
09 jan Organize seu jardim
Hoje em dia, os apartamentos e as casas estão cada vez menores e, conseqüentemente, as áreas externas e jardins também. Por conta disso, é importante saber como otimizar esse espaço e organizar o jardim.
Existem diversas formas para conseguir organizar um jardim tanto em áreas grandes ou pequenas.
Com a ajuda de materiais e ferramentas, é possível fazer do seu jardim um local agradável e organizado, onde todos os cantinhos podem ser aproveitados.
Como organizar o jardim?
Se tratando de jardins, antes de tudo, o mais importante é encontrar o local perfeito da casa para montar uma nova casa para suas plantinhas.
Um lugar arejado, onde não bata sol e nem chova em excesso, é muito importante para fazer com que a vida das plantinhas seja mais longa.
Após o local ser escolhido, está na hora de montar seu jardim do jeito que gostaria. É importante lembrar que um jardim onde a personalidade do dono seja passada, o torna mais intimo ainda.
Algumas dicas de como você pode organizar seu jardim:
Aproveite as paredes: quando se fala em jardins, o mais comum é pensarmos em plantar no solo. Mas, isso não é possível na maioria dos casos, principalmente quando se trata de apartamentos, obrigando os donos a procurarem outras soluções.
Atualmente, os jardins verticais têm conquistado o coração da maioria das pessoas, por conta da praticidade e beleza que ele oferece.
Aproveitar as paredes da área externa e interna é uma ótima maneira de organizar as plantas sem desperdiçar área útil ou ocupar lugares de outros objetos da casa.
Plante em vasos: como dito antes, a falta de espaço para plantar no solo não pode ser um impedimento para quem deseja ter um jardim.
Utilizar vasos, sejam eles pequenos ou grandes, pode ser uma ótima maneira de conseguir ter plantas em casa.
Os vasos apresentam praticidade e beleza, pois além de deixarem o ambiente mais sofisticado e bonito, eles também podem ser deslocados, a fim de encontrar o lugar mais apropriado para acomodá-los.
Além disso, os vasos ocupam pouco espaço e sendo assim podem ser colocados nos cantos da casa, onde geralmente, os móveis não são colocados.
Opte por um canteiro alto: outra forma de organizar o jardim é apostando em canteiros altos que circunde a área do terraço ou quintal.
Os canteiros altos são uma ótima opção para deixar o espaço no chão livre para outras finalidades, como, posicionar cadeiras e mesas de jardim.
Outro motivo para utilizar os canteiros altos é que ele pode fazer uma espécie de conjunto com a parede do local, trazendo mais charme e personalidade para a casa.
Planeje bem o espaço com antecedência: o bom planejamento é o principal passo para organizar o jardim, afinal, essa é a única maneira de saber se cada pedaço do espaço será aproveitado e se todas as funções desejadas caberão na área escolhida.
Como por exemplo: em uma pequena área externa é possível combinar um jardim vertical com mesas e bancos, deixando o local ótimo para relaxar.
Aproveite o mobiliário: principalmente em apartamentos, as varandas servem como a área externa e é um dos locais favoritos para receber visitas.
Portanto, planejar bem e saber aproveitar todo o mobiliário do lugar é uma boa forma de otimizar o espaço e ainda combiná-lo com plantas.
É possível até utilizar mobiliários sob medidas, que são apropriados para acomodar plantas e flores neles, como se fossem parte um do outro.
Crie um lugar especial para as plantas: se seu objetivo é possuir apenas um lugar para suas plantinhas, então deve ter um espaço especial para elas.
Organizar vasos no chão e na parede em algum canto da casa, de forma que todos os objetos e as plantas sejam harmoniosos, é uma boa forma de ter um pequeno jardim, sem perder a personalidade do espaço.
Uma boa dica para chamar a atenção para o cantinho das plantas é mudar ou desenhar o piso onde elas ficarão dando um ar de marcação de território das plantinhas.
Desenhe pisos diferentes: como dito antes, os pisos diferente na área onde as plantas ficam, trazem autoridade do local a elas.
Além disso, é possível passar de forma harmoniosa onde a demarcações da casa estão, como: um piso é para o jardim e o outro para a sala de estar.
É possível que essa alteração no piso seja feita dentro do próprio jardim. Por exemplo: em um jardim de chão, é possível criar caminhos de pedras em meio à grama para que as pessoas possam passar sem agredir as plantas.
Concentre toda a sua vegetação: uma boa forma de fazer um belo jardim em um pequeno espaço é concentrar toda a vegetação em apenas um local.
Se as plantas forem espalhadas pelo ambiente, automaticamente, vários pequenos espaços serão inutilizados.
Quais são as primeiras coisas a se fazer antes de montar um jardim?
Antes de montar um jardim, é preciso organizar diversas pequenas coisas que farão a diferença na construção do espaço.
Escolha do espaço: dependendo do tipo de jardim que você deseja ter, é possível montá-lo tanto na parte externa, quanto na parte interna.
Se você já sabe o tipo de jardim que quer, escolher o local se torna a tarefa mais fácil do processo.
Organizando os utensílios do jardim: os utensílios do jardim podem ser organizados de diversas formas e algumas delas são pendurando ou guardando eles em um lugar específico para isso.
Mesmo com pouco espaço, guardar um pequeno local para fazer um armário (seja ele no chão ou suspenso na parede) é muito importante para manter os utensílios do jardim organizados.
Luvas, mangueiras, pás, fertilizantes e sementes são alguns dos materiais utilizados para manter o jardim, que se guardados dentro de casa, podem acabar sujando o local.
Comece planejando um pequeno jardim: se você está planejando montar seu primeiro jardim, ou se não tem muito tempo para se dedicar a jardinagem, comece plantando em pequenos vasos e plantas fáceis de criar.
Existem diversas plantas e flores que são indicadas para iniciantes, pois são mais fáceis de cultivar. Algumas delas são: orquídea, espada de São Jorge, Palmeira Areca, Árvore da Felicidade, Bromélia, Violeta e Costela de Adão.
Fertilizando o solo: quando se trata de plantas de chão, a fertilização do solo deve ser feita de forma correta para que elas permaneçam saudáveis por muito tempo.
Um kit de medição de pH é suficiente para saber como e quando fertilizar o solo.
Para quem está começando, estabelecer um itinerário de fertilização vai auxiliar quando o jardim estiver crescendo.
Decorar o jardim: a principal decoração de um jardim, definitivamente, são as plantas. Porém, é possível harmonizá-las com outros detalhes.
Como por exemplo: organizar os vasos em diversas cores que se alternam e que fazer conjunto com o local onde as plantas estão.
O modo como as plantas são dispostas – sempre considerando o local disponível para isso – também traz um novo aspecto para o jardim.
Como organizar meu jardim de acordo com as épocas do ano?
Apesar de ser algo trabalhoso, organizar o jardim de acordo com a época do ano faz com que as plantas e o jardim não combinem apenas com o local onde estão, mas também com a estação e com o clima que aquela época oferece.
Saiba como organizar seu jardim de acordo com os meses e a época do ano:
• Janeiro: opte por estacas de begônia-rex, gerânio, violeta e roseira. Essas plantas florescem neste mês.
• Fevereiro: esconda mudas e galhos.
• Março: se tiver roseiras, coloque enxerto nelas. Os bulvo das plantas que já secaram já poderão ser retirados também.
• Abril: bom mês para fazer mudas e galhos.
• Maio: mês para adubar vasos e canteiros.
• Junho: diminua as regras de fertilização e proteja as plantas do frio e da névoa que chegará.
• Julho: mês de proteger os caules com palha.
• Agosto: mês de podar os gramados e recobri-los com uma pequena camada de uma mistura vegetal, composta por terra vegetal preta, areia grossa e esterco de curral curtido.
• Setembro: momento de adubar os canteiros e transplantar vasos. Essa é a época de adubar os gramados também.
• Outubro: hora de planejar quais são as plantas que irão florescer no verão.
• Novembro: vasos e canteiros terão que ser transplantados.
• Dezembro: adube os gramados, retire os galhos secos do jardim e utilize adubos químicos. Cravo, Hortênsia, Magnólia Amarela e Rosa florescem neste mês.
É possível fazer decoração de jardim em casa?
Sim. Para quem gostaria de ter um jardim com muita decoração, é possível aproveitar materiais e objetos que não serão mais usados para montar decorações lindas para o seu jardim.
Alguns exemplos são:
• Usar rolhas de garrafas pra colocar suculentas;
• Molduras com arames para cultivar plantas pequenas;
• Gaiolas para cultivar samambaias;
• Decorar latas de tinta para fazer novos vasos.
• Escadas de madeira antigas para apoiar samambaias.
Existe diversas forma de reutilizar materiais que podem trazer um aspecto mais divertido para o seu jardim.
É importante lembrar que as plantas são seres vivos e necessitam de atenção e cuidados.
Por conta disto, se você não tem tempo para se dedicar a seu jardim, opte por plantas e flores que necessitam de menos cuidados que o normal, como por exemplo: violetas, aspidistra, samambaia, cacto mandacaru, bambu da fortuna e kalanchoe.