05 jan Como organizar a sua geladeira?
Organizar a sua geladeira é a maneira mais correta de manter a praticidade no dia a dia, além de conservar muito mais os alimentos.
Manter esse eletrodoméstico sempre organizado é mais um hábito do que uma rotina, pois você sempre terá o costume de mantê-la sempre em ordem.
Por ser um item tão importante na vida das pessoas, a geladeira nunca deve possuir um tamanho menor do que o necessário para a sua casa.
Pois quando ela não dispõe de um espaço adequado, o eletrodoméstico não atenderá ás suas necessidades.
Uma geladeira completamente cheia não possui espaço para que o ar dentro dela circule e isso pode acabar fazendo com que ela não exerça sua função de forma correta.
Todos os compartimentos da geladeira (gavetas, prateleiras, porta e refrigerador) devem ser aproveitados.
Porém, cada um desses compartimentos é feitos para receber um grupo de alimentos especifico e isso também deve ser respeitado, para evitar que os alimentos percam as suas propriedades.
É por conta disso que decidimos criar um conteúdo completo para que você consiga organizar a sua geladeira de uma maneira correta e bem prática.
O que guardar em cada parte da geladeira?
Para ter uma geladeira sempre organizada, devemos seguir alguns passos, porém, o primeiro deles é saber em qual compartimento da geladeira guardar cada um dos alimentos.
Gaveta inferior
Por ficar na parte debaixo da geladeira, a gaveta inferior é o local menos refrigerado do eletrodoméstico.
Portanto, todos os alimentos que não resistem a temperaturas, como as frutas e legumes, devem ser guardados na gaveta inferior da geladeira.
Além disso, esses alimentos devem sempre estar guardados em embalagens plásticas quando forem ser colocados na gaveta da geladeira, com exceção das frutas cítricas que podem ficar soltas pelo compartimento.
Alimentos que estão em fase de descongelamento também podem ser guardados na gaveta inferior da geladeira.
Prateleiras intermediárias
Nessa parte da geladeira devem ficar os alimentos que precisam ser comidos em menos tempo, como as sobras de comida.
Uma boa dica é guardar comidas já prontas e temperadas em potes de vidro ou plástico, para evitar que fique exposta e estrague.
Os ovos também devem ser guardados nas prateleiras intermediárias, já que a porta sofre maior alteração de temperatura.
Lembrando que os ovos devem ser conservados em sua caixa original e que não devem ser lavados antes de serem colocados na geladeira, já que a casca pode acabar absorvendo a água.
Prateleira superior
Esse compartimento da geladeira é mais próximo do freezer, o que significa que é um lugar bem refrigerado.
Guarde na prateleira superior leite e seus derivados, sempre em embalagens fechadas. Nessa parte você também pode guardar sucos, refrigerantes e outras bebidas.
Gaveta superior
Algumas geladeiras possuem uma gaveta logo abaixo do congelador e nela os frios, manteigas, alimentos embutidos e temperos devem ser guardados.
Você também pode colocar as carnes que estão descongelando na gaveta superior, para evitar o choque térmico no alimento.
Mas lembre-se de sempre colocar a carne dentro de um recipiente, para evitar que o sangue e a água de descongelamento infectem os outros alimentos da gaveta.
Congelador
Esse é o local da geladeira que mais recebe refrigeração e é onde os alimentos que precisam ser conservados em baixas temperaturas devem ficar. Por exemplo: carnes, sorvete, comidas que não serão consumidas imediatamente, etc.
Mas é importante lembrar que mesmo quando congelados, os alimentos ainda possuem prazo de validade, então, não os esqueça lá.
Alimentos que já foram descongelados uma vez não devem voltar ao congelador, pois perdem suas propriedades e estragam.
Porta
Essa parte da geladeira não consegue manter uma temperatura especifica, por conta do abre e fecha do eletrodoméstico.
Portanto, devemos guardar na porta apenas as bebidas que não precisam ser consumidas muito geladas, conservas e molhos, como por exemplos: ketchup, mostarda, azeitonas, palmito, etc.
Sem Comentários