Organize seus sapatos de forma prática

Organize seus sapatos de forma prática

É muito comum que algumas pessoas tenham certo “vicio” em possuir dezenas de pares de sapatos diferentes. Porém, essa mania pode acabar se tornando um grande pesadelo no momento de encontrar um lugar para cada uma das peças para que organize seus sapatos.

Guardar os sapatos de forma incorreta pode ser muito prejudicial para eles, já que dependendo do local, eles podem acabar criando mofo e estragando. Além disso, se você não tem uma forma de expor os pares, pode acabar esquecendo-se de usá-los.

Chegar em casa e deixar os sapatos espalhados pelo chão da sala, do quarto e do closet também é um costume muito ruim, pois quando você menos esperar a sua casa estará uma grande bagunça.

Para te ajudar a evitar todos esses problemas e alguns outros, temos algumas dicas que serão úteis no momento de encontrar uma forma de organizar seus sapatos, mesmo se sua casa não tiver muito espaço.

Como organizar os sapatos em casa?

Existem diversas opções para você escolher e se adaptar para organizar todos os seus pares de sapato de forma bem prática e sem ocupar muito espaço.

 

organize seus sapatos

 

Vamos listar algumas delas para que você possa se inspirar e evitar toda a bagunça dos calçados em casa.

• Caixas de sapato: as embalagens onde os sapatos são colocados quando compramos podem ser uma das mais eficazes quando se trata de organização e proteção do acessório.

Porém, para que você organize os seus calçados com as caixas deles, é preciso que o seu quarto ou closet disponha de um espaço grande, pois as embalagens acabam ocupando um grande espaço deles.

Se você tem espaço e deseja organizar seus sapatos dessa forma, opte por colar imagens dos calçados na lateral exposta das caixas. Dessa forma, você poderá saber quais são as peças guardadas em cada uma das embalagens, sem precisar perder tempo abrindo cada uma delas quando for sair.

Ou seja, essa opção, além de organizar as peças, também te ajudará a economizar tempo procurando o calçado que deseja.

Porém, é muito importante lembrar que as caixas de sapato estragam quando entram em contato com a umidade. Portanto, guarde-as em um local seco.

• Nichos: fazer uma sapateira feita de nichos pode ser uma ótima opção para quem tem muitos pares e um cantinho do quarto vazio.

Para isso, você só precisará comprar uma estante de nichos pronta ou fazer a sua, de forma personalizada. A idéia de personalizar é a melhor forma de aproveitar todo o espaço disponível que você possui na sua casa.

Os nichos podem ser feitos de diversos tamanhos e larguras, o que permite que qualquer tipo de calçado possa ser guardado neles, desde chinelos, até botas de canos mais altos.

• Use organizadores: se você não possui uma quantidade tão grande de pares de calçados, pode optar por usar pequenos organizadores em alguns cantos disponíveis da sua casa.

Como por exemplo, um organizador no canto do armário. Você pode pendurá-lo junto aos cabides, de forma que os sapatos fiquem escondidos quando o móvel estiver com as portas fechadas. Essa opção também é ótima por conta da praticidade que ela oferece.

Outra forma de usar organizadores são as caixas transparentes, elas podem ou não conter divisórias que você guardará os seus calçados e pode guardar o compartimento no armário ou embaixo da cama.

Existe a opção das caixas organizadoras com rodinhas, que são bem espaçosas e podem ser guardadas embaixo de móveis e camas, sem que o piso seja arranhado toda vez que elas forem movimentadas.

• Gavetas: se você possui gavetas sobrando no seu armário ou closet e a sua colação de sapatos não é tão grande assim, você pode utilizá-las para guardá-los de forma organizada e deixando os calçados fora da vista.

Se preferir, você pode usar pequenos organizadores dentro das gavetas, para separar cada um dos pares.

Além disso, as gavetas podem comportar todos os estilos de sapatos. Desde chinelos e rasteirinhas, até botas com canos maiores, que podem ser guardadas deitadas nos compartimentos.

• Prateleiras: as prateleiras podem ser usadas com a mesma função que os nichos, já que elas são presas nas paredes e podem ser personalizadas de acordo com a sua necessidade.

Essa é uma das melhores opções para quem tem muitos pares de sapato. Se você possuir um closet, melhor ainda!

Deve-se apenas atentar-se a manter o hábito de limpar os pares e as prateleiras periodicamente, evitando o acumulo de poeira nas peças e nas bases de madeira.

• Mini-móvel: se você não possuir tantos pares de sapato, ter um mini-móvel pode ser uma boa opção, principalmente se o espaço na sua casa for limitado.

Por conta do seu tamanho compacto, esse tipo de compartimento pode ser facilmente encaixado nos cantos da casa e até mesmo debaixo de outros móveis.

• Sapateira de porta: se a sua casa não possui espaço para nenhuma das outras opções e você não possui muitos pares de sapato, conte com uma sapateira de porta.

A peça pode ser pendurada na parte de trás da porta e, além de manter os calçados sempre organizados, eles também não ficarão á mostra.

• Gavetas de rodinhas: as gavetas de rodinhas são uma ótima opção para que não tem espaço para um móvel novo ou em seu armário.

Os pares de sapatos podem ser acomodados na gaveta, de forma organizada e junto de seus respectivos pares, e o compartimento pode ser guardado debaixo da cama, ficando fora do caminho e da vista.

Além disso, as rodinhas da gaveta impedem que o piso seja arranhado todas as vezes que você puxar ou empurrar o compartimento.

• Cabides de botas: se você possui um armário ou um closet com bastante espaço e muitos pares de botas para guardar, opte pelos cabides de botas.

Esses cabides são peças feitas exclusivamente para esse tipo de finalidade e você os pendura dentro do armário ou no closet.

Os grampos que cada um dos cabides possui é usado para prender as botas de forma que elas fiquem expostas e junto de seus respectivos pares.

Porém, se o tecido que a bota é feito, é muito delicado, opte por colocar um pedacinho de feltro a parte interna no prendedor, para que ele não deixe marcas no calçado.

• Gavetas embutidas na escada: se a sua casa possui escadas e nenhum espaço para os sapatos, você pode personalizar gavetas embutidas nelas para acomodar todos os pares de calçados que você tem.

Além de otimizar espaço, você ainda tem uma boa opção para manter os seus sapatos sempre organizados e fora de vista.

• Bancos decorativos: aquele canto do quarto que não está sendo usado pode comportar um belo banco decorativo com uma pequena sapateira embutida e você ainda pode fazer em casa.

Pegue um banco sem uso e algumas prateleiras. Na parte inferior do banco, você pode colocar as tábuas que serão usadas para comportar os pares de sapatos.

Além disso, esse móvel é uma boa forma de você ter onde se sentar no momento de colocar os seus calçados antes de sair de casa.

Os armários personalizados são ótimas opções

Se a sua casa possuir um espaço disponível, que um móvel pode facilmente se encaixar e você têm dezenas de pares de sapatos, opte por um armário personalizado.

Além de eles serem feitos sob medida, ocupando exatamente o espaço que você tem disponível, os armários personalizados podem possuir divisórias de tamanhos e larguras diferentes e comportar todos os tipos de calçados que você possa possuir.

Os armários personalizados também são uma ótima forma de utilizar aquele canto “morto”no seu quarto, que não tem nenhum tipo de utilidade.

Como manter os sapatos limpos?

Manter os sapatos organizados não é o suficiente para que eles tenham um alonga vida útil. Isso porque se você não tem uma rotina periódica de limpeza, os calçados acabarão criando mofo e outros fungos que os estragarão com o passar do tempo.

Guardar os sapatos em um local seco e com uma boa circulação de ar, é indispensável para o material do acessório.

Se o lugar onde eles são guardados não receber essa circulação, você precisará fazer com que os pares sejam colocados para fora do local onde estão guardados, pelo menos uma vez por semana, para manter esse contato com o ar.

 

organize seus sapatos

 

Não guarde os sapatos sujos, esse hábito pode fazer com que a sujeira fique presa ao tecido, dificultando a sua limpeza, além de acabar sujando os outros pares que estão guardados.

Portanto, assim que chegar em casa, tire os sapatos e limpe-os com um pano úmido, retirando todas as impurezas que eles trouxeram da rua.

Também crie o hábito de não guardar os calçados imediatamente na sapateira, deixe-os secando naturalmente e recebendo um bom ar antes de serem guardados novamente.

O closet ainda é a melhor opção

Se a sua casa possui um grande espaço ou se você já possui o seu closet, deixe uma boa parte do compartimento para acomodar os seus pares de sapatos.

Eles ficaram sempre organizados e você poderá mantê-los á vista para o momento em que for necessário escolher um deles.

Sem Comentários

Faça um Comentário