20 maio Organizadores para a cozinha. Sim, eles facilitam nosso dia a dia!
Os organizadores de cozinha são itens essenciais para deixar o cômodo sempre em ordem.
O fato de a cozinha ser um dos locais mais utilizados da casa acaba tornando muito difícil a tarefa de manter todos os itens no lugar.
Se você souber como utilizar os organizadores de cozinha perceberá que esse tipo de atitude também trará mais espaço aos armários e gavetas, eliminando a sensação de que o cômodo é menor do que ele realmente é.
Hoje em dia, é possível encontrar diversos tipos de organizadores de cozinha, seja para armários ou gavetas.
Todos eles possuem a função de diminuir o espaço que os utensílios ocupam, deixando o cômodo arrumado, além de facilitar no momento de encontrar algum item especifico.
Porém, mesmo que a função desses organizadores seja de manter tudo em ordem, você precisa ter em mente que cada cozinha possui um tamanho diferente, o que também altera os tamanhos dos itens de organização.
Ou seja, uma cozinha pequena precisará contar com a ajuda de organizadores pequenos que caibam nos armários e gavetas sem causar maiores problemas para você.
Como começar a organizar a cozinha?
É muito importante termos em mente que o primeiro passo para se ter uma cozinha sempre arrumada é manter nela apenas o que for realmente necessário para nós.
Tanto os móveis quanto os utensílios de cozinha não devem ser mantidos em grandes quantidades, pois isso só fará com que o cômodo fique mais cheio e com a sensação de ser mais compacto.
Portanto, antes de decidir comprar os organizadores de cozinha, faça uma grande varredura nos itens que possui e retire todos aqueles que não têm mais utilidade ou que nunca vai usar.
Os utensílios que estiverem em bom estado podem ser doados para brechós e aqueles que estiverem quebrados ou não funcionarem mais, você deve jogar fora.
Para que essa tarefa seja feita da forma correta e completa, esvazie todos os armários e gavetas completamente, para que tenha uma visão melhor de todos os utensílios.
Quando todos os itens sem utilidade forem retirados, separe os que ficarão em categorias, por exemplo: potes, talheres de refeições, conchas e espátulas, facas especiais, pratos, copos e assim por diante.
Com todas as categorias separadas você conseguirá guardá-las de forma mais clara, ajudando no momento em que precisar de algo.
Lembre-se de aproveitar que os móveis estarão vazios e limpe-os com um pano úmido, para tirar o pó e outros tipos de impurezas que ficam escondidas no interior das gavetas e armários, além de evitar o mofo também.
As prateleiras e organizadores que ficam expostos pela cozinha também precisam ser limpos frequentemente para evitar o contato dos utensílios e alimentos com a poeira do ambiente.
O ideal é que essa limpeza completa nos móveis seja feita pelo menos uma vez a cada 15 dias.
Como escolher os organizadores de cozinha?
Para escolher os organizadores de cozinha mais eficientes para você, é preciso ter em mente que tipo de utensílios você possui e pretende colocar em ordem.
Sabendo disso você conseguirá ter noção do tipo de organizador que precisará comprar, evitando que acabe adquirindo um que seja inútil para sua situação, o que poderá atrapalhar mais do que ajudar.
São diversos tipos de organizadores que estão disponíveis no mercado, portanto, você com certeza ira encontrar um que te ajudará a manter a cozinha sempre em ordem.
Alguns dos tipos de organizadores de cozinha que você poderá encontrar são:
• Divisórias de gavetas;
• Aramados de armários;
• Ganchos;
• Prateleiras;
• Organizador de louças;
• Organizador de temperos.
Você pode optar por utilizar um ou vários dos organizadores de cozinha disponíveis no mercado, porém, não exagere para não trazer confusão e aglomeração para os armários e gavetas.
Como organizar os armários da cozinha?
Nos armários é onde guardamos os utensílios com maior volume, portanto, eles acabam se tornando um grande desafio no momento de organizá-los.
O ideal é que você separe as panelas das louças, para que os itens não fiquem misturados. E se o armário também comporta eletrodomésticos, também os deixe em uma parte separada do móvel.
Coloque as panelas na parte maior do armário, pois elas exigirão de mais espaço. Já os pratos e copos podem ser acomodados em partes mais acessíveis do móvel, já que você precisará deles com bastante frequência.
Para organizar os armários você pode utilizar os armados. Eles ficam instalados nas portas e podem comportar as tampas das panelas, deixando espaço para que você consiga empilhá-las.
Outro item muito útil são os kits de louças, eles comportam todos os pratos e xícaras de forma que eles podem ser colocados uns sobre os outros, otimizando muito mais o espaço do móvel.
Opte pelos organizadores de formatos diferentes, eles poderão ser colocados em todos os cantos do armário.
Como organizar as gavetas da cozinha?
As gavetas da cozinha comportam todos os tipos de talheres e utensílios de preparo de comida (conchas, espátulas, espumadeiras, etc).
Porém, por se tratar de objetos pequenos, quando não são organizados, eles podem acabar se misturando e atrapalhando no momento em que precisam ser encontrados.
Além da perda de tempo você ainda pode acabar precisando parar no meio do preparo da comida para achá-los, correndo o risco de ter uma refeição queimada.
Geralmente, os armários de cozinha possuem diversas gavetas, com tamanhos diferentes e isso pode te ajudar a fazer uma organização ainda mais elaborada, já que pode separar os grupos de utensílios por gavetas.
Primeira gaveta: nessa gaveta opte por guardar os utensílios menores e os talheres de refeição, pois eles serão frequentemente usados.
Você pode usar organizadores que separam os talheres por tipo (garfos, facas e colheres). Esse tipo de separador pode ser encontrado em vários tamanhos, o que permite que sejam encaixados em todos os tipos de gaveta.
Segunda gaveta: já na gaveta seguinte você pode acomodar todos os utensílios usados para o preparo da comida.
Esses utensílios são encontrados em menores quantidades do que os talheres de refeição, porém eles possuem um tamanho muito maior, o que exige mais espaço no momento de organizá-los.
Muitas pessoas preferem guardar nas gavetas apenas os utensílios menos usados, deixando os que são utilizados com mais freqüência pendurados em ganchos próximos do fogão e as facas especiais em um compartimento na pia.
Mas se você gosta de um visual mais clean na cozinha, guarde-os na segunda gaveta do armário, com o auxilio de divisórias para esses tipos de utensílios.
Se você optar por guardar as facas especiais junto dos utensílios deixe uma das divisórias para guardá-las, evitando que elas se misturem com os outros itens.
A idéia de guardá-los na segunda gaveta é para ajudar no momento do manuseio, já que eles sempre serão necessários durante o preparo das refeições.
Terceira gaveta: na maioria dos armários de cozinha, a terceira gaveta é a última do móvel, sendo então a mais baixa.
Portanto, o ideal é que guardanapos, panos de prato e jogos americanos sejam acomodados nela, já que a freqüência em que são usados é muito menor que qualquer outro utensílio da cozinha.
Se a sua última gaveta for um gavetão, opte por guardar objetos mais volumosos nele como potes e pequenas panelas e deixe os guardanapos e panos em uma gaveta menor, já que ocupam um espaço bem menor.
Para otimizar a gaveta, guarde os potes dentro uns dos outros e coloque as tampas em um organizador dentro da gaveta para que não se percam.
O ideal é que você use as gavetas com sabedoria, organizando os itens que mais usa na primeira gaveta e os menos utilizados na última.
Esse tipo de organização te renderá mais tempo cozinha e menos tempo abaixando e levantando para pegar os utensílios.
Onde guardar os alimentos?
O ideal é que a comida seja guardada em uma despensa separada dos armários e gavetas da cozinha.
Porém, se a sua casa não possui esse tipo de recurso, opte por guardar os alimentos em uma parte do armário que seja bastante acessível e arejada, longe da umidade e do calor do fogão.
Organize os alimentos colocando os que possuem a data de validade mais próxima na frente e o restante atrás.
Para guardar temperos opte por colocá-los em pequenos potinhos rotulados em uma prateleira separada dos outros alimentos.
Se possível, organize-os em um porta-tempero próximo do fogão, o que facilita no momento do preparo da comida.
O que guardar nas prateleiras avulsas e em armários muito altos?
Se a sua cozinha possuir prateleiras avulsas pelo cômodo e armários muito altos que são impossíveis de serem alcançados sem ajuda de uma escada ou banco, eles não precisam ficar vazios.
Nesse tipo de espaço você pode acomodar alguns eletrodomésticos e as panelas muito grandes, desde que não sejam usados sempre.
Em casos das prateleiras avulsas, acomode itens que não destoem da decoração do restante da cozinha, já que os utensílios que forem colocados nelas ficarão expostos.
Porém, por conta de estarem sem nenhum tipo de proteção, esses itens acabarão pegando muita poeira, lembre-se de lavá-los antes do uso.
Sem Comentários