas não saibam qual é a forma correta de manter os seus medicamentos em casa, sem causar problemas para eles, além do fato de que devem sempre ser mantidos longe de crianças e animais.

É importante lembrar que guardar os remédios adequadamente não só evita que eles avariem como também ajuda a manter a organização da sua casa, fazendo com que eles ocupem apenas o espaço necessário.

 

organização de medicamentos

 

Como organizar os medicamentos?

Para fazer a organização de medicamentos de forma correta, um passo a passo básico deve ser feito.

• Descarte medicamentos vencidos: os remédios possuem datas de validade distantes, pois eles não devem ser utilizados sempre e acabam durando bastante tempo.

Mas, apesar disso, é comum acabar encontrando um remédio esquecido no meio de todos os outros, do qual acabou passando da validade.

O primeiro passo para a organização de medicamentos é procurar e retirar todos aqueles que já não possuem serventia para você.

Jogar fora os medicamentos que não são válidos é muito importante, pois quando são consumidos, podem causar maiores problemas para a pessoa que o ingeriu.

Repita esse processo periodicamente.

Lembrando que o descarte de medicamentos correto é feito apenas no posto de saúde, pois quando são colocados no lixo comum, na pia ou no ralo, podem acabar causando problemas para o meio ambiente devido a composição de alguns deles.

• Escolha o recipiente: após retirar todos os remédios que não podem mais ser consumidos, decida em que tipo de recipiente os medicamentos que sobraram serão guardados.

Você deve decidir de acordo com o espaço que pretende usar para aquela finalidade e para a quantidade de remédios que possui.

Os remédios podem ser guardados em pequenas caixas de madeira, ou caixas organizadoras. Se preferir, pode guardá-los em uma parte do armário separada apenas para eles.

Porém, se optar por deixá-los soltos, evite que eles fiquem espalhados, isso pode causar uma grande bagunça, ou atrapalhar no momento em que for procurar um remédio especifico.

Lembre-se de limpar a caixa escolhida com um pano úmido com álcool, para que ela não corra o risco de infectar os medicamentos.

Após limpá-la pela primeira vez, volte a fazer isso pelo menos, uma vez no mês.

Os remédios de uso contínuo podem ser guardados separadamente do restante, em um recipiente fracionado por dias que pode ser carregado na bolsa, por exemplo.

• Livre-se de embalagens desnecessárias: se você possui remédios de cartela, jogue fora a caixa, pois ela só ocupará espaço.

Se você se preocupa em manter a caixa para saber qual remédio é, não se estresse, todas as cartelas possuem o nome do medicamento no verso.

Se você se preocupa com o fato de que vai perder a bula do remédio, mantenha a embalagem apenas daqueles medicamentos que você sente a necessidade de possuí-la.

Em qual parte da casa armazenar os medicamentos?

Além de termos que sempre manter os medicamentos em um local onde fiquem longe das crianças e dos animais, é muito importante que o lugar também seja apropriado para isso.

Os remédios devem ficar em um local seco, longe da umidade, pois ela pode afetar negativamente os medicamentos que podem acabar estragando ou inibindo o seu efeito. Portanto, guardar os remédios no banheiro, está fora de cogitação.

A temperatura também é um fator que pode acabar sendo prejudicial para eles. Locais que possuam as temperaturas elevadas não são apropriados para os medicamentos.

Se você prefere guardá-los na cozinha, evite que fiquem em cima do microondas e da geladeira, pois são lugares mais quentes do que os indicados.

Guardar medicamentos no porta luvas do carro também não é uma boa ideia, pelo mesmo motivo.

Armários, prateleiras e gavetas que não possuem contato com a umidade, são os melhores locais para armazenar remédios.

É muito importante lembrar que remédios que ficam mais de 24 horas fora da sua embalagem original, acabam perdendo sua eficácia.

Portanto, se você tem o hábito de guardar medicamentos diários em caixinhas de transporte, reponha-os todos os dias, para que não passem tempo demais fora de suas embalagens.

Além disso, nunca misture mais de um tipo de comprimido em potes diários, isso pode acabar confundindo e causando sérios problemas para quem consumir de forma errada.

Como montar o kit de primeiros socorros?

Todos nós sabemos que a automedicação não é algo que deve ocorrer com quase nenhuma freqüência.

Porém, possuir um kit de primeiros socorros em casa, apenas com itens coringas, é muito importante para uma situação de emergência.

Mas você sabe como montar um kit de emergência e quais itens essenciais ele deve possuir?

Se não, uma breve lista pode te dar uma bela ajuda:

• Álcool 70%;

• Algodão;

• Termômetro;

• Pomada para queimaduras;

• Pomada cicatrizante;

• Anti-séptico;

• Remédio contra enjôo;

• Analgésico para a dor;

• Antialérgicos (comprimidos e pomadas);

• Antigripal e descongestionante nasal;

• Gaze;

• Esparadrapo;

• Band-aid;

Com esses itens você consegue montar um kit completo e eficaz que poderá ser usado em uma emergência em casa, ou ajudar a controlar o problema até que um médico seja consultado.

Tenha sempre um lugar em casa para separar os medicamentos infantis dos de adultos.

Os medicamentos indicados apenas para as crianças possuem uma dosagem diferente daqueles feitos para adultos.

Por conta disso, é muito importante que esses medicamentos não se misturem, para evitar que sejam confundidos.

Se uma criança acabar tomando um remédio indicado para pessoas adultas, pode chegar a ter diversos problemas de saúde, dos quais são causados pela alta dosagem de medicamentos.

Se você optou por guardar os remédios comuns em uma caixa de plástico no armário, por exemplo, pode possuir outra caixa (sinalizada) em que ficarão apenas os medicamentos infantis.

Se mesmo com uma embalagem diferente para separar você ainda não se sentir seguro, para evitar confusões entre eles, opte por guardá-los em locais diferentes da casa.

Lembrando de sempre respeitar as condições do local para manter os medicamentos sempre conservados.

Possua sempre um kit para viagens emergenciais

Se você possui remédios que precisam ser tomados diariamente, monte um kit que será usado apenas em casos de viagens emergenciais.

Seja em um nécessaire ou em um envelope com fechamento, coloque algumas cartelas dos medicamentos que você ingere todos os dias, para que em caso de acontecer uma viagem ou um passeio de última hora, você não se esqueça de nenhum deles.

Porém, como se trata de algo que não se sabe quando será usado, mantenha os medicamentos sempre em suas embalagens originais.

Onde levar os medicamentos durante a viagem?

Quando se trata de uma viagem de avião, o ideal é que os remédios permaneçam com você, já que as companhias aéreas não controlam as temperaturas nas áreas de bagagem.

Se for possível, coloque os remédios em um nécessaire e guarde-a em sua bolsa ou mochila de mão, pois dessa forma, sempre terá os medicamentos próximos de você a qualquer momento da viagem.

Você pode guardar os remédios em uma pequena bolsa dentro da sua bagagem de mão (aquela que vai dentro da cabine do avião), pois o clima dentro dessa parte do avião é mais ameno o que causa menos danos para os medicamentos.

Se tratando de viagens de carro, repita o mesmo procedimento de manter o medicamento na sua bolsa, com seus itens pessoais, evitando o porta luvas e o porta malas.

Se você precisar manter um remédio emergencial para aplicação imediata (como um aplicador de adrenalina ou uma dose de insulina, por exemplo) próximo de você e o local fica exposto a temperaturas mais altas, peça para o farmacêutico um recipiente de resfriamento, o que irá evitar que o medicamento seja prejudicado.

 

organização de medicamentos

 

Outras dicas para armazenar medicamentos em casa

Os medicamentos precisam de uma atenção mais redobrada, já que eles devem tratar dos problemas de saúde das pessoas e sua má conservação pode acabar fazendo o efeito contrário do previsto.

Além das dicas que já foram citadas, algumas outras delas podem ajudar a manter os medicamentos sempre conservados:

1. Evite a luz: diversos medicamentos são sensíveis aos raios solares fique atento a eles;

2. Mantenha-os sempre limpos: os remédios devem ficar longe da poeira e de impurezas causadas pelo tempo de armazenamento;

3. Atenção com as pragas domésticas: elas podem acabar contaminando os medicamentos;

4. Use a geladeira com sabedoria: apenas remédios líquidos devem ser guardados na geladeira, porém alguns deles, como a insulina, perdem o efeito quando são mantidos em temperaturas muito baixas;

5. Mantenha a higiene: apenas manuseie medicamentos após lavas as mãos.

6. Guarde as receitas médicas: se você está tomando um medicamento do qual não está acostumado, tenha sempre as receitas médicas por perto, para caso de dúvidas sobre dosagens, horários, etc.

Sem Comentários

Faça um Comentário